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Profª. MARIA DO CARMO WHITAKER

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Apresentação em tema: "Profª. MARIA DO CARMO WHITAKER"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. MARIA DO CARMO WHITAKER
ÉTICA Profª. MARIA DO CARMO WHITAKER

2 SUMÁRIO Direito, Justiça e Ética Ética empresarial e profissional
Ética organizacional e tendências atuais O que se entende por ética A conduta e a dignidade do ser humano Fatores que dificultam a adesão à verdade e ao bem O certo e o errado no dia- a- dia da profissão

3 SUMÁRIO Dimensões básicas da experiência humana Dignidade humana
Aspectos emergentes de atitudes éticas ser de relação transcendência

4 DIREITO Diversas acepções
Disciplina social, que se impõe à comunidade humana Conjunto de regras e instituições jurídicas Conjunto dos direitos de que as pessoas desfrutam Equidade

5 DIREITO “Direito é o conjunto das regras sociais
que disciplinam as obrigações e poderes referentes à questão do “meu” e do “seu”, sancionadas pela força do Estado e dos grupos intermediários” (Limongi França)

6 JUSTIÇA (Aristoteles/Tomás de Aquino)
A Justiça é a perpétua vontade de dar a cada um o que é seu, segundo uma igualdade. (Aristoteles/Tomás de Aquino) Tratar igualmente aos iguais e desigualmente aos desiguais

7 DIREITO E JUSTIÇA O direito é um meio para se atingir a Justiça
Impõe-se que sejam atendidas as necessidades decorrentes da grandeza e dignidade do ser humano Daí a razão de se esperar dos profissionais que a sua conduta ultrapasse o simples cumprimento da legislação

8 DIREITO E JUSTIÇA “Teu dever é lutar pelo direito, porém,
quando encontrares o direito em conflito com a justiça , luta pela justiça”. Eduardo Couture

9 ÉTICA Ética é a parte da filosofia que estuda
a moralidade dos atos humanos em relação ao bem e ao mal (Angel Luño)

10 ÉTICA

11 ÉTICA Não se trata de um limitador, mas de condição essencial para o crescimento Não impõe ônus mas, liberta a pessoa para livremente buscar a verdade e o bem

12 ÉTICA DIREITO E JUSTIÇA

13 ÉTICA EMPRESARIAL A ética empresarial atinge as Empresas e as organizações em geral A empresa necessita desenvolver-se de tal forma que a ética, a conduta ética de seus integrantes, bem como os valores e convicções primários da organização se tornem parte de sua cultura Eventual código de ética deve emergir de uma necessidade da empresa

14 ÉTICA NOS NEGÓCIOS “Ética nos negócios é o estudo da forma pela qual normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos da empresa comercial. Não se trata de um padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria os seus problemas próprios e exclusivos à pessoa moral que atua como um gerente desse sistema.” (Nash, 2001:6)

15 Fonte: www.eticaempresarial.com.br
ÉTICA PROFISSIONAL A ética profissional está voltada para as profissões, os profissionais, associações e entidades de classe do setor correspondente Cada profissão possui o seu próprio código de ética, de adesão obrigatória e seu exercício é fiscalizado pelo órgão de classe Fonte:

16 Fonte:Alex Oliveira Rodrigues de Lima, Ética Global, Ed.Iglu,p.9
ÉTICA PROFISSIONAL Qualquer falha ou incidente ético, envolvendo um profissional repercutirá negativamente para toda a classe aos olhos da sociedade Se um profissional desprestigia a classe, todos os membros acabam tornando-se maculados pela falta de ética do primeiro Fonte:Alex Oliveira Rodrigues de Lima, Ética Global, Ed.Iglu,p.9

17 ÉTICA NOS SETORES DA EMPRESA

18 ÉTICA É UMA SÓ                                                                                                     

19 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DÉCADAS DE 60/70/80 O trabalhador passa a ser mais valorizado na empresa e chega até a participar dos Conselhos de Administração das empresas alemãs Toma impulso o ensino da ética nas Faculdades de Administração e Negócios

20 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DÉCADAS DE 80/90
Nova dimensão na realidade dos negócios: ética empresarial Expansão das multinacionais oriundas dos EUA e Europa Conflito entre os padrões éticos de diversas culturas incentiva a criação de códigos de ética corporativos

21 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DÉCADAS DE 90/2000
Surgem esforços de professores universitários em Faculdades de Administração e cursos de MBA Destacam-se redes acadêmicas de estudo nos EUA, Europa e América Latina, universalizando o conceito de ética empresarial

