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Administração de Empresas

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Apresentação em tema: "Administração de Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Empresas
Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 01 Administração de Empresas

2 Professor Prof. Ms. Claudio Benossi www.benossi.com.br

3 Alunos Quem são vocês????

4 A importância da Jornada
Valores Percebidos Amadurecimento Compromisso Planejamento Engajamento A importância da Jornada Satisfação Empreendedorismo Flexibilidade Novas competências Forever Beta

5 O que queremos e o que temos.
Sucesso ou Fracasso

6 Sucesso

7 Comunicação Empresarial

8 Ementa Evolução da internet e a classificação dos sistemas. Tipos e usos da informação.  Informação Gerencial. Administração Estratégica da Informação. Operações e tipos de negócios eletrônicos.  Sistemas e-business interfuncionais: ERP, CRM, EAI, EDI, SCM. Sistemas colaborativos nas organizações. Sistemas e-business funcionais: marketing, manufatura, recursos humanos na web, contábeis e financeiros. Internet, Extranet e Intranet. Fundamentos de e-business. Fundamentos de e-commerce. Modelos de negócios: B2B, B2C, C2C, G2C, G2B. Gerações da Web e o impacto nas organizações. Lojas, leilões e ofertas no ambiente virtual. Gateway de Pagamento. Segurança da Informação na Web. Redes Sociais e o Marketing Digital. Diferenciais competitivos no comércio eletrônico. Dispositivos tecnológicos e novas tendências para o e-commerce.

9 Metodologia

10 Critério de Avaliação * Trabalhos * Avaliações Prova Média => 7,0

11 Como Surgiu a Internet A história da Internet

12 Como Surgiu a Internet O início da Comunicação Humana
Início na comunicação Humana O ser humano se comunicava com desenhos nas cavernas, isso era limitado, deveriam estar nessa caverna para se comunicar, mas possibilitou a criação de diversos idiomas;

13 Como Surgiu a Internet O Início da Comunicação a Distância
Comunicação a distância surgiu basicamente com os índios através de sinais de fumaça;

14 Como Surgiu a Internet Samuel Morse

15 Como Surgiu a Internet O inventor do Telégrafo
Porem temos um grande salto na comunicação a distância em 1835, quando Samuel Morse criou o Telegrafo, que envia mensagens a quilômetros de distância, através de símbolos,

16 Como Surgiu a Internet Uma linguagem baseada em pontos e linhas (traços) e para isso ele teve que criar também o código Morse que era baseada em linhas e pontos.

17 Como Surgiu a Internet Claude Shannon Teoria da Informação
A Comunicação teve outras pessoas importantes que contibuiram como Claude Shannon o pai da teoria da informação

18 Como Surgiu a Internet Harry Nyquist Transmissão de Dados
Harry Nyquist que criou muitas teorias para a transmissão de dados

19 Como Surgiu a Internet Ralph Lauren Teoria de Osciladores
Ralph Lauren, que criou a teoria de osciladores

20 Como Surgiu a Internet ENIAC
Em 1945 os computadores eram muito grandes como este que ficava na universidade pennsylvania, não havia telas, os dados eram exibidos em painéis eletrônicos;

21 Como Surgiu a Internet Redução de Tamanho e maior capacidade de processamento 1959 o computador já eram menores e era possível, mesmo que trabalhoso, carregá-los de um lugar para outro.

22 Como Surgiu a Internet Agência Nacional de Defesa
Porem com o surgimento da DARPA – Agência nacional de Defesa, criada pelo Exercito dos Estados Unidos para criação de Tecnologia durante a Guerra Fria;

23 Como Surgiu a Internet Proteger os Dados
Ideia básica, era proteger os dados, para isso usou o dinheiro do Governo e o conhecimento dos universitários;

24 Como Surgiu a Internet 1ª Missão – Conectar Computadores em lugares distantes A primeira missão da DARPA foi ligar 4 computadores em pontos diferentes, criando uma rede chamada ARPANET, sendo um computador na Univerdidade da California, um Universidade de Stanford, um no Centro de Matemática de Los Angeles e o ultimo em uma base militar de Uta;

25 Como Surgiu a Internet 1° Computador – Universidade da California
A primeira missão da DARPA foi ligar 4 computadores em pontos diferentes, criando uma rede chamada ARPANET, sendo um computador na Univerdidade da California, um Universidade de Stanford, um no Centro de Matemática de Los Angeles e o ultimo em uma base militar de Uta;

