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António Albano Baptista Moreira FUNDAMENTOS DE GESTÃO.

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Apresentação em tema: "António Albano Baptista Moreira FUNDAMENTOS DE GESTÃO."— Transcrição da apresentação:

1 António Albano Baptista Moreira FUNDAMENTOS DE GESTÃO

2 Aula 1 – 10/02/2014 Apresentação pessoal A disciplina Organização Expectativas Calendário Filmes Gestão, quais os desafios ? OBJETIVOS

3 Dados do professor António Albano Baptista Moreira http://www.antonioabmoreira.adm.br profantonioabmoreira@gmail.com 84071214 a.moreira@sul.com.br antonioabmoreira aabmoreira http://www.antonioabamoreira.wordpress.com

4 Apresentação Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Estratégica; Executivo Sênior de TI em Multinacionais de Classe Mundial; Instrutor do Sebrae para o EAD e cursos de Empreendedorismo; Coordenador do Curso Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas; Professor de Empreendedorismo e Gestão; Coordenador de EAD; Consultor de TI, Gestão e BI; Palestrante; Cineasta, roteirista e fotografo.

5 Contrato Objetivos comuns, quais? Organização Integração Participação Crescimento Resultados a atingir?

6 Metodologia Aulas expositivas com apoio de slides e quadro, filmes, estudo de casos, trabalhos individuais, filmes e debates.

7 Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, da OPET, meu ou público http://antonioabmoreira.pbworks.com http://fundamentosgestao.pbworks.com Login e senha Como usar

8 Ao final o que levaremos ? APRESENTAÇÕES VISÃO DA DISCIPLINA FUNCIONAMENTO O PROCESSO DA GESTÃO INFORMAÇÕES LIDERANÇA

9 De que se trata... Por meio desta disciplina, o aluno entenderá a evolução da administração, suas escolas, abordagens e, principalmente, tendências da gestão. Assim, enquanto gestor poderá diagnosticar atual situação de uma organização, sua cultura, processos e estratégia organizacional. Portanto, ao final o aluno terá condições de criar e propor medidas preventivas e corretivas através do emprego de mecanismos, técnicas e ferramentas de gestão, visando a otimização de recursos na busca da eficiência e eficácia organizacional..

10 Competências NºDESCRIÇÃOCLASSIFIC AÇÃO 1 Compreender atual cenário competitivo no qual as empresas estão inseridas, bem como, o impacto deste nas decisões das organizações. FUNDAMEN TAL 2 Compreender a evolução da administração enquanto ciência, motivações e mudanças provocadas nas organizações. FUNDAMEN TAL 3 Compreender as tendências na gestão das empresas, motivações e impactos nas organizações FUNDAMEN TAL 4 Conhecer as responsabilidades, bem como, as habilidades de um gestor, visando o alcance dos objetivos organizacionais. NECESSAR IA 5 Conhecer os estilos de gestão e direção e o impacto na cultura organizacional NECESSAR IA

11 6 Saber gerenciar as mudanças organizacionais, bem como, saber diagnosticar causas e conseqüências NECESS ARIA 7 Compreender a importância da gestão estratégica e decorrente planejamento. NECESS ARIA 8 Reconhecer a importância da missão e visão organizacional para o alcance dos objetivos, bem como, saber avaliar processos para o seu alcance IMPORTA NTE 9 Saber aplicar modelos de controle, visando o alcance dos objetivos organizacionais. IMPORTA NTE 10 Entender os novos modelos de negócios e seus impactos na gestão organizacional. IMPORTA NTE

12 Apoio bibliográfico Bibliografia Básica Referência CLEMENTE, Ademir.. Projetos empresariais e públicos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008 BENREN, Ilse Maria. Gerenciamento da informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009 MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

13 Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar Referência CHIAVENATTO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. CHIAVENATTO, Idalberto Adminstração: teoria, processo e prática. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2000. NOGUEIRA, José Francisco Gestão estratégica de serviços: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2008. WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J.; PARNELL, John.. Administração estratégica: conceitos. 2000 São Paulo: Atlas, 2000 LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