22 ALENE- Associação Latino Americana de Ética Negócios e Economia
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DÉCADAS DE 80/90/2000 ISBEE - International Society for Business, Economics, and Ethics EBEN - European Business Ethics Network CENE-FGV-EAESP Centro de Estudos de Ética nas Organizações ALENE- Associação Latino Americana de Ética Negócios e Economia

23 TENDÊNCIAS ATUAIS Criaram-se as ONGs econômico
O papel das ONGS no desenvolvimento social Responsabilidade social cultural Empresa cidadã Balanço Social Governança Corporativa Relatórios de sustentabilidade Grau de reputação Fundos de aplicação financeira

24 TENDÊNCIAS ATUAIS Global Compact Initiative Ethics Resource Center
INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS Global Compact Initiative Ethics Resource Center The Caux Roundtable Global Sullivan Principles

25 TENDÊNCIAS ATUAIS Business for Social Responsibility
INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS Business for Social Responsibility World Business Council for Sustainable Development Dow Jones Sustainability Group Index Committee of Enquiry

26 TENDÊNCIAS ATUAIS INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS The Conference Board
Global Reporting Initiative Ethics Compliance Management System Standard

27 ÉTICA ETHOS MOS, MORIS vocábulo grego expressão latina

28 Fonte: Larrousse, 1998, v.10,p.2286 e v. 17, p. 4078
ÉTICA E MORAL A moral é o corpo de preceitos e regras que visam dirigir as ações do homem, segundo a justiça e a eqüidade natural. A ética seria a parte da filosofia que aborda os fundamentos da moral. Fonte: Larrousse, 1998, v.10,p.2286 e v. 17, p. 4078

29 ÉTICA Ética é a ciência que toma por objeto imediato os juízos de apreciação sobre os atos qualificados como bons ou como maus (Lalande) Princípios universais e permanentes que ultrapassam as fronteiras do espaço e do tempo

30 FONTES DA ÉTICA A fonte primária da ética é a própria realidade humana, na qual a razão encontra e conhece os princípios morais, universais e certos (ARRUDA, WHITAKER,RAMOS, Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica)

31 FONTES SECUNDÁRIAS psicologia Fontes secundárias sociologia história
A própria experiência moral, interna e individual, ou externa e social, desenvolve-se na sociedade e na história. (ARRUDA, WHITAKER,RAMOS, Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica)

32 (ARRUDA, WHITAKER,RAMOS, Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica)
A ÉTICA COMO CIÊNCIA A Ética é uma ciência prática de caráter filosófico. Não se detém no conhecimento da verdade em si, mas em sua aplicação na conduta livre do homem, fornecendo-lhe normas necessárias para agir com retidão. (ARRUDA, WHITAKER,RAMOS, Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica)

33 A ÉTICA COMO CIÊNCIA Aristóteles advertia que não se estuda a ética para saber o que é a virtude, mas para aprender a tornar-se virtuoso e bom (ARRUDA, WHITAKER, RAMOS, Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica)

34 A DIGNIDADE DA PESSOA F E L I C D A Inteligência  verdade imaginação
memória consciência Vontade  bem liberdade emoção sentimentos F E L I C D A ESSÊNCIA Atualização e realização das notas características da essência. EXISTÊNCIA

35 A DIGNIDADE DA PESSOA INTELIGÊNCIA VERDADE VONTADE BEM

36 A DIGNIDADE DA PESSOA A busca da verdade não enfraquece o afã de liberdade, ao contrário, é sua mola propulsora. A autêntica liberdade é a adesão voluntária à verdade que se impõe à uma inteligência lúcida, aberta e não condicionada por preconceitos e interesses. (Carlos Alberto Di Franco, O novo fundamentalismo. O Estado de São Paulo, 31/01/2005, A2, espaço aberto)

37 A DIGNIDADE DA PESSOA O valor da pessoa humana ultrapassa o desenvolvimento social e econômico. O ser humano deve ser definido a partir das realidades da criação superiores a ele e não inferiores. A sua grandeza advém da sua realidade espiritual, da sua filosofia de vida. Qual a minha filosofia de vida?

38 A DIGNIDADE DA PESSOA Manifestamos apreço e consideração por cada uma das pessoas que vemos e cumprimentamos diariamente? A pessoa humana, não pode ser definida pela produção de seu trabalho ou pelo resultado material de seu esforço. As pessoas não podem ser subordinadas a fins meramente utilitários, como simples peças de engrenagem da produtividade e do lucro.

39 LEI Pode-se chamar lei a tudo que regule um ato ou operação
A pessoa humana não pode desobedecer às leis que compartilha com as outras coisas. Mas pode desobedecer se assim o quiser,à lei que é peculiar à sua natureza humana, à lei que não compartilha nem com os animais, nem com os vegetais, nem com os seres inorgânicos.