26 Como Surgiu a Internet 2° Computador – Universidade da Stanford
A primeira missão da DARPA foi ligar 4 computadores em pontos diferentes, criando uma rede chamada ARPANET, sendo um computador na Univerdidade da California, um Universidade de Stanford, um no Centro de Matemática de Los Angeles e o ultimo em uma base militar de Uta;

27 Como Surgiu a Internet 3° Computador – Centro de Matemática de Los Angeles A primeira missão da DARPA foi ligar 4 computadores em pontos diferentes, criando uma rede chamada ARPANET, sendo um computador na Univerdidade da California, um Universidade de Stanford, um no Centro de Matemática de Los Angeles e o ultimo em uma base militar de Uta;

28 Como Surgiu a Internet 4° Computador – Base Militar em Uta
Importante lembrar que os computadores eram diferentes, logo não se comunicavam entre si; Para isso foi necessário criar um protocolo que seria uma espécie de idioma único, que as 4 maquinas falariam, assim foi criado o MCP;

29 Como Surgiu a Internet Criador do E-mail
Em 1972 o Ray Thomas, criou um sistema para enviar mensagens eletrônicas, chamado de ;

30 Como Surgiu a Internet Robert Kahn
Robert Kahn, foi outra pessoa muito importante, quando o protocolo MCP começou a dar problemas, quando outras maquinas foram adicionadas, ele criou o TCP – Transfer Control Protocol, ele tratava os dados de maneira diferente, quebrando em pacotes, além de ter criado o termo INTERNETTING

31 Como Surgiu a Internet Vinton Cerf
Vinton Cerf, criou o IP – Internetwork Protocol;

32 Como Surgiu a Internet A junção permitiu a criação
Com a junção dos dois protocolos criou-se o conjunto de protocolos mais famoso do mundo o TCP/IP que permitiu o crescimento do número de computadores na rede;

33 Como Surgiu a Internet Surgimento da Internet
Em 1977 o número de computadores conectados era muito grande e a situação começou a ficar de certa forma caótica, e os militares e o governo dos Estados Unidos não quiseram cuidar mais disso, surge então o nome INTERNET;

34 Como Surgiu a Internet Um novo panorama
Em 2004 a rede já tinha outro panorama, agora mundial, e para ter uma ideia disso basta observar as linhas coloridas do mapa, no primeiro momento, pensamos em transmissão de dados via satélite, porem estas linhas são cabos submarinos;

35 Como Surgiu a Internet Cabos Submarinos
Em 2004 a rede já tinha outro panorama, agora mundial, e para ter uma ideia disso basta observar as linhas coloridas do mapa, no primeiro momento, pensamos em transmissão de dados via satélite, porem estas linhas são cabos submarinos;

36 Como Surgiu a Internet Novas Tecnologias
Graças a tudo isso, que temos a Internet como conhecemos hoje em dia;

37 Como Surgiu a Internet Tim Berners-Lee
Voltando um pouco no tempo em 1980, Tim Berners-Lee, ele trabalhava no CERN, responsável pelo LHC, participou de um projeto conhecido como Inquire, que visa a criação de Hipertexto

38 Como Surgiu a Internet Hipertexto
Hipertexto, que se refere a texto, imagens, som e qualquer conteúdo multimídia

39 Como Surgiu a Internet A união do Hipertexto com o Protocolo TCP/IP
quando surgiu a ideia de unir ao protocolo TCP/IP e disponibilizar esse conteúdo na rede

40 Como Surgiu a Internet O Protocolo HTTP
surgindo assim o protocolo HTTP, que é o protocolo de transferência de Hipertexto

41 Como Surgiu a Internet A Linguagem HTML
Também foi necessário a criação de uma nova linguagem conhecida como HTML, para criação de conteúdo hipertexto

42 Como Surgiu a Internet O conceito WWW
Além do conceito WWW que engloba todos os servidos de conteúdo multimídia que utiliza o protocolo HTTP;

43 A História do HTML A História do HTML

44 A História do HTML Antes do HTML tínhamos a Tecnologia Gopher

45 A História do HTML Em 06/08/1991 – surgiu o primeiro Web Site

46 A História do HTML Surgimento do Navegador Browser mais conhecido daquela época. Foi Desenvolvido pelo NCSA na Universidade de Ilinois

47 A História do HTML A evolução do Mosaic
Alguns funcionários do NCSA saíram e fundaram uma nova empresa a Netscape

48 A História do HTML Aumenta a concorrência, surgi novos navegadores
UDI foi o primeiro a suportar o HTML 3 e o Inicio da Briga Entre a Microsoft e outras empresas, principalmente o Netscape

49 A História do HTML 86% dos usuários Usavam Netscape em seus computadores

50 A História do HTML Com o lançamento de uma nova Versão de Sistema Operacional o Internet Explore chegou a marca de quase 90% dos usuários.

