A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA CIENTÍFICA
Aula de revisão: conteúdos da aula 1 a 5

2 Estamos próximos de começar nossa AV1. Cabe relembrar:
As questões são 10 e objetivas; A AV1 vale 8(oito) e os 2 pontos de avaliação seguirão as normas estabelecidas para participação no fórum; Reafirma-se que a participação é qualitativa e só será contabilizada aquela resposta que atender ao que foi solicitado, não se aceitando cópia;

3 A pesquisa deve fazer referência aos locais de busca;
Não se esqueçam de que a média é 6 (seis), será descartada a prova cuja nota seja menor que 4 (quatro); Quem perder a AV1 ou tirar menos de 4 terá que fazer obrigatoriamente a AV3; Para o aluno que desejar fazer as três avaliações, a média será pelas duas notas mais altas; Usem o fórum de dúvidas para qualquer conteúdo que não tenha sido entendido.

4 Sobre o  conhecimento científico é CORRETO afirmar:
O saber científico é uma verdade absoluta. O saber científico e  o senso comum têm o mesmo significado. O conhecimento científico não pretende que suas conclusões possam ser verificadas por todos. A ciência está ligada ao pensamento místico. O saber científico não constitui uma doutrina, um saber acabado ou um conjunto de conhecimentos estabelecidos de uma vez por todas.

5 Assinale as afirmativas CORRETAS pertinentes ao conhecimento científico.
I –  lida com fatos II – contingente, pois suas hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação III – sistemático, pois o saber é ordenado logicamente IV – infalível em virtude de ser definitivo, absoluto ou final. As afirmativas I, III e V estão corretas b) As afirmativas I, II e IV estão corretas c)  As afirmativas I e II estão corretas d)  As afirmativas I, II e III estão corretas e)  As afirmativas II,III e IV estão corretas

6 Em oposição à ingenuidade do senso comum, à espontaneidade da arte, ao misticismo da religião e ao espírito contemplativo da filosofia, a ciência avança construindo uma forma de conhecimento independente, racional, objetivo. Marque a opção em que as duas afirmativas correspondem ao conceito dado: a)  Na crença popular chupar manga e beber leite faz mal; para a ciência não há nenhuma explicação que considere essa mistura maléfica b) Colocar a mão na testa de alguém é uma forma de identificar um estado febril; após muita observação, pode-se afirmar que o termômetro não é um instrumento confiável de medição de temperatura.

7 c) Adão e Eva foram expulsos do paraíso porque comeram a maçã; comprovadamente a maçã não deve ser comida pelos seres humanos. d) Os índios, quando faziam sinais de fumaça, não sabiam o motivo; sinalizadores emitem fumaça para indicar a localização de aviões acidentados. e) Todo corpo em queda livre cai com a aceleração da gravidade; O ouvido humano consegue ouvir frequências entre 20 e Hz.

8 Para se construir um texto acadêmico é importante ter definido o assunto de que se vai tratar. Para isso, torna-se indispensável: a. saber a opinião das pessoas sobre o assunto. b. consultar um site de respostas na Internet. c. ler autores que pesquisaram sobre o assunto. d. escrever tudo o que souber sem fazer nenhuma pesquisa. e. basear-se em um autor somente.

9 A pesquisa é uma das atividades mais importantes da universidade
A pesquisa é uma das atividades mais importantes da universidade. Nesse sentido, marque a opção em que encontramos a melhor definição para o termo pesquisa: a) É um processo empírico, espontâneo e acrítico. b) É um processo mental influenciado por fatores ambientais, sociais, culturais. c) Procedimento racional e sistemático que objetiva responder problemas propostos. d) É uma reflexão baseada em uma verdade revelada. e) É um procedimento que trabalha com pensamentos, pura racionalização.

10 Correlacione as colunas abaixo:
Pesquisa pura Pesquisa quantitativa Pesquisa descritiva Pesquisa estudo de caso ( 4) Procedimentos ( 1 ) Natureza ( 3 ) Objetivos ( 2) Abordagem Marque a opção que responde corretamente a questão: a) b) c) d) e)

11 Não há trabalho de pesquisa sem uma cuidadosa pesquisa bibliográfica
Não há trabalho de pesquisa sem uma cuidadosa pesquisa bibliográfica. Neste ponto, a pesquisa bibliográfica é aquela que: a) registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos; b) realiza descrições precisas da situação e quer descobrir as relações existentes entre seus elementos; c) interfere diretamente na realidade, manipulando as variáveis; d) procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas. e) visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses.

12 Para Karl Popper: a) O método dedutivo é o mais seguro. b) O método indutivo dá respostas precisas. c) O método dedutivo generaliza, por isso não é bom. d)O método só chega a uma conclusão verdadeira, se passar pela falseabilidade. e) O método chega a uma conclusão verdadeira, se for testada em laboratório

13 Correlacione as colunas e marque a opção correta:
1. Método Dedutivo 2. Método Indutivo (2) realiza a generalização de propriedades de certos casos observados; (1) Relação lógica que parte de conhecimentos gerais para idéias particulares; (2)Relação lógica que parte de idéias particulares e conclui conhecimentos gerais; (1) tem o propósito de explicar o conteúdo dos enunciados Correlacione as colunas e marque a opção correta:

14 Karl Popper ( ) criticou o método indutivo afirmando que o verdadeiro método consiste na criação de hipóteses que devem ser submetidas ao critério de falseabilidade. Seu método foi denominado de: a) método dedutivo; b) método silogístico; c) método racional-apriorístico; d) método hipotético-dedutivo. e) método hipotético-indutivo.

