A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luiz Chaimowicz Universidade Federal de Minas Gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luiz Chaimowicz Universidade Federal de Minas Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 Luiz Chaimowicz Universidade Federal de Minas Gerais
Reinventando o Ensino Médio Área de Empregabilidade: Tecnologia da Informação Luiz Chaimowicz Universidade Federal de Minas Gerais

2 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação
Programação – Área TI Terça Quarta Quinta Fala da Secretária de Educação Dinâmica: níveis de inovação Palestra: Programação de Computadores Troca de experiências com os professores das escolas piloto Apresentação da Área de Empregabilidade em TI Dinâmica Giz + Portfólio Palestras: Geografia e Tecnologia Jogos Digitais Atividades práticas no Moodle Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

3 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação
Equipe – DCC / UFMG Professores Ana Paula Couto da Silva Antônio Mendes Ribeiro Gisele Lobo Pappa Luiz Chaimowicz Márcio Luiz Bunte de Carvalho Mirella Moura Moro 6 Bolsistas 10 Tutores até o fim de 2013 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

4 Tecnologia da Informação (TI)
Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

5 Tecnologia da Informação (TI)
Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. Evolução tecnológica exige que o homem estude o ambiente e encontre maneiras criativas de resolver problemas. Do grego: "tekhne" que signfica "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo".  Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

6 Tecnologia da Informação (TI)
Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

7 Tecnologia da Informação (TI)
Tecnologia ... envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados TI engloba conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam processamento, manipulação e organização de dados... Correto ? Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

8 Tecnologia da Informação (TI)
Definição anterior é válida, mas TI hoje é um termo muito mais amplo TI pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

9 Déficit de 40.000 profissionais...
Por que TI? Déficit de profissionais... até 2015 Pesquisa IDC (Estadão, março de 2013) Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 9

10 do Rio a Hollywood, de Brasília a Wall Street
10

11 do Rio a Hollywood, de Brasília a Wall Street
Empresas Públicas & Privadas Sejam de TI ou Outras Ensino & Pesquisa Empregado Autônomo Empresário 11

12 Programador Visual Basic Programador Java Programador PHP
CARGO JUNIOR (R$) PLENO (R$) SENIOR (R$) Programador Visual Basic 1.800,00 2.800,00 4.000,00 Programador Java 2.500,00 3.800,00 5.500,00 Programador PHP 3.500,00 5.000,00 Analista segurança sistemas 4.500,00 6.000,00 7.000,00 Webmaster 6.139,00 6.798,00 8.121,00 Administrador banco dados 3.922,33 5.255,67 8.376,33 Analista sistemas de internet 6.875,00 8.988,00 9.123,00 Consultor TI especializado 6.057,00 7.725,00 11.034,00 Gerente de e-commerce 13.334,00 15.156,00 20.622,00 Gerente de sistemas 15.596,00 18.088,00 22.529,00 MARÇO’11 12

13 Cursos Superiores de Tecnologia
2 anos uma área Cursos de Graduação 4 a 6 anos visão global 13

14 Tecnologia da Informação
Tratamento da informação através de computadores Informática Computação Busca de solução para problemas 14

15 Pensamento Computacional
Computação é Importante? Presente em todas as áreas Quase todo grande desafio encontrado no mundo está procurando solução através da computação Curar doenças Eliminar a fome Melhorar a educação Proteger o meio ambiente … … … … Pensamento Computacional Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013 15

16 Resolução de Problemas Através da Computação
Problema do mundo real Modelo Abstrato Solução no mundo real Resolução do Problema Algoritmos + Estrutura de Dados

17 Exemplo – Caminho no Google Maps

18 Abstração Grafo + Algoritmo A*

19 Resolução de Problemas Através da Computação
Diferentes problemas podem usar a mesma abstração Roteamento de mensagens 8-Puzzle Navegação de um robô Grafo + Algoritmo A*

20 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação
Ciência da Computação Ciência Engenharia Matemática Algoritmos experimentais Ciência Computacional Ciência exata e aplicada Projeto Desenvolvimento Eng. Computação Eng. Software Complexidade Computacional Software matemático Análise Numérica Ciência da Computação Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

