A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOSSA ORIGEM. EVOLUÇÃO DOS VERTEBRADOS Período Ordoviciano (500 m.a) Surgimento dos ostracodermos (agnatos) que originaram os peixes placodermos (possíveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOSSA ORIGEM. EVOLUÇÃO DOS VERTEBRADOS Período Ordoviciano (500 m.a) Surgimento dos ostracodermos (agnatos) que originaram os peixes placodermos (possíveis."— Transcrição da apresentação:

1 NOSSA ORIGEM

2 EVOLUÇÃO DOS VERTEBRADOS Período Ordoviciano (500 m.a) Surgimento dos ostracodermos (agnatos) que originaram os peixes placodermos (possíveis ancestrais dos demais vertebrados). Peixe placodermo (placas dérmicas) Pikaia (cefalocordado) Ostracodermo

3 Final do Período Devoniano e início do Período Carbonífero (345 m.a) Surgimento dos primeiros anfíbios (Acanthostega e Ichthyostega), a partir de peixes com ossos nas nadadeiras (sarcopterígeos). Primeiros tetrápodes Peixes com nadadeiras lobadas

4

5 Final do Período Carbonífero (300 m.a) Anfíbios primitivos dão origem aos répteis que, conquistam definitivamente o ambiente terrestre graças à fecundação interna, surgimento de ovo com casca e anexos embrionários. Anfíbio reptilomorfo

6 Período Triássico ( m.a) e Período Jurássico ( m.a) Auge do desenvolvimento dos répteis com o surgimento dos dinossauros. Surgimento dos primeiros mamíferos a partir dos répteis (Triássico). Surgimento das primeiras aves, provavelmente a partir de um grupo de dinossauros (Jurássico). Deriva continental (divisão da Pangea).

7 velociraptortriceratops brontossauro estegossaurotiranossauro Barney

8 Megazostrodon (200 m.a – provável ancestral dos mamíferos atuais) Archaeopteryx (150 m.a – parente mais próximo aos ancestrais das aves)

9 Deriva continental

10 Final do Cretáceo (65 m.a) Irradiação dos mamíferos beneficiada pela pouca competição. Impacto de um meteorito (6 a 14 km de diâmetro) – Península de Yucatán. deslocamento do eixo da Terra poluição do ar formação de uma imensa nuvem de poeira na atmosfera (dificuldade da penetração de luz) comprometimento da fotossíntese e colapso das cadeias alimentares incêndio de grandes áreas florestais

11 ANCESTRALIDADE HUMANA Os primatas (grupo ao qual pertence o homem) surgiram apresentando certas características que permitiu-lhes subir em árvores. cinco dedos nas patas polegar disposto em ângulo de 90 º em relação aos demais dedos grande mobilidade dos membros anteriores e posteriores visão esteroscópica

12 Classificação dos primatas Prossímios: társios, lêmures e lorises Antropóides Macacos do Novo Mundo Super Família Hominoidea Família Hylobatidae (gibão) Família Pongidae (gorila, chimpanzé, orangotango) Família Hominidae (homem e ancestrais fósseis) Macacos do Velho Mundo (35 m.a)

13 Ardipithecus ramidus (4,4 m.a) Fósseis mais antigos de hominídeos, viveram na África. Deu origem à linhagem do Australopithecus africanus que originou o Australopithecus robustus, e à linhagem do Homo habilis. Evolução dos hominídeos Australopithecus afarensis (4,2 a 3,8 m.a) Com cerca de 1m de altura e 450 a 500 cm 3 de capacidade craniana.

14 Homo habilis (2,4 a 1,8 m.a) Com volume craniano de 600 a 700cm 3, apresentava maior habilidade com as mãos,produzindo instrumentos de pedras lascadas. Homo ergaster (2 m.a) Surgiu a partir do Homo habilis e teria se expandido para a Ásia, onde originou o Homo erectus.

15 Homo erectus (1,5 m.a) Com capacidade craniana de 850 a 1000 cm 3, fabricavam objetos mais aperfeiçoados e começaram a utilizar o fogo. Homo heidelbergensis (600 mil anos) Surgiram a partir Homo ergaster na África e migraram para a Europa onde deram origem aos neandertais.

16 Homem de Neanderthal (130 a 30 mil anos) Viveram na Europa e Ásia (época de clima muito frio). Nômades, caçadores e formavam grupos. Usavam o fogo para se aquecerem e cozinhar os alimentos. Primeiros hominídeos a enterrar seus mortos. Com cerca de 1,70 m de altura, volume da caixa craniana de 1450 cm 3, nariz largo e queixo reduzido. Subespécie: Homo sapiens neanderthalensis; ou espécie distinta: Homo neanderthalensis

17 Homem de neandertal

18 Homem de Cro-Magnon – Homo sapiens sapiens Origem - África (90 e 80 mil anos atrás), a partir do Homo ergaster ou do Homo erectus ou, ainda, do Homo heidelbergensis. Grande capacidade de adaptação (construção de abrigos, roupas e artefatos elaborados).

19 Ocuparam a Europa cerca de 40 mil anos atrás, causando a extinção dos neandertais (mais altos, mais leves, mais ágeis, com comportamento social mais complexo - linguagem, simbologias, e com ferramentas mais elaboradas). Produziam arte (esculturas, pinturas, ornamentos). Ampliaram sua capacidade de invenção, criatividade, linguagem, memória, organização social, cultura, etc.

20 Dispersaram para as demais regiões (aumento das populações, e busca de novos territórios para caça).

21 Árvore filogenética

22 Bipedalismo Principais aspectos evolutivos Tamanho do cérebro

23 Dissipação de calor Mão

24 Visão esteroscópica Mandíbula e dentição

25 Posição da laringe Retardo no processo de maturação


Carregar ppt "NOSSA ORIGEM. EVOLUÇÃO DOS VERTEBRADOS Período Ordoviciano (500 m.a) Surgimento dos ostracodermos (agnatos) que originaram os peixes placodermos (possíveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google