A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transmissíveis Doenças Sexualmente Prof. Christiano Póvoa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transmissíveis Doenças Sexualmente Prof. Christiano Póvoa."— Transcrição da apresentação:

1

2 Transmissíveis Doenças Sexualmente Prof. Christiano Póvoa

3 Fatores de Risco Qualquer pessoa, de qualquer idade, com qualquer tipo de atividade sexual.

4 1. Herpes (Vírus) Modo de transmissão - contato direto com herpéticos na fase de manifestação da doença. Modo de infecção/sintomas - Nos dois surgem pequenas bolhas, que se ulceram, havendo a seguir a cicatrização da pele, sem dar sinal da manifestação do vírus. Estes podem ficar latentes por muito tempo, até voltarem a se manifestar. Controle (profilaxia) - evitar contato direto com herpéticos em fase de manifestação da doença.

5

6

7 Formas Genitais de Herpes

8 2. Cancro Mole (Bactéria)
Agente Haemophilus ducreyi Sintomas Ulceração (ferida) dolorosa, com a base mole, hiperemiada (avermelhada), com fundo purulento e de forma irregular que compromete principalmente a genitália externa mas pode comprometer também o ânus e mais raramente os lábios, a boca, língua e garganta. Estas feridas são muito contagiosas, auto-inoculáveis e portanto, geralmente múltiplas. Período de Incubação 2 à 5 dias.

9

10 3. Linfogranuloma Venéreo
Agente  Chlamydia trachomatis. (Bactéria) Período de Incubação 7 a 60 dias. Conceito lesão genital (lesão primária) que tem curta duração e que se apresenta como uma ulceração (ferida) ou como uma pápula (elevação da pele). depois de duas a seis semanas, surge o bubão inguinal que é uma inchação dolorosa dos gânglios de uma das virilhas (70% das vezes é de um lado só). Se este bubão não for tratado adequadamente ele evolui para o rompimento espontâneo e formação de fístulas que drenam secreção purulenta. Sinônimos  Doença de Nicolas-Favre, Linfogranuloma Inguinal, Mula, Bubão.

11

12 4. Condiloma Acuminado (HPV) - Vírus
Complicações/Conseqüências  Câncer do colo do útero e vulva e, mais raramente, câncer do pênis e também do ânus. Período de Incubação  Semanas a anos Tratamento  Local (cáusticos, quimioterápicos, cauterização). As recidivas (retorno da doença) são freqüentes, mesmo com o tratamento adequado. Eventualmente, as lesões desaparecem espontaneamente.

13

14

15 5. Pediculose Pubiana (Piolho)
Conceito  Infestação da região pubiana causadas por um inseto do grupo dos piolhos e cuja única manifestação é o intenso prurido que causa. Por contigüidade pode acometer também os pelos da região do baixo abdome, ânus e coxas. Eventualmente acometem as sobrancelhas e cílios (auto-inoculação). Sinônimos  Ftiríase, Chato Agente  Phtirus pubis (artrópode)

16

17 6. Tricomoníase (Protozoário)
Conceito  Doença infecto-contagiosa do sistema gênito-urinário do homem e da mulher. Sinônimos  Uretrite ou vaginite por Trichomonas, Tricomoníase vaginal ou uretral, Uretrite não gonocócica (UNG). Agente Trichomonas vaginalis (protozoário). Complicações/Consequências  Vaginite. Período de Incubação  10 à 30 dias, em média.

18 Corrimento devido à Tricomoníase

19 7. Gonorréia (Bactéria) Conceito  presença de abundante secreção (corrimento) purulenta pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro frequentemente é precedido por prurido (coceira) na uretra e disúria (ardência miccional). Agente  Neisseria gonorrhoeae Complicações/Conseqüências  Aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Doença Inflamatória Pélvica. Infertilidade. Epididimite. Prostatite. Pielonefrite. Meningite. Miocardite. Gravidez ectópica. Septicemia, Infecção ocular (ver foto), Pneumonia e Otite média do recém-nascido. Artrite aguda etc. Período de Incubação  2 a 10 dias.

20

21 8. Sífilis (Bactéria) Conceito  Doença infecto-contagiosa sistêmica. Divide-se em Primária, Secundária, Latente e Terciária. Quando transmitida da mãe para o feto é chamada de Sífilis Congênita. O importante a ser considerado aqui é a sua lesão primária, também chamada de cancro de inoculação (cancro duro), que é a porta de entrada do agente no organismo do paciente. Agente  Treponema pallidum Complicações/Conseqüências  Aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Infecções peri e neonatal. Sífilis Congênita. Neurossífilis. Sífilis Cardiovascular. Período de Incubação 1 semana à 3 meses.

