A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adaptação Curricular Deficiência Intelectual E.E Professora Odette Algodoal Lanzara PCNP Ed. Especial Fabiana Peca PCNP LEM Flávio Wilson PCNPTEC – Edílson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adaptação Curricular Deficiência Intelectual E.E Professora Odette Algodoal Lanzara PCNP Ed. Especial Fabiana Peca PCNP LEM Flávio Wilson PCNPTEC – Edílson."— Transcrição da apresentação:

1 Adaptação Curricular Deficiência Intelectual E.E Professora Odette Algodoal Lanzara PCNP Ed. Especial Fabiana Peca PCNP LEM Flávio Wilson PCNPTEC – Edílson Fernandes

2

3 “A condição de deficiência intelectual não pode nunca predeterminar qual será o limite de desenvolvimento do indivíduo. A educação na área da deficiência intelectual deve atender às suas especificidades sem se desviar dos princípios básicos da educação proposta às demais pessoas. Assim sendo, os princípios inclusivistas apontam que elas devem frequentar desde cedo à escola, a qual deve valorizar, sobretudo, os acertos da criança, trabalhando sobre suas potencialidades para vencer as dificuldades (OLIVEIRA, 2008).”

4 DEFINIÇÃO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Segundo a alínea" d", do §1º, do artigo 5º, do Decreto Federal nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004, são consideradas pessoas com deficiência intelectual as que apresentam:  funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos;  limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: A.comunicação; B.cuidado pessoal; C.habilidades sociais; D.utilização dos recursos da comunidade; E.saúde e segurança;

5 DEFINIÇÃO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

6 Legislação CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA-1988 Prevê o pleno desenvolvimento dos cidadãos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação; garante o direito à escola para todos; e coloca como princípio para a Educação o "acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um“ ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) - 1990 Garante o direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sendo o Ensino Fundamental obrigatório e gratuito (também aos que não tiveram acesso na idade própria); o respeito dos educadores; e atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular. Resolução SE 61de 11/11/2014; Dispõe sobre a Educação Especial nas unidades escolares da rede estadual de ensino. Instrução CGEB 14/01/2015; Dispõe sobre a escolarização de alunos com deficiência intelectual (DI) da Rede Estadual de ensino de que trata Resolução SE 61/2014

7 CURRÍCULO

8 Currículo É um elo entre a teoria educacional e a prática pedagógica, entre o planejamento e a ação. É o projeto que preside as atividades educativas escolares. É o Currículo que proporciona informações concretas sobre:o que ensinarquando ensinarcomo ensinarcomo e quando avaliar (Cool apud Carvalho, 2003)

9 Adaptação curricular – Instrução CGEB 14/01/2015 “A adaptação do currículo regular implica no planejamento das ações pedagógicas dos docentes, de forma a possibilitar variações no objetivo, no conteúdo, na metodologia, nas atividades na avaliação e na temporalidade. Essas ações constituem possibilidades educacionais, a serem realizadas pelos professores de ensino regular nas classes comuns. Sugere-se no Anexo III desta instrução, um roteiro para registro da adaptação curricular realizada pelo professor da classe/aula regular.” Entende-se por currículo regular: a) para os anos iniciais do Ensino Fundamental: as expectativas de aprendizagem, sendo o ponto de partida para a adaptação de acesso a rotina semanal e as modalidades organizativas; b) para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio, o ponto de partida para a adaptação de acesso é o Currículo do Estado de São Paulo para as diferentes disciplinas e seus materiais de apoio. Entende-se por currículo funcional natural uma proposta metodológica para atendimento de pessoas com dificuldades de comunicação, interação social, comportamento e aprendizagem.

10 ANEXO III REGISTRO DE ADAPTAÇÃO CURRICULAR (Para uso do Professor da Classe Comum – Elaboração semanal) de ____/_____/_____ a ____/____/____ NOME:______________________________________DATA DE NASC.___/___/_____ SÉRIE/ANO:________________ PROFESSOR:________________________________ DISCIPLINA_________________________________ PERÍODO: matutino ( ) vespertino ( ) noturno ( ) integral ( ) * DESCRIÇÃO - Expectativa de aprendizagem trabalhada na aula: - Expectativa para o aluno com Deficiência intelectual: - Estratégia/atividade trabalhada na aula: - Estratégia/atividade para o aluno com Deficiência intelectual Data:............../.............../.......... ____________ _____________________ Professor Professor Coordenador

11 Adaptações Curriculares São modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar TODOS os alunos. (Glat e Oliveria, 2012) Adaptações Curriculares São ajustes realizados no currículo para que ele se torne apropriado ao acolhimento das diversidades do alunado – currículo verdadeiramente inclusivo; currículo dinâmico (Glat, 2012)

12 Princípios da Adaptação Curricular O que o aluno deve aprender? Como e quando aprender ? Que formas de organização de ensino são mais eficientes ? O que,como e quando avaliar ? (Gouvêa, 2009)

13 Adaptação Curricular de Pequeno Porte Organizativas(organização para atividade sem sala de aula) - agrupamentos de alunos - organização didática - organização do espaço Relativas aos objetivos e conteúdos(o que ensinar) - priorização de áreas ou unidades de conteúdos - priorização de tipos de conteúdos - priorização de objetivos - sequenciação (sequência de tarefas da menos para a mais complexa) - modificação do nível de complexidade das atividades - adaptação de materiais

14


Carregar ppt "Adaptação Curricular Deficiência Intelectual E.E Professora Odette Algodoal Lanzara PCNP Ed. Especial Fabiana Peca PCNP LEM Flávio Wilson PCNPTEC – Edílson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google