A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicação e Construção do Conhecimento II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicação e Construção do Conhecimento II"— Transcrição da apresentação:

1 Aplicação e Construção do Conhecimento II
Profa. Me. Lídia Soares

2 Aplicação e Construção do Conhecimento II
AULA Horários: 7h h15; 13h h15. Resumo da ementa: Fundamentos operacionais da pesquisa científica, enfatizando as alternativas metodológicas para o seu planejamento, desenvolvimento, análise e apresentação dos resultados. AVALIAÇÃO Material disponível para download: aplicaoeconstruodoconhecimento2.wordpress.com Atividade Pontuação Entrega Esboço do projeto de pesquisa I 50% 31/07/2015 Mapa mental da aula (pode ser mapa conceitual ou esquema) 24/07/2015

3 PESQUIDAR?

4 “Ninguém é capaz de escrever bem, se não sabe bem o que vai escrever”
Camara Junior

5 Projeto de pesquisa PARTES DE UM PROJETO DE PESQUISA Contextualização do tema Problema Objetivo Justificativa Referencial teórico Metodologia Cronograma Orçamento (no nosso caso não se aplica) Referências

6 Projeto de pesquisa Escolha do tema TEMA
Área de especialização do autor; Área de interesse do orientador; Relevância teórica; Aplicabilidade prática – solução de problemas concretos; Interesse pessoal Atenção: bom senso, atenção às limitações pessoais e institucionais.

7 Atividade

8 Projeto de pesquisa TEMA
O tema é o assunto que se deseja estudar (pesquisar); Podemos pensar um tema como um “fenômeno”. Assim, estuda-se os elementos que compõem o fenômeno no tempo e no espaço. É um estudo localizado, torna-se mais fácil compreender o que se quer estudar. Na escrita você contextualiza o fenômeno, ou seja, não escreve apenas o tema, mas também o seu contexto.

9 Projeto de pesquisa TEMA – EXEMPLOS Veracidade do orçamento
“O orçamento é parte integrante da estrutura de governança e possivelmente o instrumento de gestão mais utilizado pelas organizações (Davila & Wouters, 2005). Ele proporciona direcionamento em um determinado espaço de tempo e é uma importante base para avaliar o desempenho da organização e de seus gestores (Davila & Wouters, 2005; Frezatti, Nascimento, Junqueira, & Relvas, 2011). Essa última finalidade pode conduzir os gestores a promover folga no orçamento para facilitar o alcance das metas estabelecidas e quantificadas neste instrumento (Yuen, 2004). A folga orçamentária é concebida como a busca pelo alcance facilitado das metas orçamentárias, por meio da subestimação das receitas, da superestimação dos gastos e/ou do viés no estabelecimento das metas e, nesse sentido, representa a diferença entre os recursos orçados e os necessários para a consecução das atividades (Merchant, 1985; Moene, 1986; Lukka, 1988; Dunk & Nouri, 1998; Nouri & Parker, 1998; Kilfoyle &Richardson, 2011) (BEUREN, BECK, POPIK, p. 12)”.

10 Projeto de pesquisa TEMA – EXEMPLOS
“Artigos que trataram da investigação e dos motivos de parcerias (Gulati; Gargiulo, 1999; Provan, 1993; Ebers; Jarillo, ) convergem na afirmativa de que a tendência dos investigadores é utilizar teorias e modelos de análise que privilegiam fatores racionais, tais como recursos das instituições, ou conhecimento acumulado dos parceiros, deixando as variáveis sociais em segundo plano. Por outro lado, conforme afirmativas de Granovetter (1985), Castells (1999) e Gulati e Gargiulo (1999), as ações técnicas de qualquer natureza (comerciais, de políticas públicas, de cooperação tecnológica, ou acadêmica) estão imbricadas com um contexto de relações sociais, sejam elas com resultados de aproximação, como as relações de confiança, sejam de distanciamento, como as relações de luta de poder”.

11 Projeto de pesquisa PROBLEMA
Dizer de maneira explicita, clara, objetiva, compreensível e operacional qual a dificuldade desejamos sanar, delimitando espaço e tempo. Um problema pode ser uma problemática. Nem sempre envolve uma aspecto negativo. É necessariamente um questionamento que apresente como melhor solução uma pesquisa. Questão que possa ser resolvida pelo método científico. Ser possível de responder Qual problema estudado?