51 A História do HTML A justiça deu ganho de causa a Netscape
A Microsoft foi obrigada a retirar a instalação automática do navegador, com isso a quantidade de usuários com Internet Explore diminuiu, mas não foi suficiente para resgatar a posição doo Netscape

52 A História do HTML Surgi o FireFox
A Netscape foi vendida para a America On-Line, e resolveram criar um novo produto, que teve um bom desempenho por quase 10 anos, se tornando uma referencia.

53 A História do HTML O dois navegadores mais usados nos dias de hoje, o Google Chrome, leva uma certa vantagem. Uma outra grande empresa resolver entrar no ramo

54 A História do HTML A primeira Versão
Ficou ativa por cinco anos é implementou o conceito Hipertexto

55 A História do HTML Surgimento da segunda versão
Está versão fica a cargo do HTML Working Group, obteve vários adeptos e teve participação das empresas em seu desenvolvimento, o que deu origem a alguns problemas, porque cada empresa queria desenvolver suas Tags exclusivas para usos específicos.

56 A História do HTML A Terceira Versão
Por conta dos problemas entre as empresas no mesmo ano foi apresentada a verão 3, só que agora o controle era de um grupo chamado W3C, gerenciado pelo Tim Berners-Lee o mesmo que deu inicio ao conceito do hipertexto entre os anos de 1980 e 1990. Esta versão ficou pouco tempo, cerca de uns dois anos.

57 A História do HTML Versão 4
Esta versão ficou muito conhecida e ainda é usada até hoje, começos em 1997.

58 A História do HTML O surgimento do XHTML
Essa foi baseada na tecnologia XML

59 A História do HTML As Empresas preocupadas com as mudanças, criaram um novo grupo A função desse novo grupo, era evoluir a lingagem HTML, independete do W3C

60 A História do HTML A junção de ideias
Com a apresentação de boas ideias, e compatibilidade com as linguagens mais antigas, foi proposta uma nova versão

61 A História do HTML A versão Cinco

62 A História do HTML A publicação do primeiro Working Ghaphics

63 A História do HTML Versão usada em muitos sites nos dias de hoje
Uma das principais diferenças dessa versão é a separação total entre semântica, estilo e interatividade; Sendo assim tudo o que é feito em HTML 5 é semântico, tem significado;

64 A História do HTML A formatação
Todas as formatações, serão feitas através de outra tecnologia, o CSS que está na versão 3;

65 A História do HTML A Interatividade
E a interatividade entre as páginas é feita por outra tecnologia, o JavaScript

66 A História do HTML Ou seja, a tecnologia HTML 5 não funciona sem a composição de CSS e JavaScript

67 Categorias do E-business
Inúmeros são os negócios que podem ser realizados através da Internet e a cada dia novos negócios surgem. Nesta seção são apresentadas algumas categorias existentes no e-business. Essas categorias são definidas pelo negócio a ser realizado na forma digital e não pela tecnologia a ser utilizada.

68 E-Auctioning

69 E-Auctioning É o uso da internet para a realização de leilões. Esse sistema permite que o participante desse tipo de negócio faça os seus lances sem sair de casa ou do escritório. O leilão tradicional, diferentemente da Internet, é realizado em um determinado local onde concentram-se as pessoas que têm interesses nos objetos que estão sendo leiloados. É possível também fazer os lances por telefone.

70 E-Auctioning O e-auctioning  possibilita maior velocidade no processo de lance, menores custos, e oferece aos participantes um espaço virtual para a realização de diferentes tipos de trocas. Um site de leilões é

71 E-Banking

72 E-Banking O banco eletrônico é um dos negócios mais bem sucedidos on-line. O e-banking permite aos clientes acessar suas contas e executar por meio de um web diversas operações bancárias e é simples de usar. O fato de poder fazer as suas operações bancárias em casa ou no escritório,  traz para o cliente economia de tempo e a possibilidade de realizar as operações longe dos riscos que uma visita ao banco pode oferecer.

