A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung."— Transcrição da apresentação:

1 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE Funções, tarefas e aproximação a seguir pela entidade formadora durante a implementação Christine Münch Rainer Uhrmann-Nowak Gestão de Competências com a ferramenta CM ProWork

2 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE Gestão de Competências com o CM ProWork Funções, Tarefas e Aproximação a seguir pela entidade formadora durante a implementação Porquê Gestão de Competências A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências Para que empresas a ferramenta foi pensada? Para que utilizadores a ferramenta foi pensada? Como conseguir novos clientes? Quando é necessário o apoio de consultadoria? Porque as empresas precisam de Gestão de Competências na área da Produção? Quais as entidades que poderão divulgar com sucesso a ferramenta? Empresas de produção industrial. Executivos, Depto. de recursos humanos, trabalhadores na linha de produção Atenção, Interesse, Desejo, Acção (AIDA) A ferramenta não é auto-explicativa Défices no que se relaciona com heterogeneidades de performance e de prerequisitos dos trabalhadores A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências na área da produção Consultoria, , telefone, apresentação da ferramenta, artigos em publicações, aproximar-se de potenciais clientes. Consultoria é necessária, por exemplo para explicar a implementação. Exigências crescentes do mercado Sensibilizar as empresasApoio é solicitado durante a implementação da ferramenta Consultadoria para a implementação Apoiar no uso e na avaliação de resultados

3 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE Porque as empresas precisam de Gestão de Competências na área da Produção? (I) Procedimentos cada vez mais complexos, tecnologia mais exigente e inovações permanentes que requerem uma rápida adaptação à mudança; As maiores exigências dos trabalhadores (m/f) Existem carências no que se relaciona com: –Heterogeneidade dos Pré-requisitos, aprendizagem e performance. –Falta de transparência quanto às competências necessárias e exigidas; –Dificuldades na identificação da carência de competências; –Complexidade das ferramentas standard que vão para além das necessidades e limitações da empresa; –Velocidade da necessidade e reciclagem e transferência de pessoal. Como conseguir novos clientes? A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências Para que empresas a ferramenta foi pensada? Para que utilizadores a ferramenta foi pensada? Quando é necessário o apoio de consultadoria? Porquê Gestão de Competências? Gestão de competências com o CM ProWork

4 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE A ferramenta pretende: -Registar as tarefas do trabalhador, as competências relacionadas com as mesmas e a responsabilidade e capacidade do trabalhador no que se relaciona com elas; -Identificar as necessidades de formação dos trabalhadores. As seguintes possibilidades de personalização serão possíveis: -Optimização da atribuição de tarefas por trabalhador; -Optimização da organização da produção; -Optimização das transferências de pessoal e da integração de novos trabalhadores, assim como de substituições por motivo de falta ou férias; -Análise dos efeitos de medidas relacionadas com a organização do trabalho e com as qualificações dos trabalhadores. Porque as empresas precisam de Gestão de Competências na área da Produção? (II) Como conseguir novos clientes? A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências Para que empresas a ferramenta foi pensada? Para que utilizadores a ferramenta foi pensada? Quando é necessário o apoio de consultadoria? Gestão de competências com o CM ProWork Porquê Gestão de Competências?

5 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE Porque as empresas precisam de Gestão de Competências na área da Produção? (III) A Gestão de Competências permite a redução de: -Dificuldades com prazos; -Tempos mortos longos de pausa na produção; -Problemas de qualidade nos produtos. A Gestão de Competências permite uma reacção rápida e focada às mudanças solicitadas pelas exigências do mercado e pela permanente inovação tecnológica. Para informação detalhada sobre este ponto ver o documento de Boas Práticas para empresas Como conseguir novos clientes? A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências Para que empresas a ferramenta foi pensada? Para que utilizadores a ferramenta foi pensada? Quando é necessário o apoio de consultadoria? Gestão de competências com o CM ProWork Porquê Gestão de Competências?

6 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE Que Entidades de Formação são capazes de fazer o marketing da ferramenta com eficácia? Entidades que disponham de experiência: …No sector da indústria; …Na área da assemblagem; …Na área da gestão da produção; …Com o grupo alvo de técnicos e executivos; …Na área da gestão de projectos; …Na área das qualificações e da formação no sector da indústria. Como conseguir novos clientes? A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências Para que empresas a ferramenta foi pensada? Para que utilizadores a ferramenta foi pensada? Quando é necessário o apoio de consultadoria? Porquê Gestão de Competências? Gestão de competências com o CM ProWork

7 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE A função das Entidades de Formação na Gestão de Competências na área da Produção (I) Sensibilizar as empresas para a gestão de competências dos trabalhadores (ver slides 1 a 4) Apoiar a introdução da ferramenta na empresa: –Seleccionar o sector piloto; –Analisar os pontos fracos e escolhê-los como pontos de partida para a gestão de competências; –Introduzir e operacionalizar a ferramenta. Como conseguir novos clientes? A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências Para que empresas a ferramenta foi pensada? Para que utilizadores a ferramenta foi pensada? Quando é necessário o apoio de consultadoria? Gestão de competências com o CM ProWork Porquê Gestão de Competências?

