A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa Iracema Bacellar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa Iracema Bacellar"— Transcrição da apresentação:

1 Profa Iracema Bacellar
PROJETO INTERDISCIPLINAR: TECENDO POSSIBILIDADES Ciências - 8a série – 2009 Profa Iracema Bacellar MATÉRIA E ENERGIA

2 CORPO = PORÇÃO LIMITADA DA MATÉRIA
CONCEITOS BÁSICOS: CORPO = PORÇÃO LIMITADA DA MATÉRIA

3 OBJETO = CORPO TRABALHADO PARA UMA FINALIDADE

4 ÁTOMOS = UNIDADE DA MATÉRIA
Todas as substâncias são feitas de matéria e a unidade fundamental da matéria é o átomo. O átomo constitui a menor partícula de um elemento. O átomo é composto de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva) e nêutrons (sem carga). Os elétrons (com carga negativa e massa insignificante) revolvem em torno do núcleo em diferentes trajetórias imaginárias chamadas órbitas.

5 Elemento é uma substância feita de átomos de um só tipo.
ELEMENTOS Elemento é uma substância feita de átomos de um só tipo.

6 MOLÉCULA = MENOR PORÇÃO VISÍVEL DE UMA SUBSTÂNCIA
Uma molécula é formada quando átomos do mesmo ou diferentes elementos se combinam. A molécula é a menor partícula de uma substância que pode normalmente existir de maneira independente. Exemplos: Dois átomos de oxigênio se combinam para formar uma molécula de oxigênio [O2]. Um átomo de carbono se combina com dois átomos de oxigênio para formar uma molécula de dióxido de carbono [CO2].

7 SUBSTÂNCIA = DIFERENTES VARIEDADES DA MATÉRIA.

8 SIMPLES- POSSUI UM MESMO TIPO DE ÁTOMO
SUBSTÂNCIAS TIPOS: SIMPLES- POSSUI UM MESMO TIPO DE ÁTOMO EXEMPLOS: OXIGÊNIO, CARBONO, OZÔNIO COMPOSTAS-POSSUI DIFERENTES TIPOS DE ÁTOMOS. (PODE SER DECOMPOSTA EM SUBSTÂNCIAS SIMPLES). EXEMPLOS: DIÓXIDO DE CARBONO, ÁGUA DIÓXIDO DE ENXOFRE.

9 A CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
ANTES DA TEORIA ATOMÍSTICA: TALES = TUDO SE ORIGINA DA ÁGUA E VOLTA A SER ÁGUA ANAXÁGORAS = ELEMENTOS IMUTÁVEIS SEM ESPAÇOS VAZIOS HERÁCLITO, PLATÃO = METAFÍSICOS

10 ALQUIMISTAS PEDRA FILOSOFAL E ELIXIR DA LONGA VIDA
No século XIII, o conceito de quatro elementos primitivos e geradores da natureza (água, fogo, terra e ar), foi substituído pela idéia de que havia apenas três elementos básicos: mercúrio, enxofre e sal.  A alquimia deixou muitas contribuições para a química, como subproduto de seus estudos, dentre elas podemos citar: a pólvora, a porcelana, vários ácidos (ácido sulfúrico), gases (cloro), metais (antimônio), técnicas físico-químicas (destilação, precipitação e sublimação), além de vários equipamentos de laboratório O CONCEITO MAIS IMPORTANTE         A natureza e todos os seus constituintes devem ser respeitados para que a harmonia perfeita possa ser mantida. Esta consciência opõe-se claramente a forma de encarar a natureza até hoje, em que esta deve ser explorada o máximo possível e ainda consideram isto a evolução da humanidade. Voltar às raízes, a ver, sentir e ouvir a natureza, significa incorporar-se a ela, para relembrar o remoto passado quando fazíamos parte dela integralmente.

11 http://upload. wikimedia

12 LEUCIPO DE MILETO E DEMÓCRITO
TEORIA ATOMÍSTICA UMA DESCOBERTA CONDUZINDO A NOVAS DESCOBERTAS... LEUCIPO DE MILETO E DEMÓCRITO ÁTOMOS - PEQUENAS PARTÍCULAS INVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS.

