A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Comparada Prof. Me. Franthiesco Ballerini

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Comparada Prof. Me. Franthiesco Ballerini"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Comparada Prof. Me. Franthiesco Ballerini www.franthiescoballerini.com franthiesco@yahoo.com.br

2 Conteúdo Programático *Ordem e conteúdo sujeitos a alteração e acréscimos Os grandes grupos econômicos nacionais e internacionais as políticas de informação e comunicação. A evolução das mídias. Âmbito e objetivo da comunicação Processos de comunicação Fidelidade da comunicação / Sentido e comunicação. O Estado e o controle da informação: leis de concessão e censura. A comunicação frente aos desafios da globalização, nacionalismo e regionalismos. A comunicação num mundo em transformação: as novas tecnologias. Os veículos de comunicação e a formação de receptores. A televisão hoje: pública x privida; aberta x fechada. A comunicação e a constituição do público: segmentação da audiência. As questões éticas da comunicação. Propaganda Comparativa, legislação brasileira. Veículos de comunicação e linguagens: semelhanças e diferenças. Estruturas comunicacionais e suas formas narrativas Linguagem e Poder. Pensamento contemporâneo em comunicação. Comunicação e padrões de gosto. Estudos Culturais em comunicação.

3 Bibliografia Básica MCLUHAN, Marshall; PIGNATARI, Décio. Os meios de comunicação como extensões do homem. 18. ed. São Paulo: Cultrix, 2006. 407p THOMPSON, John B; BRANDÃO, Wagner de Oliveira; AVRITZER, Leonardo. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 261 p. HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques: o que jornal, revista, tv, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo: Contexto, 2006. 278 p.

4 Bibliografia Complementar SERVA, Leão. Babel: a mídia antes do dilúvio e nos últimos tempos. São Paulo: Mandarim, 1997. 163 p. GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à tv interativa. São Paulo: SENAC, 2003. 271 p.: Il RUSHKOFF, Douglas. As 10 questões essenciais da era digital: programe seu futura para não ser programado por ele. São Paulo: Saraiva, 2012. 152 p. BRANQUINHO, Marília Ramires dos Santos. 11 de setembro: a abordagem das mídias brasileira e americana. São Paulo, 2006. 133 p. MATOS, Heloiza. Ação política e propaganda eleitoral: instrumentos da democracia. Comunicação & Educação, São Paulo: 2000.

5 Comunicação Comparada Qual a real diferença entre os grandes portais de notícias da internet no Brasil?

6 entretenimento última hora informação política Brasil ciência carros cinema educação futebol ilustrada turismo informática espalhe classificados música mundo trânsito Foram analisados quatro dos principais portais de notícias da internet simultaneamente durante 5 horas com o objetivo de comparar quais são as prioridades de cada um, os critérios de noticiabilidade e sua dependência da publicidade ou assinatura.

7 Quinta-feira, 22 de outubro 2009 início da análise 09h20min fim da análise 14h20min

8

9

10 F OLHAONLINE

11

12

13

14 UOL

15

16

17 G1

18

19

20 R7

21

22

23

24

25

26

27 F OLHAONLINE Páginas com até 3 publicidades de terceiros, e todas as páginas com folhashop.

28 UOL Publicidade de terceiros apenas na primeira página.

29 G1 Poucas publicidades de terceiros (e apenas na primeira página)

30 R7 Durante as 5 horas de pesquisa foram encontradas apenas publicidades da própria marca.

31 Fonte Everton S. de Souza Lígia Crepaldi www.unoeste.br


Carregar ppt "Comunicação Comparada Prof. Me. Franthiesco Ballerini"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google