8 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE A função das Entidades de Formação na Gestão de Competências na área da Produção (II) Apoiar na avaliação dos resultados obtidos; Apoiar no alargamento da implementação da ferramenta a toda a empresa; Apoiar na selecção dos procedimentos, métodos e instrumentos para o desenvolvimento de competências, de acordo com os resultados obtidos com a ferramenta. Como conseguir novos clientes? A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências Para que empresas a ferramenta foi pensada? Para que utilizadores a ferramenta foi pensada? Quando é necessário o apoio de consultadoria? Gestão de competências com o CM ProWork Porquê Gestão de Competências?

9 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE Para que empresas a ferramenta foi pensada? Empresas de produção industrial Área de produção, com 10 a 100 trabalhadores A ferramenta pode também ser utilizada por um leque alargado de outras entidades Gestão de competências com o CM ProWork Como conseguir novos clientes? A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências Para que empresas a ferramenta foi pensada? Para que utilizadores a ferramenta foi pensada? Quando é necessário o apoio de consultoria? Porquê Gestão de Competências?

10 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE Quem tem interesse em usar a ferramenta na empresa? Executivos -Avaliar as competências relacionadas com as tarefas dos trabalhadores -Optimizar a estrutura organizacional Trabalhadores na linha de produção -Identificar carência de competências -Iniciar planos de desenvolvimento pessoal -Detectar necessidade de apoio Departamento de Recursos Humanos -Planear com precisão as necessidades de formação -Aumentar a flexibilidade, e.g., substituindo facilmente um trabalhador na realização de uma tarefa por outro trabalhador com as mesmas competências Gestão de competências com o CM ProWork Como conseguir novos clientes? A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências Para que empresas a ferramenta foi pensada? Para que utilizadores a ferramenta foi pensada? Quando é necessário o apoio de consultoria? Porquê Gestão de Competências?

11 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE Como conseguir novos clientes? (I) Prestar consultoria Contactar clientes conhecidos através de ou telefone Apresentar a ferramenta em caso de interesse Publicar artigos Aproximar-se de potenciais clientes em: -Workshops / Conferências sobre o tema da qualificação dos trabalhadores/ optimização da produção -Assembleias organizadas por associações, câmaras de comércio e indústria, e instituições educativas -Exposições e respectivos eventos públicos Gestão de competências com o CM ProWork Como conseguir novos clientes? A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências Para que empresas a ferramenta foi pensada? Para que utilizadores a ferramenta foi pensada? Quando é necessário o apoio de consultoria? Porquê Gestão de Competências?

12 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE Como conseguir novos clientes? (II) Atenção Interesse Desejo Acção Direccionar a atenção para a oferta através de medidas apropriadas Despertar o interesse pelo serviço por uma necessidade própria de acção Provocar o desejo pelo serviço de modo a solucionar os pontos fracos detectados Despoletar a acção, i.e., o convite para submeter uma oferta enfatizando os benefícios para o público alvo Gestão de competências com o CM ProWork Como conseguir novos clientes? A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências Para que empresas a ferramenta foi pensada? Para que utilizadores a ferramenta foi pensada? Quando é necessário o apoio de consultoria? Porquê Gestão de Competências?

13 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE Quando é necessário o apoio de consultoria? (I) A ferramenta não é auto-explicativa. Consultoria é necessária … …Para explicar a implementação …Durante a avaliação dos benefícios …Durante a avaliação do défice de competências, que pode ser facilmente solucionado através de medidas de desenvolvimento …Durante a análise e interpretação dos resultados …Para implementar medidas de desenvolvimento de competências …Para optimizar a área de produção (com respeito à alocação de tarefas) Gestão de competências com o CM ProWork Como conseguir novos clientes? A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências Para que empresas a ferramenta foi pensada? Para que utilizadores a ferramenta foi pensada? Quando é necessário o apoio de consultoria? Porquê Gestão de Competências?

14 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE Quando é necessário o apoio de consultoria? (II) Apoio é solicitado… …Durante a implementação da ferramenta …Durante as acções de formação sobre como utilizar a ferramenta …Durante o ajuste do conjunto de tarefas às especificidades da empresa …Para informar, convencer e envolver a Administração (Principais Promotores) e os representantes dos trabalhadores …Para organizar a gestão de projectos …Durante a transferência dos resultados piloto da área de produção para outras áreas operacionais …Durante a implementação de medidas de desenvolvimento de competências Gestão de competências com o CM ProWork Como conseguir novos clientes? A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências Para que empresas a ferramenta foi pensada? Para que utilizadores a ferramenta foi pensada? Quando é necessário o apoio de consultoria? Porquê Gestão de Competências?

15 Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE Aspectos a ter em linha de conta em Portugal De acordo com o artigo 125 do Código de Trabalho: A formação contínua de activos deve abranger, pelo menos 10% dos trabalhadores com contrato sem termo de cada empresa; Ao trabalhador deve ser assegurada, no âmbito da formação contínua, um número mínimo de 35 horas anuais de formação certificada; A formação impende igualmente sobre a empresa utilizadora de mão de obra relativamente ao trabalhador que, ao abrigo de um contrato celebrado com o respectivo empregador, nela desempenhe a sua actividade por um período, ininterrupto, superior a 18 meses. Gestão de competências com o CM ProWork Como conseguir novos clientes? A Função das Entidades de Formação na Gestão de Competências Para que empresas a ferramenta foi pensada? Para que utilizadores a ferramenta foi pensada? Quando é necessário o apoio de consultoria? Porquê Gestão de Competências?


Carregar ppt "Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung TAE CM ProWork Leonardo da Vinci Pilot Technische Akademie Esslingen Ihr Partner für Weiterbildung."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google