Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Metodologia do Trabalho Científico
João dos Santos Carmo
2
Vias do conhecimento: Senso Comum Arte Religião Filosofia Ciência
3
Conhecimento Científico
O mundo pode ser conhecido – busca de regularidades Conhecimento pode gerar tecnologias Controle e Previsão Replicabilidade Refutabilidade Parcimônia Comunicação/Divulgação
4
Conhecimento Científico
A divulgação do conhecimento científico e o status da ciência Pesquisar e divulgar Pesquisamos o que? Pesquisamos para que? Pesquisamos para quem? A ciência está a serviço de quem? Ciência e Extensão
5
Conhecimento Científico
Ciência como empreendimento humano e, portanto, enviesado por questões políticas, ideológicas e econômicas Ciência e política científica Ciência como prática de vida Ciência como prática sistematizada de produção de conhecimentos e produção de tecnologias Conhecimento científico: provisório e questionador das próprias respostas
6
Conhecimento Científico
Tudo parte de uma pergunta...qualquer pergunta? Tudo parte de um problema...qualquer problema? Tudo parte de um objetivo...qualquer objetivo? Por onde começar um projeto de pesquisa? Relevância e Viabilidade: características cruciais de qualquer proposta de pesquisa
7
Projeto de Pesquisa Pesquisa científica: busca de conhecimento sobre um determinado fenômeno / busca de respostas para uma determinada questão / caminho metodologicamente organizado para se chegar a um dado conhecimento Portanto, metodologia científica envolve as seguintes dimensões: teórico-filosófica; prática (empírica) Projeto de Pesquisa: proposta escrita de investigação de um determinado fenômeno, caracterizada por um caminho metodológico dentro dos cânones científicos
8
Estrutura geral de um Projeto de Pesquisa
Revisão da literatura Problema de pesquisa Justificativa Objetivos (Geral e Específicos) Método (também chamado de metodologia) Resultados esperados Referências Anexos/Apêndices
9
Em busca de uma pergunta (levantamento da literatura)...
Definindo objetivos (resultante do levantamento da literatura)... Caracterizando a pesquisa (classificação ou tipos de pesquisa)
10
Levantamento da Literatura
1. Seleção de palavras-chave (descritores) 2. Busca em bases científicas de dados : Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased) Edubase Education Resources Information Center (ERIC) Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc) Periódicos CAPES Web of Science (inscrição feita por meio de alguma instituição de ensino e pesquisa) Google Scholar
11
Levantamento da Literatura
3. Seleção de textos com base em critérios de inclusão/exclusão 4. Leitura de reconhecimento: resumo – objetivos – conclusão 5. Leitura pontual: importância do arquivamento da leitura 6. Habilidades de leitura de textos acadêmicos 7. O levantamento da literatura apresenta questões em aberto, afirmações/conhecimentos, controvérsias 8. Minha pergunta/dúvida inicial se mantém? Necessita de refinamento?
12
Elaborando Objetivos A importância da operacionalização dos objetivos
Uso de objetivos claros Relação entre objetivo geral e objetivos específicos
13
Tipos de Pesquisa Quanto à natureza: básica; aplicada
Quanto à abordagem do problema: quantitativa; qualitativa; quanti-qualitativa Quanto aos objetivos: exploratória; descritiva; explicativa. Quanto aos procedimentos: bibliográfica; documental; experimental; levantamento; estudo de caso; ex-post-facto; pesquisa-ação; pesquisa participante; etnográfica
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.