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Criatividade Competitividade

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Apresentação em tema: "Criatividade Competitividade"— Transcrição da apresentação:

1 Criatividade Competitividade
Curso de Especializaçãoem Gestão, Auditoria e Perícia Médica em Saúde Data: Março, 2002 Criatividade Competitividade Ricardo Silveira Machado

2 Criatividade e Competitividade
Todas as pessoas são criativas. Isto é um fato da humanidade. O que faz diferença é o uso que se dá à criatividade.

3 Criatividade e Competitividade
Você sabe que: A Criatividade é um processo de pensamento que ajuda a produzir várias idéias e que a Inovação é a forma prática de aplicar essas mesmas idéias?

4 Criatividade e Competitividade
Você sabe que: A Criatividade é um aspecto fundamental nos dias de hoje, que pode facilitar o acesso ao mundo do trabalho?

5 Criatividade e Competitividade
Você sabe que: Com Criatividade organizamos as coisas e encontramos soluções para os problemas de modo original?

6 Criatividade e Competitividade
Você sabe que: Muitas vezes, a falta de confiança em nós próprios inibe o processo criativo?

7 Criatividade e Competitividade
Você sabe que: A criatividade implica, para além dos 10% de inspiração, 90% de transpiração, em que é preciso muita motivação e persistência.

8 Criatividade e Competitividade
Você sabe que: Todos nós temos potencial de criatividade, mas que é preciso saber explorá-lo e desenvolvê-lo?

9 Criatividade e Competitividade
O que é um problema "Problemas são como ervas daninhas. Quanto mais você as ignora mais elas crescem" Bert Decker

10 Criatividade e Competitividade
Um problema é uma situação perplexa, preocupante, desafiadora. Quase sempre este ponto de vista é porque as pessoas vêem conflito em uma situação que foi denominada problema.

11 Criatividade e Competitividade
Entretanto, os pontos de vista diferem de uma pessoa para outra. Sob outro ângulo, considere um problema como um desafio.

12 Criatividade e Competitividade
"Os problemas existem para serem solucionados criativamente."

13 Criatividade e Competitividade
PENSE DIFERENTE para encontrar novas maneiras de fazer as coisas. Passe a ser mais observador. Não aceite idéias passivamente. Seja pró-ativo. Considere várias alternativas sem contentar-se com apenas uma.

14 Criatividade e Competitividade
Pior do que não ter nenhuma idéia é ter apenas uma idéia na cabeça.

15 Criatividade e Competitividade
Desenvolva sua imaginação, sensibilidade e intelecto. Treine o uso de sua Criatividade. Diferencie-se.

16 Criatividade e Competitividade
Comportamento Criativo. É isto que as empresas estão esperando de todos seus funcionários, fornecedores e clientes.

17 Criatividade e Competitividade
Para estimular a inovação, programas de Criatividade estão proliferando rapidamente em muitas corporações.

18 Criatividade e Competitividade
Não se esqueça de que o que funcionava há dois anos, provavelmente, não funcionará amanhã.

19 Criatividade e Competitividade
Fique alerta para o que está acontecendo. Olhe lá na frente. Identifique as tendências. A observação é o primeiro passo para as mudanças. Enxergue o que os outros apenas vêem e pense uma coisa diferente.

20 Criatividade e Competitividade
Use sua criatividade para reduzir custos nos seu departamento. Questione-se: “de que outra maneira eu posso fazer a mesma coisa mais economicamente ?”

21 Criatividade e Competitividade
Pense diferente para melhorar um produto ou serviço. Crie novos usos para um produto.

22 Criatividade e Competitividade
Apresente uma idéia para simplificar um sistema ou um processo, seja no setor administrativo ou de produção.

23 Criatividade e Competitividade
Apresente idéias para um novo produto. Analise como superar seu concorrente e faça sugestões.

24 Criatividade e Competitividade
Tenha uma idéia para melhorar a distribuição, busque maneiras para capacitar melhor a sua equipe.

