A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGULAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGULAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE"— Transcrição da apresentação:

1 REGULAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE
(II)

2 CITOCINAS Fatores solúveis produzidos por uma célula mas que podem atuar em outra. Sua secreção é breve Podem atuar de forma autócrina, parácrina e endócrina. Produzidas por todos os tipos celulares, exceto células vermelhas;

3 CITOCINAS Uma citocina pode ser produzida por mais de um tipo celular;
algumas citocinas podem atuar de maneira diferente em células-alvo diferentes, induzindo efeitos múltiplos, podendo ter ações contrárias; algumas citocinas podem induzir efeitos opostos, quando presentes em diferentes concentrações;

4 NA IMUNIDADE NATURAL IFN- e INTERFERON TIPO I IFN-
Produzidos por diversas células. Suas ações principais são: inibição da replicação viral, inibição da proliferação celular, ativação das células NK, aumento da expressão de MHC I.

5 NA IMUNIDADE NATURAL FATOR DE NECROSE TUMORAL TNF
Produzido principalmente por fagócitos mononucleares, é a principal citocina contra bactérias G-. É potente ativador de neutrófilos e indutor de febre e caquexia.

6

7 NA IMUNIDADE NATURAL INTERLEUCINA – 1 IL-1
Como o TNF, sua principal função é como mediador da resposta inflamatória da imunidade natural ou inespecífica e é produzida por fagócitos mononucleares.

8 NA IMUNIDADE NATURAL INTERLEUCINA – 12 IL-12
Produzida principalmente por B e monócitos, é a principal citocina estimuladora das células NK. Caracteriza a resposta do tipo Th1, assim como o IFN-, ativando Tc. FATOR DE INIBIÇÃO DE MIGRAÇÃO MIF Propicia a retenção de macrófagos nos tecidos, inibindo sua motilidade. Provavelmente, esta citocina atue em associação com outra(s).

9

10 CITOCINAS QUE ESTIMULAM
A HEMATOPOIESE IL-3 INTERLEUCINA – 3 Atua nas células pluripotentes, induzindo a diferenciação de praticamente todas as células do sistema imune. Produzida por Th (CD4+).

11 CITOCINAS QUE ESTIMULAM
A HEMATOPOIESE FATOR DE ESTIMULAÇÃO DE COLÔNIAS DE GRANULÓCITOS E MACRÓFAGOS GM-CSF É produzido por linfócitos T ativados e fagócitos mononucleares. Atua na medula óssea, promovendo a diferenciação de leucócitos e a ativação de leucócitos nos sítios inflamatórios.

12 CITOCINAS QUIE ESTIMULAM A HEMATOPOIESE
INTERLEUCINA – 7 IL-7 Envolvida na diferenciação de linfócitos B, é secretada por células da medula óssea. INTERLEUCINA – 6 IL-6 É sintetizada por fagócitos mononucleares, em resposta a IL-1 e TNF. Também é sintetizada por T ativados. Atua ativando a síntese de Ac por B e também estimula a síntese de proteínas plasmáticas pelos hepatócitos.

13 CITOCINAS QUE REGULAM A ATIVAÇÃO DE LINFÓCITOS
IL-2 INTERLEUCINA – 2 Produzida por T, principalmente Th, é a principal citocina ativadora de proliferação dos T (autócrina) e outras células do SI (B, NK).

14

15 CITOCINAS QUE REGULAM A ATIVAÇÃO DE LINFÓCITOS
IL-4 INTERLEUCINA – 4 Sua principal ação é como moduladora de respostas alérgicas, sendo necessária para a produção de IgE. Inibe a ativação de macrófagos, estimula a proliferação de mastócitos e induz a diferenciação dos Th (caracteriza a resposta Th2).

16

17 CITOCINAS QUE REGULAM A ATIVAÇÃO DE LINFÓCITOS
FATOR DE TRANSFORMAÇÃO E CRESCIMENTO TGF-β É um fator regulador negativo da ação de várias citocinas, inibindo a proliferação de Th, inibe maturação dos Tc e inibe ativação de macrófagos. Está igualmente envolvido na troca de classes para IgA (mucosas).

18 CITOCINAS QUE REGULAM RESPOSTA INFLAMATÓRIA
INTERFERON -  IFN- Produzido por T (Th1 e Tc), sua atividade é potencializada pelas IL-2 e IL-12. É o principal ativador de macrófagos, aumenta a expressão das moléculas do MHC classes I e II, atua na diferenciação de linfócitos T e B e ativa células NK.

19

20


Carregar ppt "REGULAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google