A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTOLERÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL Obstrução ao Sucesso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTOLERÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL Obstrução ao Sucesso"— Transcrição da apresentação:

1 INTOLERÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL Obstrução ao Sucesso
I SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTOLERÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL Obstrução ao Sucesso da Carreira Profissional Prof. Adm. Antonio Carlos Cassarro –

2 Agenda

3 Objetivos; Frases para Pensar; Intolerância – O que é? Qual a amplitude? Principais danos, especialmente à carreira profissional; Referências Legais (algumas); Conclusões e uma reflexão.

4 Objetivos

5 Refletir sobre a vida em sociedade, a
convivência com a diversidade e os reais valores da Vida!

6 Para pensar

7 "A intolerância irracional de muitos escusa ou justifica a hipocrisia ou dissimulação de alguns."
(Marquês de Maricá) "Nada mais tolo que o orgulho, nada mais duro e odioso que a intolerância, nada mais perigoso ou ridículo do que a vaidade." (Rui Barbosa) "A intolerância fecha os caminhos da compreensão, ao mesmo tempo que os da sensibilidade, caminhos aos quais só têm acesso as almas que sabem de sua semelhança com as demais." (Carlos Bernardo González Pecotche) "A ignorância é a raiz de todos os males. Ela é que causa doenças, violência, intolerância, miséria, fome, preconceito..." ( Dilson de Oliveira Nunes )

8 Intolerância O que é? Qual sua amplitude?

9 INTOLERÂNCIA Atitude mental que se caracteriza pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças, etnia, faixas etárias e opiniões; “O que é a intolerância?” “É o apanágio da humanidade. Estamos todos empedernidos de debilidades e erros; perdoemo-nos reciprocamente nossas tolices, é a primeira lei da natureza”. Há muito que a humanidade padece deste mal. O preconceito religioso, étnico, político, cultural, ou seja, a incapacidade humana em se reconhecer no “outro” e respeitá-lo.” (Voltaire, em seu Dicionário Filosófico, Sec. XVIII)

10 “À intolerância religiosa soma-se a intolerância política, cultural, étnica e sexual. A inquisição está presente no cotidiano dos indivíduos: no âmbito do espaço domestico, nos locais do trabalho, nos espaços públicos e privados. Ela assume formas sutis de violência simbólica e manifestações extremadas de ódio, envolvendo todas as esferas das relações humanas. A intolerância é, portanto, uma das formas de opressão de indivíduos em geral fragilizados por sua condição econômica, cultural, étnica, sexual e até mesmo por fatores etários. Muitas vezes nos surpreendemos ao descobrir a nossa própria intolerância. (Reflexões sobre a Intolerância, revista “Espaço Acadêmico, no. 37, junho de 2004)

11 AMPLITUDE A intolerância tem sido cada vez mais estudada no Brasil e no mundo, sendo inclusive tema de reflexão de organizações internacionais como a UNESCO. O crescente interesse pelo tema se deve ao fato de esse ser um problema que, apesar de ter surgido há séculos, afeta o mundo contemporâneo e a paz mundial. A falta de tolerância com a diversidade racial e religiosa é uma das fontes causadoras das guerras e conflitos entre povos, aos quais temos assistido com muita freqüência.

12 Grande causa dos conflitos modernos: o preconceito com as diversas culturas, a intolerância com o diferente e a idéia de que algumas civilizações são mais desenvolvidas e evoluídas que outras, juntamente com a necessidade de algumas nações de defender seus interesses financeiros e de mostrar ao mundo seu poderio econômico, político e militar. Sem dúvida, o egoísmo é o pai da intolerância, qualquer que seja a forma que a mesma assuma.

13 O binômio tolerância e intolerância atualmente possui diferentes significados.
A princípio, o termo era usado ao se tratar apenas de aceitação ou não da religião ou postura política de minorias. Hoje, o termo foi generalizado e também é utilizado ao se referir à intolerância direcionada a qualquer tipo de minoria (étnica, lingüística, religiosa, raça, etária, etc.).

