A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental

2 A chegada da família real no brasil e o primeiro império

3 A corte no Rio de Janeiro
No início do século XIX, a Europa passava por um período de grandes mudanças. A França e a Inglaterra estavam em guerra. Em 1806, Napoleão Bonaparte, imperador da França proibiu todos os países da Europa de manterem relações comerciais com a Inglaterra.

4 Como Portugal não obedeceu, Napoleão ordenou que suas tropas invadissem Lisboa. Para escapar da invasão, a família real portuguesa fugiu para o Brasil.

5 Em novembro de 1807, Dom João, o príncipe regente de Portugal, partiu de Lisboa com uma frota de quinze embarcações, trazendo cerca de quinze mil pessoas. Em janeiro de 1808, a família real chegou a Salvador.

6 Nessa ocasião, Dom João assinou um documento que autorizava a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. A corte ficou pouco tempo na Bahia: o destino final era o Rio de Janeiro, então capital do Brasil.

7 No início do século XIX, o Rio de Janeiro era uma cidade pequena e suja, com ruas estreitas, sem esgoto nem água encanada.

8 A chegada da Corte trouxe muitas mudanças
A chegada da Corte trouxe muitas mudanças. Os brasileiros ricos passariam a imitar os costumes dos nobres portugueses. Construíram casas luxuosas, com mobílias caras, louças finas e pratarias.

9 O Brasil foi beneficiado com a abertura dos portos: produtos de diferentes origens chegavam ao território, e as exportações não precisavam mais passar por Portugal.

10 Dom João modernizou o Rio de Janeiro: fundou o Jardim botânico, o Banco do Brasil, abriu escolas de medicina, de músicas e de artes, construiu teatros, instalou fábricas, criou a Academia Militar, o Museu Nacional e a Imprensa Régia.

11 Em 1815, o Brasil deixou de ser colônia e passou à categoria de Reino Unido. As antigas capitanias tornaram-se províncias. Em 1818, com a morte de dona Maria I, Dom João tornou-se rei de Portugal e do Brasil, assumindo o nome de Dom João VI.

12 A permanência de Dom João VI no Brasil foi um período agitado
A permanência de Dom João VI no Brasil foi um período agitado. Se no Rio de Janeiro houve melhorias, o mesmo não se pode dizer do restante do país. A Corte gastava muito dinheiro e quem não pagava as despesas eram os brasileiros que, na grande maioria, tinha uma vida difícil.

13 A situação também estava ruim em Portugal
A situação também estava ruim em Portugal. Em 1820, estourou a Revolução do Porto. Dom João resolveu retornar a Portugal e deixou aqui seu filho e herdeiro como príncipe regente.

14 O rei de Portugal queria que Dom Pedro retornasse a Portugal e que o Brasil voltasse a ser colônia. No Brasil, surgiu um movimento para convencer dom Pedro a ficar.

15 Para ganhar apoio político, Dom Pedro resolveu visitar algumas províncias. Foi bem recebido em Minas Gerais e em São Paulo. Na manhã do dia 7 de setembro de 1822, encontrava-se às margens do riacho do Ipiranga quando recebeu cartas importantes. Uma delas era de José Bonifácio, pedindo que Dom Pedro declarasse a Independência do Brasil.

16 Finalmente, o Brasil tornava-se independente de Portugal
Finalmente, o Brasil tornava-se independente de Portugal. No mesmo anos, dom Pedro foi aclamado imperador com o nome de Dom Pedro I. O período em que governou o Brasil, de 1822 a 1831, ficou conhecido como Primeiro Reinado.

17 Para revisar assista ao filme:

18 Referências bibliográficas
Buriti História; Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela editora.; 2ª edição. Projeto Pitanguá – Ensino Fundamental; Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Ed. Moderna;

19 Referências bibliográficas


Carregar ppt "Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google