A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Adriane Martins Dias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Adriane Martins Dias"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Adriane Martins Dias
Resposta Imune Profa. Adriane Martins Dias

2 Resposta Imune O que determina a resistência ou a suscetibilidade às infecções é a eficiência da resposta imune. Um indivíduo pode ser resistente a uma determinada doença e suceptível a outra. Tanto a resposta imune inata como adaptativa são determinadas por mecanismos específicos capazes de reconhecer padrões moleculares dos diferentes patógenos.

3 Resposta Imune Resposta Imune Inata:
As células que fazem parte dessa imunidade têm a característica de ter receptores para várias estruturas, apresentando uma especificidade ampla e um repertório restrito. Resposta Imune Adaptativa: Cada célula tem receptores para uma única estrutura, com especificidade mais reduzida e repertório mais amplo.

4 Resposta Imune Imunidade Inata: O tecido é invadido por um patógeno;
Desencadeia uma série de eventos biológicos iniciais a reação inflamatória; Primeiramente teremos alterações na microcirculação; Alteração no calibre das arteríolas e alteração da permeabilidade das vênulas causados por mediadores inflamatórios.

5 Resposta Imune Os mediadores inflamatórios são produzidos por mastócitos e macrófagos; Quando ocorre um trauma ou uma lesão, os mastócitos que estarão presentes ao redor dos vasos sanguíneos, desgranulam e liberam histamina que induz a contração das células endoteliais e aumenta a permeabilidade celular.

6 Resposta Imune A ativação dos macrófagos e mastócitos ainda induzem a síntese de mediadores lipídicos, como prostaglandinas, leucotrienos e fator ativador e plaquenas (PAF). Mastócito: fica localizado em todos os tecidos, dentre suas funções, está a liberação de grânulos contendo histamina e outros agentes vasoativos.

7 Resposta Imune Mastócito: função de imunonaturalkiller

8 Resposta Imune Macrófago: atacando uma bactéria.

9 Resposta Imune Macrófagos: células de grandes dimensões presentes no tecido conjuntivo, função fagocitose.

10 Resposta Imune Prostaglandinas: ajudam na indução da febre, hiperalgesia, vasodilatação com consequente potencialização do edema. Causam uma maior permeabilidade capilar e também tem o poder de quimiotaxia. Leucotrienos: atuam na vasoconstrição, aumento da permeabilidade vascular, contração de brônquios e produção de muco, favorecendo a formação do edema.

11 Resposta Imune Fator ativador e plaquetas (PAF): tem sua ação inflamatória sobre a vasodilatação, aumentando a permeabilidade vascular, migração dos neutrófilos, mobilização de macrófagos/neutrófilos/endotélio, migração de ativação de eosinófilos, contração de brônquios;

12 Resposta Imune O evento seguinte, seria a saída dos leucócitos dos vasos e se acumulando no foco inflamatório. Contribuindo para a eliminação do agente infeccioso, mas também para a resolução do processo inflamatório como a cicatrização e regeneração do tecido.

13 Resposta Imune As principais células que vão estar presentes no momento da infecção para combater o patógeno são os neutrófilos e os macrófafos. Neutrófilos são fagócitos polimorfonucleares presentes em grande quantidade no sangue. São considerados a primeira linha de defesa contra infecções. Dispõe de mecanismos microbicidas eficientes, porém morrem após a fagocitose.

14 Resposta Imune Neutrófilos

15 Resposta Imune Macrófagos estão presentes em todos os tecidos e podem ter denominações específicas dependendo do tecido onde se encontra. Células de Kupffer – tecido hepático Osteoclastos – tecido ósseo Microglia – tecido cerebral

16 Resposta Imune Macrófagos fagocitam e matam um grande número de patógenos além de removerem os restos celulares. São considerados a ponte entre a imunidade inata e a adaptativa, junto com as células dendríticas. Os macrófagos iniciam com a fagocitose e as células dendríticas são apresentadoras profissionais de antígenos para os linfócitos.

17 Resposta Imune Macrófago: Funções de fagocitose e apresentação de antígenos.

18 Resposta Imune Células Dendríticas: localizadas nos tecidos e orgãos linfóides, sua principal função apresentação dos antígenos.

19 Complexo de Histocompatibilidade Principal - MHC
MHC região cromossômica que compreende um conjunto de genes interligados e interdependentes localizados nos cromossomos 6, 17 e 20 de humanos, camundongos e ratos. É dividido em quatro subconjuntos de genes os classes.

20 MHC Principais classes são: a classe I e a classe II, pois participam das respostas a transplantes, tumores e da apresentação de antígeno. As classes III e IV, sendo que a classe III é a mais estudada pois ela codifica algumas moléculas importantes.


Carregar ppt "Profa. Adriane Martins Dias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google