14 A noção de homem em Kant é espetacular para o discurso dos direitos humanos, pois não há Humanidade, segundo ele, sem a percepção do outro como um fim em si mesmo. O conceito de dignidade está baseado em que o ser humano e, de modo geral, todo ser racional, existe como um fim em si mesmo. E, por isso, Kant diferencia pessoas de coisas, onde aquelas possuem dignidade enquanto estas possuem preços.

15 “O que se conta é a parte mais bela e importante de toda a História:
A revelação de que todos os seres humanos, apesar das inúmeras diferenças biológicas e culturais que os distinguem entre si, merecem igual respeito, como únicos entes no mundo capazes de amar, descobrir a verdade e criar a beleza. É o reconhecimento universal de que, em razão dessa radical igualdade, ninguém – nenhum indivíduo, gênero, etnia, classe social, grupo religioso ou nação – pode afirmar-se superior aos demais”. COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, p. 1.

16 IMPACTOS PROFISSIONAIS
Não admissão de pessoas que não estejam “de acordo” com as especificações da empresa ou de seus clientes principais (religião, sexo, idade, aparência física e necessidades especiais – apesar da lei!); Não igualdade de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional aos já admitidos; Desigualdades salariais entre sexos e cor da pela, quando do exercício de funções iguais ou semelhantes; Abusos de poder econômico, assédios sexuais...

17 Referências Legais

18 ASPECTOS LEGAIS (Exemplos)
DIREITO INTERNACIONAL ASPECTOS NORMATIVOS INTERNACIONAIS LEI MAGNA BRASILEIRA

19 DIREITO INTERNACIONAL
Tratados, convenções, pactos que o Brasil assinou relativos a proteção dos direitos humanos e da não discriminação e que devem ser de observância obrigatória no território brasileiro. 1) Declaração Universal dos Direitos Humanos (art.2), : “Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua,  religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”. 

20 2) Pacto dos Direitos Civis e Políticos, 16.12.1966:
Artigo 02 - “Toda a pessoa cujos direitos ou liberdades reconhecidos no presente Pacto tenham sido violados terá meios efetivos de recurso, mesmo que essa violação tenha sido cometida por pessoas que atuavam no exercício das suas funções oficiais”; Artigo 26 – “Todas as pessoas são iguais perante a lei e têm direito, sem discriminação, a igual proteção da lei. A este respeito, a lei proibirá toda a discriminação e garantirá a todas as pessoas proteção igual e efetiva contra qualquer discriminação por motivos de raça, cor, sexo, língua, religião, opiniões políticas ou outras, origem nacional ou social, posição econômica, nascimento ou qualquer outra condição social.

21 Pacto dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, 1966 - Artigo 2º 
§1. Cada Estado Membro no presente Pacto compromete-se a adotar medidas, tanto por esforço próprio como pela assistência e cooperação internacionais, principalmente nos planos econômico e técnico, até o máximo de seus recursos disponíveis, que visem a assegurar, progressivamente, por todos os meios apropriados, o pleno exercício dos direitos reconhecidos no presente Pacto, incluindo, em particular, a adoção de medidas legislativas. §2. Os Estados Membros no presente Pacto comprometem-se a garantir que os direitos nele enunciados se exercerão sem discriminação alguma por motivo de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de qualquer outra natureza, origem nacional ou social, situação econômica, nascimento ou qualquer outra situação.

22 ASPECTOS NORMATIVOS INTERNACIONAIS
A ordem jurídica internacional prevê adoção de políticas de promoção da igualdade, através das “medidas especiais”. 1) I Convenção sobre a Discriminação de Emprego e Profissão número 111 da OIT, art. 5, 1 “As medidas especiais de proteção ou de assistência previstas em outras convenções ou recomendações adotadas pela Conferência Internacional do Trabalho não são consideradas como discriminação”

23 2) Conferência Geral da UNESCO (1960)
Repudia qualquer discriminação em matéria de ensino, mas também promove a igualdade de oportunidade para todos neste campo.

