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PublicouHugo Montano Alterado mais de 10 anos atrás
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1 Desenvolvimento Sustentável e Educação a Distância Américo Tristão Bernardes Campo Grande, abril/2004 Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância
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2 A ninguém se pode negar a oportunidade de aprender por ser pobre, estar isolado geograficamente, marginalizado, doente ou por qualquer outra circunstância que impeça seu acesso a alguma instituição de ensino. Estes são elementos que supõem o reconhecimento de uma liberdade para decidir se quer ou não estudar. (Charles Wedemeyer, apud Aretio, 1986)
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3 SEED
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4 SEED – Missão A SEED tem por missão formular, fomentar e implementar políticas de universalização e democratização da educação e do conhecimento, por meio de programas de formação inicial e continuada a distância, e de infoinclusão, para todos os níveis e modalidades de ensino.
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5 SEED – Objetivos formular, planejar e avaliar políticas e programas de EAD, visando à universalização e democratização do acesso à informação, ao conhecimento e à educação; criar, desenvolver e fomentar a produção de conteúdos, programas e ferramentas para a formação inicial e continuada a distância; prospectar e desenvolver tecnologias de informação e comunicação que possam aprimorar o processo de ensino e aprendizagem; prover infra-estrutura de tecnologias de informação e comunicação às escolas e instituições públicas de ensino; promover a cooperação e articulação entre as demais Secretarias e órgãos do MEC, outros entes governamentais nos vários níveis da Federação, entidades nacionais e internacionais, visando ao desenvolvimento da Educação a Distância.
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6 SEED – Estrutura SEED Política Conteúdo Infra-estrutura CETE Gabinete
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7 DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS EM EAD definição de políticas para EAD no nível superior; gestão do projeto Universidade Aberta e a Distância; coordenação de ações junto as IPES para ações em EAD; definição de políticas para o incentivo a adoção de programas de EAD nas IPES desenvolvimento de ações e acompanhamento e avaliação de projetos em EAD implementados pela SEED inter-relação com os sistemas educacionais; definição de estrutura de EAD nos estados; acompanhamento das ações de EAD nos estados e municípios SEED – Estrutura
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8 DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO E CAPACITAÇÃO EM PROGRAMAS DE EAD desenvolvimento de material didático/pedagógico para educação básica; fomento de ações para o desenvolvimento de material didático/pedagógico, particularmente de ações de desenvolvimento de material em SL coordenação e implementaçao de programas de formação em EAD; desenvolvimento, fomento e coordenação de programas de capacitação e formação continuada em/via EAD; SEED – Estrutura
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9 DIRETORIA DE INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA planejamento da logística de implantação de tecnologias para a educação; suporte e manutenção das tecnologias em educação; assessoramento de implantação e desenvolvimento de tecnologias em educação; prospecção, desenvolvimento de tecnologias para educação; desenvolvimento e suporte de ferramentas para EAD. SEED – Estrutura
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10 Programas
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11 Classe social Porcentagem População Usuários Internet A5%42% B19%48,7% C31% 9,3% D32% E13% A exclusão digital no Brasil
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12 Brasil - Escolas Públicas com Computadores, por Microrregião 0 1-10 201-500 101-200 51-100 11-50 >500
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13 Impactos da exclusão digital nas políticas de educação a distância As diferentes estratégias de educação a distância não podem se limitar ao uso da internet. Se assim for, amplia-se a exclusão social: Programas governamentais necessitam: Também considerar o uso de televisão, rádio e material impresso; Junto ao uso de vídeo conferências e Internet. Locais de acesso público devem ser criados: Escolas públicas / Telecentros Sem a existências dessas alernativas, amplia-se a exclusão social.
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14 Proformação
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15 Programa de formação de professores em exercício que oferece habilitação em nível médio, na modalidade de ensino a distância. É dirigido a docentes das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que não possuem habilitação.
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16 Resultados 110 Agências Gerais de Formação em funcionamento. Atinge 1107 municípios. 23419 professores certificados. 8269 professoras em processo de formação. 3.414 tutores atuam nos processos de formação.
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17 PAPED
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18 Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância. Desenvolvido em parceria com a CAPES. Consiste no apoio financeiro à realização de dissertações, teses e material multimídia sobre temas afetos à educação a distância e novas tecnologias.
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19 ProInfo
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20 Objetivo Promover o desenvolvimento e o uso da telemática como ferramenta de enriquecimento pedagógico, visando: melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem propiciar uma educação voltada para o progresso científico e tecnológico preparar o aluno para o exercício da cidadania numa sociedade desenvolvida valorizar o professor
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21 Sistema ProInfo SEDUC SEED/DEIED/CETE SEDUC NTE Escola
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22 27 estados 4600 escolas 53.895 computadores 305 Núcleos de Tecnologia Educacional Capacitação 2244 multiplicadores 138000 professores 10087 técnicos 9036 gestores 6 milhões de estudantes Resultados
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23 TV Escola
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24 TV ESCOLA O Canal da Educação Programa destinado a valorização do magistério, o enriquecimento do processo ensino e aprendizagem e a melhoria de qualidade da educação pública.
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25 27 Estados 5.206 Municípios 57.395 instituições equipadas c/ kit 20.000 antenas digitais adquiridas Resultados
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26 O Futuro
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27 Universidade Aberta e a Distância
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28 Universidade Aberta e a Distância Alocação de recursos para expansão de vagas no ensino superior via EAD Objetivo: ampliação imediata de 20 mil vagas Priorização de licenciaturas em ciências Fortalecimento de consórcios inter- institucionais Seleção de consórcios via edital
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29 RIVED
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30 Projeto piloto colaborativo entre os países da América Latina, criado em 1999 para promover a otimização na aprendizagem do ensino médio presencial das ciências (química, física e biologia) e da matemática com a utilização de tecnologias.
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31 O que é um módulo? Módulo é um conjunto de atividades (objetos de aprendizagem) e estratégias pedagógicas. Cada módulo abrange uma unidade curricular do ensino médio. Repositório Objetos de Aprendizagem Módulo
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33 Projetos Projeto Fábrica Virtual Formação de estudantes de graduação no uso de tecnologias Formação no desenvolvimento/criação de objetos/módulos
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34 Ferramentas
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35 e-ProInfo Ambiente digital de aprendizagem a distância, onde comunidades de aprendizagem geograficamente distantes desenvolvem ações para construir novos conhecimentos, usando ferramentas de interatividade apoiadas em tecnologias de informação e comunicação
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FERRAMENTAS FUNCIONALIDADES COMUNICAÇÃO INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA ENTIDADE DE APREENDIZAGEM COMUNIDADE DE APREENDIZAGEM VISÃOPEDAGÓGICA EQUIPEEQUIPE EQUIPEEQUIPE SERVIÇOSSERVIÇOS AÇÕESDEAÇÕESDE APRENDIZAGEMAPRENDIZAGEM
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37 Desafios
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38 Conectar escolas públicas já prontas! Enorme passivo - laboratórios e professores preparados – apenas 30% com Internet ! Reduzir a exclusão pedagógica: Aumentar número de escolas públicas com labs – hoje 23% contra 70% das particulares Diminuir a taxa aluno/micro – hoje de 137.8 a/m contra 23.8 a/m nas particulares Integração com outros programas de Governo TV Escola, Pro-Formação, Programa Nacional de Erradicação do Analfabetismo etc.
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39 Américo Tristão Bernardes Diretor do DEIED Tel: (0xx61) 410-8428/8961 Fax: (0xx61) 410-9182 e-mail: americobernardes@mec.gov.br
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