A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Ethos Instituto Ethos De Empresas e Responsabilidade Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Ethos Instituto Ethos De Empresas e Responsabilidade Social"— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Ethos Instituto Ethos De Empresas e Responsabilidade Social
68ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia Ética Cidadã e Ética Profissional 29 de setembro de 2011 – Florianópolis, SC

2 Missão do Instituto Ethos
Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa

3 Composição do Instituto Ethos
Conselho Deliberativo Equipe Ethos Conselho Internacional Instituto Ethos Coletivo Proposta de Agenda de Transição Conselho Orientador da Plataforma Empresas Associadas

4 Composição do Instituto Ethos
Conselho Deliberativo Empresas Associadas Equipe Ethos Coletivo Proposta de Agenda de Transição Internacional Orientador da Plataforma Instituto Ethos Antonio Jacinto Matias – Banco Itaú Celina Borges Carpi – Grupo Libra Daniel Feffer – Suzano Eduardo Capobianco – Grupo Construcap Guilherme Leal – Natura Helio Mattar – Instituto Akatu Jorge Luiz Abrahão – Instituto Ethos José Luciano Penido – FIBRIA José Vicente – Faculdade Zumbi dos Palmares Olinta Cardoso Costa – Matizes Comunicação Oded Grajew – Rede Nossa São Paulo Raymundo Magliano Filho – Magliano Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários Ricardo Young Sérgio Mindlin – Ação Responsável

5 Composição do Instituto Ethos
Alice Tepper Marlin, Social Accountability International (SAI), EUA   Allen White Tellus Institute, EUA  Aron Cramer Business for Social Responsibility, EUA  Bernardo Toro, Colômbia  Bradley Googins, Boston College Center for Corporate Citizenship, EUA  Carlos Lopes, Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa, Guiné-Bissau David Vidal, The Conference Board, Bélgica  Djordjija B. Petkoski, Instituto Banco Mundial (World Bank) Eric Leenson, Progressive Asset Management, EUA  Ernst Ligteringen, Global Reporting Initiative, Holanda George Kell, Pacto Global das Nações Unidas, Alemanha Hazel Henderson, Ethical Markets Media, EUA  Jane Nelson, Corporate Social Responsibility Iniciative, EUA  John Elkington, SustainAbility, Reino Unido  Luis Ulla, Instituto Argentino de Responsabilidad Social Empresaria, Argentina  Mokhethi Moshoeshoe, African Institute of Corporate Citizenship, África do Sul  Robert Dunn, Synergos Institute, EUA  Simon Zadek, AccountAbility, Reino Unido  Titus Brenninkmeijer, Solgenix, EUA Conselho Deliberativo Empresas Associadas Equipe Ethos Coletivo Proposta de Agenda de Transição Internacional Orientador da Plataforma Instituto Ethos

6 Composição do Instituto Ethos
Conselho Deliberativo Empresas Associadas Equipe Ethos Coletivo Proposta de Agenda de Transição Internacional Orientador da Plataforma Instituto Ethos

7 Composição do Instituto Ethos
Conselho Deliberativo Empresas Associadas Equipe Ethos Coletivo Proposta de Agenda de Transição Internacional Orientador da Plataforma Instituto Ethos 1437 empresas associadas

8 Composição do Instituto Ethos
Conselho Deliberativo Empresas Associadas Equipe Ethos Coletivo Proposta de Agenda de Transição Internacional Orientador da Plataforma Instituto Ethos IPEA SEBRAE CUT CGU OIT BNDES DIEESE Bovespa Greenpeace BID WWF IBGC Vitae Civilis FNQ ISA CEBDS Abong GIFE AVINA Instituto Akatu FGV Rede Cidades FEA-USP Sustentáveis Fundação Dom Cabral Comitê Brasileiro do APIMEC Pacto Global

9 Composição do Instituto Ethos
Conselho Deliberativo Empresas Associadas Equipe Ethos Coletivo Proposta de Agenda de Transição Internacional Orientador da Plataforma Instituto Ethos 60 Colaboradores Diretoria Assessoria de Imprensa Comunicação Mobilização Políticas Públicas Gestão Sustentável Relações Institucionais Operações/Planejamento

