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PublicouLuiz Fernando Franca Palhares Alterado mais de 8 anos atrás
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Caminhos da filosofia Prof. Álvaro Maia
II Patrística
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Herança sofística e cirenaica
Aristipo > a verdade vem das sensações
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Entre Aristóteles e os padres
Cépticos > não há verdade, Pirro
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Entre Aristóteles e os padres
Cépticos > não há verdade, tudo está em aberto
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Os cépticos Não há gurus: sou livre para pensar e encontrar o que me serve
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Herdeira do ceticismo: a EPISTEMOLOGIA
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Entre Aristóteles e os padres
Epicuristas > natureza Epicuro
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Epicuro Carta a Heródoto > Sobre a física e sobre as necessidades do homem Carta a Pítocles > Sobre os astros e sobre a ordem das coisas Carta a Meneceu > Sobre a ética e sobre a vida e a morte
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Epicurismo: convenienter naturae vivere
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Os epicuristas De nada adianta legislar contra a natureza
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Os epicuristas Quando tenho fome e ouço “não coma!”, a quem devo obedecer? À minha natureza ou à dos outros?
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Os epicuristas As necessidades Essenciais Não essenciais Necessidades dos outros
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Os epicuristas Maturidade da consciência Eu quero? Eu preciso? Tem que ser agora?
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Os epicuristas A maldade do corpo é uma invenção da maldade humana (Charcot)
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Os epicuristas A Natureza não se defende... mas depois se vinga. (Albert Einstein)
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Entre Aristóteles e os padres
Cínicos > liberdade Diógenes
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Os cínicos Não depender de ninguém: ter toda a natureza e todo o tempo do mundo
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Os cínicos Não depender de ninguém: ter toda a natureza e todo o tempo do mundo
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Entre Aristóteles e os padres
Estóicos > altruísmo
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Entre Aristóteles e os padres
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Os estóicos Só será feliz aquele que hoje tem consciência da felicidade que já possui
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Os estóicos Sustine et abstine: suporta e abstém-te
Viver é administrar problemas
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Os estóicos >>> ataraxia
Não tenho nada a perder: o que vem, vem a mais
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Os estóicos >>> ataraxia
O estoicismo: cristianismo antes e depois de Cristo
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Apologética cristã Tertuliano > todos os homens são irmãos, enquanto filhos de Deus, e têm direito a uma felicidade comum
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Mundo Ptolemaico Ptolomeu > a terra é o centro do universo
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Hipatia > heliocentrismo
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Santo Agostinho (354-430) compreender para crer e crer para compreender
Confissões: arbítrio mundano, maniqueísta, estoico, cristão
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Santo Agostinho (354-430) compreender para crer e crer para compreender
Confissões: o homem é temporal, Deus é atemporal Deus criou o homem e o tempo … e tudo faz parte de um todo eterno
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Santo Agostinho (354-430) compreender para crer e crer para compreender
Cidade de Deus: a luta Cidade de Deus X Cidade dos Homens
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Em Santo Agostinho a unidade aguarda a multiplicidade
Mundo sensível: o corpo, a matéria Mundo das idéias: a alma, o espírito Vida: o controle das paixões
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Carlos Magno (800) Berta do Pé Grande as escolas Urbano II (1090) Reação ao Islã início das cruzadas
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Os universais Realistas
Existem no intelecto, e fundamentam-se nas coisas Santo Anselmo
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Os universais Realistas
Existem no intelecto, e fundamentam-se nas coisas Santo Anselmo
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Os universais Conceptualistas
São entidades mentais, e existem em si mesmas Pedro Abelardo
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Os universais Conceptualistas
São entidades mentais, e existem em si mesmas Pedro Abelardo
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Os universais Nominalistas
São apenas conteúdos de nossa mente, sem correspondência com a realidade, a natureza (que é criação divina) Guilherme de Ockam
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Os universais Nominalistas
São apenas conteúdos de nossa mente, sem correspondência com a realidade, a natureza (que é criação divina) Guilherme de Ockam
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Manual de Lógica Sobre a verdade O ser e o parecer Pedro Hispano
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Manual de Lógica Sobre a verdade O ser e o parecer
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Manual de Lógica Sobre a verdade O ser e o parecer
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Manual de Lógica Sobre a verdade O ser e o parecer
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Manual de Lógica Sobre a verdade O ser e o parecer
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Manual de Lógica Sobre a verdade O ser e o parecer
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São Tomás de Aquino Contra os Gentios Fé e razão
> Entendimento de que não podem ser opostos
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São Tomás de Aquino = Contra os Gentios Fé e razão
> Entendimento de que não podem ser opostos
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São Tomás de Aquino SOBRE FÉ E RAZÃO
Se é verdade que a verdade da fé cristã ultrapassa as capacidades da razão humana, nem por isso os princípios inatos naturalmente à razão podem estar em contradição com esta verdade sobrenatural.
