A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA I - PARTE 1 PROF. AILTON ASSIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA I - PARTE 1 PROF. AILTON ASSIS"— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA I - PARTE 1 PROF. AILTON ASSIS
INTENSIVÃO 2015 GEOGRAFIA I - PARTE 1 PROF. AILTON ASSIS

2

3

4 Movimento da Terra em torno do próprio eixo. Sentido: oeste-leste.
Velocidade maior no Equador, Duração: 24 horas. Consequências: movimento aparente do Sol (sistema de orientação), dia e noite, fusos horários, abaulamento do equador e achatamento dos polos, etc. Rotação W E

5 Translação Movimento da Terra em torno do Sol. Duração 365 dias, 6 horas, órbita elíptica – periélio e afélio. A translação, associada à inclinação do eixo terrestre em relação à orbita determina estações do ano. Estações do ano Solstício: um dos hemisférios é mais iluminado/aquecido que o outro (verão ou inverno). Equinócio: os dois hemisférios são iluminados/aquecidos igualmente (primavera ou outono).

6

7 ORIENTAÇÃO Norte= Setentrional, boreal Sul= meridional, austral
Leste= oriental, nascente Oeste= ocidental, poente.

8

9

10 LOCALIZAÇÃO

11

12 Fusos horários

13

14

15

16

17 Um executivo sempre viaja entre as cidades A e B, que estão localizadas em fusos horários distintos. O tempo de duração da viagem de avião entre as duas cidades é de 6 horas. Ele sempre pega um voo que sai de A às 15h e chega à cidade B às 18h (respectivos horários locais). Certo dia, ao chegar à cidade B, soube que precisava estar de volta à cidade A, no máximo, até as 13h do dia seguinte (horário local de A). Para que o executivo chegue à cidade A no horário correto e admitindo que não haja atrasos, ele deve pegar um voo saindo da cidade B, em horário local de B, no máximo à(s) A) 16h. B) 10h. C) 7h. D) 4h. E) 1h. A e B – voo 6h Sai de A 15h / chega B 18 18 – 6= 12 Entre A e B há uma diferença de 3 horas ( B está a oeste de A – hora diminuindo) Se são 13 horas em A, em B são 10. Se ele tem de chegar as 13 em A, ele terá de sair as 4 h de B (6 horas de voo), pois quando for 4 em B, serão 7 em A e ele chegará no horário de A as 13.

18

19 CARTOGRAFIA Tecnologias modernas aplicadas á cartografia:
Mapas- representações planas, bidimensionais, reduzidas e simplificadas da superfície ou de parte dela. Tipos de mapas: Finalidade: Gerais, temáticos, especiais Escala: Cartas cadastrais (plantas) – cartas topográficas – mapas geográficos Tecnologias modernas aplicadas á cartografia: Sensoriamento remoto (aerofotogrametria, imagens de satélites e radares), computação, GPS, SIG (sistema de informação geográfica – combina dados informatizados com mapas digitais)

20

21 Um mapa pode representar muito mais que a superfície terrestre ou parte dela. Ele também pode expressar uma visão de mundo (valores culturais, interesses econômicos e geopolíticos).

22 Elementos comuns nos mapas

23 Como representar a superfície curva, esférica da Terra em um plano?
Projeções Como representar a superfície curva, esférica da Terra em um plano? Sempre haverá distorções, seja na forma, na distância ou na área da superfície representada. SOLUÇÃO: SISTEMA DE PROJEÇÕES Quanto às propriedades geométricas: Conformes: respeitam as formas. Equivalentes – respeitam as áreas Equidistantes – respeitam as distâncias. Afiláticas – não respeitam nenhuma das propriedades. Classificação das projeções quanto à superfície de representação (figura geométrica).

24

25

26 Escala: Relação matemática entre as dimensões dos elementos no desenho (mapa) e no terreno. Indica quanto uma área foi REDUZIDA para ser representada no mapa.

27

28

29

30

31 Enem 2013


Carregar ppt "GEOGRAFIA I - PARTE 1 PROF. AILTON ASSIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google