A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FISIOLOGIA COMPARADA EXCREÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FISIOLOGIA COMPARADA EXCREÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 FISIOLOGIA COMPARADA EXCREÇÃO

2 EXCREÇÃO Através da excreção são eliminadas substâncias tóxicas do organismo (como resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo de proteínas e ácidos nucléicos) e substâncias não tóxicas que se encontram em concentrações elevadas em determinado momento. As estruturas ou órgãos excretores são responsáveis ainda pelos controles hídrico e de sais do organismo (osmorregulação ou regulação osmótica).

3 EXCRETAS NITROGENADAS
O metabolismo oxidativo de aminoácidos e bases nitrogenadas leva à formação de alguns produtos que contêm nitrogênio, sendo os de maior interesse a amônia, a uréia e o ácido úrico. Amônia: tóxica e altamente solúvel  se difunde facilmente através dos tecidos animais  nos animais aquáticos pode ser eliminada diretamente para o meio ambiente sem muitos problemas .

4 EXCRETAS NITROGENADAS
Os animais terrestres, como não dispõem de quantidades relativamente grandes de água, precisam converter a amônia em outro tipo de substância menos tóxica e menos solúvel, como a uréia ou o ácido úrico.  Uréia: menos tóxica e menos solúvel que a amônia.  Ácido úrico: praticamente insolúvel em água e ainda menos tóxico que a uréia  relacionado com a oviparidade em vertebrados terrestres.

5 EXCRETAS NITROGENADAS

6 EXCRETAS NITROGENADAS
FILOS DE INVERTEBRADOS AMONIOTÉLICOS UREOTÉLICOS URICOTÉLICOS Poríferos X Cnidários Platelmintos Nematelmintos X (principal) * X (secundária) * Nos invertebrados aquáticos a amônia é o principal produto final do catabolismo de aminoácidos. Alguns nematelmintos parasitas, como o Ascaris (lombriga) podem excretar, além da amônia, uma certa quantidade de uréia.

7 EXCRETAS NITROGENADAS
FILOS DE INVERTEBRADOS AMONIOTÉLICOS UREOTÉLICOS URICOTÉLICOS Moluscos aquáticos X (principal) * X (secundária) terrestres X Anelídeos Oligoquetos X (aquáticos) X (terrestres) Poliquetos e Hirudíneos Artrópo-des Insetos Crustáceos Equinodermos * Nos moluscos aquáticos, as principais excretas nitrogenadas provenientes do metabolismo das purinas são: amônia (moluscos de água salgada) e uréia (moluscos de água doce).

8 EXCRETAS NITROGENADAS
CORDADOS VERTEBRADOS AMONIOTÉLICOS UREOTÉLICOS URICOTÉLICOS Peixes cartilaginosos X Peixes ósseos X (principal) X (secundária) Anfíbios Larvas aquáticas Adultos Répteis Quelônios aquáticos terrestres Crocodilianos Cobras e lagartos

9 EXCRETAS NITROGENADAS
CORDADOS VERTEBRADOS AMONIOTÉLICOS UREOTÉLICOS URICOTÉLICOS Aves X Mamíferos* * O ácido úrico é o produto nitrogenado final do metabolismo das purinas no homem, no macaco e em cães da raça dálmata. O excesso de ingestão de alimentos contendo purinas pode provocar o acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, ossos e rins, conduzindo a uma doença reumática denominada GOTA.

10 Como esses animais fazem para regular a concentração
OSMORREGULAÇÃO Animais de água doce  fluidos corporais osmoticamente mais concentrados que o meio (hipertônicos ou hiperosmóticos). Problemas: Pergunta Como esses animais fazem para regular a concentração interna de água e de solutos? .  (1) a água tende a fluir para o interior do animal, devido à sua maior concentração interna de soluto;  (2) os solutos tendem a ser perdidos porque a concentração interna é superior.

11 Como esses animais fazem
OSMORREGULAÇÃO Peixes de água salgada  hiposmóticos (hipotônicos) em relação ao meio. Problema:  tendem a perder muita água por osmose. Pergunta Como esses animais fazem para não desidratar? .

12 OSMORREGULAÇÃO

13 OSMORREGULAÇÃO Peixes cartilaginosos 
 não ingerem água e eliminam uréia como excreta nitrogenada.  retêm grande quantidade de uréia nos fluidos corpóreos. Animais terrestres  perda de água é reduzida por mecanismos eficientes que promovem sua reabsorção, produzindo urina mais concentrada.

14 OSMORREGULAÇÃO ANIMAL HABITAT OSMORREGULA-ÇÃO
CONCENTRAÇÃO SANGÜÍNEA EM RELAÇÃO AO MEIO OSMORREGULA-ÇÃO Invertebrados e vertebrados Água doce Hiperosmóticos - produção de urina muito diluída; - captação de sais por transporte ativo (brânquias em crustáceos, brânquias anais em larvas de insetos, brânquias dos peixes).

