A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
GÊNERO NARRATIVO NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS

2 ELEMENTOS DA NARRATIVA - TEMPO
Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos narrados. Tempo histórico - refere-se à época ou momento histórico em que a ação se desenrola. Tempo psicológico - é um tempo subjetivo, vivido ou sentido pela personagem, que flui em consonância com o seu estado de espírito. Tempo do discurso - resulta do tratamento ou elaboração do tempo da história pelo narrador. Este pode escolher narrar os acontecimentos por : - ordem linear com alteração da ordem temporal - (antecipação de acontecimentos futuros) - ao ritmo dos acontecimentos .

3 ELEMENTOS DA NARRATIVA - ESPAÇO
- Espaço ou Ambiente físico: é o espaço real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem. Espaço ou Ambiente social: é constituído pelo ambiente social, representando, por excelência, pelas personagens figurantes. -Espaço ou Ambiente psicológico: espaço interior da personagem, abarcando as suas vivências, os seus pensamentos e sentimentos. -O espaço ou ambiente: pode ser desde uma praia a um lago congelado. De acordo com o espaço ou ambiente é que os fatos da narração se desenrolam.

4 ELEMENTOS DA NARRATIVA - PERSONAGENS
- Protagonista, personagem principal ou herói: desempenha um papel central e a sua atuação é fundamental para o desenvolvimento da ação. - Personagem secundária: assume um papel de menor relevo que o protagonista, sendo ainda importante para o desenrolar da ação. - Figurante: tem um papel irrelevante no desenrolar da ação, cabendo-lhe, no entanto, o papel de ilustrar um ambiente ou um espaço social de que é representante. - Tudo o que ocupa um espaço e pratica uma ação, mesmo que involuntária pode ser considerado um personagem.

5 ELEMENTOS DA NARRATIVA – FOCO NARRATIVO
Foco narrativo, ou ponto de vista: É o elemento estrutural da narrativa que compreende a perspectiva através da qual se conta uma história. É, basicamente, a posição a qual o narrador, enquanto instância narrante ou voz que articula a narração, conta a história. Os pontos de vista mais conhecidos são dois: Narrador-observador e Narrador-personagem -Narrador-Observador: é aquele que conta a história através de uma perspectiva de fora da história, isto é, ele não se confunde com nenhum dos personagens. Este foco narrativo se dá, predominantemente, em 3ª. pessoa; -Narrador-Personagem : é aquele que conta a história através de uma perspectiva de dentro da história, isto é, ele, de alguma forma participa do enredo, sendo um dos personagens da história, usando a 1ª. pessoa (eu ou nós) para se contar história.

6 ESQUEMATIZAÇÃO - ESTRUTURA
APRESENTAÇÃO COMPLICAÇÃO OU DESENVOLVIMENTO CLÍMAX DESFECHO

7 PRODUÇÃO – PROPOSTA NARRATIVA
"Por que ela não me vê? Por trás destes óculos há um sujeito honesto. Estas espinhas dizem apenas que eu sou jovem..." Instruções : Desenvolva o conflito insinuado nas frases anteriores, caracterizando com precisão "esse jovem". Narrador em primeira pessoa (1ª. Pessoa). Espaço: o conflito "explode" numa sala de aula. Tempo: duração da aula. Escreva, no mínimo 20 e no máximo, 30 linhas. Faça o rascunho no caderno, corrigindo-o. Depois, passe-o à tinta e entregue à professora numa folha separada.


Carregar ppt "NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google