25 Criatividade e Competitividade
Sinta-se parte de uma solução e não de um problema.

26 Criatividade e Competitividade
Em resumo, se você não acredita que poderá fazer o que está fazendo agora, de maneira mais barata ou mais rápida, melhor, mais prática, mais inteligente, cuidado,

27 Criatividade e Competitividade
muito cuidado!

28 Criatividade e Competitividade
Através da Criatividade de suas equipes são obtidos excelentes resultados em: ampliação de mercados novos negócios novas soluções para antigos problemas soluções inéditas para novos problemas, etc, etc, etc

29 Criatividade e Competitividade
Era da Agricultura durou séculos. A Era Industrial pouco mais de um século e começou a ser substituída há poucos anos pela Era da Informção que já está sendo substituída pela

30 Criatividade e Competitividade
Era da Criatividade e da Inovação. Era do Conhecimento

31 Criatividade e Competitividade
Fazer as coisas como eram feitas já não é garantia de sucesso.

32 Criatividade e Competitividade
Então, o que fará um consumidor optar pelo produto ou serviço da marca "A", "B" ou "C"?

33 Criatividade e Competitividade
O que fará uma empresa optar pela contratação de um funcionário dentre tantos outros com qualificações similares?

34 Criatividade e Competitividade
Para ambas as perguntas a resposta é a mesma: o potencial de Criatividade e Inovação, em grande demanda no mundo moderno.

35 VAMOS VER ALGUNS PROCESSOS PARA EXERCITAR NOSSA CRIATIVIDADE

36 Criatividade Metáforas Utilizar metáforas para gerar idéias e soluções novas, encontrar novos mercados, produtos e serviços, é uma técnica muito útil em certos contextos (...)

37 Criatividade Metáforas A técnica da "metáfora" acende luzes, ilumina e aponta para novos caminhos, necessidades não facilmente expressas em linguagem comum, que passam a ser percebidos, intuitivamente, claramente.

38 Criatividade Metáforas Nessa técnica, as pessoas também reagem "metaforicamente", expressando o que ainda está começando a germinar, sua forma pessoal de ver a solução.

39 Criatividade Metáforas Esse caminho facilita a compreensão e a comunicação dentro de um grupo heterogêneo, formado por pessoas com conhecimentos diversos e distintos.

40 Criatividade Metáforas O livro "O Pequeno Príncipe", é escrito em metáforas. Nos identificamos facilmente com situações vividas, e por isso mesmo, será sempre atual.

41 Criatividade Metáforas Michael Faraday tratava a eletricidade como um fluido. Niels Bohr descreveu o átomo, como um mini sistema solar. A locomotiva, quando apareceu, era tratada como "cavalo de ferro".

42 Criatividade Pode ser utilizada de duas formas distintas:
1 – Frente a um problema, crie uma metáfora que permita a compreensão da situação, inclusive por pessoas que não são especialistas na área, ou no tipo de problema.

43 Criatividade Exemplo:
Dificuldade: – pintar geladeiras, freezers e fogões, no local onde estão instalados.

44 Criatividade A solução normalmente praticada é transportar o eletrodoméstico para uma oficina de pintura, onde o serviço é praticado, acarretando custos e dificuldades de transporte, tempo prolongado, considerando que o equipamento possa ficar "alguns dias" fora do seu ambiente de uso e ainda "passe" pelas portas com facilidade, o que normalmente não ocorre.  

45 Criatividade Se fosse possível "preparar e pintar sem deslocar", um prestador de serviços e um fabricante de equipamentos para esse fim, poderiam aumentar seus mercados de atuação e faturamento. Considere que em alguns países, pinta-se um apartamento pequeno, em apenas 6 horas, no local!

46 Criatividade Crie uma metáfora para que qualquer pessoa possa visualizar alternativas. "Pintar uma geladeira é uma operação "salva vidas" em mar de tubarão".

47 Criatividade

48 Criatividade 2- Também se utilizam metáforas, para perceber uma tendência ou descobrir um desejo coletivo, às vezes, difícil de ser expresso em palavras.

49 Criatividade Com base nas respostas obtidas, trabalha-se no sentido de interpretar e implementar essas metáforas, satisfazendo expectativas. É um caminho para surpreender e encantar clientes.

50 Criatividade Uma metáfora muito utilizada, na tentativa de se visualizar as expectativas dos clientes, é perguntar-se:

51 Criatividade

52 Criatividade Combine, Conecte, Adapte. Tente por vários caminhos: diferenças e semelhanças, divergências e similaridades, pelo avesso e paridade, ou qualquer outro aspecto que (...)

53 Criatividade OBSERVE: - diferenças, divergências, opostos, avesso, antagônico, contrários, invés, conflitante, antônimos, ...

