A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIGEM DO SOCIAL E DA Prof. PIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIGEM DO SOCIAL E DA Prof. PIVA."— Transcrição da apresentação:

1 ORIGEM DO SOCIAL E DA Prof. PIVA

2 Esta ciência surgiu no século XIX, com o advento da modernidade:
na cultura (nova forma de pensar/ver: Ilustração), na política (poder – Rev. Francesa), na economia (produção – Rev. Industrial). Dois grandes fatores/fatos, um econômico e outro político, contribuíram para o surgimento do mundo moderno e da sociologia: A Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

3 O que significou a Revolução Francesa(1789)
Consagrou novos ideais políticos e novas formas de organização do poder. Queda da monarquia e a emergência do poder burguês (Napoleão). Consagrou também uma nova forma de pensar e entender o mundo (cultura): o Iluminismo (uso livre da razão e espírito de observação) . Atacavam a sociedade feudal, os privilégios dos nobres e apoiavam os interesses econômicos e políticos da burguesia.

4 A Revolução Industrial (1760 a 1820);
Introduziu a manufatura, i. é, do sistema de fabricação de grande quantidade de produtos; Aperfeiçoou as técnicas produtivas (surgimento da máquina a vapor)... - Alterou as formas de interação humana nos processos de trabalho, culminando no triunfo da indústria capitalista e da classe detentora dos meios de produção e do capital.

5 Revolução Industrial = 2ª. Revolução científico-tecnológica (1ª
Revolução Industrial = 2ª. Revolução científico-tecnológica (1ª. Revolução ocorreu há 5 a 8 mil anos): do nomadismo (caçadores e coletores) às aglomerações urbanas (agricultura) I N D U S T R A L Produção em alta escala (substituição da lojinha do artífice pela fábrica) Generalização da máquina (substituição dos utensílios manuais e dispositivos mecânicos simples [artesãos] pelas máquinas à vapor; substituição das fontes tradicionais de energia [água, vento, músculo) por vapor e eletricidade). Na produção Algodoeria (teares mecânicos) e na Siderurgia (produção de ferro de alta qualidade para construção de máquinas e estradas de ferro) E C M I A PROVOCOU: aumento da necessidade de matéria prima – busca no mercado externo necessidade de ampliar o mercado consumidor – dependência mercado externo (necessidade de um aumento do controle das colônias; disputa entre as potências da época) GLOBALIZAÇÃO ?

6 Mudanças a) substituição do trabalho humano por máquinas (do sistema artesanal doméstico para o sistema fabril/industrial) Menor número de trabalhadores Maior produção de bens b) A “divisão técnica do trabalho” (≠ social) e a necessidade de sua coordenação (Teoria científica da Administração de Taylor) Especialização das tarefas (repetitivas e fragmentadas) Empobrecimento da qualificação do trabalhador (não precisa dominar TODO o processo; bastava atenção e velocidade c) Mudanças culturais no trabalho – gestão do fator humano Resistência dos trabalhadores, acostumados ao mundo rural e ao trabalho agrícola/doméstico (autonomia, liberdade, etc.), ao novo sistema disciplinar: tinham que se sujeitar à horários, à supervisão e controle externo exercido por capatazes e empresários. Solução: contratação de mulheres e de crianças (14 a 16 hs/dia)

7 Mudanças d) produção maciça de bens
- padronização e homogeneização do processo de produção e dos produtos: velocidade, quantidade, baixo custo (uso de instrumentos cada vez mais precisos). e) Surgimento de novas funções/classes - empresário (capitalista/burguês) detentor dos meios de produção (máq., equipamentos; local de trabalho; conhecimento.... - operário ou proletário: detentor da força de trabalho a qual se transforma em mercadoria (mercado de trabalho)