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São Tomás de Aquino Tampouco é permitido considerar falso aquilo que cremos pela fé, e que Deus confirmou de maneira tão evidente. Já que só o falso constitui o contrário do verdadeiro, como se conclui claramente da definição dos dois conceitos, é impossível que a verdade da fé seja contrária aos princípios que a razão humana conhece em virtude das suas forças naturais. Deus não pode infundir no homem opiniões ou uma fé que vão contra os dados do conhecimento adquirido pela razão natural.
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São Tomás de Aquino É isso que faz o apóstolo São Paulo escrever, na Epístola aos Romanos: "A palavra está bem perto de ti, em teu coração e em teus lábios, ouve: a palavra da fé, que nós pregamos” (Rom 10:8). Todavia, já que a palavra de Deus ultrapassa o entendimento, alguns acreditam que ela esteja em contradição com ele. Isto não pode ocorrer. (S. Tomás de Aquino, Súmula contra os gentios)
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São Tomás de Aquino Compêndio de Teologia:
> Entendimento da existência de Deus
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As cinco provas da existência de Deus:
Primeiro movente: o que está em movimento foi movido por outro Causa eficiente: o que havia antes? Contingência: nada é acidental, a razão limita as coincidências Graus de excelência: a intuição do bem Argumento da idealização: a harmonia indica a existência de um jogo com regras
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Prova 1 > Primeiro movente: o que está em movimento foi movido por outro
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Prova 2 > Causa eficiente: o que havia antes?
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Prova 2 > Causa eficiente: o que havia antes?
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Prova 2 > Causa eficiente: é possível intuir o que há além da moldura do infinito?
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Prova 3 > Contingência: nada é acidental, a razão limita as coincidências
João Alves e o escândalo do orçamento
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Prova 3 > Contingência: nada é acidental, a razão limita as coincidências
Gel Manix: alto poder lubrificante
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Prova 3 > Contingência: nada é acidental, a razão limita as coincidências
Monica Veloso e Renan Calheiros
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Prova 3 > Contingência: nada é acidental, a razão limita as coincidências
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Prova 3 > Contingência: nada é acidental, a razão limita as coincidências
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Prova 4 > Graus de excelência: a intuição do bem
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Prova 4 > Graus de excelência: a intuição do bem
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Prova 5 > Argumento da idealização: a harmonia e a beleza indicam a existência de uma estética, um plano e um jogo com regras
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Prova 5 > Argumento da idealização: a harmonia indica a existência de uma estética planejada
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Prova 5 > Argumento da idealização: a harmonia indica a existência de uma estética planejada
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Prova 5 > Argumento da idealização: por fora
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Prova 5 > Argumento da idealização: por dentro
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Prova 5 > Argumento da idealização: ver = não ver?
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Prova 5 > Argumento da idealização: o mesmo plano
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Prova 5 > Argumento da idealização: o mesmo plano
Acredito no Deus de Aquino e Espinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens (Albert Einstein, In Golgher, O universo físico e humano, p. 304) Prova 5 > Argumento da idealização: o mesmo plano
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Alegria e dor x indiferença
São Tomás de Aquino Alegria e dor x indiferença O Ente e a Essência: o arbítrio Summa Theologica: o cristianismo levado à última essência > O amor paternal
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Alegria e dor x indiferença
São Tomás de Aquino Alegria e dor x indiferença O Ente e a Essência: o arbítrio Summa Theologica: o cristianismo levado à última essência > O amor paternal
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Alegria e dor x indiferença
São Tomás de Aquino Alegria e dor x indiferença O Ente e a Essência: o arbítrio Summa Theologica: o cristianismo levado à última essência > O amor paternal
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São Tomás de Aquino Sem o arbítrio, qual o valor da Fé?
Alegria e dor são humanas: a indiferença desumaniza. (Summa Theologica)
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São Tomás de Aquino Solum Deo rogo Quia me negligentia dolor non sit
Quia me negligentia iniquus non sit Quia me negligentia improbus non sit Quia me negligentia futurum non sit Quia me negligentia bellum non sit Quia me arida mors non inveniat Dum vano, solo et inerte Sic solum Deo rogo
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Fim da unidade II
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