A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Comércio Eletrônico e Internet LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Comércio Eletrônico e Internet LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Comércio Eletrônico e Internet LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Pretince Hall, p OBRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. São Paulo: Saraiva, p Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho

2 A Internet e os Negócios Há uma grande mudança na tecnologia da informação cuja importância os executivos, acadêmicos e tecnólogos concordam com unanimidade. É o crescimento explosivo da Internet e das tecnologias e aplicativos afins e seu impacto nos negócios, sociedade e sobre a própria tecnologia da informação. A internet está mudando o modo como as empresas são operadas e as pessoas trabalham e como a tecnologia da informação apóia as operações empresariais e as atividades de trabalho do usuário final. A internet se tornou uma plataforma vital de telecomunicações para comunicações eletrônicas e para a colaboração e o comércio eletrônico entre empresas e seus funcionários, clientes, fornecedores e parceiros comerciais.

3 A Internet e os Negócios Sites comerciais na Internet se tornaram casas de compensação para a troca interativa de informações por , sistemas de chat, fóruns de discussão e edição de multimídias. Os sites das empresas também funcionam como pontos de atacado e varejo eletrônico para compra e venda de uma ampla variedade de produtos e serviços. A internet e as redes similares a ela têm se tornado a principal infra- estrutura de tecnologia da informação no apoio às operações de muitas organizações.

4 A Internet e os Negócios

5 Globalização e Tecnologia da Informação Estamos vivendo em uma economia globalizada cada vez mais dependente da criação, administração de recursos de informação por redes globais interconectadas como a Internet. As empresas estão se expandindo para mercados globalizados para venderem seus produtos e serviços, utilizando instalações de produção globalizada para fabricar ou montar produtos, levantar dinheiro em mercados mundiais de capital, formando alianças com parceiros globais e competindo com concorrentes por clientes de toda parte do planeta.

6 Globalização e Tecnologia da Informação A internet e as redes são o sistema nervoso central das companhias globalizadas. O empreendimento global interconectado de hoje pode explorar coletivamente muitos nichos de mercado nacionais que seriam pequenos demais para serem atendidos por uma companhia nacional isolada.

7 Comércio Eletrônico e Internet Comércio Eletrônico engloba o processo online inteiro: Marketing – Venda – Entrega – Atendimento – Pagamento Para Laudon & Laudon (2007): Comércio eletrônico (ou e-commerce) refere-se ao uso da internet e da Web para conduzir negócios. Diz respeito às transações comerciais realizadas digitalmente entre organizações e indivíduos ou entre duas ou mais organizações. Transações comerciais envolvem a saída de valores (por exemplo, dinheiro) das fronteiras individuais ou organizacionais em troca de produtos e serviços.

8 Comércio Eletrônico e Internet O Comércio Eletrônico começou em 1995 quando o Netscape.com aceitou os primeiros anúncios de grandes corporações e popularizou a idéia de que a Web poderia ser usada como uma nova mídia para a publicidade e vendas.

9 Comércio Eletrônico e Internet Por que o comércio eletrônico vem crescendo tão rapidamente? A resposta reside na natureza singular da Internet e a Web. As tecnologias da Internet e do comércio eletrônico são muitos mais versáteis e poderosas que as revoluções tecnológicas precedentes.

10 Comércio Eletrônico e Internet

11

12

13

14

15 CE: mercados digitais A Internet diminui a assimetria de informação; Os mercados digitais são mais transparentes que os tradicionais; São mais flexíveis e eficientes: operam com custos e busca e transação reduzidos; Pode ocasionar um atraso no desfrute da mercadoria; Desintermediação: Os mercados digitais abrem mais oportunidades de venda direta ao cliente, driblando intermediários como distribuidores ou lojas de varejo.

16 CE: mercados digitais

17

18 CE: mercadorias digitais Mercadorias que podem ser fornecidas por meio de uma rede digital; Faixas de música, vídeos, softwares, cursos, revistas, livros... O custo marginal de produzir outra unidade de uma mercadoria digital é praticamente zero.

19 Modelos de Negócios de Internet O resultado final dessas mudanças na economia da informação é praticamente uma revolução no comércio, com muitos novos modelos de negócios aparecendo e muitos velhos modelos inviabilizando-se.

20 Modelos de Negócios de Internet

21 Comunicação e comunidade Alguns dos novos modelos de negócio tiram proveito dos abundantes recursos de comunicação da Internet. A Internet tem criado comunidades on-line nas quais pessoas com interesses semelhantes situadas em localidades diferentes podem trocar idéias. Essas comunidades: Estão servindo de fundações para novas empresas; Oferecem a clientes corporativos meios para atingir clientes-alvo, inclusive com banner de propaganda em seus sites.

22 Conteúdo digital, entretenimento e serviços A possibilidade de oferecer conteúdo digital pela Web vem criando novas alternativas à imprensa tradicional e à mídia radiofônica e televisiva. Versões digitais de comunicações impressas, periódicos online, entretenimento em formato digital, jogos... Antecipação de programas, entrevistas, clipes, trailers... Sites para ouvir e baixar músicas...

23 Categorias básicas do Comércio Eletrônico Comércio Empresa-Consumidor (B2C) As empresas precisam desenvolver praças de mercado eletrônico atraentes para seduzir e vender produtos e serviços aos consumidores Sites em multimídias Fachadas de lojas virtuais e centros comerciais virtuais Processamento interativo de pedidos Sistemas seguros de pagamento eletrônico

24 Categorias básicas do Comércio Eletrônico Comércio Empresa-Empresa (B2B) Envolve mercados comerciais eletrônicos e ligações diretas de mercado entre empresas. Intercâmbio eletrônico de dados (EDI) para troca direta computador-a- computador de documentos de transações comerciais com seus clientes e fornecedores


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Comércio Eletrônico e Internet LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google