13 EVOLUÇÃO DOS MODELOS DOS ÁTOMOS
1. John Dalton = Esferas maciças invisíveis indivisíveis Fonte: 2.Joseph John Thomson= esfera positiva com cargas negativas incrustadas Fonte:upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb

14 3.Ernest Rutherford Teorizou um novo modelo atômico - o átomo era constituído por um núcleo muito pequeno com carga positiva, onde se concentra toda a massa do átomo e, pelos elétrons de carga negativa que se movimentam a elevada velocidade em redor do núcleo num sistema similar ao planetário. Às cargas positivas existentes no núcleo deu-se o nome de protons.

15 Niels Bohr - Físico dinamarquês.
Estuda o modelo proposto por Rutherford e corrige as falhas encontradas. Modelo atômico de Bohr - O átomo é constituído por uma região central de nome núcleo, onde se encontram as subpartículas de carga positiva - os protons - e as subpartículas neutras - os neutrons. Os neutrons são subpartículas cujo principal papel é darem maior estabilidade aos núcleos, uma vez que diminuem a repulsão entre os prótons. Existe ainda, uma região periférica ao núcleo, denominada de nuvem eletrónica, onde se localizam as subpartículas de carga negativa - os eletrons. Estas subpartículas, de massa muito inferior às outras, encontram-se em movimento em redor do núcleo em órbitas circulares bem definidas e, onde cada órbita apresenta um determinado valor de Energia.

16 ESTADOS FISICOS DA MATERIA

17 MUDANÇAS DE ESTADOS FISICOS DA MATERIA
Fusão - mudança do estado sólido para o líquido.Existem dois tipos de fusão: Gelatinosa - derrete todo por igual; por exemplo o plástico. Cristalina - derrete de fora para dentro; por exemplo o gelo. Vaporização - mudança do estado líquido para o gasoso. Existem três tipos de vaporização: Evaporação - as moléculas da superfície do líquido tornam-se gás em qualquer temperatura. Ebulição - o líquido está na temperatura de ebulição e fica borbulhando, recebendo calor e tornando-se gás. Calefação - o líquido recebe uma grande quantidade de calor em período curto e se torna gás rapidamente. Condensação - mudança de estado gasoso para líquido (inverso da Vaporização). Solidificação - mudança de estado líquido para o estado sólido (inverso da Fusão). Sublimação - um corpo pode ainda passar diretamente do estado sólido para o gasoso. Re-sublimação - mudança direta do estado gasoso para o sólido (inverso da Sublimação).

18 PROPRIEDADES DA MATÉRIA
GERAIS: Extensão: Propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço. O volume mede a extensão de um corpo. O espaço da estante ficou totalmente preenchido pelos livros.

19 Inércia: propriedade que a matéria tem em permanecer na situação em que se encontra, seja em movimento, seja em repouso. Quanto maior for a massa de um corpo, mais difícil alterar seu movimento, e maior a inércia. A massa mede a inércia de um corpo. Fotografia estroboscópica de motorista durante a parada de um carro. Com uma série de instantâneos em intervalos sucessivos de tempo, permite o estudo detalhado do movimento do corpo. Observe a movimentação do motorista e a ação do cinto de segurança.

20 Massa: É uma propriedade relacionada com a quantidade de matéria e é medida geralmente em quilogramas. A massa é a medida da inércia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inércia. Massa e peso são duas coisas diferentes. A massa de um corpo pode ser medida em uma balança. O peso é uma força medida pelos dinamômetros. blog.scudeto.com/.../img/Homem_na_Lua_1.jpg

21 Impenetrabilidade: Dois corpos não podem ocupar, simultaneamente o mesmo lugar no espaço.
O ar existente no interior do copo impede a entrada da água a ponto de molhar o papel.

22 Compressibilidade: propriedade da matéria que consiste em ter volume reduzido quando submetida a determinada pressão.

23 Elasticidade: Propriedade que a matéria tem de retornar seu volume inicial - após cessada a força que causa a compressão.

