A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apogeu e declínio da influência europeia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apogeu e declínio da influência europeia"— Transcrição da apresentação:

1 Apogeu e declínio da influência europeia

2 Apogeu e declínio da influência europeia
1.1 O imperialismo desde o fim do século xix 1.2 As causas e o desenrolar da Primeira Guerra Mundial A Conferência de Berlim. Caricatura da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro sobre o Ultimato Britânico, 1890. Soldados com máscaras antigás.

3 Princípio de ocupação efetiva
A corrida a África Conferência de Berlim ( ) Objetivos: procura de matérias-primas; obtenção de mercados; utilização de mão de obra barata. Definição de regras de ocupação dos territórios em África Princípio de ocupação efetiva As potências europeias (Grã-Bretanha, Alemanha, França e Bélgica) pretendiam desenvolver a sua indústria. A Conferência de Berlim.

4 O projeto do Mapa Cor-de-Rosa
Ocupação portuguesa do território entre Angola e Moçambique Oposição da Grã-Bretanha, que tinha um outro projeto Projeto de Cecil Rhodes (do Cairo ao Cabo) ULTIMATO INGLÊS 11 de janeiro de 1890 Portugal retira-se dos territórios ocupados, cedendo às pretensões inglesas — demonstração clara da frágil colonização nacional. Dificuldades nas relações económicas e diplomáticas com a Grã-Bretanha. Projeto do Mapa Cor-de-Rosa.

5 Os impérios coloniais em África no final do século xix

6 Tensões nacionalistas na Europa
Democracias liberais: França Portugal Grã-Bretanha Vasto império. Matérias-primas. Mercados. Regimes autoritários: Império Austro-Húngaro Império Russo Império Alemão Grande produtor industrial. Pangermanismo (Movimento que defendia a unidade dos povos de língua alemã e, consequentemente, a expansão dos seus territórios.) Rivais

7 As alianças militares europeias em 1914
Mapa das alianças Tríplice Aliança 1882 Império Alemão Império Austro-Húngaro Itália Tríplice Entente 1907 Grã-Bretanha França Império Russo A Europa vivia uma «paz armada».

8 As alianças militares europeias em 1914.

9 Os antecedentes da guerra
A questão dos Balcãs: Movimentos independentistas face aos Impérios Austro-Húngaro e Otomano. Albaneses, Búlgaros e Sérvios pretendiam a autonomia: pan-eslavismo. para o que contavam com o Apoio do Império Russo Bósnia: Em 1908, o Império Austro-Húngaro anexa este território. Alsácia-Lorena: A França pretendia recuperar os territórios que haviam sido perdidos para a Alemanha em 1870 (na Guerra Franco- -Prussiana). Assassínio em Sarajevo do príncipe herdeiro do Império Austro-Húngaro, o arquiduque Francisco Fernando (1914).

10 Alianças desencadeadas:
O início do conflito Em 1914, em Sarajevo, é assassinado o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, por um estudante nacionalista sérvio. O Império Russo apoia a Sérvia. A França e a Grã-Bretanha, ameaçadas pela Alemanha, juntam-se à Rússia. Os Aliados: Itália (abandona a Tríplice Aliança) Portugal • Japão Brasil • Estados Unidos O Império Austro-Húngaro declara guerra à Sérvia. Impérios Centrais: Império Turco Bulgária Alianças desencadeadas:

11 As fases da Primeira Guerra Mundial
Agosto e setembro de 1914: Guerra de Movimentos Movimentação rápida das tropas. Invasão da França pelas tropas alemãs. Primeira Batalha do Marne: os alemães quase atingem a cidade de Paris. Contra-ataque das tropas anglo-francesas. De setembro de 1914 a fevereiro de 1918: Guerra das Trincheiras ou das posições Abertura de trincheiras, utilizadas para manter as posições. Conquista da Polónia pelos alemães. Batalha da Jutlândia. A ação dos alemães é travada pelo rigoroso inverno russo. Batalha de Verdum. De fevereiro a novembro de 1918: Retorno à Guerra de Movimentos A Rússia retira-se da Guerra (Tratado Brest-Litovsk). Segunda Batalha do Marne: retirada dos alemães de território francês. O Império Austro-Húngaro rende-se. A República Alemã assina o Armistício (11 de novembro de 1918). Entrada efetiva dos EUA na Guerra Fim da Primeira Guerra Mundial

12 A intervenção portuguesa na Primeira Guerra Mundial
Divergência de posições em Portugal Defesa da participação: Combate das ameaças alemãs em África; Legitimação do novo regime. 1916: A Alemanha declara guerra a Portugal. 1917: Partida do Corpo Expedicionário Português (CEP) para França. Defesa da neutralidade: Afirmação da soberania nacional perante a Inglaterra. Evitar riscos de guerra. Consequências: 7200 mortos. Mais de feridos. Agravamento da dívida nacional. Reconhecimento internacional. Manutenção da posse das colónias em África. Soldados portugueses do CEP na Primeira Guerra Mundial.

13 Corpo Expedicionário Português (CEP)
Fotografia da partida para a frente ocidental (em primeiro plano, um dos mobilizados despede-se da mulher). Um atirador na trincheira (do livro João Ninguém, Soldado da Grande Guerra, de Menezes Ferreira, 1919).

14 Corpo Expedicionário Português (CEP)
Chegada à frente de guerra, em França (pintura do Museu Militar, Lisboa).


Carregar ppt "Apogeu e declínio da influência europeia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google