A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carlos Freire E-commerce. Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital A Internet surgiu há um pouco mais de quinze anos; É uma rede de computadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carlos Freire E-commerce. Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital A Internet surgiu há um pouco mais de quinze anos; É uma rede de computadores."— Transcrição da apresentação:

1 Carlos Freire E-commerce

2 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital A Internet surgiu há um pouco mais de quinze anos; É uma rede de computadores interligados em que indivíduos, empresas e especialistas podem publicar informações que podem ser acessadas por pessoas interessadas ou clientes; A grande novidade para o mundo dos negócios é a possibilidade de disponibilidade e acesso a informações sobre produtos e serviços. Além disso:

3 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital Deixou de existir a separação entre produtor e consumidor;

4 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital Deixou de existir a separação entre produtor e consumidor; Não há mais exclusividade de produção de conteúdo, mídia ou software;

5 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital Deixou de existir a separação entre produtor e consumidor; Não há mais exclusividade de produção de conteúdo, mídia ou software; Não há mais distinção entre informação, entretenimento e relacionamento;

6 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital Deixou de existir a separação entre produtor e consumidor; Não há mais exclusividade de produção de conteúdo, mídia ou software; Não há mais distinção entre informação, entretenimento e relacionamento; O indivíduo é quem decide se consome informação, entretenimento, relacionamento, produtos ou serviços, na hora que desejar e da forma como desejar;

7 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital Deixou de existir a separação entre produtor e consumidor; Não há mais exclusividade de produção de conteúdo, mídia ou software; Não há mais distinção entre informação, entretenimento e relacionamento; O indivíduo é quem decide se consome informação, entretenimento, relacionamento, produtos ou serviços, na hora que desejar e daforma como desejar; A Internet deixou de ser a corporação.com e, por iniciativa das pessoas, passou a ser uma rede de pessoas.

8 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital Junto com a Internet vieram os emails, os sites, as URLs, os Blogs,

9 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital Junto com a Internet vieram os emails, os sites, as URLs, os Blogs, A Internet tornou-se, a princípio, um grande catálogo eletrônico;

10 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital Junto com a Internet vieram os emails, os sites, as URLs, os Blogs, A Internet tornou-se, a princípio, um grande catálogo eletrônico; De repente, sem ninguém esperar as empresas da Internet ( Google, Youtube, Yahoo) passaram a ter um enorme valor de mercado;

11 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital Junto com a Internet vieram os emails, os sites, as URLs, os Blogs, A Internet tornou-se, a princípio, um grande catálogo eletrônico; De repente, sem ninguém esperar as empresas da Internet ( Google, Youtube, Yahoo) passaram a ter um enorme valor de mercado; Blogueiros (?) tinham mais audiência que qualquer jornal impresso ou televisivo;

12 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital Junto com a Internet vieram os emails, os sites, as URLs, os Blogs, A Internet tornou-se, a princípio, um grande catálogo eletrônico; De repente, sem ninguém esperar as empresas da Internet ( Google, Youtube, Yahoo) passaram a ter um enorme valor de mercado; Blogueiros (?) tinham mais audiência que qualquer jornal impresso ou televisivo; E todo mundo passou a não entender nada do que estava acontecendo.

13 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital Nesse período a Internet cresceu assustadoramente e incorporou-se à vida das pessoas de tal forma que é difícil imaginar como se vivia sem ela. Para facilitar o estudo vamos dividí-la em 5 grandes grupos, quais seja: 1.As ferramentas de busca; 2.Os sites e portais; 3.As redes sociais e os blogs; 4.As ferramentas de comunicação; 5.Os mundos virtuais.

14 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital 1.Ferramentas de Busca Com o crescimento das URLs começaram a surgir as ferramentas de busca, que se encarregavam de procurar o que se desejava encontrar; Yahoo!, AltaVista, Bing e Google passaram a ser as principais portas de entrada da Internet; Ou seja, se o indivíduo frequenta um site muitas vezes ele o coloca nos Favoritos, nos outros casos, utiliza uma ferramenta de busca qualquer; Daí a importância do SEO ( Search Engine Optimization) que é a ferramenta que executa as buscas.

15 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital 2. Portais, sites e hotsites A Internet começou com um conjunto de websites, um conjunto de páginas com textos, imagens e hiperlinks que podiam ser acessados e continham um determinado conteúdo; Em seguida, surgiu o conceito de Portal, que tinha como objetivo fixar o indivíduo, dando a ele a impressão de que poderia fazer tudo que precisasse ali; Assim surgiram: UOL, Terra, G1 e tantos outros; Em seguida, unindo-se a tecnologia da web e a tecnologia dos Cartões de Crédito surgiu a possibilidade de compra e venda, o e-commerce.