14 Apoio bibliográfico - Livros de trabalho TÍTULOAUTOR/EDITORA O monge e o executivoJames C. Hunter

15 Nossos encontros DATABASES TECNOLÓGICAS TRABALHADASNºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDASOBSERVAÇÕES 10/02/2014 Apresentação individual e da disciplina, formas de avaliação, contrato pedagógico, organização geral. Desafios atuais da Logística, importância da PPCP. TODAS DE FORMA GERAL COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 17/02/2014 Gestão empresarial: natureza e desafios atuais. Tipos de organizações COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 24/02/2014 Visão histórica e evolução da administração: - Abordagem Clássica da Administração; - Abordagem Humanística da Administração; - Abordagem Neoclássica da Administração; - Abordagem Estruturalista da Administração; - Abordagem Comportamental da Administração; - Abordagem Sistêmica da Administração; - Abordagem Contingencial da Administração; COMPETÊNCIA 2 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 03/03/2014 As novas abordagens da administração: - Sustentabilidade; - Ética e Responsabilidade Social; - A era da informação; - Terceirização; - Empresas em Rede (interorganizacionais e intraorganizacionais). COMPETÊNCIA 3 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 10/03/2014 O papel e habilidades do gestor; Níveis organizacionais de tomada de decisão; O processo de gestão: planejamento, organização, direção e controle; COMPETÊNCIA 4 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 17/03/2014 Estilos de gestão e direção; - Geração Baby Boomer; - Geração “X” ; - Geração “Y”; - Geração “Z” COMPETÊNCIA 5 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 24/03/2014AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUALCOMPETÊNCIAS 1 A 5AVALIAÇÃO GERAL

16 Nossos encontros 31/03/2014 Gestão da mudança e comportamento organizacional; Cultura organizacional; Diversidade cultural: gerenciamento da pluraridade; Gestão do conflito organizacional; Assédio moral nas organizações: causas e conseqüências. COMPETÊNCIA 6 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 07/04/2014 Fundamentos do planejamento; Planejamento como função administrativa; O processo de planejamento; Tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional. COMPETÊNCIA 7 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 14/04/2014 Formulação de objetivos; Missão e visão; Administração por objetivos (APO); Administração por projetos. COMPETÊNCIA 8 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 21/04/2014 Formulação de objetivos; Missão e visão; Administração por objetivos (APO); Administração por projetos. COMPETÊNCIA 8 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 28/04/2014 Fundamentos de controle; Avaliação de desempenho; Tipos de controle. COMPETÊNCIA 9 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 05/05/2014 Negócios na era digital. E-bussines; E-commerce COMPETÊNCIA 10 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 12/05/2014APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO JOGOCOMPETÊNCIAS 2, 6 E 10AVALIAÇÃO GERAL 19/05/2014AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUALCOMPETÊNCIAS 6 A 10AVALIAÇÃO GERAL 26/05/2014TODASTODAS AS COMPETÊNCIASRECONSTRUÇÃO 02/06/2014TODASTODAS AS COMPETÊNCIASRECONSTRUÇÃO

17 DATANºs COMPETÊNCIAS AVALIADASINSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 24/02/2014LEITURAS/COMPETÊNCIAS 1 E 2TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 3 horas 24/03/2014COMPETÊNCIAS 1 A 5INDIVIDUAL ESCRTIA 14/04/2014COMPETÊNCIAS 1 A 5TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 3 HRS 05/05/2014COMPETÊNCIAS 6 E 7TRABALHO EM EQUIPE CHTAE 4 hrs 12/05/2014COMPETÊNCIAS 6 A 10TRABALHO EQUIPE 19/05/2014COMPETÊNCIAS 6 A 10INDIVIDUAL ESCRTIA 26/05/2014COMPETÊNCIAS 6 A 10TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 4 HRS

18 Material adicional

19 Na internet...

20 Retomando...

21 AS REGRAS DO JOGO POLÍTICA PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO PROJETO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO EMENTA DA DISCIPLINA PLANO DE AULA CHTAE CARGA HORÁRIA DE TRABALHO ACADÊMICO EFETIVA COMPETÊNCIAS

22 OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM OUTROS QUE NÃO A DISCIPLINA INDIVIDUAL COLABORATIVA DE DENTRO PARA FORA

23 O QUE VEM A SER A GESTÃO DE RH

24 Sessão pipoca... Você sabia que....?

25 E AGORA JOSÉ ?

26 Debate O que o filme impacta nas nossa vidas? O que impacta profissionalmente? Qual a importância dos dados mostrados para o marketing? Como é pensar mudanças? O que vem a ser estar preparado?

