A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÉRIE “MEMORIAIS”, PORTUGAL, AMARANTE. Fotografia Digital, Processamento de Imagem e Editoração Eletrônica: Jorge da Cunha Pereira Filho Fotografias: ©

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÉRIE “MEMORIAIS”, PORTUGAL, AMARANTE. Fotografia Digital, Processamento de Imagem e Editoração Eletrônica: Jorge da Cunha Pereira Filho Fotografias: ©"— Transcrição da apresentação:

1 SÉRIE “MEMORIAIS”, PORTUGAL, AMARANTE. Fotografia Digital, Processamento de Imagem e Editoração Eletrônica: Jorge da Cunha Pereira Filho Fotografias: © copyright 2012, Jorge da Cunha Pereira Filho Apresentação: © copyright 2012, Jorge da Cunha Pereira Filho Progressão automática, uma transparência a cada dez (10) segundos. O “mouse” pode ser usado para antecipar a transição. VERSÃO 1 – 04/JULHO/2012

2 INFORMAÇÕES Esta Apresentação consta de 29 fotografias tiradas por Jorge da Cunha Pereira Filho, na cidade de Amarante (São Gonçalo do), Douro Litoral, Portugal, no dia 30 de Maio de 2012, com uma câmara digital da Sony Cyber-Shot DSC – W570, de 16 Megapixels, especialmente para a série fotográfica sobre os Memoriais da Família Cunha Pereira, as quais foram “tratadas”, em luminosidade e contraste, e reduzidas em tamanho e qualidade. O uso delas só é permitido se for previamente autorizado pelo dono das imagens, na forma da legislação vigente.

3 PEQUENO HISTÓRICO Amarante, foi o local de nascimento de Ana Maria de JESUS, a qual foi batizada na freguesia de São Gonçalo. Ela se casou com Manoel RIBEIRO COSTA, natural da freguesia de Santa Cristina de Meadela, Viana do Castelo, província do Minho, os quais migraram para a freguesia do Corpo Santo, em Recife, PE, no Brasil, na primeira metade do século XVIII, e, depois, para a Vila do Príncipe, MG, Brasil, onde deixaram descendência. Amarante, que pertence à Região do Douro Litoral e dista de 60 km da cidade do Porto, é um centro de peregrinação católica, à margem do Baixo Rio Tâmega. Foi povoada por povos primitivos que habitavam a Serra da Aboboreira, desde a idade da Pedra. Foi local de passagem, durante o Império Romano, como o atesta a sua Ponte de São Gonçalo. Essa ponte desabou em 1763, durante uma enchente, e só foi reconstruída em 1782- 1891. É certo, porém, que a urbe só teve importância e visibilidade com a chegada de São Gonçalo (1187-1259), o qual escolheu local ermo para se fixar, depois de ter peregrinado por Roma e Jerusalém. O Rei Dom João III (1502-1557) mandou construir a Igreja e Mosteiro de São Gonçalo sobre a antiga Capela que havia no local, onde o santo havia sido sepultado, mas a construção levou quase 70 anos, de 1553 a 1620. Amarante foi um dos focos da resistência à invasão napoleônica, em 1809, e foi palco da luta entre miguelistas (seguidores de Dom Miguel), que havia usurpado o trono, e os liberais de Dom Pedro IV (Pedro I do Brasil), em 11 de Abril de 1834.

4 ANA MARIA DE JESUS Ana Maria de JESUS era um nome muito comum em Portugal e também no Brasil colonial. Nossa Ana Maria de JESUS era nascida em Amarante, Portugal, e, certamente, foi batizada na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, Portugal, cerca do ano de 1720. Ela se casou, cerca do ano de 1735, com o também português, nascido e batizado em Viana do Castelo, Manoel RIBEIRO COSTA. Eles vieram para o Brasil e se instalaram na Capelania do Corpo Santo, da freguesia de Santo Antônio do Recife, PE, Brasil. Aí tiveram filhos, entre os quais Luciana RIBEIRO de MAGALHÃES. Esta família migrou para as “Minas Gerais”, onde se instalou na Vila do Príncipe, MG, Brasil, atual cidade do Serro, MG, Brasil. Luciana RIBEIRO de MAGALHÃES nasceu na Capelania do Corpo Santo, PE, Brasil, da freguesia de Santo Antônio do Recife, PE, Brasil, onde foi batizada, e se casou com o português da freguesia de São Lourenço do Douro, Marco de Canaveses, Carlos PEREIRA de SÁ, na Igreja Matriz de N. Sra. da Conceição da Vila do Príncipe, MG (Serro, MG, Brasil), em 03/fev/1744. Dos numerosos filhos, cujos sobrenomes, entre outros, havia QUEIRÓS e VASCONCELLOS, encontramos o Capitão (Ordenanças) Carlos PEREIRA de SÁ (filho). O Capitão (Ordenanças) Carlos PEREIRA de SÁ (filho) nasceu na Vila do Príncipe, MG (Serro, MG, Brasil), e foi batizado na Igreja Matriz de N. Sra. da Conceição da Vila do Príncipe, MG (Serro, MG, Brasil), cerca do ano de 1762. Casou-se com Luiza Victória de SIQUEIRA HENRIQUES da AYALA, na Vila do Príncipe, MG (Serro, MG, Brasil), cerca do ano de 1822. Este casal teve dois filhos, um dos quais era Ignez Lidora Rosa de QUEIRÓS. Dona Ignez Lidora Rosa de QUEIRÓS nasceu na Vila do Príncipe, MG (Serro, MG, Brasil) cerca de set/1799, onde foi batizada em 01/out/1799. Ela se casou com o Capitão de Milícia Simão da CUNHA PEREIRA, na Vila do Príncipe, MG (Serro, MG, Brasil), no ano de1819, dando origem à atual Família CUNHA PEREIRA, do Serro, MG, e outras cidades mineiras, como Peçanha, MG, e Abaeté, MG. Um dos filhos deste casal foi o Dr. (Médico) Simão da CUNHA PEREIRA Júnior, do Serro, MG, nascido na Vila do Príncipe, MG (Serro, MG, Brasil), cerca do ano de 1822.