54 Criatividade OBSERVE: - semelhanças, similaridades, justaposição, sobreposição, parecença, paridades, parecido, unívoco, sinônimos, ...

55 Criatividade Tente por vários caminhos: diferenças e semelhanças, divergências e similaridades, pelo avesso e paridade, ou qualquer outro aspecto que lhe permita criar alguma combinação, conexão ou adaptação.

56 Criatividade Escreva todas as relações que conseguir encontrar, sem a preocupação de aceitação ou rejeição. Não é hora de avaliar o resultado. Apenas vá aplicando a técnica, na maior quantidade possível de situações.

57 Criatividade Qual escolher?
Técnicas de escolha da melhor alternativa que resumidamente, são: Estética - (qual a mais bonita?). Parcimônia - (qual a mais simples?). Intuição - (ah! – é isso!).

58 Criatividade   Exercícios:   Utilizando

59 Criatividade Técnica para o desenvolvimento da percepção
O desenvolvimento da percepção, utilizando esta técnica, é muito importante para a avaliação de um novo produto ou serviço, uma vez que é um conhecimento útil, na orientação para a decisão

60 Criatividade de um possível investimento, ou para o desenvolvimento de um novo projeto, podendo ampliar as possibilidades do resultado desejado. 

61 Criatividade Lei do Menor Esforço . Uma técnica para o desenvolvimento da percepção é o que denominamos “lei do menor esforço”.

62 Criatividade Ao fim desta leitura, você poderá perceber um sem numero de produtos e serviços, cujas dificuldades foram apenas transferidas e não eliminadas, prejudicando assim, os resultados desejados.

63 Criatividade Uma falha de percepção muito comum. 

64 Criatividade Esta técnica tem como objetivo, permitir que você possa evitar esse tipo de problema, nos seus próximos projetos   Boa sorte.

65 Criatividade Todo mundo conhece o ditado:    “A NECESSIDADE É A MÃE DA INVENÇÃO”.

66 Criatividade À luz da percepção, vamos corrigir e complementar esse ditado:

67 Criatividade A quantidade de coisas, que fazemos pela “TIA”, É MUITO MAIOR que a quantidade de coisas, que fazemos pela mãe.

68 Criatividade Exemplos:
- Controle remoto. - Molho de tomate em lata. - Acendedor elétrico, em fogão. - Cerveja em lata.

69 Criatividade DITO DE FORMA TÉCNICA:

70 Criatividade QUALQUER COISA QUE ECONOMIZE QUALQUER ESFORÇO FÍSICO. . .

71 Criatividade As pessoas preferem:  

72 Criatividade Frascos de xampu que basta um “clic”, de encaixe, em relação aos frascos que precisam ser desatarraxados, para abrir e/ou fechar.  Cabideiros de calças, que não derrube duas calças, cada vez que você tenta colocar uma. Cervejas em lata em relação a cervejas em garrafa, que precisam de abridor.

73 Criatividade Latas diversas, que possuem sistemas de abertura que dispensam abridor de latas. Panelas antiaderentes, dispensando “enorme” esforço físico na lavagem. Torneiras que dispensam a manopla para abrir ou fechar, bastando colocar ou tirar as mãos em baixo da boca, para escorrer ou cessar a saída de água.

74 Criatividade QUALQUER COISA QUE ECONOMIZE QUALQUER ESFORÇO TEMPORAL.

75 Criatividade As pessoas preferem:

76 Criatividade  Vazo de plantas que economiza “2 minutos por semana”, para por água . Tecla de rediscagem de telefone, “até conseguir chamar” – 10 tentativas. Super boca de fogão, que permite ferver água mais rápida.

77 Criatividade Caneta, que ao invés de tampa separada, basta um clic, para disponibilizar a ponta para escrever. Telefone de informações – “102”, que dispensa a consulta à lista telefônica. Telefone sem fio, que permite a agilização das ações das pessoas, evitando a “coleira” típica do telefone tradicional. 

78 Criatividade QUALQUER COISA QUE ECONOMIZE  QUALQUER DESLOCAMENTO

79 Criatividade As pessoas preferem:

80 Criatividade Lojas de conveniência.
Esteiras rolantes para produtos (supermercado, fábricas). Barbante e prendedor (utilizado em mezaninos, ou entre andares de prédios, para enviar papeis de um andar para outro). Disque pizza, farmácia, gás,...

