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9.1 © 2007 by Prentice Hall Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais.

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1 9.1 © 2007 by Prentice Hall Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais

2 9.2 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais OBJETIVOS DE ESTUDO Descrever as características distintivas do comércio eletrônico, dos mercados digitais e das mercadorias digitais Analisar como a tecnologia de Internet vem alterando as proposições de valores e os modelos de negócio Descrever os vários tipos de comércio eletrônico e como ele vem mudando o varejo e as transações entre empresas

3 9.3 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais OBJETIVOS DE ESTUDO (continuação) Avaliar o papel do m-commerce nos negócios e descrever as aplicações de m-commerce mais importantes Comparar os principais sistemas de pagamento usados no comércio eletrônico

4 9.4 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Um Banho de Loja nos Sites da Gap Problema: Concorrência pesada, site difícil de usar Soluções: Ajudar o canal de vendas na Web e reprojetar o site usando software personalizado para oferecer uma experiência de compra on-line incomparável Novo site Web rodando em software proprietário, feito sob medida, aumenta as vendas e adiciona flexibilidade Demonstra o papel da TI em obter vantagem em um setor competitivo Ilustra a tecnologia digital como o principal fator no comércio moderno

5 9.5 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Que experiências você teve com compras on-line? Descreva uma boa experiência. O que você apreciou na loja on-line utilizada? Descreva uma experiência ruim. Que problemas você teve com a loja on-line? Que características tornam uma loja on-line mais atraente? E menos atraente? Sessão Interativa: Gap Um Banho de Loja nos Sites da Gap

6 9.6 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Comércio Eletrônico e Internet O Comércio Eletrônico Hoje Comércio eletrônico (e-commerce): uso da Internet e da Web para conduzir negócios; transações comerciais realizadas digitalmente Começou em 1995 e cresceu exponencialmente; continua crescendo a uma taxa annual de 25 por cento Empresas que sobreviveram ao estouro da bolha ponto- com e agora prosperam A revolução do comércio eletrônico ainda está em seus estágios iniciais

7 9.7 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Figura 9.1 O faturamento do varejo eletrônico vem crescendo exponencialmente desde 1995 e apenas recentemente desacelerou para um crescimento anual, ainda muito rápido, de 25 por cento, taxa que provavelmente permanecerá até O Crescimento do Comércio Eletrônico Comércio Eletrônico e Internet

8 9.8 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Por Que o Comércio Eletrônico É Diferente Ubiqüidade (marketplace, custos de transação) Alcance global Padrões universais (custos de entrada no mercado, custos de busca) Riqueza Interatividade Densidade da informação (transparência de preços, transparência de custos, discriminação de preços) Personalização/Customização Comércio Eletrônico e Internet

9 9.9 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Figura 9.4 As empresas podem criar páginas Web exclusivas e personalizadas que apresentam conteúdo ou anúncios de produtos e serviços de especial interesse para clientes individuais, aprimorando a experiência deles e criando valor adicional. Personalização do Site Comércio Eletrônico e Internet

10 9.10 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Conceitos-chave no Comércio Eletrônico: Mercados Digitais e Mercadorias Digitais Simetria da informação Custos de menu Determinação dinâmica de preços Desintermediação Comércio Eletrônico e Internet

11 9.11 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Mercadorias digitais: fornecidas através de uma rede digital Modelos de negócios de Internet Comunicação e comunidade (banners de propaganda, anúncios pop-up, redes de relacionamento social) Conteúdo digital, entretenimento e serviços (podcasting, sindicalizadores) Comércio Eletrônico e Internet Conceitos-chave no Comércio Eletrônico: Mercados Digitais e Mercadorias Digitais

12 9.12 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Categorias do Comércio Eletrônico Comércio Eletrônico Comércio eletrônico empresa-consumidor (B2C) Comércio eletrônico empresa-empresa (B2B) Comércio eletrônico consumidor-consumidor (C2C) Comércio móvel (m-commerce)

