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NEGÓCIOS ELETRÔNICOS AULA 4- E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO.

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1 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS AULA 4- E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO

2 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO Objetivos 1.Definir os conceitos de e-Marketing e comércio eletrônico; 2.Listar as inúmeras vantagens trazidas pela internet; 3.Identificar a importância da fidelização dos clientes.

3 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Conceitos de Marketing para o E-commerce Um Sistema Simples de Marketing EMPRESA MERCADO Comunicação Bens/ Serviços Dinheiro Informação

4 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Conceitos de Marketing para o E-commerce Planejamento e administração da relação de troca da empresa com o mercado. O Que é Marketing ?

5 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Conceitos de Marketing para o E-commerce Objetivos do Marketing o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou serviço disponível. Drucker (2000)

6 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Conceitos de Marketing para o E-commerce Evolução do Pensamento de Marketing Antes dos anos 20 era da produção (foco no produto) Antes dos anos 50 era das vendas (foco na propaganda e nas vendas criativas) Segunda metade do século XX era do marketing (foco no cliente/consumidor)

7 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Marketing - é a utilização do como ferramenta de marketing direto. marketing direto Não ao SPAM; Opção de opt-in e opt-out; Maior direcionamento na campanha; Foco no público específico. Ferramentas para e-Marketing

8 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Sites de Busca - é a utilização dos sites de busca como veículos de divulgação de Seu Site. Otimização do Site de acordo com os padrões da W3C (World Wide Web Consortiun); Links de sites parceiros apontados para o seu site; Demonstrar a relevância do assunto tratado em seu site; Ferramentas para e-Marketing

9 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Programa de Afiliados - É a montagem de rede de sites que divulgam o negócio e enviam potenciais clientes para o site do comerciante em troca de comissões sobre as vendas. Modelo desenvolvido pela Amazon no final da década de 90 e largamente utilizado até os dias de hoje. Ferramentas para e-Marketing

10 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Ferramentas para e-Marketing Banners (Formatos); Full Banner; Half Banner; Mídia rica. Obs : Não há padrão universal para o tamanho do arquivo dos banners, mas a maioria dos sites impõem seus próprios limites, geralmente algo entre 12 Kb a 16 Kb. Isto ocorre porque os banners aumentam o tamanho total do arquivo da página em que eles aparecem, influenciando o tempo que ela leva para ser carregada.

11 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Ferramentas para e-Marketing Banners (Formatos);

12 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Ferramentas para e-Marketing Formatos; Banner expansível.

13 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Banners Tipos de banners

14 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Sites de Busca - é a utilização dos sites de busca como veículos de divulgação de Seu Site. Otimização do Site de acordo com os padrões da W3C (World Wide Web Consortiun); Links de sites parceiros apontados para o seu site; Demonstrar a relevância do assunto tratado em seu site; Ferramentas para e-Marketing

15 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Sites de Busca Ferramentas para e-Marketing

16 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Outras e-Ferramentas de MKT. Marketing Afiliado: Marketing Viral: Compras em Grupo: Customização de Produtos e Serviços: Marketplace ou Portais de e-commerce.

17 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Outras e-Ferramentas de MKT. Marketplace ou Portais de e-commerce. –Portais Transacionais – Possibilita transações on-line de várias naturezas –Portais Informativos; Fornecem conteúdos com grande diversidade de informação; –Portais Públicos; Não possui restrições de acesso aos usuários (ex Portal Transparência.gov.br). –Portais de conteúdo Horizontal e Vertical. Sites públicos com vários serviços ou sites que tratam somente de um assunto.

18 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Novas possibilidades e vantagens que a Internet traz para: As Organizações: Expande o mercado nos âmbitos nacional e internacional. Reduz o custo de criar, processar, distribuir, armazenar e recuperar informações em papel. Permite a redução de estoques e do custo fixo por facilitar um gerenciamento mais eficaz da cadeia de suprimentos em que esta é movimentada sob demanda.

19 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Novas possibilidades e vantagens que a Internet traz para: Os e-Consumers: –Permite aos consumidores comprar ou estabelecer outras transações 24 horas por dia, o ano todo e de praticamente qualquer em local. – Dá aos consumidores mais possibilidades de escolha. – Fornece aos consumidores produtos e serviços mais baratos por lhes permitir pesquisar em muitos lugares e fazer comparações com rapidez e facilidade. – Permite a entrega rápida de produtos e serviços (em alguns casos), especialmente com produtos digitalizados.

20 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Novas possibilidades e vantagens que a Internet traz para: Os e-Consumers : –Os consumidores podem receber informações relevantes e detalhadas em segundos, em vez de em dias ou semanas. – Permite a participação em leilões virtuais. – Permite aos clientes interagir com outros consumidores em comunidades eletrônicas para trocar ideias e comparar experiências. – Facilita a concorrência, o que possibilita descontos significativos.

21 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Novas possibilidades e vantagens que a Internet traz para: A Sociedade : –Permite a mais pessoas trabalhar em casa e viajar menos para fazer compras, o que reduz o tráfego nas estradas e ruas e, portanto, a poluição do ar. – Permite que pessoas de países menos desenvolvidos ou em áreas rurais recebam produtos e serviços aos quais poderiam não ter acesso.

22 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Novas possibilidades e vantagens que a Internet traz para: Fidelização do cliente A internet nos oferece várias possibilidades de interação e contato com nossos clientes. E o melhor de tudo é que essas interações começam a partir da vontade e da permissão dos próprios clientes. Eles decidem se e quando vão acessar o seu site.

23 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA Fornecedores de Comércio Eletrônico devem estabelecer altos níveis de confiança; Histórico de vendas bem sucedidas do site ou portal; Preços competitivos; Baixo custo de frete.

24 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Características da Confiança. O reconhecimento de marca é muito importante para a confiança no Comércio Eletrônico. Os mecanismos de segurança do Comércio Eletrônico também ajudam a solidificar a confiança. F

25 E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO– AULA 4 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Prof. José Mauro Bianchi Conclusão: 1.e-Marketing está para o comércio eletrônico como a propaganda está para o sucesso das vendas; 2.É indiscutível as vantagens trazidas pela internet para o comercio; 3.Tanto no mercado físico como o virtual a fidelização dos clientes é o carro chefe nos dias de hoje.


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