5 AMARANTE – VISTA 1 Centro Histórico, visto da margem oposta do Rio Tâmega.

6 AMARANTE – VISTA 2 Entrada do Centro Histórico, pela Ponte Romana

7 AMARANTE – VISTA 3 Para chegar ao Centro Histórico, basta atravessar a Ponte Romana

8 AMARANTE – VISTA 4 Praça Principal, no Centro Histórico

9 AMARANTE – VISTA 5 Centro Histórico, visto da Igreja de São Domingos

10 AMARANTE – VISTA 6 Claustro da Igreja de São Gonçalo, visto da parte alta da cidade.

11 RIO TÃMEGA Corre tranquilamente, límpido, onde cardumes de peixes nadam..

12 EDIFÍCIO ANTIGO Elegante construção do século XIX, tem restaurante no andar térreo

13 IGREJA DE SÃO DOMINGOS Pequena e elegante construção, abriga o Museu de Arte Sacra.

14 IGREJA DE SÃO GONÇALO - 1 Exterior. Construída sobre a antiga capela onde o santo teria sido sepultado.

15 IGREJA DE SÃO GONÇALO - 2 Exterior - Olhe eu aí!!!... É ver para crer...

16 IGREJA DE SÃO GONÇALO - 3 Exterior - Parte lateral da Igreja. Pedra pura...

17 IGREJA DE SÃO GONÇALO - 4 Interior - Nave Principal, com os Altares Principal e Secundários.

18 IGREJA DE SÃO GONÇALO – 5 Interior - Vista do Altar Principal, com sua talha dourada a ouro.

19 IGREJA DE SÃO GONÇALO - 6 Interior - Batistério. Local onde teria sido batizada Ana Maria de JESUS.

20 IGREJA DE SÃO GONÇALO - 7 Interior - Pia Batismal, onde teria sido batizada Ana Maria de JESUS.

21 IGREJA DE SÃO PEDRO - 1 Elegante construção, com sua torre elevada.

22 IGREJA DE SÃO PEDRO - 2 Destaque para a torre.

23 PONTE ROMANA - 1 Ponte reconstruída, no mesmo local onde havia uma ponte romana que desabou.

24 PONTE ROMANA - 2 Olhe eu, de novo!!!... Tô lá... Conferindo a ponte... Tá aprovada.

25 CRUZEIRO DA ANTIGA PONTE ROMANA Pertencia à ponte desabada e está na parede externa da Igreja de São Gonçalo.

26 MUSEU AMADEO DE SOUZA-CARDOSO - 1 Exterior – Instalado no Claustro do Mosteiro de São Gonçalo.

27 MUSEU AMADEO DE SOUZA-CARDOSO - 2 Exterior – Guarda o acervo de obras do pintor e outras.

28 CONVENTO DE SANTA CLARA Exterior – Ruínas antigas e prédio anexo (Biblioteca Municipal).

29 BIBLIOTECA MUNICIPAL Exterior – Ocupa o prédio anexo ao antigo Convento das Irmãs Clarissas.

30 CASA DA CALÇADA (HOTEL DE LUXO) - 1 Na margem do Rio Tâmega, em frente ao Centro Histórico

31 CASA DA CALÇADA (HOTEL DE LUXO) - 2 Na margem do Rio Tâmega, em frente ao Centro Histórico

32 RESTAURANTE ZÉ DA CALÇADA - 1 Faz o famoso “Bacalhau à Zé da Calçada”. A “Calçada” fica na margem do Rio Tâmega.

33 RESTAURANTE ZÉ DA CALÇADA - 2 Interior – Olhe eu, novamente!!!... Depois de saborear aquele famoso bacalhau.

34 BACALHAU À ZÉ DA CALÇADA Ingredientes: 1. Lombos de bacalhau frescos ou demolhados, com pele; 2. Farinha de Trigo; 3. Purê de batatas; 4. Maionese; 5. Azeite de oliveira extra-virgem português; 6. Azeitonas Pretas. Preparo: Passe o bacalhau na farinha de trigo e frite no azeite de oliveira extra-virgem; Coloque no prato ou travessa de servir e cubra com a maionese. Em torno do bacalhau, distribua o purê, em umas seis porções separadas. Sobre cada porção de purê, ponha uma azeitona preta. Regue tudo generosamente com o azeite extra-virgem. Coloque no forno pre-aquecido, brevemente, por 10 minutos. Sirva quente, de preferência acompanhado de vinho verde português branco. Mas, o vinho verde também pode ser o tinto, porque “bacalhau” não é “peixe”... Tanto o Minho como o Douro produzem ótimos vinhos verdes... NOTA: Se o bacalhau estiver salgado, deixe de molho em água potável, por maís de 12 horas, trocando a água pelo menos umas quatro vezes. Depois, para amaciar, coloque em água quente (fervendo) por uns três minutos.

35 FIM DO PASSEIO... Gostou? Veja de novo!...

36 FIM Fotografia Digital, Processamento de Imagem e Editoração Eletrônica: Jorge da Cunha Pereira Filho, Julho 2012 E-Mail: jorgecpf@hotmail.com


Carregar ppt "SÉRIE “MEMORIAIS”, PORTUGAL, AMARANTE. Fotografia Digital, Processamento de Imagem e Editoração Eletrônica: Jorge da Cunha Pereira Filho Fotografias: ©"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google