12 Projeto de pesquisa PROBLEMA – EXEMPLOS
Como os interesses compartilhados ou não na folga orçamentária afetam a veracidade dos relatórios orçamentários em uma organização? Nos discursos e respostas dos autores sobre os processos de escolha de parceiros acadêmicos é sempre possível encontrar as variáveis sociais?

13 Projeto de pesquisa OBJETIVO
O que se espera vir a conseguir com a realização da pesquisa; É expresso por um verbo no infinitivo;

14 Projeto de pesquisa OBJETIVO – EXEMPLOS
Verificar como os interesses compartilhados na folga orçamentária afetam a veracidade dos orçamentos em uma organização. Conhecer o estado da arte da investigação de parcerias acadêmicas.

15 Projeto de pesquisa OBJETIVO – EXEMPLOS DE VERBOS PARA OBJETIVO
Quando a pesquisa tem o objetivo de conhecer (apontar, citar, classificar, conhecer, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar). Quando a pesquisa tem o objetivo de compreender (compreender, concluir, deduzir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, interpretar, localizar, reafirmar). Quando a pesquisa tem o objetivo de aplicar (desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar, otimizar, melhorar).

16 Projeto de pesquisa OBJETIVO – EXEMPLOS DE VERBOS PARA OBJETIVO
Quando a pesquisa tem o objetivo de analisar (comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, examinar, investigar, provar, ensaiar, medir, testar, monitorar, experimentar). Quando a pesquisa tem o objetivo de sintetizar (Compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, produzir, propor, reunir, sintetizar). Quando a pesquisa tem o objetivo de avaliar (argumentar, avaliar, contrastar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar).

17 Projeto de pesquisa JUSTIFICATIVA
Consiste em “convencer” o leitor sobre a importância do problema/tema; Descrever os benefícios que podem advir da pesquisa; Reunir argumentos favoráveis; Qual a importância? Qual contribuição? Apresenta a conveniência do estudo; sua relevância social (ou dentro do campo de estudo); suas implicações práticas; seu valor teórico e sua utilidade metodológica.

18 Projeto de pesquisa JUSTIFICATIVA – EXEMPLOS
“A relevância do estudo está em buscar compreender a folga orçamentária, fenômeno intrinsecamente ligado ao comportamento dos envolvidos no processo orçamentário dentro de uma organização. O estudo contribui para a consolidação dos preceitos teóricos que fundamentam esta pesquisa, ao buscar evidências empíricas do comportamento dos gestores frente à criação de folga orçamentária” (BEUREN, BECK, POPIK, p. 13).

19 Projeto de pesquisa JUSTIFICATIVA – EXEMPLOS
“A escolha da área de Finanças reside em dois motivos principais: (A) trabalho anterior dos autores (Mendes-da-Silva; Onusic, Giglio, 2013), indicou a formação de subgrupos por área de conhecimento, o que sugeria uma variável racional como fundamento da escolha; (B) por se tratar de área do conhecimento que utiliza uma lógica de racionalidade, torna-se um campo propício para investigar a presença de variáveis sociais nos discursos dos sujeitos”.

20 Projeto de pesquisa MARCO TEORICO Referencial teórico;
A revisão de literatura implica em analisar e expor as teorias, os enfoques teóricos, pesquisas e antecedentes em geral que se consideram válidos para o correto enquadramento do estudo. Busca o estado da arte, ou seja, até onde o conhecimento sobre tal tema já alcançou (citar artigos até 5 anos, respeitando os clássicos). Indica qual procedimento de coleta mais adequado.

21 Projeto de pesquisa MARCO TEORICO Funções da revisão de literatura:
Ajuda a prevenir erros cometidos em estudos anteriores; Orienta como se deverá conduzir o estudo; Amplia o horizonte de estudo; Foca a atenção do pesquisador no problema/objetivo; Fornece referências para a interpretação dos resultados.

