A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE"— Transcrição da apresentação:

1 SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
CAPÍTULO 12 SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE

2 Pompéia NO FIM DO SÉCULO XVIII E NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, PREDOMINOU NA ARTE EUROPÉIA O NEOCLASSICISMO, OU ACADEMISMO.

3 Principais características: • retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos; • academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes; • arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.

4 + NEOCLASSICISMO, DO GREGO NEO, “NOVO”, SIGNIFICA “NOVO CLASSICISMO”, RETOMADA DA CULTURA CLÁSSICA, GRECO-ROMANA.

5 Escola de Bela Artes de Paris
ACADEMISMO VEM DO FATO DE AS CONCEPÇÕES CLÁSSICAS SEREM A BASE PARA O ENSINO NAS ACADEMIAS, AS ESCOLAS DE BELAS-ARTES MANTIDAS PELOS GOVERNOS EUROPEUS.

6

7 O SÉCULO XIX, PORÉM, PASSOU POR FORTES MUDANÇAS, DECORRENTES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E DA REVOLUÇÃO FRANCESA, NO FIM DO SÉCULO XVIII.

8 NEOCLÁSSICO ROMANTISMO REALISMO
A ARTE REFLETIU ESSAS MUDANÇAS, TORNANDO-SE MAIS COMPLEXA E DANDO LUGAR A VÁRIOS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS.

9 A morte de Marat, 1793, David O Fuzilamento de 3 de maio,1814, Goya ENQUANTO OS ARTISTAS NEOCLÁSSICOS SUBMETIAM-SE ÀS REGRAS DAS ACADEMIAS, OUTROS BUSCAVAM LIBERTAR-SE DELAS E EXPRESSAR LIVREMENTE SEUS SENTIMENTOS E SUA IMAGINAÇÃO.

10 A morte de Sócrates, 1787,David
O FRANCÊS JACQUES-LOUIS DAVID ( ) É O MAIOR REPRESENTANTE DA PINTURA NEOCLÁSSICA.

11 O Juramento dos Horácios (1784).
SEGUNDO O NEOCLASSICISMO, A OBRA DE ARTE SÓ SERIA PERFEITAMENTE BELA SE IMITASSE AS FORMAS CRIADAS PELOS ARTISTAS CLÁSSICOS GREGOS E PELOS RENASCENTISTAS ITALIANOS.

12 Retrato de Lavoisier e sua esposa, 1788
Páris e Helena, 1788

13 AS INOVAÇÕES NA PINTURA
A Liberdade Guiando o Povo, Delacroix ,1830, Museu do Louvre - Paris. HÁ DOIS ASPECTOS RELEVANTES NO TRABALHO DOS ARTISTAS QUE REAGIRAM AO NEOCLASSICISMO: A VALORIZAÇÃO DA COR E OS CONTRASTES DE CLARO-ESCURO.

14 A barca de Dante, Delacroix, 1822, Museu do Louvre - Paris.
QUANTO AOS TEMAS, ELES SE INTERESSARAM MAIS PELOS FATOS DE SUA ÉPOCA QUE PELA MITOLOGIA GRECO-ROMANA.

15 A NATUREZA TAMBÉM PASSA A SER TEMA DA PINTURA.
Um tigre novo que joga com a sua mãe , ,Eugène Delacroix A NATUREZA TAMBÉM PASSA A SER TEMA DA PINTURA.

16 GOYA: A LUTA CONTRA A TIRANIA.
Que se tem de fazer mais?". Goya reflete na sua obra gráfica a brutalidade e barbárie a que se chegou na Guerra da Independência Espanhola O ESPANHOL FRANCISCO JOSÉ GOYA Y LUCIENTES ( ) USOU TEMAS DIVERSOS: RETRATOS DA CORTE ESPANHOLA E DO POVO, OS HORRORES DA GUERRA, A AÇÃO INCOMPREENSÍVEL DE PERSONAGENS FANTÁSTICAS E CENAS HISTÓRICAS.

17 O Guarda Sol, 1777

18

19 A Maja Vestida. Museo del Prado

20 A Maja Desnuda. Museo del Prado

21 DESSA VARIEDADE, DESTACAMOS UMA IMAGEM QUE É SÍMBOLO DAS LUTAS PELA LIBERDADE
OS FUZILAMENTOS DE 3 DE MAIO DE GOYA – 2,63 X 4,10 M. MUSEU DO PRADO, MADRI).

22 DELACROIX: A AGITAÇÃO NAS RUAS.
A Morte de Sardanapalo AOS 29 ANOS, O FRANCÊS EUGÈNE DELACROIX ( ) VIVEU UMA IMPORTANTE EXPERIÊNCIA: VISITOU O MARROCOS, NO NORTE DA ÁFRICA, COM A MISSÃO DE DOCUMENTAR, POR MEIO DA PINTURA, OS HÁBITOS E COSTUMES DAS PESSOAS DAÍ.

23

24 A LIBERDADE GUIANDO O POVO, 1830 - 2,60 X 3,25 M
A LIBERDADE GUIANDO O POVO, ,60 X 3,25 M. MUSEU DO LOUVRE, PARIS). MAS DELACROIX TORNOU-SE FAMOSO TAMBÉM POR RETRATAR A AGITAÇÃO DAS RUAS, COMO EM SEU QUADRO MAIS CONHECIDO -

25

26

27


Carregar ppt "SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google