Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
1
2
A linha do tempo histórico da colagem nos movimentos artísticos
2
3
3
4
CUBISMO O cubismo se iniciou em 1907, em Paris, e propôs reformular o modo de representação dos objetos, que passaram a ser vistos sob vários ângulos, ao mesmo tempo, como se o artista se movimentasse em torno dele e captasse todas as suas faces de uma só vez. Para isto usou composições fundamentadas na estrutura do objeto representado, simplificando a sua natureza visual. O cubismo se iniciou em 1907, em Paris, e propôs reformular o modo de representação dos objetos, que passaram a ser vistos sob vários ângulos, ao mesmo tempo, como se o artista se movimentasse em torno dele e captasse todas as suas faces de uma só vez. Para isto usou composições fundamentadas na estrutura do objeto representado, simplificando a sua natureza visual. Ficou marcado pela fragmentação e justaposição das figuras usando de geometrismo. Procuravam construir algo, em vez de copiar a imagem vista.Os pintores que se destacaram neste movimento foram Picasso, Braque e Léger. 4
5
Cubismo e Collage O copo e a fruteira Georges Braque
5
6
Copo e garrafa de Suze Pablo Picasso 6
7
Outros cubistas que se encantaram com a arte da colagem Albert Gleizes
8
Louis Marcoussis
9
Juan Gris
10
Escultores que resolveram trabalhar na dinâmica cubista da colagem
Alexander Archipenko
11
Alexander Archipenko
12
Henri Laurens
13
Pablo Gargallo
14
FUTURISMO Iniciado em 1910, através do escritor italiano Felippo Marinetti, com um texto literário expondo as propostas do novo estilo. Este texto recebeu o título de Manifesto Futurista e a partir deste, passou a ser comum um texto literário acompanhar a definição das manifestações artísticas. Os futuristas condenavam a devoção aos antigos mestres e os elementos do passado: exaltavam apenas o momento presente. Glorificaram a máquina e as realizações da ciência moderna, através do dinamismo nas telas. Objetivaram a representação da realidade dinâmica dos objetos ou seres, pois pretendiam representar na tela a cinemática das formas, usando cores vivas e desenhos de formas livres que evocaram a idéia de movimento. Seus principais artistas foram Carlo Carrà, Umberto Boccioni, Giacomo Balla e Russolo. 14
15
Giacomo Balla
16
Umberto Boccioni
17
Gino Severini Giacomo Balla
18
Luigi Russolo
19
Kazimir Malevitch
20
Relevos Pictóricos de Vladimir Tatlin
21
DADAISMO Surgiu em 1915, em Zurique, e fez do deboche uma atitude filosófica. O Dada foi um movimento anti-arte, onde a proposta não era a construção de algo e sim a negação de qualquer funcionalidade que a arte ou os objetos industriais pudessem ter. Seus idealizadores buscavam fugir do convencional, dando sentido ambíguo a tudo, satirizando a máquina e toda a sua produção. Demonstravam uma revolta cultural e intelectual contra a política e agrediam a moral burguesa. As produções do Dada receberam a denominação de “ready-made”, nas quais se destacou o artista Marcel Duchamp. 21
22
A colagem dos Dada
23
Francis Picabia
24
Kurt Schwitters
25
Kurt e a “pintura” MERZ
28
BAUHAUS Escola de arquitetura iniciada em 1919 em Weimar, na Alemanha. Em 1925 foi transferida para Dessau e em 1932, para Berlim, encerrando suas atividades em Teve como idealizador e primeiro diretor o arquiteto Walter Gropius, sucedido posteriormente por Hames Meyer e finalmente por Mies Van der Rohe. Tinha como objetivos criar um centro de consulta para o artesanato e a indústria; sintetizar arte e artesanato; ser anti- acadêmica; formar projetistas que desse,m forma à produção industrial em série;propiciar um intercâmbio entre o professor e aluno; desenvolver uma arquitetura mais humana e social. A Bauhaus procurava liberar forças criativas inatas no aluno, ensinando-lhe a compreender os materiais e a natureza, fazendo-o reconhecer as leis fundamentais da figuratividade. Possuia atêlies de experimentação para todas as atividades, entre as quais a metalurgia, carpintaria, escultura em madeira, escultura em pedra, cerâmica, pintura mural, pintura de vidro, tecelagem, tipografia. Esta escola ficou conhecida por suas tendências funcionalistas, pois propunha unir forma e função. 28
29
29
30
30
31
31
32
SURREALISMO O surrealismo propunha a liberação das imagens do inconsciente. O desejo era atingir a liberdade total dos pensamentos, sem que estes passassem por uma ordenação lógica. O movimento trabalhou com imagens conhecidas, mas estas eram distorcidas de suas características originais. A idéia era apresentar nas telas as imagens presentes nos sonhos, ou seja, imagens vindas diretamente do inconsciente, sem nenhum tipo de censura prévia. Este movimento surgiu em 1924, em Paris, e tinha como proposta a aplicação da doutrina de |Freud na arte, juntar real e irreal, exclusão da lógica e da razão. O artista que atingiu estas propostas foi Salvador Dali. 32
33
Max Ernest 33
34
Juan Miró 34
35
Juan Miró 35
36
Quer saber mais? Acesse as páginas abaixo
37
37
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.