24 3) IV Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, 1979
Art. 4, item 1: “ a adoção pelos Estados Partes de medidas especiais de caráter temporário destinadas a acelerar a igualdade de fato entre o homem e a mulher não se considerará discriminação; essas medidas cessarão quando os objetivos de igualdade de oportunidades e tratamento haverem sido alcançadas.”

25 LEI MAGNA BRASILEIRA (Constituição de 1988)
Fundamentos do Estado Democrático de Direito Art. 1, inciso III - a dignidade da pessoa humana; Art.3, incisos I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; Inciso III erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; Inciso IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

26 Art. 23 – É competência do Estado
inciso X - combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos; Art. 37 – A administração pública direta e indireta obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência inciso VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;

27 Conclusões

28 1) Leis, decretos e regulamentos não nos faltam.
Faltam-nos, e muito, atitudes! 2) Falta-nos sermos realmente cristãos. Eis duas questões básicas, levantadas por Jesus, ao sábio, interprete da Lei Mosaica que o tentava: (Lucas, 10:25 a 28): “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” “Que está escrito na Lei? Como interpretam-na? “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento e, amarás ao teu próximo como a ti mesmo” “Respondestes corretamente; fazei isso e viverás!” 3) Não vos enganeis: de Deus não se zomba, pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Paulo, Gálatas 6,7)

29 Reflexão

30 O SENTIDO DA VIDA “Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida.Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos.” ( J.Campbell)

31 Para uns, a jornada é curta e agradável.
Para outros, a jornada é acidentada, e em alguns momentos, dá vontade de desistir... Ao contrário do que você pensa, é nesses momentos que algo muito maior está acontecendo.

32 Estamos aqui para aprender, não para sofrer. Abandone o passado
Estamos aqui para aprender, não para sofrer...Abandone o passado... desbloqueie sua paralisia afetiva. À medida que ganhamos experiências, um pouco mais nos é revelado.Abra-se!

33 Ninguém é igual a ninguém e ninguém é perfeito.
A vida vai dando coisas com que você consegue lidar, conforme você vai aprendendo a lidar com elas. É assim que a vida funciona.

34 Avançamos no caminho espiritual através dos relacionamentos.
Deepak Chopra escreveu: "Seja qual for o relacionamento que você atraiu para dentro de sua vida, numa determinada época, ele foi aquilo de que você precisava naquele momento."

35 Repare: Nada é por acaso.
Nós nos colocamos em uma espécie de “trilha”, que sempre esteve aí, o tempo todo,à sua espera. Você elegeu seu destino. A vida que você tem que viver é essa mesma.

36 "Você não consegue mudar o que não consegue encarar".(James Baldwin)
Por isso, onde quer que você se encontre, é exatamente onde precisa estar, neste momento.

37 Quando você estiver pronto para fazer uma coisa nova, de maneira nova, você fará.
Há sempre alguém à espera da pessoa na qual você está se transformando. Talvez, você ainda não esteja pronto para reconhece-la.

38 A cada momento,cada um de nós está passando pelo processo de Ser e de se tornar. Como as pessoas, os nossos relacionamentos também mudam. E ainda há muito a aprender sobre AMOR...

39 Ainda há muito a ser realizado
Ainda há muito a ser realizado. Apesar de muitos problemas, há Esperança, Fé, Alegria, há o AMOR... Deus sabe de tudo que nos é necessário para evoluir, antes mesmo de nós!

40 “Obrigado, Deus, por me amar o suficiente e permitir que me aconteça somente aquilo com que eu consigo lidar, quando acontece. Obrigado por Quem eu me tornarei através de tudo que me acontece.” SEJAM FELIZES SEMPRE!!! OBRIGADO.


Carregar ppt "INTOLERÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL Obstrução ao Sucesso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google