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E-BUSINESS Profª: Adriana Vettorazzo

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Apresentação em tema: "E-BUSINESS Profª: Adriana Vettorazzo"— Transcrição da apresentação:

1 E-BUSINESS Profª: Adriana Vettorazzo

2 Já Sabemos...

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4 Cadeia de valor empresarial é o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização, que tem início nas fontes de matéria-prima básica, passando pelos fornecedores, ciclos de produção e de venda, até a fase de distribuição final.

5 Já a contabilidade gerencial, adota o enfoque da cadeia de valor dentro da empresa, sob a perspectiva de valor agregado, suas compras, seus processos internos, suas funções, seus produtos e seus consumidores, começando com o pagamento aos fornecedores que representam as compras e encerra com os encargos aos consumidores que são as vendas. Na cadeia de valor empresarial o custo e a qualidade dos produtos são responsáveis, pelas vantagens competitivas que a organização dispõe, em relação a outras empresas inseridas no mesmo ramo. Cadeia de Valor empresarial

6 Na cadeia de valor empresarial a empresa conta em sua atividade primária, onde acontece a criação e a transformação dos produtos e serviços, com a logística, tanto interna quanto externa e nas atividades de comercialização e a promoção do produto, com seu marketing, vendas e serviços onde encontra o pós-venda que vai acrescentar valor ao produto vendido. A infra-estrutura da empresa, a gestão de Recursos Humanos, o desenvolvimento tecnológico e a aquisão de matéria prima, apoiam direta ou indiretamente a execução das atividades primárias da empresa.

7 Níveis de E-business

8 O Valor da TI

9 Impacto sobre a Comunicação

10 Impacto sobre Processos

11 Impacto sobre Produtividade

12 Voltando aos Níveis de E-business

13 Nível 1 – Presença online Informações básica sobre produtos e canal de contato com o cliente Empresa pode ou não existir fisicamente; Necessita apenas de um site para fazer a exposição de produtos e suas características; Algumas vezes, concentra-se em um catálogo eletrônico para exposição de sua variedade de produtos; Existem empresas especializadas em disponibilizar estrutura pré- definida para criação do site, cabendo a empresa apenas a montagem do mesmo. ;

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17 Nível 1 – Presença online Vantagens: Espaço físico; Tempo: aberta 24 horas por dia; Acesso a um mercado global; Personalização (customização) de produtos e serviços; Pequeno aumento na competitividade; Rastreamento de visitas.

18 Nível 1 – Presença online Desvantagens: Cliente pode desistir por falta de opção de compra; Retorno demorado; Para o cliente as 24h de disponibilidade se tornam Horário comercial

19 Nível 2 – Negócios Online Website como uma maneira alternativa de fazer negócios Empresa pode ou não existir fisicamente; Necessita de um site para fazer a disposição de produtos com suas características, busca/navegação, pedido, pagamento e entrega. Empresas especializadas em disponibilizar estrutura pré-definida para criação do site, cabendo a empresa apenas a montagem do mesmo. locaweb.com.br

20 O website da organização se transforma em uma maneira alternativa de fazer negócios, podendo apenas utilizar troca de dados na função logística para substituir outros meios, como telefone e fax. Nesse ponto, alguns traços de Supply Chain Management permitem a ocorrência de compras online por transação eletrônica de pedidos, disponibilizadas por alguns fornecedores com uso de EDI, sem integração entre os sistemas das empresas envolvidas;

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22 Vantagens: Espaço físico; Tempo: aberta 24 horas por dia; Acesso a um mercado global; Personalização (customização) de produtos e serviços; Aumento da produtividade, da competitividade e da qualidade; Serviços permanentemente operacionais; Maior eficiência na distribuição dos produtos; Solicita produtos conforme demanda; Redução dos custos de transações; Nível 2 – Negócios Online

23 Desvantagens: Insegurança quanto ao pagamento eletrônico; Elevados custos das telecomunicações; Insegurança quanto a jurisdição e lei aplicável; Cultura dos mercados; Privacidade e segurança no armazenamento de dados pessoais.

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25 Nível 3 – Negócios Online Integrados Canal Eletrônico como peça chave integrando sistemas, processos internos e fornecedores O canal eletrônico passa a ser uma peça chave nos negócios da organização, tendo integração com os seus sistemas e processos internos; A integração entre sistemas da empresa, seus fornecedores e distribuidores é quase total, permitindo a troca eletrônica de dados sem a necessidade de redigitação ou reentrada de dados; A relação com o cliente é fortalecida, e operações de retenção do cliente e fortalecimento da marca são percebidas;

26 Nível 4 – Negócios Online Avançados Reformulação de processos de negócios, com foco em integração e Marketing one-to-one Nessa fase, a empresa procura estabelecer uma reformulação dos seus processos de negócio para ampliar seus mercados. A fusão de elementos da organização com o relacionamento com o cliente e com a cadeia de suprimentos é encarada como uma vantagem competitiva. Aplicações de marketing one-to-one são uma característica relevante desse tipo de negócio. Com os fornecedores são estabelecidas relações estreitas, como controle de estoque pelo fornecedor ou reposição contínua de produtos (Just-In-Time);

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28 Nível 5 – E-Business Total Parceria completa nas relações de negócios entre consumidor, empresa e fornecedor, compartilhando informações e receitas Nessa fase, as relações de negócio entre consumidor-empresa- fornecedor passam a ser de parceria completa. São perceptíveis nas empresas um modelo virtual, produção específica para um cliente e compartilhamento de informações com outras organizações.

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