24 Divisibilidade: Propriedade que a matéria tem se reduzir-se em partículas extremamente pequenas.

25 Indestrutibilidade: A matéria não pode ser criada nem destruída, apenas transformada.
Ao ser queimada a matéria se transforma em gases, fumaça e cinzas.

26 PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA
São as propriedades que variam conforme as substâncias de que a matéria é feita. Cor:  Diferentes materiais apresentam diferentes cores.    As cores características de cada substância

27 Dureza: É definida pela resistência que a superfície oferece quando riscada por outro material. A substância mais dura que se conhece é o diamante, usado para cortar e riscar materiais como o vidro. O papel é mais duro que o grafite, que se desgasta ao ser riscado pelo papel.

28 Brilho: É a propriedade que faz com que os corpos reflitam a luz de modo diferente.
Maleabilidade: Propriedade que permite à matéria ser moldada. Existem materiais maleáveis e não-maleáveis.    Artesanato em madeira e em ferro.

29 Ductilidade: Propriedade que permite transformar materiais em fios
Ductilidade: Propriedade que permite transformar materiais em fios. Um exemplo é o cobre, usado em forma de fios em instalações elétricas e o ferro na fabricação de arames. Por ser um bom condutor de eletricidade, o cobre é usado como fio que conecta os aparelhos as tomadas.

30 Densidade: è também chamada de massa específica de uma substância.
                A diferença na densidade permite que os corpos bóiem - o homem e o iceberg. A água quando congelada aumenta de volume.

31 OUTRAS PROPRIEDADES ESPECÍFICAS
SOLUBILIDADE CONDUTIBILIDADE PERMEABILIDADE ORGANOLÉPTICAS: SABOR ODOR FÍSICAS: PONTO DE FUSÃO PONTO DE EBULIÇÃO

32 O QUE A QUÍMICA E A FÍSICA ESTUDAM?
FÍSICA- ESTUDA OS FENÔMENOS FÍSICOS. SÃO OS QUE NÃO ALTERAM A NATUREZA DA MATÉRIA EX: AS MUDANÇAS DE ESTADO DA MATÉRIA:

33 A QUÍMICA ESTUDA OS FENÔMENOS QUÍMICOS OU REAÇÕES QUÍMICAS.
(ALTERAM A NATUREZA DA MATÉRIA, PRODUZINDO NOVAS SUBSTÂNCIAS). TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS: ENDOTÉRMICAS-PRECISA RECEBER CALOR PARA ACONTECER. EXOTÉRMICAS-LIBERA CALOR EXEMPLOS DE REAÇÕES QUÍMICAS: 1. RESPIRAÇÃO CELULAR C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia

34 2. FOTOSSÍNTESE 6H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6.

35 4 .A COMBUSTÃO DE UMA FITA DE MAGNÉSIO
3 .A COMBUSTÃO DO CARBONO 4 .A COMBUSTÃO DE UMA FITA DE MAGNÉSIO

36 5.ACOMBUSTÃO DO ENXOFRE, DO NITROGÊNIO E AS CHUVAS ÁCIDAS

37 PISTAS QUE INDICAM A OCORRÊNCIA DE UMA REAÇÃO QUÍMICA:
LIBERAÇÃO DE CALOR MUDANÇA DE COR MUDANÇA DE ODOR LIBERAÇÃO DE GÁS ACELERAM AS REAÇÕES QUÍMICAS: CATALIZADORES ENZIMAS CONCENTRAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

38 Fissão nuclear A fissão nuclear significa separar o núcleo dos átomos. Quando isto acontece dá-se uma tremenda reação química libertando grande quantidade de energia luminosa e calorífica. Quando o núcleo do átomo é separado lentamente, a energia gerada pode ser transformada em energia elétrica. Se a fissão nuclear for brusca dá-se uma explosão criando-se assim a bomba atômica.

39 Fusão nuclear Outra forma de energia nuclear é a fusão. A fusão significa juntar pequenos núcleos de forma a constituir um núcleo maior. O sol usa a fusão de átomos de hidrogênio para obter outro composto químico: o hélio. A fusão nuclear liberta luz, calor e radiação.


Carregar ppt "Profa Iracema Bacellar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google