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PLATÃO.

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Apresentação em tema: "PLATÃO."— Transcrição da apresentação:

1 PLATÃO

2 HISTÓRICO Filósofo grego
Nasceu em Atenas em 428 a.C. e morreu na mesma cidade em 348 a.C. Verdadeiro nome era Aristócles Aos vinte anos conheceu Sócrates, do qual se tornou discípulo até a morte do mestre

3 A ACADEMIA Objetivos: Formar alunos procedentes de todas as cidades gregas Fazer desses alunos reformadores políticos para essas cidades Centro de estudos morais e políticos, e formação do indivíduo

4 Platão discordava dos Sofistas
Os sofistas achavam que não existem verdades absolutas e que tudo deve ser sujeito ao debate democrático, vencendo a opinião mais convincente. “Os sofistas se compunham de grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação.”

5 Platão não buscava as verdadeiras essências da forma física, mas sob a influência de Sócrates, buscava a verdade essencial. 

6 a) Em sua opinião, existem limites para o que pode ser discutido e decidido democraticamente?
b) Que limites seriam esses? c) Se todos tivessem um bom nível de educação isso tornaria suas decisões melhores? d) Se todos tivessem a mesma condição social, isso tornaria a sociedade mais democrática?

7 e) Em sua opinião, o que é mais prejudicial à vida democrática:
- o monopólio dos meios de comunicação (TV, rádio, jornais e revistas) na mão de poucos grupos empresariais; - a falta de interesse das pessoas em acompanharem a vida política do país e os mandatos de seus representantes. - a falta de vivência democrática por meio da participação em associações, grêmios, sindicatos e partidos políticos. f) Se algo fosse considerado uma verdade científica, mesmo assim as pessoas poderiam decidir contrariamente a essa verdade? g) O que é preferível: uma decisão certa tomada por um tirano ou uma decisão errada deliberada democraticamente?

8 Democracia ou tecnocracia?
a) Você acha que só os economistas devem decidir os rumos da economia? Questões como a taxa de juros, por exemplo, deveriam ser alvo de uma deliberação democrática? b) Você acha que os alunos também deveriam participar na direção da escola, os operários na direção das fábricas, e assim por diante?

9 Leia a opinião de Platão sobre esse tema:
"Enquanto não forem, ou os filósofos reis nas cidades, ou os que agora se chamam reis e soberanos filósofos genuínos e capazes, e se dê esta coalescência(união de partes que se achavam separadas) do poder político com a filosofia, enquanto as numerosas naturezas que atualmente seguem um destes caminhos com exclusão do outro não forem impedidas forçosamente de o fazer, não haverá tréguas dos males, meu caro Gláucon, para as cidades, nem sequer julgo eu, para o gênero humano, nem antes disso será jamais possível e verá a luz do sol a cidade que há pouco descrevemos." 

10 MITO DA CAVERNA Imaginemos homens que vivam numa caverna cuja entrada se abre para a luz em toda a sua largura, com um amplo saguão de acesso. Imaginemos que esta caverna seja habitada, e seus habitantes tenham as pernas e o pescoço amarrados de tal modo que não possam mudar de posição e tenham de olhar apenas para o fundo da caverna, onde há uma parede. Imaginemos ainda que, bem em frente da entrada da caverna, exista um pequeno muro da altura de um homem e que, por trás desse muro, se movam homens carregando sobre os ombros estátuas trabalhadas em pedra e madeira, representando os mais diversos tipos de coisas. Imaginemos também que, por lá, no alto, brilhe o sol. Finalmente, imaginemos que a caverna produza ecos e que os homens que passam por trás do muro estejam falando de modo que suas vozes ecoem no fundo da caverna.

11 Se fosse assim, certamente os habitantes da caverna nada poderiam ver além das sombras das pequenas estátuas projetadas no fundo da caverna e ouviriam apenas o eco das vozes. Entretanto, por nunca terem visto outra coisa, eles acreditariam que aquelas sombras, que eram cópias imperfeitas de objetos reais, eram a única e verdadeira realidade e que o eco das vozes seriam o som real das vozes emitidas pelas sombras. Suponhamos, agora, que um daqueles habitantes consiga se soltar das correntes que o prendem. Com muita dificuldade e sentindo-se frequentemente tonto, ele se voltaria para a luz e começaria a subir até a entrada da caverna. Com muita dificuldade e sentindo-se perdido, ele começaria a se habituar à nova visão com a qual se deparava.

12 Habituando os olhos e os ouvidos, ele veria as estatuetas moverem-se por sobre o muro e, após formular inúmera hipóteses, por fim compreenderia que elas possuem mais detalhes e são muito mais belas que as sombras que antes via na caverna, e que agora lhes parece algo irreal ou limitado. Suponhamos que alguém o traga para o outro lado do muro. Primeiramente ele ficaria ofuscado e amedrontado pelo excesso de luz; depois, habituando-se, veria as várias coisas em si mesmas; e, por último, veria a própria luz do sol refletida em todas as coisas. Compreenderia, então, que estas e somente estas coisas seriam a realidade e que o sol seria a causa de todas as outras coisas.

13 Mas ele se entristeceria se seus companheiros da caverna ficassem ainda em sua obscura ignorância acerca das causas últimas das coisas. Assim, ele, por amor, voltaria à caverna a fim de libertar seus irmãos do julgo da ignorância e dos grilhões que os prendiam. Mas, quando volta, ele é recebido como um louco que não reconhece ou não mais se adapta à realidade que eles pensam ser a verdadeira: a realidade das sombras. E, então, eles o desprezariam....

14 Mundo Sensível (“dentro da caverna”) X Mundo Inteligível (“fora da caverna”)
Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando “saímos da caverna.”

15 Aristóteles

16 O Filósofo grego  nasceu em 384 a.C. e morreu em 322 a.C.
Aos 17 anos conheceu Platão e tornou-se seu discípulo. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações – Empirismo. O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Foi professor do imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia.

17 "O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre.“
"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces"

18 Sócrates / Platão / Aristóteles
Esses três filósofos foram os inauguradores da filosofia ocidental como a que concebemos ainda hoje em muitos aspectos. O período em que Sócrates, Platão e Aristóteles despontaram é considerado como o período áureo da Filosofia, dada a imensa contribuição deles para o avanço do pensamento filosófico.


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