81 Criatividade  Resultado:  Quando você perceber, que essas ações estão lhe tirando o humor, perceba que ai tem espaço, para se criar uma nova solução.

82 Criatividade

83 Criatividade Dessa forma, observe a sua volta, a quantidade de coisas, nas quais, pequenas alterações, podem conduzir facilmente a obtenção de um resultado “MAIS PRÁTICO”.

84 Criatividade

85 Criatividade As soluções, mais facilmente encontradas, conseguem eliminar apenas um dos itens

86 Criatividade É muito comum, e pior, observarmos que o problema não foi eliminado, mas apenas transferido, de um esforço para outro tipo de esforço

87 Criatividade Quando isso acontece, o resultado pode não ser o esperado, sendo mais provável a rejeição pura e simples da inovação.  

88 Criatividade Exemplos típicos:  

89 Criatividade 1 - Vidro elétrico de carro

90 Criatividade Este é um exemplo típico, da “transferência de esforço”. De esforço físico para esforço temporal. Inicialmente para movermos o vidro do carro, precisávamos acionar manualmente uma alavanca (esforço físico), abrindo ou fechando o mesmo.

91 Criatividade Foi apenas transferido “de” esforço físico “para” esforço temporal.    O resultado não foi considerado “MAIS PRATICO”, pela sociedade que reclamou e não considerou uma vantagem importante.

92 Criatividade Ou então, “exclamar” frases do tipo: “Espera ai!! (calma!! = com indícios de irritação na voz, com o vidro elétrico, claro!!) Tenho que fechar este vidro!!!”

93 Criatividade Finalmente, apareceram os “controles remotos”, que “a distância” você pode abrir ou fechar os vidros do carro, sem esforço físico nem esforço temporal. Agora sim, está mais pratico!!!!   Está mesmo?????   Totalmente? 

94 Criatividade 2 – Situações típicas com embalagens. A - Embalagens de pacotes de bolacha x embalagens de maço de cigarros.   Uma situação típica, de transferência de esforço, ocorre em embalagens de bolachas. 

95 Criatividade Inicialmente tínhamos uma embalagem, que necessitava de uma ferramenta para abrir: faca, tesoura, ou algo pontiagudo para permitir o rompimento da embalagem (deslocamento – mover-se para encontrar uma ferramenta; esforço físico – dificuldade de abrir a embalagem; esforço temporal – tempo excessivo para abrir uma embalagem = 40 seg).

96 Criatividade   Para solucionar essa questão, foi criada a embalagem que vem com uma fita, tipo lacre, que ao puxa-la, abre a embalagem.    A questão, porém é encontrar a ponta da fita.

97 Criatividade   Em certas embalagens, a ponta da fita é da mesma cor da embalagem.    Você não sabe de que lado está, em que ponta do pacote está,... ?

98 Criatividade Os esforços (físico, temporal e deslocamento) foram transferidos (para apenas esforço temporal, considerando que você, depois de algum tempo de procura, consegue encontrar a ponta que abre a embalagem), mas não foram eliminados.

99 Criatividade Curiosamente, esse problema não ocorre em maços de cigarro, que utilizam o mesmo principio!

100 Criatividade     C – Observe outras embalagens e analise os esforços para acessar o conteúdo. 

101 Criatividade - Cerveja em lata x cerveja em garrafa grande.
Exemplos - Cerveja em lata x cerveja em garrafa grande. Lata de molho de tomate: com gancho para abrir x que depende de abridor de latas. Pacote de leite: que precisa de tesoura x que vem com tampinha de plástico. Frascos de cosméticos, de detergentes, de material de limpeza, e situações similares, compare....

102 Criatividade 4 – Telefone. 

103 Criatividade Um dos dispositivos que apresentam as características de “mais pratico”, é o telefone sem fio, em relação ao telefone tradicional.  No telefone tradicional, ficávamos presos ao local do telefone, como um cachorro preso a uma coleira. 

104 Criatividade Tínhamos um limite de circulação, além do qual, tínhamos que deixar o telefone, para executarmos um serviço. 

105 Criatividade Era um telefone que, por exemplo, agia “contra a fofoca”.... Você já ouviu frases como: “tenho que desligar... o feijão está queimando”.... E a fofoca era cortada, justo na melhor parte  

106 Criatividade O telefone sem fio eliminou esforço físico, esforço temporal e deslocamento , em um sem numero de situações. Qualquer um de nós pode citar vários casos, em que o telefone sem fio trouxe-nos benefícios. E muitos...

