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Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.

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1 Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Passos: Análise! Algoritmos! Programação!

2 Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Passos: Análise! Já conheço todas as necessidades/premissas? O que preciso para resolver este problemas? Quais ferramentas? Quais materias? Quais habilidades? Vamos pensar!!!!

3 Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Passos: Análise! OK Algoritmos! Meu Algoritmos é genérico? Ele pode ser utilizado em todas as situações? Eu já testei ele? Quais possíveis bugs/fragilidades ele pode ter?

4 Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Passos: Análise! OK Algoritmos! OK Programação! Mãos na massa!!!

5 Aula 2 Lógica e Algoritmos.
Prof. Luiz

6 Lógica A lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. Sequência Lógica São passos executados até atingir um objetivo ou a solução de um problema. Instruções Um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo. Em informática, é o que indica a um computador uma ação elementar a executar.

7 Algoritmo “Algoritmo é uma sequência de passos que visa atingir um objetivo bem definido.” (Forbellone,1999) “Algoritmo é a descrição de uma sequência de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa.” (Ascencio,1999) No dia-a-dia executamos vários algoritmos.

8 Método para a construção de algoritmos
Compreender completamente o problema a ser resolvido, destacando os pontos mais importantes e os objetos que o compõem; Definir os dados de entrada, ou seja, quais os dados serão fornecidos e quais objetos fazem parte deste cenário- problema; Definir o processamento, ou seja, quais cálculos serão efetuados e quais as restrições para esses cálculos. O processamento é responsável pela transformação dos dados de entrada em dados de saída. Definir os dados de saída, ou seja, quais os dados serão gerados depois do processamento. Construir o algoritmo utilizando alguns dos tipos de algoritmos existentes. Testar o algortimo realizando simulações.

9 Regras para a construção do Algoritmo
Usar somente um verbo por frase; Imaginar que você está desenvolvendo um algoritmo para pessoas que não trabalham com informática; Usar frases curtas e simples; Ser objetivo; Procurar usar palavras que não tenham sentido ambíguo.

10 Fases do algoritmo entrada processamento saída
Primeiramente precisamos dividir o problema apresentado em três fases fundamentais: entrada processamento saída Entrada: são os dados de entrada do algoritmo; Processamento: são os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final; Saída: são os dados já processados.

11 Exemplo Problema: Calcular a média final dos alunos de uma turma. Os alunos realizarão quatro provas: P1, P2, P3 e P4.

12 Exemplo Problema: Calcular a média final dos alunos de uma turma. Os alunos realizarão quatro provas: P1, P2, P3 e P4. Onde: Média Final = P1+ P2 + P3 + P4 4 Para montar o algoritmo, faremos três perguntas: a) Quais são os dados de entrada? b) Qual será o processamento a ser utilizado? c) Quais serão os dados de saída?

13 Exemplo Problema: Calcular a média final dos alunos de uma turma. Os alunos realizarão quatro provas: P1, P2, P3 e P4. Onde: Média Final = P1+ P2 + P3 + P4 4 Para montar o algoritmo, faremos três perguntas: a) Quais são os dados de entrada? R.: Os dados de entrada são P1, P2, P3 e P4. b) Qual será o processamento a ser utilizado? R.: O procedimento será somar todos os dados de entrada e dividi-los por 4. c) Quais serão os dados de saída? R.: O dado de saída será a média final.

14 Cont. exemplo Algoritmo: Receba a nota da prova1
Some todas as notas e divida o resultado por 4 Mostre o resultado da divisão.

15 Tipos de Algoritmos Descrição narrativa: consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, utilizando uma linguagem natural (ex: língua portuguesa), os passos a serem seguidos para a sua resolução; Fluxograma ou Diagrama de blocos: consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, utilizando símbolos gráficos predefinidos, os passos a serem seguidos para a sua resolução; Pseudocódigo ou portugol: consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, por meio de regras predefinidas, os passos a serem seguidos para a sua resolução. E a codificação? O que é?

16 Exemplos de Algoritmos
Fazer um algoritmo para multiplicar dois números. Descrição narrativa: Receba o primeiro número. Receba o segundo número. Multiplique os dois números. Mostre o resultado da multiplicação. Pseudocódigo: Inicio { inteiro n1, n2, m; leia (n1, n2); m = n1 * n2; escreva(“Resultado é: ”, m); }

17 Exemplos de Algoritmos
Fluxograma ou diagrama de blocos: Início n1,n2 M = n1 * n2 M Fim

18 Exemplos de Algoritmos
Fazer um algoritmo para multiplicar dois números. Código em C: #include <stdio.h> int main () { int n1, n2, m; scanf(“%d %d”, n1,n2); m = n1 * n2; printf(“O Resultado é %d ”, m); return 0; }

19 Diagrama de Bloco ou Fluxograma
O diagrama de blocos é uma forma padronizada e eficaz para representar os passos lógicos de um determinado processamento. Podemos definir uma sequência de símbolos, com significado bem definido, portanto, sua principal função é a de facilitar a visualização dos passos de um algoritmo (processamento).

20 Diagrama de Bloco ou Fluxograma
Simbologia Símbolo Função Símbolo utilizado para indicar o início e o fim do algoritmo. Permite indicar o sentido do fluxo de dados. Serve exclusivamente para conectar os símbolos ou blocos existentes. Símbolo utilizado para indicar cálculos e atribuições de valores. Símbolo utilizado para representar a entrada de dados. Símbolo utilizado para representar a saída de dados. Símbolo utilizado pra indicar que deve ser tomada uma decisão, apontando a possibilidade de desvios.

21 Exercícios 1) Identifique os dados de entrada, processamento e saída no algoritmo abaixo: Receba código da peça Receba valor da peça Receba quantidade de peças Calcule o valor total da peça (quantidade * valor da peça) Mostre o código da peça e seu valor total. 2) Faça um algoritmo para mostrar o resultado da divisão de dois números. 3) Faça um algoritmo para calcular a média aritmética de duas notas de um aluno e mostrar sua situação, se a média for maior ou igual a 7, aprovado senão reprovado.

22 Exercícios 4) Faça um algoritmo para ler três números inteiros e calcule a sua média aritmética, também como um número inteiro. 5) Faça um algoritmo que leia um número real R correspondente ao raio de uma circunferência e imprima o seu diâmetro (d = 2 * R), o seu perímetro (P = 2 * pi * R) e a sua área (A = pi * R²).

23 Referência Bibliográfica
FOBERLLONE, André Luiz Villar; EBERSPÄCHER, Henri Frederico. Lógica de programação a construção de algoritmos e estrutura de dados. 3. ed. Makron, 2000. GUIMARÃES, Angelo de Moura; LAGES, Newton Alberto de Castilho. Algoritmos e estruturas de dados. Rio de Janeiro: LTC, 1994. ASCENCIO, Ana Fernanda Gomes; CAMPOS, Edilene Aparecida Veneruchi de. Fundamentos da programação de computadores. 2. ed. Pearson Prentice Hall, 2007.


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