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© 2004 by Pearson Education 36 Conteúdo de um modelo de negócios Declaração da missão e descrição da empresa A equipe de gerenciamento O mercado e seus.

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1 © 2004 by Pearson Education 36 Conteúdo de um modelo de negócios Declaração da missão e descrição da empresa A equipe de gerenciamento O mercado e seus consumidores O setor e a concorrência Características dos produtos e/ou serviços Plano de marketing e vendas Plano de operações Planos e projeções financeiras Análise de risco Análise tecnológica

2 © 2004 by Pearson Education 37 Estrutura dos modelos de negócios Taxas de transação Taxas de assinatura Taxas de divulgação Taxas de afiliação Vendas Outros modelos Todos os modelos de negócios devem especificar seu modelo de receita (a descrição de como a empresa ou um projeto de CE obtém rendimentos) Entre os modelos de receita comuns estão: Proposta de valor é a descrição dos benefícios que uma empresa pode obter usando o CE

3 © 2004 by Pearson Education 38 Modelos de negócios mais comuns no CE Marketing direto, on-line Sistemas de proposta de concorrência O leilão reverso é um sistema de proposta de concorrência em que fornecedores são convidados a dar lances para a produção de um produto ou o fornecimento de um serviço; vence o menor lance Estabelecimento de preços Encontre o melhor preço

4 © 2004 by Pearson Education 39 Marketing afiliado é um acordo em que um parceiro de marketing (empresa, organização ou indivíduo) encaminha consumidores ao site do outro Marketing viral é um marketing boca-a- boca em que os clientes promovem um produto ou serviço a amigos e outras pessoas por meio da Internet Modelos de negócios mais comuns no CE

5 © 2004 by Pearson Education 40 Compras em grupo é a união de pequenos compradores para comprar em grandes quantidades, obtendo assim maiores descontos Leilões on-line Customização de produtos e serviços Customização é a criação de um produto ou serviço de acordo com as especificações do comprador Mercados e bolsas eletrônicos Marketplace vertical é um marketplace que se concentra em um único setor; também chamado de portal vertical ou vortal Desenvolvedores da cadeia de suprimentos Modelos de negócios mais comuns no CE

6 © 2004 by Pearson Education 41 Quadro 1.3 Modelos de receita mais comuns

7 © 2004 by Pearson Education 42 Benefícios do CE Benefícios para as organizações Expande o mercado nos âmbitos nacional e internacional Reduz o custo de criar, processar, distribuir, armazenar e recuperar informações em papel Permite a redução de estoques e do custo fixo por facilitar um gerenciamento mais eficaz da cadeia de suprimentos, em que esta é movimentada sob demanda

8 © 2004 by Pearson Education 43 O processamento sob demanda permite a customização de produtos e serviços, o que proporciona uma vantagem competitiva a seus implementadores Reduz o tempo decorrido entre o desembonso de capital e o recebimento de produtos e serviços Apóia os esforços de reengenharia de processos de negócios Reduz os custos de telecomunicações – a Internet é muito mais barata que as VANs Benefícios do CE (cont.)

9 © 2004 by Pearson Education 44 Benefícios para os consumidores Permite aos consumidores comprar ou estabelecer outras transações 24 horas por dia, o ano todo e de praticamente qualquer local Dá aos consumidores mais possibilidades de escolha Fornece aos consumidores produtos e serviços mais baratos por lhes permitir pesquisar em muitos lugares e fazer comparações com rapidez e facilidade Benefícios do CE (cont.)

10 © 2004 by Pearson Education 45 Permite a entrega rápida de produtos e serviços (em alguns casos), especialmente com produtos digitalizados Os consumidores podem receber informações relevantes e detalhadas em segundos, em vez de em dias ou semanas Permite a participação em leilões virtuais Permite aos clientes interagir com outros consumidores em comunidades eletrônicas para trocar idéias e comparar experiências Facilita a concorrência, o que possibilita descontos significativos Benefícios do CE (cont.)

11 © 2004 by Pearson Education 46 Benefícios para a sociedade Permite a mais pessoas trabalhar em casa e a viajar menos para fazer compras, o que reduz o tráfego nas estradas e ruas, e portanto a poluição do ar Permite que algumas mercadorias sejam vendidas a preços mais baixos, beneficiando pessoas mais pobres Permite que pessoas de países menos desenvolvidos ou em áreas rurais recebam produtos e serviços aos quais poderiam não ter acesso Facilita o fornecimento de serviços públicos a um custo reduzido, aumenta a eficácia e/ou melhora a qualidade Benefícios do CE (cont.)

12 © 2004 by Pearson Education 47 Limitações do CE Limitações técnicas Faltam padrões uiversalmente aceitos para qualidade, segurança e confiabilidade A largura de banda das telecomunicações pode ser insuficiente As ferramentas de desenvolvimento de software ainda estão em evolução Há dificuldades na integração do software de Internet e de CE com determinadas aplicações e bancos de dados (especialmente de sistemas herdados) Há necessidade de servidores especiais para a Web além dos servidores de rede (o que representa maior custo) O acesso à Internet ainda é caro ou não tão simples Ver pag 15

13 © 2004 by Pearson Education 48 A revolução digital e o impacto econômico do CE Na revolução digital a economia se baseia em tecnologias digitais como: Redes de comunicações digitais Computadores Software Outras tecnologias de informação relacionadas Também chamada de: Economia da Internet Nova economia Economia Web

14 © 2004 by Pearson Education 49 As redes digitais e as infra-estruturas de comunicação fornecem uma plataforma global sobre as quais pessoas e organizações: Interagem Comunicam-se Colaboram Buscam informações A revolução digital e o impacto econômico do CE (cont.)