15 14- Analise as afirmativas abaixo e, em seguida marque
V (Verdadeiro) ou F (Falso) e depois marque a opção correta: a. (F) A indução é um método de raciocínio que parte de uma premissa geral, chamada de premissa maior e conclui sobre as características de um ser particular. b) (V) A indução parte da observação de casos particulares com variáveis comuns e chega à formulação de uma conclusão geral e que abrange todos os casos observados.

16 c)(V) O seguinte exemplo é um caso de dedução corretamente formulado: Todos os mamíferos respiram. Ora, a onça é um mamífero. Logo, a onça respira. d)(F) O seguinte exemplo é um caso de indução corretamente formulado: Todo mamífero tem coração. Ora, todos os cães são mamíferos. Logo, todos os cães têm coração. F –F- V-V F- V- F- V V- F-V- F F- V- V- F V- V- F-F

17 Um resumo deve: a. se preocupar em manter a ideia do autor original do texto, mas com outras palavras. b. fazer citações das partes mais importantes. c. manter as palavras do autor original para não mudar o assunto. d. apresentar cada ideia em um parágrafo. e) se preocupar em manter as ideias e fazer comentários.

18 Marque a opção que melhor conceitua o resumo:
a) É a transcrição da ideia do autor. b) Pode ser longa de acordo com o número de informações que o texto apresenta. c) É a identificação da ideia do autor apresentada com as palavras de quem faz o resumo. d) Comentário sobre a forma pela qual o autor desenvolve seu trabalho. e) É a identificação da ideia do autor com citações importantes

19 Indique a definição que esteja mais adequada à pesquisa qualitativa:
explicação geral sobre um determinado fato, através da delimitação do estudo, levantamento bibliográfico, leitura e análise de documentos. manipulação de dados obtidos em laboratórios e pesquisas de campo com utilização de instrumentais em áreas delimitadas para pesquisa. é um processo de reflexão e análise de realidade através da utilização de métodos e técnicas para compreensão do objeto de estudo. procura analisar fatos ou fenômenos, descrevendo detalhadamente como se apresentam esses fatos e fenômenos. modalidade de estudo e análise de documentos de domínio científico tais como livros, enciclopédias, periódicos, ensaios críticos, dicionários e artigos científicos.

20 O que é metodologia científica?
Marque a melhor resposta a essa pergunta: É uma possível explicação para um fenômeno e também deve ser testada por um grande número de experimentos. Consiste em estudar um fenômeno da maneira mais racional possível, de modo a evitar enganos; É a busca de evidências e provas para as ideias, conclusões e afirmações; É o método pelo qual conseguimos adquirir novos conhecimentos que podem ser testados e válidos. Tem a característica de descrever eventos que se manifestam de maneira invariável e uniforme.

21 Marque a opção que melhor define um projeto de pesquisa:
é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. (seminário) é um trabalho científico que tem como objetivo principal analisar um tema, por meio do desenvolvimento de um ponto de vista. (comunicação científica) Trata-se de um tipo de trabalho que tem como finalidade descrever as etapas das investigações realizadas diretamente na realidade.(relatório de pesquisa) É um roteiro para a elaboração de pesquisa em uma determinada área, que possibilita a produção do conhecimento Pequeno artigo científico elaborado sobre determinado tema para comunicações em congressos. (paper ou artigo)

22 Estabelecendo uma relação entre o diálogo apresentado e o método científico, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRESPONDENTE à etapa de uma pesquisa que melhor justifica a apreensão de um dos animais e o pedido de calma do outro. Levantamento de hipótese. Conclusões. Análise de resultados. Experimentação. Delimitação do assunto

23 É uma das modalidades de pesquisa que existem, suas características são observar, registrar e analisar fatos ou variáveis colhidos na própria realidade. Este conceito se refere à pesquisa: a.Bibliográfica b. Experimental c. descritiva d. Quantitativa e. exploratória

24 Para fazer uma boa prova:
1)Leia com atenção o enunciado e verifique o que está sendo realmente pedido. 2) Leia o material impresso recebido, pois ele complementa as aulas. 3)Reveja as aulas online e as tele transmitidas. 4)Anote o que não entendeu e leve ao fórum. 5)Refaça os exercícios das aulas, tanto os colocados nas telas, quanto os de marcação de presença.

25 Bons estudos e ótima prova!
Nesta aula fizemos a revisão das aulas 1 a 5 para a AV1. Há um fórum para dúvidas a que vocês poderão recorrer, se algum assunto não ficou esclarecido. Bons estudos e ótima prova!

26 A próxima aula, iremos: Analisar a ABNT enquanto órgão regulador; Distinguir os elementos que formam a estrutura de um trabalho científico; Esboçar a formatação de um trabalho científico.


Carregar ppt "METODOLOGIA CIENTÍFICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google