22 Artigo de revista (jornal) científica
Estado da arte: o que existe de mais moderno. Artigo melhorado. Revisão dos pares (artigo de revista com ISSN - International Standard Serial Number - Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas). E revisado por um conselho editorial (livro de referência com ISBN International Standard Book Number - Número Padrão Internacional de Livro. Artigo de revista (jornal) científica Livro de referência Artigo de evento Livro didático Primeiros resultados ainda não criticados (melhorado). Consenso

23 Projeto de pesquisa MARCO TEORICO – EXEMPLOS
2. FOLGA ORÇAMENTÁRIA E VARIÁVEIS RELACIONADAS 3. DESCRIÇÃO DO ESTUDO DE CHURCH, HANNAN E KUANG (2012) 3.1 Experimento 1 - Compartilhamento ou Não do Benefício da Folga Orçamentária /Conhecimento ou Não do Assistente sobre a Manipulação do Orçamento pelo Gerente 3.2 Experimento 2 - Conhecimento ou Não do Gerente sobre a Preferência do Assistente Quanto à Apresentação de Folga no Orçamento

24 Projeto de pesquisa MARCO TEORICO – EXEMPLOS
Construção de Parcerias na Produção Acadêmica em Finanças Os argumentos das teorias de redes e as variáveis de escolhas de parceiros

25 Projeto de pesquisa MARCO TEORICO – EXEMPLOS 2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1. TEORIA DA PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS 2.2. ÍNDICE DE SENTIMENTO DO INVESTIDOR 2.3. O ARGUMENTO DE MILLER (1977)

26 Periódicos Classificação Qualis/Capes Spell http://www.spell.org.br/
Periódicos Capes

27 Projeto de pesquisa METODOLOGIA Pesquisa qualitativa;
Pesquisa quantitativa; Pesquisa mista.

28 Projeto de pesquisa METODOLOGIA Operacionalização da pesquisa;
Conjunto de caminhos para a construção do conhecimento científico; Explicação simples: dependente da forma como os dados serão coletados e analisados.

29 Projeto de pesquisa METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA Quanto aos fins: exploratória, descritiva, explicativa. Quanto aos meios: pesquisa de campo, pesquisa de Laboratório, documental, bibliográfica, experimental, ex-post facto, participante, pesquisa ação, estudo de caso.

30 Projeto de pesquisa METODOLOGIA UNIVERSO E AMOSTRA Finita: quantidade de pessoas/empresas conhecidas. Ex: Funcionários de uma empresa. Infinita: quantidade de pessoas/empresas desconhecida. Todas as mulheres do Paraná.

31 Projeto de pesquisa METODOLOGIA UNIVERSO E AMOSTRA Probabilística
Aleatória simples; Aleatória sistemática; Estratificada (Estratos representativos); Por conglomerados. METODOLOGIA UNIVERSO E AMOSTRA Não probabilística Conveniência Acidental Bola de neve Por quotas

32 Projeto de pesquisa METODOLOGIA COLETA DE DADOS Formulário
Questionário auto-administrável Escala Observação (pode ser também questionário de verificação) Economatica.

33 Projeto de pesquisa METODOLOGIA ANÁLISE DOS DADOS
Relatar como foi realizada a análise, o método a estatístico. Veremos melhor no relatório.

34 Projeto de pesquisa METODOLOGIA – EXEMPLOS Tipos de pesquisa: pesquisa experimental Universo e amostra: gerentes e lideranças de uma cooperativa de produção do Sul do Brasil, totalizando 90 participantes. Coleta de dados (Relato do experimento): Os dados da pesquisa foram coletados por meio da realização de um experimento, baseado no desenho de dois experimentos desenvolvidos e aplicados por Church et al. (2012). Para operacionalizar sua aplicação em uma organização no Brasil, o estudo foi traduzido e organizado de modo a estabelecer os procedimentos necessários para a obtenção dos dados e posteriores análises. Análise de dados: Utilizou-se a estatística descritiva para a média da folga e para o grau de veracidade verificado nos experimentos. Por sua vez, o teste paramétrico ANOVA e o teste não paramétrico Kruskal-Wallis foram aplicados para testar as hipóteses formuladas no estudo de Church et al. (2012), replicadas no presente estudo, com algumas adaptações na redação das hipóteses H3 e H4, conforme exposto no desenho do experimento.