16 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital 3. Redes Sociais, fóruns e blogs A partir de um determinado momento o internauta deixou de ser espectador e passou a ser o sujeito da internet. Surgiram as redes sociais, os fóruns locais em que os indivíduos podiam gerar seus próprios conteúdos, podiam se relacionar com outras pessoas, se informar, se divertir tudo ao mesmo tempo.

17 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital 4. Ferramentas de Comunicação Outro grande grupo dentro da rede mundial são as ferramentas de comunicação. A princípio o email era o “rei” da comunicação virtual. Em seguida surgiram outras possibilidades: ICQ, MSN, Skype (VOIP). Hoje praticamente todas as ferramentas de busca e mídias sociais permitem a comunicação “online”.

18 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital 5. Mundos Virtuais e jogos online Os jogos on-line, acessados pela Internet, representam um conceito antigo, mas sua capacidade e complexidade foi aumentando de tal forma que eles conseguiram criar verdadeiros mundos virtuais, que incluem comunidades, troca de mensagens e diversas formas de interação entre os jogadores.

19 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital Termos Ligados à Navegação. Navegar. Visita 200. Exibição 400. Visitantes Únicos 150 O valor de veiculação dos portais é baseado no número de visitantes.

20 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital Termos Google. Busca - Palavra- Chave. Resultado – Busca Orgânica. Anúncios Pagos – Links Patrocinados. Google AdWords – Gerencia links patrocinados. Google AdSense – permite que links patrocinados sejam exibidos em seu site. Conjunto de sites AdSense – Rede de Conteúdo. Google Analytics – monitora as visitas ao site. iGoogle – Widgets para páginas de abertura. Google Maps – mapas do mundo todo

21 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital. Widgets e Mashups – Mapas google e Youtube. Crowdsourcing (fonte coletiva)/ Sites colaborativos – O primeiro tem um fim específico e o segundo não (Youtube). Crowdsourcing: www.camiseteria.com.br - você envia estampas de camisetas que são votadas e as primeiras colocadas são produzidas e compradas pelos próprios membros.www.camiseteria.com.br

22 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital. Crowdsourcing InnoCentive – Empresa com problema de desenvolvimento (SEEKER), apresenta um desafio no site, descrição do problema, restrições e oferece premiação para a melhor solução. Os profissionais cadastrados (SOLVERS) apresentam soluções, a empresa analisa, escolhe e paga o prêmio. A InnoCentive conta hoje com 150 mil profissionais cadastrados de 175 países e é utilizada com empresas como Procter& Gamble, Eli Lilly, fundação Rockfeller e outras.

23 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital. Sites de Código Aberto São desenvolvidos em grupo com utilização livre, online. WordPress, excelente plataforma para blogs (www.wordpress.org) Magento, plataforma de e-commerce (www.magentocommerce.org) Wiki, plataforma da Wikipedia (www.wiki.org) V-Tiger, plataforma completa para CRM (www.vtiger.com) PHPBB, plataforma para criação de fóruns (www.phpbb.com) PHPlist, plataforma para criação de newsletter (www.phplist.com) OpenX, software para gerenciamento de banners (www.openx.org) PhpIzabi, plataforma para criação de redes sociais (www.phpizabi.net)

24 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital. Pesquisas A Internet é um dos setores onde as pesquisas são fartas. Você pode encontrar todo tipo de informação e pesquisa, seja qualitativa ou quantitativa. Muitas empresas e instituições tem se dedicado a fazer este trabalho. No Brasil ao CETIC – Comitê Gestor da Internet no Brasil realiza uma pesquisa anual que mostra o perfil do internauta no Brasil www.cetic.br/usuários

25 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital. Marketing Digital Ações estratégicas As campanhas de marketing digital devem ter, pelo menos, 7 ações estratégicas: 1.Marketing de Conteúdo; 2.Marketing nas Mídias Sociais; 3.Marketing Viral; 4.E-mail marketing 5.Publicidade On-line 6.Pesquisa On line 7.Monitoramento

26 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital Vídeo sobre a construção de operações online.

27 Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital “ Nunca subestime a complexidade de um projeto ”


Carregar ppt "Carlos Freire E-commerce. Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital A Internet surgiu há um pouco mais de quinze anos; É uma rede de computadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google