A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os intervenientes no ensino e formação profissionais.

3 O Programa LEONARDO DA VINCI, sendo um programa de mobilidade inclui vários tipos de actividades: - Mobilidade de Pessoas para Formação Profissional Inicial - FPI - Mobilidade de Pessoas presentes no Mercado de Trabalho - PMT - Mobilidade de Profissionais da Educação e Formação Profissional - PEFP

4 MOBILIDADE DE PESSOAS PRESENTES NO MERCADO DE TRABALHO (PMT) Quem se pode candidatar? Indivíduos que estejam no mercado de trabalho – desempregados e/ou à procura do primeiro emprego que queiram realizar um estágio profissional em contexto real de trabalho num país europeu.

5 Que objetivos para a Acção? A acção de Mobilidade Pessoas no Mercado de Trabalho do programa sectorial LEONARDO DA VINCI tem como alvo, no caso específico da Região Açores, o apoio da mobilidade transnacional aos indivíduos desempregados e/ou à procura do primeiro emprego. No geral os objectivos da acção são: - Apoiar os participantes em atividades de formação e de formação contínua na aquisição e uso de conhecimentos, aptidões e qualificações para facilitar o desenvolvimento pessoal, a empregabilidade e a participação no Mercado de Trabalho Europeu; - Reforçar o carácter atractivo do ensino e formação profissionais e da mobilidade para indivíduos e facilitar a mobilidade de formandos trabalhadores.

6 Questões de ordem prática Quantos Países e Parceiros? Mínimo de 2 países e de 2 parceiros; um que envia e o outro que recebe. Qual a duração de um Projecto? - Mínimo de 6 meses - Máximo de 24 meses Qual a duração da Mobilidade? - Mínimo de 2 semanas - Máximo de 26 semanas

7 Que particularidades tem a mobilidade de PMT? O estágio é considerado como sendo um período de formação profissional e/ou experiência de trabalho realizado por um participante individual numa instituição parceira noutro país participante.

8 Quem formaliza a candidatura? - Instituições ou organizações que providenciem oportunidades de aprendizagem nos domínios abrangidos pelo programa Leonardo da Vinci; - Empresas, parceiros sociais e outros representantes do sector laboral, incluindo câmaras de comércio e outras organizações comerciais; - Instituições que prestem serviços de orientação, de aconselhamento ou de informação relacionados com qualquer aspecto de aprendizagem ao longo da vida; - Instituições de Ensino Superior; - E outras…..

9 Qual a intervenção da DRTQPDC através dos Serviços de Emprego dos Açores? -Concepção e elaboração dos projectos de mobilidade; - Atendimento/ Esclarecimento e Informações ao público; - Organização dos processos individuais; - Entrevistas e selecção de candidatos; - Contacto com as parceiras; -Estabelecimento de contratos e protocolos com as parcerias; - Acompanhamento e avaliação dos projectos e dos estágios.

10 Financiamento O financiamento é feito pela Comunidade Europeia através Agência Nacional do Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida e pelo orçamento da Região Autónoma dos Açores. Os participantes recebem uma bolsa para estadia, viagens e seguro.

11 Obrigada!


Carregar ppt "O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google