40 A LIBERDADE E A DIGNIDADE DA PESSOA
NÃO HÁ ESCOLHA gravidade química hereditariedade biológica física LEIS DA NATUREZA

41 HÁ ESCOLHA A LIBERDADE E A DIGNIDADE DA PESSOA LEIS PECULIARES
À NATUREZA HUMANA direito psicologia ética sociologia pedagogia

42 LEI NATURAL Há uma lei que está acima e além dos fatos do comportamento humano, e que no entanto é absoluta e definitivamente real: uma lei real e objetiva, que nenhum de nós criou. Mas que vemos exercer pressão sobre nós. É a chamada lei natural, lei da razão, lei impressa na consciência de cada um Fonte:Lewis , 1997:32

43 único, irrepetível, inconfundível, incomparável e insubstituível
DIGNIDADE DA PESSOA A pessoa humana é um ser único, irrepetível, inconfundível, incomparável e insubstituível Fonte:Luigi Pareyson

44 ABORDAGEM ÉTICA Semântica Falar sobre Ética Teoria Prática
Atuar Eticamente Teoria Pensar sobre Ética Fonte: George Enderle et al.

45 PESSOA ÉTICA Pessoa ética é aquela que, livremente, com a consciência bem formada, responsabilidade e reta intenção, aplica a inteligência na procura da verdade e a vontade na busca do bem, em todas as suas ações.

46 A ética na advocacia é utopia
Vamos nos reunir em grupos para responder a seguinte questão: A ética na advocacia é utopia ou uma realidade?

47 Fatores que dificultam a adesão
A DIGNIDADE DA PESSOA Fatores que dificultam a adesão da vontade ao Bem ignorância debilidade malícia (ARRUDA, WHITAKER,RAMOS, Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica)

48 O CERTO E O ERRADO NO DIA-A-DIA
CRITÉRIOS DE ETICIDADE OBJETO É a realidade perseguida pelo ato FINALIDADE É a intenção que move o agente a realizar o ato CIRCUNSTÂNCIAS São os fatores ou modificações que afetam o ato humano Quem age, onde, como, por quê, com que meios Atenuantes e Agravantes (ARRUDA, WHITAKER,RAMOS, Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica)

49 O CERTO E O ERRADO NO DIA-A-DIA
Isso é certo? Isso é justo? Estou prejudicando alguém? Eu poderia divulgar isso para o público ou para alguém respeitado? Eu diria a meu filho para fazer isso? Eu gostaria que isso acontecesse comigo? (adaptação de Laura Nash)

50 Regras fundamentais e gerais Opinião, modo de ver, convicção
PRINCÍPIOS Regras fundamentais e gerais Razão fundamental Base Teoria Pessoa de princípios Opinião, modo de ver, convicção

51 VALORES Axios é palavra grega = Valor
Axiologia é a parte da filosofia que estuda os valores

52 Pode ser visto como um atributo de alguém
VALOR Pode ser visto como um atributo de alguém Pessoa de valor = afirmação da dignidade humana Pode , ainda, indicar o que vale uma coisa = preço Quando se atribui preço a alguém destrói-se a sua dignidade

53 VALOR Hildebrand afirma que somente o homem e a mulher, que entendem que há coisas boas e belas por si mesmas é que captam a exigência sublime dos valores, o seu apelo a deixar-se guiar por eles e a submeter-se à sua lei.

54 PRINCÍPIOS E VALORES

55 VALOR Somente essa pessoa será capaz de ultrapassar seu horizonte subjetivo e crescer moralmente, entregando-se ao que faz sentido, e vencendo a limitação de se perguntar a si próprio o que o satisfaz. [1] HILDEBRAND, Dietrich von. Atitudes éticas fundamentais, 2ª ed. São Paulo: Quadrante, 1995.

56 BASES QUE ESTRUTURAM A VIDA HUMANA Tabela extraída de Tom Morris
BASES QUE ESTRUTURAM A VIDA HUMANA Tabela extraída de Tom Morris. A nova alma do negócio. p. 22 QUATRO DIMENSÕES DA EXPERIÊNCIA HUMANA Intelectual Estética Moral Espiritual QUATRO ALICERCES DA EXCELÊNCIA HUMANA Verdade Beleza Bondade Unidade

57 RELACIONAMENTO DO ADVOGADO
MAGISTRADOS COLEGAS OAB ESTAGIÁRIOS COMUNIDADE EMPREGADOS ADVOGADO CARTÓRIOS CLIENTES CONCORRENTES INSTITUIÇÕES PÚBLICAS FORNECEDORES


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