22

23 9. AIDS (Vírus) Agente  HIV (Human Immunodeficiency Virus), com 2 subtipos conhecidos : HIV-1 e HIV-2. Complicações/Consequências  Doenças oportunísticas, como a tuberculose miliar e determinadas pneumonias, alguns tipos de tumores, como certos linfomas e o Sarcoma de Kaposi, distúrbios neurológicos. Período de Incubação  De 3 à 10 anos entre a contaminação e o aparecimento de sintomas sugestivos de AIDS.

24 Revisão histórica da infecção pelo HIV
Revisão histórica da infecção pelo HIV

25 o HIV começou a infectar
COMO, QUANDO e ONDE o HIV começou a infectar seres humanos?

26 COMO ? que tipo de vírus é o HIV?
Em 1999 um grupo de pesquisadores da Universidade do Alabama publica na Nature a identificação de um tipo de SIVcpz que era quase idêntico ao HIV-1. HIV é um Lentivírus e como todos os outros vírus deste tipo, ataca o sistema imune; Lentivírus pertencem a um grande grupo denominado retrovírus; São encontrados em diferentes animais, incluindo gatos, carneiros, cavalos, vacas e macacos (SIV).

27 O caso mais antigo, posteriormente identificado, data deste ano. O vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus – vírus da imunodeficiência humana foi encontrado em uma amostra sanguínea de um homem africano da etnia bantu, que viveu em Leopoldville, hoje Kinshasa, no Congo. A descoberta foi publicada em fevereiro de 1998 na revista americana Nature. Homossexuais nos Estados Unidos e heterossexuais na Tanzânia e no Haiti começam a apresentar sintomas da Aids, ou seja, o sistema imunológico não reage contra infecções e outras doenças. A AIDS ainda não havia sido identificada.

28 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
A teoria da Caça   O SIVcpz foi transferido aos humanos quando os chipanzés eram caçados e sua carne ingerida, ou através de ferimentos com facas sujas de sangue. Um artigo publicado na The Lancet em 2004, demonstra que vírus símios são ainda hoje transferidos a humanos . Dentre 1099 indivíduos da República dos Camarões estudados, 1% estavam infectados com SFV (Simian Foamy Virus), que, assim como o SIV, imaginava-se que só infectava macacos. Acredita-se que se infectaram em caçadas e ingerindo carne de macacos.

29 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
A teoria da Caça   Principal crítica: Por que as epidemias de AIDS são todas descritas no século XX e nunca anteriormente?

30 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
A teoria da Vacina contra Poliomielite – Transmissão via iatrogênica

31 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
A teoria da Vacina contra Poliomielite – Transmissão via iatrogênica The River - A journey back to the source of HIV and AIDS Edward Hooper SBN , USA, 1999. propõe que o HIV-1 quebrou a barreira inter-espécies graças a vacinação de quase um milhão de “voluntários” no Congo belga e Ruanda-Urundi, nos anos 50, com uma vacina preparada em células de chimpanzé, chamada CHAT. Os cientistas envolvidos (Hilary Koprowski, Stanley Plotkin e Paul Osterrieth) negam que utilizaram células destes animais. Todos participaram de pesquisas no campo de Lindi, onde 600 animais estavam presos, dos quais 400 foram usados durante o período de pesquisa com a vacina pólio.

32 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
A teoria da Vacina contra Poliomielite – Transmissão via iatrogênica Principais críticas: Só explica o aparecimento de um grupo de HIV (M): a transferência pode ter acontecido de outras maneiras! Existem casos confirmados de infecção anteriores aos experimentos na África!

33 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
Teoria da agulha contaminada Nos anos 50 as seringas descartáveis não eram disponíveis na África. O uso de uma mesma seringa em muitos indivíduos pode ter transmitido rapidamente sangue contaminado (de um caçador, por exemplo) para muitas pessoas. Gera alto potencial para mutações, podendo mesmo transmitir o SIV, antes de ter se tornado HIV.

34 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
Teoria do Colonialismo – Também derivada da Teoria da caça. (Proposta em 2000 por Jim Moore, especialista em comportamento de primatas) Final do séc. XIX e início do séc. XX – África colonizada – péssimas condições sanitárias, de alimentação e extenuação física: SIV escapa da resposta imune e muta para HIV! Chimpanzé seria bem-vindo como fonte extra de alimento! Trabalhadores recebiam vacinação contra varíola e conviviam com prostitutas! Muitos devem ter morrido antes de desenvolverem os primeiros sintomas de AIDS; os que desenvolveram não chamaram atenção! Todos os registros, inclusive médicos, foram destruídos para esconder a existência dos campos onde quase 50% da população local desapareceu!

