A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Arte de Saber Ouvir Equipe: Bruno Eduardo Silva de Melo João Manoel Costa Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Arte de Saber Ouvir Equipe: Bruno Eduardo Silva de Melo João Manoel Costa Santos."— Transcrição da apresentação:

1 A Arte de Saber Ouvir Equipe: Bruno Eduardo Silva de Melo João Manoel Costa Santos

2 Um dos maiores problemas de comunicação, tanto a de massas como a interpessoal, é o de como o receptor ouve o que o emissor falou. Raras, raríssimas, são as pessoas que procuram ouvir exatamente o que a outra está dizendo. Todavia este trabalho apresentará algumas falhas que podem haver na comunicação pela falta desse ato que hoje nos passa quase que despercebido, o ato e/ou a arte de saber ouvir.

3 A arte de ouvir Por Luiz Antônio Moreira e Marcelo S. Petraglia Conta a lenda que um discípulo de Tomás de Aquino, vendo o mestre sempre debruçado sobre sua mesa de trabalho, absorto em estudos, resolveu pregar-lhe uma peça. Aproximou-se e disse: "Mestre, há um boi voando lá fora". Imediatamente o sábio se levantou, correu e olhou pela janela. Ao voltar encontra seus fâmulos rindo e o que havia feito a troça disse: "Mestre como pôde o senhor acreditar que um boi pudesse voar? " Ao que Tomás de Aquino respondeu: "preferi acreditar que um boi voasse, a pensar que você me enganaria".

4 Esta atitude inusitada do grande filósofo, nos aponta para uma qualidade essencial da arte de ouvir: A atitude despreconceituosa diante do novo, a capacidade para deixar de lado os conceitos prontos do que é, e do que não é a realidade. Ser de certa forma como criança quando o outro esta falando, pois ali a novidade pode acontecer. Uma criança eterna dentro de nos que cresce e aprende com tudo que ouve.

5 Saber ouvir Tão importante quanto saber falar, é saber ouvir. Muitas vezes somos traídos pela tendência de falar sem pensar. Podemos dizer que saber ouvir caminha ao lado de saber falar; sugiro agora uma pequena reflexão: quantas vezes respondemos antes que nosso interlocutor tenha concluído seu pensamento?

6 Pare e Pense... Quantas vezes apressamos, monopolizamos paralisamos os que tentam exprimir seus pensamentos, com a nossa expressão facial de desaprovação, invalidação, menosprezo e desqualificação? Quantas vezes já fizemos com que o outro parasse de falar, por sentir que não adianta tentar completar seu pensamento? Quantas vezes começamos a ficar impaciente enquanto o outro procura fazer-se entender?

7 Diferença Entre Ouvir e Escutar Ouvir é muito diferente do ato de escutar. Escutar é o uso puro e simples do sentido da audição e só não escuta quem é surdo. Ouvir vai além do simples ato de escutar, é uma ação mais profunda pois nos envolve por inteiro e é um processo ativo, ao contrário do que muita gente imagina.

8 SABER OUVIR – O SEGREDO PARA UMA BOA NEGOCIAÇÃO Infelizmente, poucos negociadores são bons ouvintes. E negociadores que não sabem ouvir perdem inúmeras oportunidades de fazer melhores negócios. As estatísticas mostram que o ouvinte normal só consegue entender e se lembrar de 50% de uma conversação. Esta porcentagem que já é bem baixa, cai ainda mais - para 25% - 48 horas mais tarde. Isto quer dizer que o que lembramos de uma conversa é algo impreciso e incompleto.

9 SABER OUVIR - O SEGREDO PARA UMA BOA EDUCAÇÃO Os pais devem aprender a ouvir seus filhos. Ouvir é uma tarefa difícil, que poucos sabem desempenhar. É preciso aprender a falar para seu filho Ouvir e Ouvir para seu filho falar (Mazlish, Elaine) Estudos revelam que jovens com problemas como drogas e alcoolismo são frutos de uma relação sem diálogo com seus pais.

10 SABER OUVIR O SEGREDO PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO Saber ouvir é uma arte a ser praticada. Muitos problemas administrativos podem ser atribuídos à falta de treinamento específico para se ouvir bem. Saber ouvir é muito importante para o relacionamento humano. Tudo que nós fazemos na vida depende do relacionamento, que depende da comunicação, que depende do saber ouvir. E para ouvirmos é necessário termos atitude, postura, atenção e observar quem fala (Patricia Massan)

11 SABER OUVIR - O SEGREDO PARA UMA BOA RELAÇÃO Saber ouvir é buscar compreender o que se passa com o outro, é muito mais do que escutar e darmos a nossa interpretação. Saber ouvir é cultivar a difícil arte da empatia, que é a habilidade de se colocar no lugar do outro e prestar muita atenção no significado de suas palavras, na maneira como ele transmite, em seu estado emocional, seus limites e conhecimentos; é olhar para os seus olhos, é perguntar se houve dúvida, é evitar interpretar, é buscar não atropelar.

12 Saber ouvir leva tempo, prática e paciência. É uma arte que mantêm vivos o respeito, a afeição, a amizade, o sentimento de confiança que o outro deposita em nós. Faz com que nossos clientes, colegas de trabalho, filhos, cônjuges e namorados, sintam-se como pessoas importantes e amigos privilegiados. Assuma, hoje mesmo, um compromisso de falar menos e ouvir melhor.

13 Dicas para ser um bom ouvinte: Esteja motivado para ouvir. Se precisar falar, faça perguntas. Fique ligado na comunicação não verbal. Deixe o outro lado contar a sua história primeiro. Não interrompa o outro quando ele estiver falando. E por ultimo, porém não menos importante, saiba que temos duas orelhas e apenas uma boca, ou seja ouvir mais do que falar...


Carregar ppt "A Arte de Saber Ouvir Equipe: Bruno Eduardo Silva de Melo João Manoel Costa Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google