73 E-Banking No Brasil a maioria dos bancos já prestam esse tipo de serviço (Bradesco, Banco do Brasil, Itaú são alguns exemplos que podem ser consultados na Internet).

74 E-Commerce

75 E-Commerce Para os especialistas em e-commerce o comércio na Internet tem um caráter estratégico, pois não se limita apenas ao ato da venda, permite que se cumpra todo o ciclo da venda (desenvolvimento de mercado, criação de demanda, desempenho, suporte e retenção do cliente) do produto. O e-commerce foi um dos primeiros tipos de negócios a se tornar disponível na Internet.

76 E-Directories

77 E-Directories Esta categoria de e-business é representado pelos catálogos que tem como objetivo fazer com que determinado serviço ou produto seja encontrado facilmente. As listas telefônicas ou as listas amarelas são os exemplos mais comuns encontrados.

78 E-Directories No Brasil a Telefônica oferece esse tipo de serviço ( no estado de São Paulo), a busca da informação pode ser feita pelo nome do assinante ou pelo endereço e cidade.

79 E-Engineering

80 E-Engineering Graças a Internet a velocidade e a flexibilidade para a realização de um projeto assumiram dimensões completamente diferentes da época em que os técnicos precisavam trabalhar juntos fisicamente para a realização desse tipo de trabalho. O local físico atualmente não é mais relevante  e a Internet tornou possível também desenvolver engenharia simultânea com a participação de engenheiros de diversas partes do mundo.

81 E-Franchising

82 E-Franchising A franquia eletrônica opera de forma similar à franquia tradicional. É possível movimentar produtos, processos e marcas digitais de forma rápida e segura. As livrarias tem usado a Internet para permitir a parceiros franqueados distribuir exclusivamente seus livros nos web sites dos seus parceiros.

83 E-learning

84 E-learning O aprendizado a distância está se tornando um instrumento importante para a reciclagem de executivos. Os diferentes métodos de ensino à distância (teleconferência, videoconferência, internet, CD-Rom) estão permitindo a disseminação de conhecimentos em tempo rápido para um grande número de pessoas e de forma econômica. Existem atualmente muitos programas para essa finalidade.

85 E-Marketing

86 E-Marketing A forma mais comum de e-marketing acontece no marketing one-to-one, onde a empresa utilizando a internet como meio pode obter informações em tempo real dos clientes e transferir às áreas apropriadas dentro da organização, para que a mesma reaja também em tempo real, para atender as necessidades sempre mutantes dos clientes.

87 E-Gambling

88 E-Gambling É o uso da Internet para a realização de jogos como alternativa para a realização dessa atividade em cassinos. Apesar de existir questões morais envolvidas neste tipo de negócios, ele tornou um dos negócios mais rentáveis na Internet. No mundo real, os jogos são considerados ilegais em alguns países e nos países em que os jogos são permitidos, os mesmos são regidos por leis.

89 ling

90 ling Os sistemas tradicionais de comunicação estão perdendo rapidamente espaços para o . O concorre com as chamadas telefônicas e as cartas, apresentando inúmeras vantagens em relação a ambas. 

91 E-Supply

92 E-Supply A Internet tem sido utilizada como um instrumento importante para a logística de suprimento das empresas do mercado “business-to-business”. Por meio do uso de padrões abertos, como XML e Java, os parceiros da cadeia de suprimentos podem compartilhar e trocar informações mais facilmente com custos envolvidos reduzidos.

93 E-Trading

94 E-Trading O e-trading, também conhecido como E-brokering, oferece os preços das ações em tempo real para todas as mesas em todas as partes do mundo. Toda pessoa na internet que tenha uma conta bancária pode comprar e vender ações. As pessoas podem reagir em tempo real face as mudanças do valor das ações. É um sistema que democratiza o jogo no mercado acionário.

95 Categorias dos E-Business
A velocidade das mudanças no mundo virtual é tão intensa que num prazo muito curto muitas outras novidades estarão disponíveis e  produzirão sem dúvida grandes transformações em diferentes segmentos de negócios. Dominar os conhecimentos do mundo virtual é uma condição essencial para construção de vantagens competitivas no mercado.

96 Categorias dos E-Business
Pensando nisso, o que você poderia propor como um projeto a ser empregado como novo e-business, independente a categoria ou até mesmo podemos criar uma nova, caso não exista. Pense no mercado, nas tendências e nas necessidades das pessoas, para que seu projeto possa obter sucesso!

97 Design Digital Dúvidas?


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