15 CONCENTRAÇÃO SANGÜÍNEA EM RELAÇÃO AO MEIO
OSMORREGULAÇÃO ANIMAL HABITAT CONCENTRAÇÃO SANGÜÍNEA EM RELAÇÃO AO MEIO OSMORREGULA-ÇÃO Invertebrados Água salgada Isosmóticos - alta salinidade: aumento da concentração interna de aminoácidos; - baixa salinidade: redução da concentração interna de aminoácidos.

16 CONCENTRAÇÃO SANGÜÍNEA EM RELAÇÃO AO MEIO
ANIMAL HABITAT CONCENTRAÇÃO SANGÜÍNEA EM RELAÇÃO AO MEIO OSMORREGULA-ÇÃO Vertebrados Água salgada Hiposmóticos - produção de urina muito concentrada; - eliminação do excesso de sais:  peixes ósseos: glândulas secretoras de sais (brânquias);  peixes cartilaginosos: não ingerem água; retêm uréia nos fluidos corporais; excretam uréia.  répteis e aves: glândulas de sal (nasais nas aves, linguais nos crocodilos, lacrimais nas tartarugas).  mamíferos: não ingerem água.

17 ÓRGÃOS EXCRETORES Poríferos e Cnidários:
 Não possuem órgãos especializados para a excreção. Cada célula em contato com o meio aquático elimina excretas por difusão.

18 ÓRGÃOS EXCRETORES Platelmintos: protonefrídeos  suas extremidades fechadas terminam em uma estrutura dilatada contendo em seu interior um ou vários cílios longos:  um único cílio: solenócito;  vários cílios: célula-flama.

19 ÓRGÃOS EXCRETORES Nematelmintos: renetes ou glândulas renóides  sistema de três canais que são projeção de uma única célula gigante e altamente diferenciada. O arranjo desses canais lembra a forma da letra H.

20 ÓRGÃOS EXCRETORES Moluscos: metanefrídeos  túbulo com duas aberturas:
 (1) uma abertura ciliada no celoma, chamada nefróstoma, que filtra o líquido celomático;  (2) uma abertura na cavidade do manto que se comunica com a superfície externa do corpo do animal, chamada nefridióporo.

21 ÓRGÃOS EXCRETORES Anelídeos: metanefrídeos ou nefrídeos  retiram excretas do sangue e do celoma.

22 ÓRGÃOS EXCRETORES Artrópodes: apresentam os órgãos excretores mais diversificados entre os invertebrados:  Crustáceos: glândulas verdes ou antenais  um par de glândulas excretoras na base das antenas ou dos maxilares.

23 ÓRGÃOS EXCRETORES  Demais artrópodes: túbulos de Malpighi  retiram as excretas do sangue e do celoma, depositando-as no interior do intestino.

24 ÓRGÃOS EXCRETORES  Aranhas: além dos túbulos de Malpighi existem as chamadas glândulas coxais, em número de quatro no máximo  apresentam certa semelhança estrutural com as glândulas antenais dos crustáceos.

25 ÓRGÃOS EXCRETORES Equinodermos: não apresentam órgãos excretores diferenciados  células eliminam as excretas diretamente na água do mar que circula continuamente pelos canais e lacunas do corpo.

26 ÓRGÃOS EXCRETORES Cordados vertebrados: rins  unidades excretoras denominadas néfrons  evoluíram a partir dos nefrídeos.

27 TIPOS DE RINS DOS VERTEBRADOS
 Pronefros: são segmentados e se situam na região anterior do corpo  filtram excretas do celoma. Ocorrem nos ciclóstomos e nos embriões de todos os vertebrados (funcionais apenas em embriões de peixes e anfíbios).  Mesonefros: também são segmentados e se situam na região mediana do animal  filtram as excretas tanto do celoma quanto do sangue. Ocorrem em embriões de répteis, aves e mamíferos e em peixes e anfíbios adultos.  Metanefros: não são segmentados e se situam na região posterior do corpo  filtram excretas apenas do sangue. É o tipo de rim mais evoluído e ocorre em répteis, aves e mamíferos adultos.

28 TIPOS DE RINS DOS VERTEBRADOS

29 TIPOS DE RINS DOS VERTEBRADOS
Os ductos metanéfricos são designados por ureteres e desembocam na cloaca de répteis e aves e na bexiga urinária de mamíferos.

30 RINS METANEFROS

31 FISIOLOGIA DA EXCREÇÃO

32 HORMÔNIO ANTIDIURÉTICO
Ana Luisa Miranda Vilela (

33 ALDOSTERONA Queda da pressão arterial   [Na+] nos túbulos renais  renina (rins)  angiotensinogênio  angiotensina (fígado)  supra-renais (adrenais)  aldosterona  aumenta a absorção ativa de sódio e a secreção de potássio nos túbulos distal e coletor  aumento da pressão arterial.


Carregar ppt "FISIOLOGIA COMPARADA EXCREÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google