15 © 2004 by Pearson Education 50 A plataforma global inclui estas características: Uma vasta gama de produtos digitalizáveis (BD, notícias, informações, tv, filmes, jogos) Consumidores e empresas efetuam transações financeiras digitalmente através de celulares e computadores em redes. Microprocessadores e dispositivos de redes estão embutidos em produtos físicos (eletrodomésticos e automóveis) A revolução digital e o impacto econômico do CE (cont.)

16 © 2004 by Pearson Education 51 A expressão economia digital também se refere à convergência de tecnologias de computação e comunicação na Internet e em outras redes, a qual resulta em um fluxo de informações e tecnologia que estimula o e-commerce e as grandes modificações organizacionais A revolução digital e o impacto econômico do CE (cont.)

17 © 2004 by Pearson Education 52 Essa convergência permite que todo tipo de informação (dados, áudio, vídeo etc.) seja armazenado, processado e transmitido através de redes para diversas partes do mundo Os sistemas de CE baseados na Web estão acelerando a revolução digital ao oferecer vantagem competitiva às empresas A revolução digital e o impacto econômico do CE (cont.)

18 © 2004 by Pearson Education 53 A economia dos sistemas digitais Alcance versus riqueza Um impacto econômico do CE é o equilíbrio entre o número de clientes que uma empresa pode ter (chamado de alcance) e a quantidade de interação e serviços de informação que podem fornecer a esses clientes (chamado de riqueza)

19 © 2004 by Pearson Education 54 Quadro 1.5 Curva de custo de produtos normais e digitais

20 © 2004 by Pearson Education 55 Quadro 1.7 Alcance versus riqueza

21 © 2004 by Pearson Education 56 Contribuição do CE para as organizações O novo mundo dos negócios Pressões de negócios Respostas organizacionais O papel da tecnologia da informação (incluindo o comércio eletrônico)

22 © 2004 by Pearson Education 57 Pressões de negócios O termo ambiente de negócios refere-se às ações sociais, econômicas, legais, tecnológicas e políticas que afetam as atividades comerciais As pressões de negócios são aqui divididas em categorias: Mercadológicas (econômicas) Sociais Tecnológicas

23 © 2004 by Pearson Education 58 Quadro 1.8 As pressões de negócios e o papel do CE

24 © 2004 by Pearson Education 59 Respostas organizacionais Sistemas estratégicos Dão vantagens estratégicas às organizações, permitindo-lhes: Aumentar sua participação de mercado Negociar melhor com seus fornecedores Evitar que os concorrentes entrem em seu território

25 © 2004 by Pearson Education 60 Respostas organizacionais (cont.) Esforços contínuos para melhorias Muitas empresas desenvolvem contiuamente programas para melhorar: A produtividade A qualidade (TQM) O serviço de atendimento ao cliente (CRM) Reengenharia de processos de negócios (BPR) Fortes pressões de negócios podem exigir uma mudança radical, denominada reengenharia de processos de negócios (business process reengineering - BPR)

26 © 2004 by Pearson Education 61 Alianças de negócios Alianças com outras empresas, mesmo que sejam concorrentes, podem ser benéficas p.207 Corporação virtual joint-venture temporária apoiada pela tecnologia Organização especial para uma missão específica Prazo limitado Mercados eletrônicos Otimizam a eficiência dos mercados Permitem que seus membros compitam globalmente Requerem a colaboração de várias empresas, inclusive concorrentes Respostas organizacionais (cont.)

27 © 2004 by Pearson Education 62 Redução no ciclo e no time-to-market Redução do ciclo redução do tempo que uma empresa leva para completar determinada atividade produtiva do início ao fim Muito importante para aumentar a produtividade e a competitividade Aplicações de extranet aceleram os passos no processo de desenvolvimento, teste e implantação de um produto ou serviço Respostas organizacionais (cont.)

28 © 2004 by Pearson Education 63 Empowerment de funcionários e trabalho colaborativo Capacitar funcionários para agir e tomar decisões por si próprios melhora A produtividade O gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) Profissionais de vendas e atendimento ao cliente capacitados: Agradam os clientes mais rápido Ajudam a aumentar a fidelidade do cliente Respostas organizacionais (cont.)

29 © 2004 by Pearson Education 64 Melhorias na cadeia de suprimento Ajudam a reduzir estoques e atrasos na cadeia de suprimento e a eliminar ineficiências Customização produção de itens customizados em grandes quantidades O problema é como fornecer customização de maneira eficiente O CE é um grande facilitador por permitir que a produção seja acionada assim que o pedido é feito Respostas organizacionais (cont.)

30 © 2004 by Pearson Education 65 Em suma… A tarefa de cada organização é como reunir os componentes que permitirão à organização obter vantagem competitiva usando o CE

31 © 2004 by Pearson Education 66 Em suma… (cont.) O primeiro passo é reunir as redes conectoras corretas A grande maioria do CE é feito em computadores conectados: à Internet a intranets – redes corporativas ou governamentais que utilizam ferramentas de Internet, como browsers e protocolos a extranets – redes que utilizam a Internet para unir várias intranets

32 © 2004 by Pearson Education 67 A principal preocupação das empresas de hoje como se transformar para tomar parte na economia digital Em suma… (cont.)

33 © 2004 by Pearson Education 68 Quadro 1.10 Organizações em rede

34 © 2004 by Pearson Education 69 Ele existe mesmo? Como se deve avaliar a intensidade das pressões de negócios? Por que a área B2B parece tão interessante? Muitas empresas de CE vão à falência como se pode evitar isso? Qual a melhor estratégia para estabelecer o CE? Como transformar nossa organização numa empresa digital? Questões gerenciais


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