35 Projeto de pesquisa CRONOGRAMA
Preparar um planejamento do trabalho mensal ou semanal.

36 Projeto de pesquisa CRONOGRAMA – EXEMPLOS

37 Projeto de pesquisa CRONOGRAMA – EXEMPLOS

38 Pesquisa tradicional PROJETO PESQUISA Objetivo Justificativa Problema
Levantamento bibliográfico Ideia de pesquisa Referencial teórico Metodologia Redação final do manuscrito Conclusão Coleta de dados Análise dos dados PESQUISA

39 relatório da pesquisa: o artigo
PARTES DE UM ARTIGO Título Resumo Nome dos autores e filiação Introdução (Contextualização do tema, problema ou objetivo, justificativa, metodologia usada e explicação das seções do trabalho); Referencial teórico; Metodologia (verbo no passado); Analise dos resultados; Conclusão ou considerações finais; Referencias

40 relatório da pesquisa: o artigo
PARTES DE UM ARTIGO Título Resumo Nome dos autores e filiação Introdução (Contextualização do tema, problema ou objetivo, justificativa); Referencial teórico; Metodologia (verbo no passado); Análise dos resultados; Conclusão ou considerações finais; Referencias

41 relatório da pesquisa: o artigo
Análise dos resultados De maneira geral esta etapa pode seguir os seguintes passos: Recapitulação de informações metodológicas; Apresentação dos resultados; Explicação dos resultados; Avaliação dos resultados; Comparação das descobertas com a literatura; Generalizações (quando isso for possível); Síntese

42 relatório da pesquisa: o artigo
Análise dos resultados Utilize as porcentagens para embasamento a pesquisa; Usar uma ou duas casas decimais; Leiam os resultados, interpretem o que eles querem dizer e expliquem. Exemplo: A amostra era composta na sua maioria (81,60%) por mulheres. Não generalizar dados utilizado amostras pequenas.

43 relatório da pesquisa: o artigo
Análise dos resultados Utilizar tabelas e gráficos para ilustrar o texto, e torna-lo mais limpo. Colocar os resultados mais expressivos em gráficos e figuras. Categorizar as respostas. Observar se os dados afirmam ou rejeitam a teoria estudada. Utilizar autores (que estejam no referencial teórico) que confirmem ou rejeitem os resultados.

44 relatório da pesquisa: o artigoo
Conclusões Retomar o objetivo, deixando claro se foi atingido e em que intensidade. Situar os resultados na literatura da área, procurando ressaltar as contribuições e implicações teóricas, além das implicações práticas que o estudo possa trazer. Discutir desdobramentos para novos estudos e apresentar as limitações do estudo. Em alguns casos é possível fazer generalizações (é claro que nem sempre os estudos permitem que isso seja feito).

45 relatório da pesquisa: o artigo
TÍTULO Completo, Objetivo, Preciso, Sintético Termos “chave” que expressem a ideia do relato de pesquisa; Separar título e subtítulo quando for ficar muito grande; Títulos metafóricos ou criativos

46 relatório da pesquisa: o artigo
TÍTULO – EEXEMPLOS Impactos das Aposentadorias e Pensões no Nível de Bem-Estar Social dos Domicílios de Minas Gerais Interesses Compartilhados Afetam a Veracidade dos Orçamentos? Alice no País da Contabilidade: a Aventura de Duas Historiadoras Econômicas em Registros Contábeis do Século XIX DEVO, NÃO NEGO, PAGO QUANDO PUDER: Uma análise acerca dos fatores condicionantes no comportamento do consumidor endividado

47 relatório da pesquisa: o artigo
RESUMO Deve-se resumir todas as partes do artigo. Deve conter: Objetivo, descrição do problema, sua importância, metodologia empregada, resultados encontrados e contribuição do artigo. Abstract (Resumo em inglês);

48 Exemplo de Estrutura do artigo “OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM
INFLUENCIAM O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DE FINANÇAS?”

49 AVALIÇÃO: Mapa mental Pode ou não baixar o programa iMindmap;
Não precisa ter figuras; Ver vídeo no Youtube: Como fazer um mapa mental

50 “Pesquisar e publicar são duas facetas da mesma moeda; uma não vale sem a outra”
Hartmut Günther

51

52 Avaliação da aula

53 Aplicação e Construção do Conhecimento II
OBRIGADA! Aplicação e Construção do Conhecimento II Profa. Me. Lídia Soares


Carregar ppt "Aplicação e Construção do Conhecimento II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google