35 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
Teoria da Conspiração HIV teria sido “feito” em laboratório para exterminar negros e homossexuais! Teria sido feito sob os auspícios do US federal 'Special Cancer Virus Program' (SCVP), com ajuda da CIA! Teria sido espalhado através de campanhas de vacinação contra varíola e nos experimentos com vacinação contra hepatite B em homossexuais! Embora não possa ser definitivamente descartada, ignora a ligação evidente entre SIV e HIV e que o vírus foi identificado em 1959, época em que a tecnologia de engenharia genética para “criar” o vírus não existia.

36 As 3 mais antigas infecções com HIV comprovadas são:
QUANDO ? As 3 mais antigas infecções com HIV comprovadas são: De uma amostra de plasma coletado em 1959 de um homem adulto da atual República Democrática do Congo. De uma amostra de tecido de um adolescente americano que morreu em St. Louis, EUA, em 1969. De uma amostra de tecido de um marinheiro norueguês, morto em 1976. A análise da amostra de plasma (1998) sugere que o HIV tenha sido introduzido em seres humanos nos anos 40 e 50. Alguns cientistas acreditam que tenha sido ainda mais cedo, final do séc. XIX. Outro estudo sugere que o primeiro caso de HIV-1 ocorreu na África Ocidental nos anos 30.

37 ONDE ? Muito possivelmente na África: Macacos asiáticos e sul-americanos não têm SIV.

38 Como se transformou numa pandemia ?
Viagens internacionais: paciente Zero (Gaetan Dugas )! Revolução sexual dos anos 60 e 70 – aumento da promiscuidade! Revolução Gay dos anos 70! Indústria do sangue: doações pagas! Drogas injetáveis!

39 Fase do Descobrimento 1981 Junho - Publicado artigo do médico imunologista Michael Gottieb, no boletim do Centro de Controle de Doenças (CDC), dos EUA, relatando que uma nova doença leva à falência do sistema imunológico dos pacientes. Junho - Registrado o primeiro caso europeu da doença, na Dinamarca. Dezembro - Registrado o primeiro caso de Aids no Reino Unido.

40 Fase do Descobrimento 1982 A dermatologista paulista Valéria Petri, da Escola Paulista de Medicina, identifica o primeiro caso de Aids no Brasil.

41 Fase do Descobrimento 1982 Janeiro - A comunidade científica certifica-se que o vírus é transmitido por meio do sangue e do contato sexual a partir da definição de grupos de risco no Haiti e entre hemofílicos. Junho - Registrado o primeiro caso de Aids por meio de transmissão de sangue em hemofílico nos EUA. Pesquisadores chegam à conclusão de que o primeiro caso de Aids teria surgido em Uganda, em 1976. O Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA batiza a nova doença de AIDS (Aquired Immune Deficiency Syndrome, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

42 Fase do Descobrimento 1983 Morre, em Nova York, aos 31 anos, o estilista e figurinista brasileiro Markito, conhecido costureiro de atrizes e socialites. Ele foi a primeira pessoa pública brasileira a falecer por causa da doença. O dermatologista Paulo Roberto Teixeira inaugura o primeiro programa de prevenção à Aids como parte do Instituto de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A equipe do Instituto Pasteur, na França, chefiada por Luc Montaigner, identifica o vírus causador da doença, batizado de LAV. Mas é o pesquisador americano Robert Gallo, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, quem primeiro publica a descoberta do vírus, chamando-o de HTLV-III.

43 Fase do Descobrimento LAV x HTLV-III 1983 Luc Montagnier Robert Gallo
1983 LAV x HTLV-III Luc Montagnier Institut Pasteur França Robert Gallo NIH EUA

44

45 AIDS hoje Mais de 105.000 novas infecções de AIDS por dia em 2014.
Mais de 95% estão em países em desenvolvimento são em pessoas abaixo dos 15 anos Cerca de em pessoas entre 15 e 49 anos, dos quais: Cerca de 40% são mulheres Mais de 50% estão entre anos de idade

46 Fontes de transmissão SANGUE: É comprovado como transmissão
SALIVA,LÁGRIMAS,URINA: Contém o vírus,mas o título é menor que no sangue e no sêmen PELE INTACTA: Não está ligada a transmissão de forma alguma CONTATO PESSOAL,EXPOSIÇÃO A FÔMITES,GOTÍCULAS DE SALIVA: Não tem sido relacionada a transmissão AEROSSÓIS DE SANGUE OU SALIVA: Não têm sido relacionados a transmissão

47 Sarcoma de Kaposi

48

49 E segura na mão de Deus e vai!!!
Boa semana e bom estudo! E segura na mão de Deus e vai!!!


Carregar ppt "Transmissíveis Doenças Sexualmente Prof. Christiano Póvoa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google