A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS ENSAIOS  .

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS ENSAIOS  ."— Transcrição da apresentação:

1 OS ENSAIOS  

2 Ensaios são sessões ou preparação para uma representação antes de ser apresentada ao público. Para quem pensa que ensaio seja só o trabalho de repetir diálogos com a finalidade de memorizá-los, está um pouco equivocado, os ensaios não se prestam somente a isso.      

3 Há diferentes tipos de ensaio que, logicamente, dependem dos objetivos a serem alcançados. Os ensaios também se modificam dependendo do estágio em que se encontra a montagem. A encenação é construída aos poucos, interpretação, cenografia, trilha sonora, de forma que toda a equipe passa a assumir as suas funções, o trabalho de um depende o trabalho do outro. O diretor determina como será o ensaio, qual o objetivo e quem será escalado. Neste processo a assiduidade e a pontualidade são fundamentais. É muito importante que as cenas sejam construídas em uma seqüência lógica. A organização dos ensaios dependerá de cada grupo. Normalmente, as companhias costumam utilizar dois espaços para trabalhar – a sala de ensaio e o palco.

4 Enquanto os atores e diretores utilizam a sala de ensaio, por outro lado, a produção do espetáculo está trabalhando no palco definindo como será o funcionamento da estrutura do espetáculo. Na sala de ensaios serão feitas as leituras de mesa, o diretor coordena a análise do texto e dos personagens e suas características, a linha de interpretação será ditada, estudos sobre a movimentação em cena, enfim, vai sendo construída a encenação.

5 O ensaio no palco serve para encaixar os elementos da encenação, coordenaR todo o trabalho antes da estréia. A clareza em que a voz está sendo emitida, sua projeção. A movimentação deve ser colocada de forma natural,ou seja, as marcações resolvidas dentro do cenário definitivo e os objetos de cena. A familiarização com as luzes, figurino e maquiagem. Pelo menos, são necessários dois ensaios para ajustes e resolução de detalhes.

6 A maioria dos diretores utiliza uma etapa dos ensaios para trabalhar cada personagem separadamente. Outros encontram formas criativas para não cair na monotonia, com a intenção de realizar um ensaio descontraído e divertido, no intuito de ajudar a equipe a entender melhor a história e os personagens e descobrir coisas que poderão ser aproveitadas na construção dos personagens. Por exemplo: realizar uma troca de personagens entre os atores em uma outra versão do personagem. Acelerar as cenas ao máximo ou fazer o contrário, em uma lentidão maior, utilizar “câmara lenta”, um ensaio mudo enfatizando gestos e movimentos. Quando estes exercícios são feitos sem problema, ou seja, transcorre bem o ensaio, é sinal de que há segurança e confiança no seu trabalho e com os colegas. Estas formas de ensaio ajudam a quebrar a repetitividade que vai se tornando desgastante emocional para os profissionais propiciando um campo de mal entendidos, gerando complicações de relacionamento.

7 Outra forma de testar se um espetáculo está pronto é o tempo em que transcorre o ensaio na fase final em relação ao tempo de duração do espetáculo. Na etapa final de um trabalho, as tarefas são muitas e diferentes, desta forma o bom senso dita a regra da divisão de tarefas para que ninguém saia sobrecarregado. Um bom diretor ouve as sugestões de todos e tem a capacidade de resolver os problemas que surgem entre as pessoas que participam da montagem.


Carregar ppt "OS ENSAIOS  ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google