107 Criatividade Mas, ainda há espaço para melhorar o telefone sem fio, tornando-o mais pratico?

108 Criatividade Há situações em que, estamos com uma mão ocupada, segurando o aparelho, mas precisamos das duas, para algum tipo de ação. Normalmente, nessas situações, prendemos o aparelho entre o rosto e o ombro (esforço físico). E ficamos limitados em nossos movimentos, nas ações, na fala, na audição,... Podemos tornar esses aparelhos mais práticos, permitindo a liberação dos movimentos, das mãos,... ?

109 Criatividade Outros exemplos para você analisar, cujo conjunto de esforços poderiam ser eliminados, NÃO APENAS TRANSFERIDOS DE UM ESFORÇO PARA OUTRO: -Serviços de despachantes. -Portas giratórias de bancos. (aumentaram os nossos esforços para entrar em bancos). -Bancos que não conseguem resolver o problema de filas, e colocam televisão para “acalmar” o cliente.

110 Criatividade Acrescente aqui, o seu exemplo:

111 Criatividade FINALIZANDO: Esse conceito é muito importante no desenvolvimento de um projeto. Um equipamento mecânico, um circuito impresso, uma linha de produção, logística, um navio, uma casa ou apartamento, seja lá o que for. 

112 Criatividade Se você perceber algum problema desse tipo, e eles são muitos, encontrou uma oportunidade, para desenvolver sua criatividade.....

113 Criatividade Particularmente, a dona de casa, é muito perceptiva nesses tipos de esforços. São centenas deles, por dia, que ela tenta economizar.... As empresas também. Em todos os setores, incluindo administração...

114 Criatividade Brainstorming O brainstorming é a mais popular técnica para a geração de idéias usada nas atividades de Engenharia do Valor. Consiste em intenso trabalho em grupo para a síntese de soluções (...)

115 Criatividade Normalmente o grupo é formado por pessoas de diferentes áreas da empresa, preferivelmente com diferentes formações profissionais e diferentes pontos de vista a respeito do produto a ser analisado.

116 Criatividade Um coordenador deve informar ao grupo o objetivo e as regras da sessão de criatividade. Uma firme liderança deve ser exercida pelo coordenador do "brainstorming" para corrigir o rumo da sessão quando ocorre alguma desobediência às regras.

117 Criatividade As regras do "brainstorming" são simples:

118 Criatividade Julgamento a respeito das idéias deve ser suspenso. Os participantes não devem emitir opiniões a respeito das idéias. Comentários do tipo: "Isso não vai funcionar", "Essa idéia é absurda.", "Já tentamos isso o ano passado." ou ainda "Essa idéia não serve.", nada trazem de positivo para o processo de geração de idéias, pelo contrário, criam um clima de censura e os participantes podem ficar inibidos e preocupados com a opinião dos outros a respeito de suas idéias.

119 Criatividade A quantidade de idéias é desejada. Quanto mais idéias geradas, melhor. Inicialmente é importante gerar o maior número possível de alternativas, o que aumenta a possibilidade de que algumas delas sejam aproveitadas como soluções.

120 Criatividade Pensamento livre é estimulado. O coordenador deve encorajar os participantes a apresentarem idéias que usam conceitos de áreas do diferentes daquela à qual o problema pertence. As melhores idéias surgem com a colaboração de diferentes áreas do conhecimento.

121 Criatividade A dinâmica do "brainstorming" é muito simples:
o coordenador informa aos participantes qual é o problema a ser resolvido, as regras citadas anteriormente, e procura colocar os participantes à vontade tornando o ambiente o mais descontraído possível, então os participantes deverão dar sugestões para a solução do problema que serão anotadas pelo coordenador e deixadas à vista de todos durante todo o período da sessão.

122 Criatividade O resultado do "brainstorming" é uma lista de idéias ordenadas segundo a preferência dos participantes da sessão.

123 Criatividade A triagem das idéias e a verificação de viabilidade são feitas em uma etapa posterior ao "brainstorming". Se houver necessidade, pode-se realizar uma nova sessão para solucionar o problema com um novo enunciado, com informações adicionais, a partir de algumas idéias da sessão anterior ou definido de forma "mais fechada".

