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Determinantes das estruturas

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Apresentação em tema: "Determinantes das estruturas"— Transcrição da apresentação:

1 Determinantes das estruturas
Estruturas de mercado Capa da Obra Determinantes das estruturas Três elementos são fundamentais para determinar as estruturas mercadológicas: a) número de empresas que compõem esse mercado; b) tipo do produto: idênticos ou diferenciados; c) se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

2 Determinantes das estruturas
Capa da Obra Determinantes das estruturas a.1) Quanto ao número de empresas, podemos ter:  mercados atomizados: representam situações despersonalizadas em que grande quantidade de agentes está presente, ou seja, as decisões de cada um não são captadas pelos outros. Isso acontece em mercados concorrenciais.  mercados não atomizados: constituem cenários em que poucos agentes estão presentes, e neste caso alterações comportamentais de qualquer um dos agentes são captadas pelos demais, que procurarão reagir apropriadamente.

3 Determinantes das estruturas
Capa da Obra Determinantes das estruturas b.1) Quanto ao tipo de produto ou serviço, podemos ter:  mercados puros: quando há homogeneidade entre os bens objeto das negociações. Dessa forma, os produtos finais/serviços ou fatores de produção presentes nas transações são idênticos ou padronizados (ou seja, são substitutos perfeitos).  mercados imperfeitos: ocorrem sempre que as negociações dos produtos finais/serviços ou dos insumos pressuporem estes como diferenciados (ou não homogêneos) quanto à origem, condições de comercialização, qualidade e/ou outros atributos.

4 Determinantes das estruturas
Capa da Obra

5 1. Concorrência pura e perfeita
Capa da Obra 1. Concorrência pura e perfeita Características do caso de concorrência perfeita  livre mobilidade dos agentes;  os produtos são homogêneos;  transparências de informação (ou informação perfeita e completa);  preços determinados pelo mercado.

6 1.1 Concorrência pura e perfeita
Capa da Obra 1.1 Concorrência pura e perfeita A rigor, a concorrência pura e perfeita é uma estrutura de mercado utópica, retratando uma hipótese de trabalho. Os mercados reais sempre estarão sujeitos a algum tipo de imperfeição (mercados imperfeitos). Por essa razão, é mais comum tratarmos de maior ou menor concorrência. Exemplos mais próximos da concorrência: contexto de produtos agrícolas; bolsas de valores;  mercado de trabalho de mão-de-obra não especializada.

7 Conceito e desdobramentos
Capa da Obra 2. Monopólio Conceito e desdobramentos O monopólio é o extremo oposto da concorrência. É também um mercado bem difícil de se encontrar, já que é complexo conceber um produto final/serviço para o qual não existam substitutos. Logo, coloca-se o monopólio como a estrutura mercadológica em que um único vendedor é o responsável pela transação de um produto final ou pela prestação de um serviço para o qual não exista um bom substituto.

8 Observações: 2.1 Monopólio Conceito e desdobramentos
Capa da Obra 2.1 Monopólio Conceito e desdobramentos Observações:  governos repudiam o aparecimento ou a existência de monopólios (defesa da concorrência);  o monopolista fixa o preço do bem a ser transacionado, ou a quantidade destinada à comercialização (maior poder econômico);  o monopolista, contrariamente à concorrência, pode auferir lucros mesmo em longo prazo, já que há condições de evitar a entrada de concorrentes potenciais (maiores lucros).

9 Condições de existência do monopólio
Capa da Obra 2.2 Monopólio Condições de existência do monopólio A viabilização de uma estrutura monopolista pressupõe que existam barreiras ou obstáculos que impeçam a entrada de concorrentes potenciais. As bases para estabelecimento dessas barreiras são de várias ordens:  tecnológicas;  legais e institucionais (domínio ou controle da fonte supridora de matéria-prima, direitos autorais, marcas registradas, patentes, concessões);  outras (dimensão do mercado, domínio global dos canais de distribuição de um produto tanto pelos atacadistas como pelos varejistas).

10 Vantagens e desvantagens do monopólio
Capa da Obra 2.3 Monopólio Vantagens e desvantagens do monopólio Vantagens  Produção em larga escala – redução de custos. Desvantagens  Possibilidade de ineficiência da firma monopolista e falta de estímulo para melhoria de métodos produtivos;  Limitação imposta aos consumidores quanto à oportunidade de compra e escolha;  preços abusivos levam a lucros elevados.

11 3. Oligopólio Conceitos e categorias
Capa da Obra 3. Oligopólio Conceitos e categorias O oligopólio, uma extensão do monopólio, representa uma estrutura mercadológica não atomizada, ou seja, incorpora reduzido número de agentes vendedores, concorrentes rivais entre si. Ou seja, existe interdependência mútua e incerteza quanto aos eventuais procedimentos desses agentes, que são responsáveis ao menos pela maior parte da produção comercializada.

12 Vantagens e desvantagens dos oligopólios
Capa da Obra 3.1 Oligopólio Vantagens e desvantagens dos oligopólios Vantagens  Os patamares de preços podem permanecer estáveis;  empresas tecnologicamente progressistas, que ofertam melhores produtos aos consumidores. Desvantagem  certo grau de controle dos preços (formação de cartéis – conluios).

13 4. Monopsônio 5. Oligopsônio
Capa da Obra 4. Monopsônio A estrutura mercadológica do monopsônio diz respeito ao caso em que existe um único agente comprador de um recurso produtivo/insumo/fator de produção homogêneo (padronizado, sem substitutos). Neste caso, o agente concentrará em si a totalidade da aquisição do insumo e, geralmente, se defrontará com um grande número de ofertantes. 5. Oligopsônio Extensão do monopsônio, a estrutura mercadológica do oligopsônio corresponde ao caso em que dois ou pouco mais de compradores, concorrentes rivais entre si, concentram a aquisição do bem.

14 6. Concorrência monopolística Aspectos relevantes
Capa da Obra 6. Concorrência monopolística Aspectos relevantes Situada entre a concorrência e o monopólio, é uma estrutura de mercado atomizada com produtos finais/serviços não homogêneos, porém substitutos próximos ainda que não perfeitos. Prevalece nessa estrutura a livre mobilidade dos agentes. A competição entre os vendedores pode ser feita através da promoção de vendas, ou ainda da variação da qualidade do produto.

15 Concentração e desconcentração
Capa da Obra Concentração e desconcentração Existem ao menos dois mecanismos para avaliar se um mercado é concentrado ou não. Regra prática baseada em dados de faturamento ou receitas: Neste caso, podemos calcular o grau de concentração da seguinte forma: Faturamento das Grau de Concentração = maiores empresas do setor Faturamento total do setor

16 Concentração e desconcentração
Capa da Obra Concentração e desconcentração As possibilidades seriam: - próximo de 100%  segmento concentrado (monopólio) - próximo de 0%  segmento de baixa concentração (maior grau de concorrência) Ou ainda: - abaixo de 40%  mercado concorrencial (competitivo) - acima de 60%  setor mais concentrado

17 IHH = (p1)² + (p2)² + ... + (pn)²
Capa da Obra 7.13 Concentração e desconcentração Outra alternativa consiste na construção do Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH), na qual se ordenam as firmas de acordo com sua participação no setor (pi), e calcula-se o índice da seguinte forma: IHH = (p1)² + (p2)² (pn)² Possibilidades: - IHH > 1.800, o mercado é concentrado - IHH < 1.000, o mercado é altamente competitivo.


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