8 A QUESTÃO SOCIAL Desencadeou o exôdo rural provocando a saída de grande parte da população do campo para cidade: explosão demográfica nas cidades – urbanização [sistema de enclosures ou cercamento = substituição do sistema de subsistência pela agricultura de larga escala para atender à demanda de lã da indústria textil – criação de carneiros] Degradação do espaço urbano e do meio ambiente (contaminação do ar e da água; acumulação de detritos humanos e industriais = falta de infraestrutura de água e esgoto) Exploração dos trabalhadores nas fábricas; salários baixos; jornada de trabalho de + 16 hs; emprego de mulheres e crianças; insalubridade (barulho, fumaça, falta de ventilação e de luz); ... Problemas sociais: prostituição, suicídio, criminalidade, alcoolismo, epidemias (de tifo e cólera), ausência de moradia,

9 Origem do social O desenvolvimento científico-tecnológico e industrial acarretou problemas sociais: doenças e acidentes de trabalho, insalubridade, alcoolismo, prostituição, violência, suicídio (Durkheim) Crise dos valores e instituições tradicionais (mudanças nas configurações familiares [ intimidade, casamento por amor]; importância da educação escolar [noção de infância]; separação público-privado; exploração do trabalhador; tensão indivíduo e sociedade; anomia; ....

10 Mas estas mudanças não eram bem compreendidas por muitas pessoas, gerando a sensação de crise no mundo e algo precisava ser feito.

11 O impacto destas transformações/mudanças levou a diversos questionamentos e colocou a sociedade num plano de análise: ela passou a ser objeto de estudo. Desta maneira, surge a sociologia como uma ciência que poderia contribuir para encontrar algumas respostas para os seus problemas   Surge a sociologia: visa entender as causas e o sentido destas transformações processos sociais e econômicos

12 Conservadores franceses e ingleses preconizavam a volta a uma sociedade baseada na ordem, no consenso e governada pela autoridade fundada no domínio do chefe de família e na hierarquia da igreja – precedência dos valores sociais sobre os individuais Outros (liberais) viam na nova ordem social o surgimento de novos valores..... Principais sociólogos: Saint-Simon ( ), Augusto Comte ( ), K. Marx ( ), E. Durkheim ( ), M. Weber ( ). Séc. XX: Bourdieu, Gramsci e Mannheim entre outros.

13 Sociologia funcionalista
Durkheim: Conhecimento baseado na observação metódica dos fatos sociais, visando à descoberta de regularidades e a formulação de leis (método positivista) Estudo das instituições sociais, sua origem e funcionamento. As instituições congregam os elementos essenciais da sociedade.... (França, ) Fatos sociais = modos de agir que exercem sobre o indivíduo uma coerção exterior, e que apresentam uma existência própria (a moda, o casamento, a opinião pública, os costumes, as leis,...= instituições sociais). A sociedade prevalece sobre o indivíduo. Sociologia: fortalecimento das instituições, da integração do indivíduo na sociedade...

14 Sociologia dialética (materialismo histórico)
Marx: análise da sociedade capitalista e suas contradições (modos de produção) – mas propõe uma utopia, o que a sociedade deveria ser (o socialismo/comunismo); Conceito de alienação, luta de classes, mais valia, ideologia, ... (Alemanha, )

15 Sociologia compreensiva
Max Weber: compreensão da ação social = ocorre quando um indivíduo leva os outros em consideração no momento de tomar uma atitude, de praticar uma ação  ir à universidade (motivos). O indivíduo prevalece sobre a sociedade. (Alemanha, ) Tipos de ação ou comportamento social: 1. referente a fins/objetivos: busca por resultados (vou à universidade para me formar e ganhar dinheiro); 2. referente a valores: a ação é determinada pela crença em determinado valor: vou à universidade porque é um valor pessoal; 3. referente a emoções/afetos: vou à universidade por causa dos amigos, namorado,...;4. ação tradicional: a ação é determinada pelo costume/tradição: vou à universidade porque todos vão, os pais querem,...


Carregar ppt "ORIGEM DO SOCIAL E DA Prof. PIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google