A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEIS PREVISÕES DO FUTURO PÓS-CLOUD Engenharia de Software II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEIS PREVISÕES DO FUTURO PÓS-CLOUD Engenharia de Software II."— Transcrição da apresentação:

1 SEIS PREVISÕES DO FUTURO PÓS-CLOUD Engenharia de Software II

2 A nuvem A área de TI está em constante transformação. Uma delas é a computação nas nuvens. Esse processo, visto hoje, parece estar no início de sua utilização, mas, num futuro próximo, a computação nas nuvens pode estabelecer padrões nunca antes imaginados. O conceito “pós-cloud” pode ser entendido como o momento em que a nuvem deixará de ser só mais uma opção ou ferramenta, e passará a ser aceita como modelo padrão de armazenamento, desenvolvimento e utilização de tudo que envolve a computação.

3 Grandes Escalas Todos os sistemas serão projetados para processar quantidades gigantescas de dados. Os aplicativos terão de ser flexíveis para responder às mudança de fluxo nas correntes de bytes. Quando sistemas forem desenhados, partirão do pressuposto de que a capacidade será “infinita”. Portanto, os esforços de design vão presumir isso, não importa quantos dados uma aplicação esteja gerenciando, o sistema deverá ser capaz de expandir para suportar mais.

4 A Internet das “coisas’ será realidade Em um futuro próximo, um trilhão de dispositivos estarão ligados à internet. Há previsões dizendo que estamos entrando na era pós-PC, ou seja, além dos aparelhos com os quais os humanos vão interagir da forma tradicional, como os smartphones, tablets, etc, estaremos cercados por dispositivos de propósito específico, que se comunicarão com programas centralizados rodando na nuvem. Por exemplo, nosso relógio vai medir nossa pressão e enviá-la para o sistema de monitoramento, que vai gerar um alerta para o profissional de saúde, podendo assim controlar de forma precisa nosso estado de saúde.

5 O custo dos componentes de TI irá cair Não apenas hardware. Sistemas operacionais e softwares serão muito mais baratos. Caso contrário, eles serão substituídos por programas open source gratuitos. Paradoxalmente, os gastos totais em TI aumentarão muito. Toda nova oferta de negócios contém TI, portanto, o aumento de todas as iniciativas vai aumentar o investimento nessa área. A diferença entre agora e o futuro é que o setor de TI não será uma função de apoio à função do escritório, mas pré- requisito para lidar com clientes.

6 TI reestruturá a TI O surgimento de novos provedores de nuvem públicas geraram um benchmark de comparação para a oferta de serviços feita pela equipe interna de TI. Na decisão da estratégia de implementação o custo será um entre muitos fatores, incluindo privacidade, requerimentos como largura e latência de banda para os aplicativos, etc, que podem determinar se o aplicativo é implementado interna ou externamente. A suposição de que a decisão padrão de implementação seja a interna, se tornou uma fantasia. CIOs espertos vão reconhecer que seu papel é gerenciar a infraestrutura, não possuindo equipamentos. Já os menos informados vão ser ultrapassados pelos próprios usuários. O que já começa a acontecer.

7 TI reestruturará a TI Junto com essa tendência de contratação na clou direto pelas áreas de negócio, o maior desafio que as organizações de TI encontrarão no caminho para a era pós-cloud é o suporte aos sistemas legados. Eles representam uma enorme habilidade de TI para se alinhar com as demandas de usuários do negócio. No mundo pós-nuvem não será suficiente gerenciar aplicativos legados com o menor gasto possível. Mesmo com esse investimento, esses aplicativos carregam um alto custo de estrutura e manutenção. Custo esse muito mais alto que as ofertas de cloud disponíveis. Nesse cenário, a equipe de TI terá que ser muito mais agressiva e proativa para fazer todas as coisas necessárias. Todo CIO precisa avaliar os sistemas atuais e montaram um plano para reduzir o custo, incluindo entre as opções a migração para um SaaS equivalente ou a terceirização de operações para um provedor mais barato.

8 PaaS será o local onde tudo estará *PaaS: Platform as a Service Plataforma como Serviço (PaaS) é uma forma de alugar hardware, sistemas operacionais, armazenamento e capacidade de rede através da Internet. O modelo de prestação de serviços permite ao cliente alugar servidores virtualizados e serviços associados para a execução de aplicações existentes ou desenvolvendo e testando novos.. Com PaaS, recursos do sistema operacional podem ser alterados e atualizados com freqüência. No lado negativo, PaaS envolve algum risco de "lock-in" se ofertas exigem interfaces de serviço de propriedade ou linguagens de desenvolvimento. Outra armadilha potencial é que a flexibilidade de ofertas pode não atender as necessidades de alguns usuários cujos requisitos evoluir rapidamente.

9 Haverá escassez de bons desenvolvedores de aplicativos? Haverá uma explosão na demanda de desenvolvedores?  Tudo irá depender da qualidade dos mesmos. Pessoas que saberão como construir ofertas de negócios integrando multiplos aplicativos em um novo, irão ser os bons desenvolvedores.  Em contra partida, o surgimento de cada vez mais profissionais não qualificados poderá acaretar em mais problemas do que o esperado.

10 Grupo Jackson Lizier Lisiane Caldonazo Vinissios Mazur Leandro Alves de Lima Carla Valéria de Paulo da Luz Lucas Geraldo Estevam Mendes Silvio Cesar da Silva Marco Antonio Honisman


Carregar ppt "SEIS PREVISÕES DO FUTURO PÓS-CLOUD Engenharia de Software II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google