13 9.13 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Conquistando Intimidade com o Cliente: Marketing Interativo, Personalização e Auto-atendimento Marketing interativo e personalização Rastreamento de cliques Filtragem colaborativa Blogs Auto-atendimento do cliente Comércio Eletrônico

14 9.14 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Blogs: uma Comunicação Orgânica para a Stonyfield Farm Leia a seção Pessoas em Destaque e então discuta as seguintes questões: Quais são o modelo de negócios e a estratégia de negócios da Stonyfield Farm? Quais os problemas e desafios enfrentados pela empresa? Como os blogs ajudam a empresa a resolver esses problemas e concorrer em seu setor? Em que medida essa solução é apropriada? Explique sua resposta. Comércio Eletrônico

15 9.15 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Comércio Eletrônico Empresa-Empresa: Novos Relacionamentos e Eficiências Troca Eletrônica de Dados (EDI) Procurement/E-procurement Redes setoriais privadas Bolsas privadas E-marketplaces Bolsas Comércio Eletrônico

16 9.16 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Figura 9.5 Troca Eletrônica de Dados (EDI) Comércio Eletrônico As empresas usam a EDI para automatizar transações de comércio eletrônico B2B e para reposição contínua de estoque. Os fornecedores podem enviar automaticamente dados sobre encomendas às empresas compradoras. Estas, por sua vez, podem usar a EDI para transmitir aos fornecedores dados de pagamento e solicitações de estoque e produção.

17 9.17 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Serviços e Aplicações de M-commerce Pagamento de contas móvel Conteúdo e produtos Serviços bancários e financeiros Publicidade sem fio Serviços baseados em localização Jogos e entretenimento M-commerce

18 9.18 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Sessão Interativa: M-Commerce Que tipos de serviços de m-commerce seu provedor de telefonia celular oferece? Quais desses serviços você utiliza? Que tipos de transações você realiza através de seu telefone celular ou outro dispositivo sem fio? Que tipos de transações você gostaria de realizar, mas não estão atualmente disponíveis? Qual é sua opinião a respeito da publicidade sem fio e do marketing móvel? M-commerce

19 9.19 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Figura 9.9 Personalização para o Cliente Graças à Ubiqüidade da Internet M-commerce Empresas podem usar equipamentos móveis sem fio para entregar novos serviços de valor agregado diretamente a clientes a qualquer hora e lugar, ampliando a personalização e aprofundando seus relacionamentos.

20 9.20 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Limitações de dados Tamanho da tela Serviço de banda larga 3G Portais sem fio (portais móveis) Acessando Informações a Partir da Web Sem Fio M-commerce

21 9.21 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Desafios do M-commerce Inconveniência de teclados e telas Velocidades de transferência de dados Custos Memória e bateria limitada Conteúdo M-commerce

22 9.22 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Tipos de Sistemas de Pagamento Eletrônico Sistemas de Pagamento no Comércio Eletrônico Sistemas digitais de pagamento por cartão de crédito Carteiras digitais Micropagamento Sistemas de pagamento digital de saldo devedor acumulado Sistemas de pagamento de valor pré-armazenado Dinheiro digital Sistemas peer-to-peer (P2P) Cheques digitais Sistemas eletrônicos de apresentação e pagamento de faturas

23 9.23 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Sistemas de Pagamento Digital para M-commerce As compras do m-commerce geralmente envolvem micropagamentos Os sistemas de micropagamentos são bem- sucedidos na Europa e na Ásia Modelo de quintal privativo Interoperabilidade Sistema de pagamento universal de m-commerce Sistemas de Pagamento no Comércio Eletrônico

24 9.24 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 9 Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Será que a NTT DoCoMo Consegue Transformar Celular em Cartão de Crédito? Leia a seção Organizações em Destaque e então discuta as seguintes questões: Qual o problema enfrentado pela DoCoMo? Qual estratégia a empresa escolheu para solucioná-lo? É uma boa estratégia? Por quê? Existem outras estratégias que a empresa deveria ter considerado? Quais forças externas contribuíram para os desafios que a DoCoMo enfrenta? Sistemas de Pagamento no Comércio Eletrônico


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