27 Mudanças estão acontecendo muito rápido !

28 ALGUNS PONTOS O que é uma organização? Para que serve? O que é gestão de RH? Para que serve? Pessoas? Como dar corpo a uma organização? Duplicação

29 Sessão pipoca... MURMURATION

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31

32 Os 100 macacos Lyall Watson e as batatas doces...

33

34 Vamos tentar responder O que está por trás de tudo isso ? Simples, o ser humano !

35 “Todo o ser humano é movido por uma dualidade constante, precisa ser uma estrela solitária e pertencer a um grupo vitorioso” Ernest Becker

36

37 Amar Ser amado Ser reconhecido Deixar um legado

38 CADA UM ACHA SUA TURMA

39 Um propósito, um sentido sem comando, uma identificação !

40 40 PÁSSAROS COM A MESMA PLUMAGEM VOAM EM BANDO

41 O que responder O que é gestão? Importância da tecnologia da gestão? Ciclos da gestão? Processo de gestão? Processo de planejamento?

42 Vamos ao conteúdo GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO

43 Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ? OS NOVOS DESAFIOS

44 Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170

45 Humm......

46 O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades

47 Dados da importância das PMEs 6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores

48 Cenário atual Globalização dos negócios e em crise Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

49 Dados de 2004 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

50 Problemas das PME´s A taxa de mortalidade das empresas até três anos após sua criação : 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

51 O Ambiente nas PME’s Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : Falta de Capital de Giro; Falta de crédito; Problemas Financeiros; Maus pagadores; Falta de Clientes; Concorrência muito forte; Instalações inadequadas; Ponto inadequado; Carga tributária elevada; Fala de mão-de-obra qualificada; Falta de conhecimentos gerenciais; Recessão econômica no país.

52 Causas da mortalidade 1º Falta de Capital de Giro - 42 % 2º Falta de Clientes - 25 % 3º Problemas financeiros - 21 % 4º Maus Pagadores - 16% 5º Falta de Crédito - 14% Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004

53 O Ambiente nas PME’s Principais dificuldades na condução da empresa :

54 Houve redução de custos em sua empresa após a aplicação dos novos conhecimentos e informações? APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA Base: 97 respondentes

55 Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ? APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA E REDUZIRAM CUSTOS 13% Base: 39 respondentes

56 Como ? Administração / Gestão

57 Gestão Alocar recursos para atingir resultados Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Tudo isso para atingir um objetivo

58 Antes de mais... O que é essa tal De Gestão ?

59 Gestão Processo ou resultado? Alocar recursos para atingir resultados Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Resultado, Resultado, Resultado...

60 Então... A melhor forma de organizar as pessoas e recursos para maximizar a produtividade, a inovação, a geração de valor.

61 Ciclo da Gestão Prever Planejar Organizar / liderar Controlar Avaliar

62 Prever... Planejar... Organizar... Controlar... Avaliar... Prever... Planejar... Organizar... Controlar...

63 Uma viagem Presente Futuro Objetivos Necessidades Tomada de decisões

64 O que temos que ser ? Uma mistura de mãe Diná com MacGyver O Gestor é um criador...

65 Ou... P – Plan D – Do C – Check A - Act

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67 Gestão de Excelência Classe Mundial

68 PADRÕES PRODUTIVIDADE QUALIDADE CRITÉRIOS EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE GERAR VALOR

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70 TUDO ISSO COM.... Ética Moral Transparência Satisfação dos colaboradores Responsabilidade social Sustentabilidade

71 Critérios de Excelência na Gestão Fundamentos 1. Pensamento sistêmico 2. Cultura de inovação 3. Geração de valor (resultado e cliente) 4. Orientação por processos e informações 5. Conhecimento sobre o cliente e mercado 6. Aprendizado organizacional 7. Liderança e constância de propósitos 8. Visão do futuro 9. Valorização das pessoas 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade ética e social

72 Empresa como um Processo

73

74 Posicionamentos empresariais Fase incial : Visão D/D - de dentro para dentro da empresa. EFICIÊNCIA – Fazer as coisas bem feitas. Posicionamento limitado: Visão D/F ou - de dentro para fora da empresa ou inverso. F/D Concorrente, Fornecedor, Cliente. EFICÁCIA – Fazer bem feito só o que precisa ser feito. Competetividade, visão estratégica : Visão F/F -de fora da empresa para fora da empresa. EFETIVIDADE – Manutenção da Eficácia no tempo. NECESSIDADE – Mudança de perfil conforme a evolução.

