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Determinantes das estruturas
Estruturas de mercado Capa da Obra Determinantes das estruturas Três elementos são fundamentais para determinar as estruturas mercadológicas: a) número de empresas que compõem esse mercado; b) tipo do produto: idênticos ou diferenciados; c) se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
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Determinantes das estruturas
Capa da Obra Determinantes das estruturas a.1) Quanto ao número de empresas, podemos ter: mercados atomizados: representam situações despersonalizadas em que grande quantidade de agentes está presente, ou seja, as decisões de cada um não são captadas pelos outros. Isso acontece em mercados concorrenciais. mercados não atomizados: constituem cenários em que poucos agentes estão presentes, e neste caso alterações comportamentais de qualquer um dos agentes são captadas pelos demais, que procurarão reagir apropriadamente.
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Determinantes das estruturas
Capa da Obra Determinantes das estruturas b.1) Quanto ao tipo de produto ou serviço, podemos ter: mercados puros: quando há homogeneidade entre os bens objeto das negociações. Dessa forma, os produtos finais/serviços ou fatores de produção presentes nas transações são idênticos ou padronizados (ou seja, são substitutos perfeitos). mercados imperfeitos: ocorrem sempre que as negociações dos produtos finais/serviços ou dos insumos pressuporem estes como diferenciados (ou não homogêneos) quanto à origem, condições de comercialização, qualidade e/ou outros atributos.
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Determinantes das estruturas
Capa da Obra
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1. Concorrência pura e perfeita
Capa da Obra 1. Concorrência pura e perfeita Características do caso de concorrência perfeita livre mobilidade dos agentes; os produtos são homogêneos; transparências de informação (ou informação perfeita e completa); preços determinados pelo mercado.
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1.1 Concorrência pura e perfeita
Capa da Obra 1.1 Concorrência pura e perfeita A rigor, a concorrência pura e perfeita é uma estrutura de mercado utópica, retratando uma hipótese de trabalho. Os mercados reais sempre estarão sujeitos a algum tipo de imperfeição (mercados imperfeitos). Por essa razão, é mais comum tratarmos de maior ou menor concorrência. Exemplos mais próximos da concorrência: contexto de produtos agrícolas; bolsas de valores; mercado de trabalho de mão-de-obra não especializada.
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Conceito e desdobramentos
Capa da Obra 2. Monopólio Conceito e desdobramentos O monopólio é o extremo oposto da concorrência. É também um mercado bem difícil de se encontrar, já que é complexo conceber um produto final/serviço para o qual não existam substitutos. Logo, coloca-se o monopólio como a estrutura mercadológica em que um único vendedor é o responsável pela transação de um produto final ou pela prestação de um serviço para o qual não exista um bom substituto.
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Observações: 2.1 Monopólio Conceito e desdobramentos
Capa da Obra 2.1 Monopólio Conceito e desdobramentos Observações: governos repudiam o aparecimento ou a existência de monopólios (defesa da concorrência); o monopolista fixa o preço do bem a ser transacionado, ou a quantidade destinada à comercialização (maior poder econômico); o monopolista, contrariamente à concorrência, pode auferir lucros mesmo em longo prazo, já que há condições de evitar a entrada de concorrentes potenciais (maiores lucros).
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Condições de existência do monopólio
Capa da Obra 2.2 Monopólio Condições de existência do monopólio A viabilização de uma estrutura monopolista pressupõe que existam barreiras ou obstáculos que impeçam a entrada de concorrentes potenciais. As bases para estabelecimento dessas barreiras são de várias ordens: tecnológicas; legais e institucionais (domínio ou controle da fonte supridora de matéria-prima, direitos autorais, marcas registradas, patentes, concessões); outras (dimensão do mercado, domínio global dos canais de distribuição de um produto tanto pelos atacadistas como pelos varejistas).
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Vantagens e desvantagens do monopólio
Capa da Obra 2.3 Monopólio Vantagens e desvantagens do monopólio Vantagens Produção em larga escala – redução de custos. Desvantagens Possibilidade de ineficiência da firma monopolista e falta de estímulo para melhoria de métodos produtivos; Limitação imposta aos consumidores quanto à oportunidade de compra e escolha; preços abusivos levam a lucros elevados.
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3. Oligopólio Conceitos e categorias
Capa da Obra 3. Oligopólio Conceitos e categorias O oligopólio, uma extensão do monopólio, representa uma estrutura mercadológica não atomizada, ou seja, incorpora reduzido número de agentes vendedores, concorrentes rivais entre si. Ou seja, existe interdependência mútua e incerteza quanto aos eventuais procedimentos desses agentes, que são responsáveis ao menos pela maior parte da produção comercializada.
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Vantagens e desvantagens dos oligopólios
Capa da Obra 3.1 Oligopólio Vantagens e desvantagens dos oligopólios Vantagens Os patamares de preços podem permanecer estáveis; empresas tecnologicamente progressistas, que ofertam melhores produtos aos consumidores. Desvantagem certo grau de controle dos preços (formação de cartéis – conluios).
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4. Monopsônio 5. Oligopsônio
Capa da Obra 4. Monopsônio A estrutura mercadológica do monopsônio diz respeito ao caso em que existe um único agente comprador de um recurso produtivo/insumo/fator de produção homogêneo (padronizado, sem substitutos). Neste caso, o agente concentrará em si a totalidade da aquisição do insumo e, geralmente, se defrontará com um grande número de ofertantes. 5. Oligopsônio Extensão do monopsônio, a estrutura mercadológica do oligopsônio corresponde ao caso em que dois ou pouco mais de compradores, concorrentes rivais entre si, concentram a aquisição do bem.
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6. Concorrência monopolística Aspectos relevantes
Capa da Obra 6. Concorrência monopolística Aspectos relevantes Situada entre a concorrência e o monopólio, é uma estrutura de mercado atomizada com produtos finais/serviços não homogêneos, porém substitutos próximos ainda que não perfeitos. Prevalece nessa estrutura a livre mobilidade dos agentes. A competição entre os vendedores pode ser feita através da promoção de vendas, ou ainda da variação da qualidade do produto.
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Concentração e desconcentração
Capa da Obra Concentração e desconcentração Existem ao menos dois mecanismos para avaliar se um mercado é concentrado ou não. Regra prática baseada em dados de faturamento ou receitas: Neste caso, podemos calcular o grau de concentração da seguinte forma: Faturamento das Grau de Concentração = maiores empresas do setor Faturamento total do setor
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Concentração e desconcentração
Capa da Obra Concentração e desconcentração As possibilidades seriam: - próximo de 100% segmento concentrado (monopólio) - próximo de 0% segmento de baixa concentração (maior grau de concorrência) Ou ainda: - abaixo de 40% mercado concorrencial (competitivo) - acima de 60% setor mais concentrado
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IHH = (p1)² + (p2)² + ... + (pn)²
Capa da Obra 7.13 Concentração e desconcentração Outra alternativa consiste na construção do Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH), na qual se ordenam as firmas de acordo com sua participação no setor (pi), e calcula-se o índice da seguinte forma: IHH = (p1)² + (p2)² (pn)² Possibilidades: - IHH > 1.800, o mercado é concentrado - IHH < 1.000, o mercado é altamente competitivo.
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