21 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação
Ciência da Computação “Ciência da Computação tem tanto a ver com o computador como a Astronomia com o telescópio, a Biologia com o microscópio, ou a Química com os tubos de ensaio. A Ciência não estuda ferramentas, mas o que fazemos e o que descobrimos com elas.” Dijkstra “aquele” do algoritmo para o problema do caminho mínimo (algoritmo de Dijkstra) Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação

22 Projeto de Ensino – Área de TI
Ensino Médio Pensamento Computacional Instrumental Social Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

23 Projeto de Ensino – Área de TI
Premissas: O Reinventano o Ensino Médio não é equivalente a um curso Técnico A maioria dos professores não tem uma formação específica na área de TI Soluções: Sair do tradicional: “Manutenção e Programação de Computadores” Professor como moderador Material on-line para ser trabalhado com os alunos

24 Novos Tempos!

25 Projeto de Ensino – Área de TI
Ensino Médio COMPUTAÇÃO Instrumental Software & Aplicativos Social Tecnologia e seus impactos Pensamento Computacional Solução de Problemas em Diversas Áreas Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

26 Projeto de Ensino – Área de TI
Solução de Problemas através da Computação 1, 2, 3 Computação e Computador Sociedade da Informação Tendências e seus Profissionais Editoração de Texto Planilhas de Cálculo Programação para Web Jogos Digitais Projeto de Inclusão Digital Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

27 Projeto de Ensino – Área de TI
Aulas Disciplina 1o ano 80 40 Computação e Computador Solução de Problemas 1 TI na Prática: Editoração de Texto + Introdução a Jogos 2o ano Sociedade da Informação Solução de Problemas 2 TI na Prática: Planilhas de Cálculos Jogos Digitais Conteúdos optativos 3o ano Tendências e seus Profissionais Solução de Problemas 3 TI na Prática: Programação para Web Projeto de Inclusão Digital Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

28 Implantação do Projeto
2012 11 escolas piloto trabalhando o 1º Ano 2013 11 escolas piloto trabalhando o 2º Ano 133 escolas trabalhando o 1º Ano 2014 11 escolas piloto trabalhando o 3º Ano 133 escolas trabalhando o 2º Ano Universalização do 1º ano Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

29 Uso de Tecnologias de EAD
Moodle – Magistra Todo o material teórico bem como sugestões de atividades estão sendo colocados on-line Fóruns para discussão com/entre os professores Participação ativa de tutores Organização Moodle Um “curso” de apresentação geral para cada ano Um “curso” por disciplina Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

30 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação
20.Junho.2013

31 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação
20.Junho.2013

32 Computação e Computador

33 Computação e Computador
3 módulos principais Introdução ao Computador Introdução à Computação Computação sem Introdução ao Computador 1.Visão geral das partes de um computador e suas finalidades 2.Tecnologias relacionadas ao computador: sistema operacional, software, hardware, rede, Internet Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

34 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação
Atividades Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

35 Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação
20.Junho.2013

36 Computação e Computador
Introdução à Computação 1. Algoritmos sem computador 2. Computação em Computador (programas, programação, linguagens de programação, software livre) 3. Como os computadores são usados hoje 4. Como funcionam sistemas de TI hoje (por exemplo votação eletrônica, imposto de renda, inscrição e correção no ENEM, LAN house) 5. Como funcionam sistemas online (por exemplo rede social e seu impacto social, ou seja, a mudança de comportamento, etc) Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

37 Computação e Computador
Computação sem Computador 1. Representando a Informação: números binários, imagens, texto 2. Algoritmos: básicos, matemáticos, busca, ordenação, roteamento, teoria da informação 3. Procedimentos: autômatos de estados finitos e linguagens de programação Reinventando o Ensino Médio – Tecnologia da Informação 20.Junho.2013

38 Tutores Auxiliar na compreensão do conteúdo das unidades de cada eixo temático 4 tutores: Raphael Fabrício Douglas Juliana

39 Tutores Dúvidas são tiradas através do Magistra

40 Luiz Chaimowicz Universidade Federal de Minas Gerais
Reinventando o Ensino Médio Área de Empregabilidade: Tecnologia da Informação Luiz Chaimowicz Universidade Federal de Minas Gerais


Carregar ppt "Luiz Chaimowicz Universidade Federal de Minas Gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google