10 Os PRIMEIROS 10 Anos Objetivos Principais Ações Principais Parceiros
Internacionais Objetivos Principais Ações Melhoria da gestão empresarial Mudança de cultura Sensibilização e mobilização Movimento voluntário de empresas Desenvolvimento de ferramentas de gestão, diagnósticos e planos de ação Benchmarking, boas práticas Indicadores Ethos Ponto Focal Pacto Global Ponto Focal GRI Secretarias Executivas: Pacto Global Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção Articulação Brasileira Contra a Corrupção e Impunidade Movimento Empresarial pela Biodiversidade Conexões Sustentáveis Fórum Clima United Nations Global Compact UNEP/UNDP BID Banco Mundial GRI PRI OCDE UNODC OIT Forum Empresa Fundação AVINA GIZ Transparency International World Economic Forum Rede Nossa São Paulo Instituto Akatu

11 Os PRÓXIMOS 10 Anos Transição Ethos amplia seu foco de atuação
Reconhecimento de que avanços obtidos não são o suficiente, pois têm ficado muito aquém das mudanças necessárias. Precisamos de mudanças em escala real para desenvolver uma nova economia. Ethos amplia seu foco de atuação TO Promotion of public policies through solid partnerships with the government Promotion of a global agenda through relevant international partnerships PARA 1) Avanço nas políticas públicas através de sólidas parcerias com o governo 2) Avanço de uma agenda global através de relevantes parcerias internacionais DE Melhoria da gestão empresarial através de ferramentas e ações voluntárias de empresas

12 Construindo a transição na Economia
Um novo modelo de desenvolvimento exige novos processos na economia Verde Includente Responsável

13 Um novo modelo de desenvolvimento exige novos processos na economia
Construindo a transição na Economia Um novo modelo de desenvolvimento exige novos processos na economia Verde Includente Responsável Garantindo uma relação amigável entre processos produtivos da sociedade e processos naturais

14 Construindo a transição na Economia
Um novo modelo de desenvolvimento exige novos processos na economia Verde Includente Responsável Condições de vida digna para toda a população, erradicação da pobreza e redução das desigualdades sociais

15 Construindo a transição na Economia
Um novo modelo de desenvolvimento exige novos processos na economia Dimensão Ética Verde Includente Responsável Um sistema de integridade e transparência, fundado em valores humanistas universais, são condições essenciais para o sucesso de uma economia verde e includente

16 Construindo a transição na Economia
Um novo modelo de desenvolvimento exige novos processos na economia Verde Includente Respon-sável Desafio de integrar as dimensões

17 Visão: Transição para uma economia inclusiva, verde e responsável
Participação da base da pirâmide na produção e consumo Erradicação da pobreza Equidade no acesso à renda, serviços básicos, bens e direitos Melhoria da qualidade de vida no conjunto da sociedade VERDE Alto nível de ecoeficiência Uso sustentável da biodiversidade Recuperação e conser- vação dos ecossistemas Baixo nível de emissões Uso eficiente da energia e forte predominância de fontes limpas e renováveis RESPONSÁVEL Relações mercantis com alto padrão ético Alto nível de integridade e transparência Existência de mecanismos públicos e privados de combate à corrupção Respeito aos interesses dos diferentes públicos

18 Estratégia de atuação: Foco nos temas críticos
Aprimorar práticas empresariais Contribuir para Políticas Públicas Desenvolver valores Temas Críticos Plataforma Incentivar a Inovação Desenvolver uma agenda nacional por uma nova economia União Global Pela Sustentabilidade

19 ÉTICA E INTEGRIDADE: O QUE AVANÇOU NO BRASIL
O virtuoso movimento “Ficha Limpa”; A criação da Controladoria Geral da União (CGU) – resultando em milhares de exonerações a bem do serviço público; A mobilização da Polícia Federal para investigação de denúncias de corrupção; A ação mais proativa e especializada do Ministério Público, federal e estaduais; A aprovação da Lei de Corrupção Eleitoral (Lei 9840/99); A ratificação pelo Brasil de convenções internacionais contra a corrupção (ONU e OEA); A instituição do Pacto Empresarial Brasileiro pela Integridade e Contra a Corrupção; A criação do Cadastro Empresa Pró-Ética.