75 Posicionamento competitivo Cliente Percepção Empresa Oferece PreçoConcorrên cia Vantagem / Ação Estratégia Necessidade Atendida ProdutoBaixoAlta Processo Custos Controle e Melhoria ConfortoSoluçãoMédioMédia Organização Treinamento Atendi- mento Realização de Sonhos Prazer Acima Média Baixa Mercado Eficácia Diferencia- ção Ser ÚnicoConceitoAltoMuito baixa Pesquisa & Desenvolv. Inovação

76 ESTRATÉGIASSIGNIFICADO Penetração de MercadoExploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais Desenvolvimento de MercadoProdutos tradicionais em novos mercados Desenvolvimento de ProdutoProdutos novos em mercados tradicionais DiversificaçãoNovos produtos em novos mercados DiferenciaçãoIdentidade forte do produto Liderança do custoBaixo custo e baixo preço do produto FocoAtuação em nichos de mercado DefesaPermanência no mesmo mercado ProspecçãoBusca de novas oportunidades AnáliseAtuação em dois tipos de mercados ReaçãoIncapacidade de fazer ajustes EstabilidadePermanência no mesmo mercado CrescimentoBusca de novas oportunidades Redução de despesasEliminação de desperdícios Alianças EstratégicasParcerias com empresas, mesmo concorrentes, para explorar oportunidades

77 Missão Visão Valores Estratégia Metas Pessoas Processos

78 De outra forma... Toda a empresa ou indíviduo de sucesso se alicerça em algumas coisas importantes: 1. Missão 2. Visão 3. Roteiro 4. Produto 5. Processos 6. Estratégia 7. Pessoas ALMA TÉCNICA HABILIDADES PESSOAIS

79 Vamos nos organizar MissãoVisãoValoresProdutoProcessoEstruturaPessoasEstratégia

80 Processo de Gestão Tomada de decisão que leve ao resultado desejado. Mais valor para a empresa através de mais valor para o cliente.

81 Tomada de Decisão: Para agregar Valor e Gerar Vantagens Competitivas.

82 Gerir é... Tomar decisões !! Programadas e Não programadas

83 Tomada de decisão Problema Diagnóstico Alternativas Decisão Avaliação

84 Fases da tomada de decisão Fases do processoDetalhesTécnicas 5. AvaliaçãoConfronto com os objetivos e metas Análise das vantagens e desvantagens Árvore de decisões BI Indicadores 4. DecisãoFazer chegar a todos os níveis Pesquisas de satisfação 3. AlternativasDefinição dos cenários e consequências de cada um. Brainstorming Brainwriting Business Intelligence 2. DiagnósticoBusca de entendimentoInformações, Sistemas, Pareto, Ishikawa, etc. 1. Problema / MetaResolução ou busca de objetivo Planejamento Resultados, Pesquisas

85 + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado A Gestão É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.

86 Estrutura e Fluxo da decisão Gerencial Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado

87 A Gestão É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real. Lucratividade Rentabilidade Endividamento Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido

88 Fluxo da decisão INDICADORES DESEMPENHO METAS CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. Lucratividade Rentabilidade Endividamento Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido

89 Estrutura e Fluxo da decisão + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES METAS LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC.

90 Estrutura e Fluxo da decisão Gerencial Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INFORMAÇÕES OBJETIVOS

91 Permanecer Viva !!

92 SANTOGRAALSANTOGRAAL VIDAETERNAVIDAETERNA

93 Processo aprendizagem Mapas mentais / resumos / esquemas 5W3H Perguntas: Definição? O que é? Para que serve? Porquê? Qual a causa? Como surgiu? Quais conseqüências? Pontos +, vantagens? Pontos -, desvantagens? Contribuições, aplicações práticas? Como faz? Mensuração? Como posso uso pessoalmente? Fechar os conceitos

94 Para a próxima aula... Pesquisar sobre Mapa mental e 5W3H. Baixar o livro “O monge e o executivo”

95 Obrigado

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97 BOA NOITE OBRIGADO !!!!


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