124 Criatividade Brainwritting Trata-se de uma variação da técnica de brainstorming, na qual cada participante do grupo de trabalho registrará suas idéias por escrito (...)

125 Criatividade Para implementá-la, devem ser observados os seguintes passos:

126 Criatividade "Aquecimento" do grupo por meio de um breve debate, enfatizando principalmente a definição do problema (O QUE deve ser resolvido/ QUAL FUNÇÃO será explorada), o objetivo do trabalho (RESULTADO ESPERADO), custo-alvo para aquela função (baseada em seu "Valor" mínimo).

127 Criatividade Respeitando-se um prazo máximo estipulado a priori, cada participante escreve três idéias relacionadas com o problema.

128 Criatividade Esgotado tal prazo, os participantes trocam os papéis, na forma de um rodízio em um determinado sentido, combinado com antecedência.

129 Criatividade Após o recebimento das idéias do colega, cada participante tentará desenvolver ou acrescentar algo na forma de mais três idéias.

130 Criatividade O processo continua até que se complete um ciclo inteiro, a partir do que serão recolhidas todas as idéias geradas, no intuito de se proceder a uma primeira triagem.

131 Criatividade As principais vantagens em relação à técnica de "brainstorming", residem no fato de que, com o grande avanço nas telecomunicações, os participantes do grupo de trabalho não precisam estar no mesmo local, nem trabalhar simultaneamente, podendo transmitir suas idéias aos colegas por meio de fax, correio eletrônico, etc.

132 Criatividade Além disto, o processo é capaz de evitar os efeitos negativos causados pela influência da opinião de algum participante mais eloqüente ou persuasivo (por vezes com nível hierárquico mais elevado), e também as dificuldades que algumas pessoas tem em verbalizar rapidamente suas idéias.

133 Criatividade e Competitividade
Não importa se você usa menos a sua criatividade. Quanto mais você exercitar o seu potencial criativo maior será a sua criatividade.

134 Criatividade e Competitividade
Não existe nenhuma área do cérebro que seja uma central de produção de idéias ou que possua um chip de criatividade que uns tem e outros não.

135 Criatividade e Competitividade
A Criatividade é resultado de diferentes maneiras de ver as coisas, de pensar, de experiências de vida, de necessidades, de motivação, talento, desafios, informações.

136 Criatividade e Competitividade
A Criatividade existe em todo ser humano. Você pode estar destreinado em pensar diferente, em usar a sua criatividade.

137 Criatividade e Competitividade
Walt Disney disse certa vez: "Criatividade é como musculação. Quanto mais você pratica, mais forte fica".

138 Durante a visita a um hospital psiquiátrico, um dos visitantes perguntou ao diretor:
- Qual é o critério pelo qual vocês decidem sobre quem precisa ser hospitalizado aqui? O Diretor respondeu:- Nós enchemos uma banheira com água e oferecemos ao doente uma colher, um copo e um balde. Ai então pedimos que a esvazie. De acordo com sua decisão em como esvaziar a banheira, nós decidimos se o hospitalizamos ou não. - Ah, Entendi - disse o visitante - uma pessoa normal certamente usaria o balde, que é maior que o copo e a colher. - Não - respondeu o diretor - uma pessoa normal tiraria a tampa do ralo. O que o senhor prefere? Quarto particular ou enfermaria?   A vida tem muitas outras opções além daquelas que conseguimos enxergar ou que querem nos mostrar. Não se limite a pensar no comum apenas. Pense “fora da caixa”, busque novas alternativas, desenvolva sua criatividade.

139 Um Cego em Paris (Criatividade)Autor: Marco Fabossi17FEV 2009Havia um cego sentado na calçada em Paris, com um boné a seus pés e um pedaço de madeira que, escrito com giz branco, dizia:“Por favor, ajude-me, sou cego“. Um publicitário que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné, e sem pedir licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu um texto diferente, voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.Pela tarde o publicitário voltou a passar pelo cego que pedia esmola, porém agora, o seu boné estava repleto de notas e moedas.O cego reconheceu as pisadas do publicitário e lhe perguntou se havia sido ele quem reescreveu seu cartaz, sobretudo querendo saber o que havia escrito ali.O publicitário então respondeu:- Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras.E completou:“Hoje é primavera em Paris e eu não posso vê-la”.


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