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E-commerce de empresa-a-consumidor (B2C) Empresas precisam desenvolver praças de mercado eletrônico atraentes para seduzir seus consumidores e vender.

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4 E-commerce de empresa-a-consumidor (B2C) Empresas precisam desenvolver praças de mercado eletrônico atraentes para seduzir seus consumidores e vender produtos e serviços. Lojas virtuais,catálogos multimídia, suporte etc. E-commerce de empresa-a-empresa (B2B) Envolve mercados eletrônicos e ligações diretas de mercado entre as empresas. Fornecedores,Distribuidores,leilões etc. E-commerce de consumidor-a-consumidor (C2C) Consumidores compram e vendem entre si num processo de leilão.

5 Controle de acesso e segurança Administração de conteúdo Administração do conteúdo de trabalho Perfilando e personalizando Gerenciamento de catálogos Notificação do evento Gerenciamento de busca Pagamento Colaboração e comercio

6 Controle de acesso e segurança Os processos de e-commerce devem estabelecer confiança mútua e acesso seguro entre as partes envolvidas numa transação. Autenticar os usuários, autorização de acesso e reforço das características de segurança. Perfilando e Personalizando Processos de perfilação coletam dados sobre um indivíduo, seu comportamento e suas escolhas na web para construir perfis eletrônicos de suas características e preferências. Perfis são utilizados para recomendações de produtos e propaganda personalizada. Gerenciamento de busca Ajudam os clientes a encontrar o produto ou serviço específico que desejam avaliar ou comprar. Software de administração de conteúdo Auxilia as empresas de e-commerce a desenvolver, gerar, entregar, atualizar e arquivar dados de texto e informações de multimídia na web de e-commerce. Gerenciamento de catálogo Gerar e administrar o conteúdo de catálogo é um importante sub conjunto do gerenciamento de conteúdo e assume a forma de catálogos multimídia de informação do produto. Administração do fluxo de trabalho Auxilia os funcionários a colaborar eletronicamente para realizar trabalho estruturado dentro de processos de negócios que dependem de conhecimento.

7 Notificação de evento Trabalha em conjunto com o software de administração do fluxo de trabalho para monitorar todos os processos de e- commerce e registrar todos os eventos relacionados. Colaboração e Comércio Uma e-business focalizada no cliente utiliza ferramentas como , sistemas debate-papo e grupos de discussão para promoveras comunidades de interesse on-line entre os funcionários e clientes para ampliar o atendimento ao consumidor e fortalecer a fidelidade do cliente no e-commerce. A colaboração básica entre empresas parceiras de negócios no e-commerce pode também ser fornecida por meio de serviços de comércio que usam a Internet

8 Benefícios para as organizações Expansão do mercado e interatividade obtenção de clientes, fornecedores e parceiros em âmbito nacional e internacional com dispêndio mínimo de capital. Redução de Custo significativo Diminuição (ou corte) de custos de criação, processamento, distribuição, armazenamento e recuperação de informações registradas em papel. Benefícios para os consumidores Conveniência Velocidade custo. Benefícios para a sociedade Melhoria no padrão de vida Melhoria na oferta de serviços públicos

9 Corte de Despesas Um banco gasta 1,08 dólar para efetuar uma simples transação numa agência. Na Web, a mesma transação custa algo entre 0,02 e 0,10 dólar. O custo de emissão e processamento de uma passagem aérea na Web é de 1 dólar. Já em um sistema físico o custo seria de 8 dólares. Cada transação para processar o pedido de um eletrodoméstico ou outros itens caros custa a um varejista tradicional de 12 a 20 dólares; vender pela Internet reduz esse custo a apenas 2 dólares. Um fornecedor paga entre 3 e 15 dólares para atender um pedido de serviço. Se os próprios clientes realizam a operação o custo caia até 1 dólar. O custo administrativo para enviar um conta (fatura) é de 1,60 dólar. Esse valor pode cair pela metade se as contas for em enviadas eletronicamente.

10 LIMITAÇÕES TECNOLÓGICASLIMITAÇÕES NÃO-TECNOLÓGICAS Não existe um conjunto de padrões de qualidade, segurança e confiança. A banda de telecomunicações é insuficiente. Leis nacionais e internacionais As ferramentas de desenvolvimento de software ainda estão em evolução. Dificuldade na Integração do software de Internet e de CE com determinadas aplicações e bases de dados (sistemas legados) Necessidade de servidores especiais para a Web (custo alto) Acesso à Internet ainda é caro. Segurança Leis nacionais e internacionais Alguns consumidores gostam de provar / tocar os produtos e senti-los Limitação no númerode vendedores e compradores para se estabelecerem operações lucrativas.

11 Orvis Company Para atrair clientes ao seu site e encorajá-los a comprar,adicionou imagens 3-D para exibir produtos avançados em seu catálogo de rede. Resultado: crescimento das vendas on-line. Supergo Bike Company Adicionou um meio de recomendação personalizada de produtos. Resultado: obteve um aumento de 27% em suas vendas on-line. Confort Living Adicionou um meio de controle de buscas em sua loja virtual para atender às reclamações dos clientes. Resultado: crescimento nas vendas dos produtos acrescentados pela avaliação dos relatórios das solicitações de busca de produtos.

12 Segurança e Confiabilidade Relações Comunitárias Atenção Pessoal Propaganda e Incentivos Aparência e Impressão Desempenho e Serviço Seleção e Valor

13 Definição do modelo e estratégia eficaz de comércio eletrônico Três componentes básicos de modelos mais bem-sucedidos de e-commerce Conteúdo Útil, preciso e no momento exato Comércio Informações e serviços anunciados on-line. Comunidade Construir uma comunidade fiel

14 Mudança no sistema de distribuição

15 Integração dos novos sistemas de processamento de pedidos baseados na Internet com o controle de estoques tradicionais.

16 Fazer análise de mercado para desenvolvimento de um portal de negócios utilizando os seguintes elementos: Definir: Nome do portal Produto a ser oferecido Design para a sua apresentação Título da campanha Arte de envio de marketing Para envio ao mercado Público alvo Ações de marketing Desenvolver um modelo de Business plan

17 1. Resumo Executivo 2. O Produto/Serviço 2.1 Características 2.2 Diferencial tecnológico 2.3 Pesquisa e desenvolvimento 3. O Mercado 3.1 Clientes 3.2 Concorrentes 3.3 Fornecedores 3.4 Participação no Mercado 4. Capacidade Empresarial 4.1 Empresa Definição da Empresa Missão Estrutura Organizacional Parceiros 4.2 Empreendedores Perfil Individual dos Sócios (Formação/Qualificações) 5. Estratégia de Negócio 5.1 Ameaças e Oportunidades 5.2 Pontos fortes e fracos 5.3 Objetivos 5.4 Estratégias 6. Plano de marketing 6.1 Estratégias de Vendas 6.2 Diferencial Competitivo do produto 6.3 Distribuição 6.4 Política de preços 6.5 Projeção de vendas 6.6 Serviços Pós-venda e Garantia 7. Planejamento e Desenvolvimento do Projeto 7.1 Estágio atual 7.2 Cronograma 7.3 Gestão das Contingências 8. Plano Financeiro 8.1 Investimento Inicial 8.2 Receitas 8.3 Custos e Despesas 8.4 Fluxo de caixa 8.5 Demonstrativo de Resultados / Lucratividade Prevista 8.6 Ponto de Equilíbrio 8.7 Balanço Patrimonial 9.Anexos

18 Dalton Quadros


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