20 UM PROJETO ESTRATÉGICO: JOGOS LIMPOS DENTRO E FORA DOS ESTÁDIOS
Copa do Mundo e Jogos Olímpicos: Oportunidade e desafio: reunir esportes, um importante vetor de fortalecimento da unidade da nação, com a promoção da transparência, integridade e contra a corrupção. É imperativo que consigamos aproveitar os investimentos dos jogos para realmente perpetuar um conjunto de bens materiais e imateriais, de estrutura e valores, gerados a partir de um ciclo virtuoso de desenvolvimento social.

21 JOGOS LIMPOS DENTRO E FORA DOS ESTÁDIOS
Transparência Aumentar o nível de transparência dos gastos públicos e das relações entre o setor público e privado; Integridade Aumentar o nível de integridade dos gastos públicos e das relações entre o setor público e privado; Controle Social Aumentar o nível de controle social sobre os gastos públicos O objetivo geral do projeto é promover maior transparência e integridade sobre os investimentos de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016 através da criação de mecanismos de ações coletivas, monitoramento e controle social. Jorge Abrahão Presidente

22 JOGOS LIMPOS DENTRO E FORA DOS ESTÁDIOS
Ações coletivas Para aumentar o nível de transparência, integridade e controle social, o projeto prevê a realização de ações coletivas com grande engajamento do setor público, da sociedade civil, de empresas ligadas aos setores estratégicos selecionados e de organizações dos trabalhadores. SOCIEDADE CIVIL SETOR PÚBLICO EMPRESAS TRABA-LHADORES

23 1.Acordos setoriais 2.Indicadores de JOGOS LIMPOS Transparência
Mecanismos de auto-regulação da conduta dos signatários nas relações público-privado, através da estruturação de quatro Acordos Setoriais. Conjunto de informações por cidade-sede que orientem cidadãos e organizações da sociedade civil para verificarem a conduta ética das empresas e do setor público relativos a: 2011 | Saúde 2011 | Construção Legislação Informações sobre obras e equipamentos Informações dos acordos setoriais 2012 | Energia 2012 | Transportes

24 3.Pacto de Transparência
JOGOS LIMPOS 3.Pacto de Transparência Compromisso dos candidatos às prefeituras das cidades-sede em 2012 5.Mobilização Atividade de sensibilização e engajamento de cidadãos, organizações sociais e setor empresarial: Marcos regulatórios (“PL 5228 / 2009 de Acesso à Informação”, “PL / 2010 de Responsabilização de Pessoas Jurídicas por Atos de Corrupção”) Seminários Nacionais e Locais 1ª Conferência Nacional de Transparência e Controle Social 4.Controle Social Ferramentas e informações que orientem e ajudem os cidadãos e organizações da sociedade civil a exercerem controle social sobre os gastos públicos e a conduta das empresas.

25 O QUE PODEMOS FAZER? Qual o papel do Engenheiro?
Qual o papel do Conselho? Precisa-se de profissionais qualificados na elaboração de projetos de qualidade Tem o conhecimento para interpretar os orçamentos das obras e sua execução Tem conhecimento para avaliar eventuais mudanças de cálculo, materiais e escopo, evitando gastos adicionais Pode detectar e denunciar irregularidades (tem o dever pessoal de fazê-lo) Disponibilizar conhecimento para acompanhamento das obras de infraestrutura dos megaeventos Disponibilizar estrutura para denúncia de irregularidades (tem o dever institucional de fazê-lo) Acompanhar e discutir os marcos regulatórios Manifestar-se institucionalmente (ex: Regime Diferenciado de Contratação);

26 JOGOS LIMPOS DENTRO E FORA DOS ESTÁDIOS
Coordenador Nacional Coordenadora Local (Salvador, Belo Horizonte) Felipe Saboya Christiane Sampaio Coordenador Local (Recife, Natal, Fortaleza) Coordenadora Local (Rio de Janeiro) Rafael dos Santos Rita Freund Coordenador Local (Brasília, Manaus, Cuiabá) Coordenador Local (São Paulo, Curitiba, Porto Alegre) Francisco Sadeck Matias Rath

27 Obrigado! Sérgio Mindlin Presidente do Conselho Deliberativo
,, Obrigado! Sérgio Mindlin Presidente do Conselho Deliberativo


Carregar ppt "Instituto Ethos Instituto Ethos De Empresas e Responsabilidade Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google