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Como uma empresa se organiza para desenvolver Concessões e PPPs Luciano Amadio Filho Presidente da APEOP Regional Sul Concessões e Parcerias.

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1 Como uma empresa se organiza para desenvolver Concessões e PPPs Luciano Amadio Filho Presidente da APEOP Regional Sul Concessões e Parcerias

2 1.Projetos para ampliação da Água de Reuso em ETAs e Pequenas Cidades 2.Projetos para regulamentação e implantação de Água de Reuso em Distritos Industriais, Condomínios e Loteamentos 3.Projetos de dessalinização ao longo da Costa Brasileira 4.Projetos para recuperação das águas e utilização de represas/lagos/lagoas 5.Projetos para regularização (água e esgoto) em grandes favelas. Perdas etc... Áreas Identificadas

3 6.Projetos de Despoluição do Rio Pinheiros 7.Construção de Redes de Água e Esgoto, ETAs e ETEs por PPPs ou Locação de Ativos. 8.Projetos para PPPs para Recuperação de Perdas de Água 9.Concessão de Operação e Manutenção de linhas da CPTM 10.Concessão para operação e expansão dos Monotrilhos Áreas Identificadas

4 11.Concessão de operação e manutenção de linhas de METRÔ, já existentes 12.Concessão de Construção e Operação de novas Linhas de Metrô 13.Concessão de pátios de estacionamento para veículos apreendidos 14.Reforma, ampliação e modernização de Escolas de Ensino Fundamental, de Ensino Médio e Escolas Técnicas 15.PCHs Áreas Identificadas

5 16.Usinas Térmicas 17.Tratamento de Resíduos Sólidos. Regulamentação. Destino Final 18.Concessão e Operação Rodovias Federais e Estaduais 19.Concessão e Operação de Ferrovias Federais 20.Concessão de Áreas em Portos, Rios e Canais. Regulamentação. Acessos. Áreas Identificadas

6 21.Concessão de Grandes Aeroportos. Ampliação e Operação 22.Concessão de Pequenos Aeroportos pelo Brasil. Construção e Operação 23.Parque eólico / Energia éolica 24.Construção de corredores e/ou faixas de ônibus 25.Obras e serviços de macro drenagem Áreas Identificadas

7 26.Concessões de presídio 27.Concessões de hospitais 28.PPPs habitacionais do Estado de São Paulo 29.Dragagem de manutenção de portos e rios 30.Estudos com energia solar / foto voltaica Áreas Identificadas

8 31.Creches 32.Infraestrutura pública de iluminação 33.Poupatempo 34.Concessões Administrativas de Edifícios Públicos 35.Gasodutos Áreas Identificadas

9 ROTEIRO SUGERIDO

10 Empresa A : Empresa B : Empresa C :................... Empresas do Grupo.......

11 Principais pontos a considerar para sequência dos trabalhos :  Condições do ente Contratante, principalmente financeiras ( receita líquida anual, grau de endividamento etc), além de outras PPPs contratadas ou em estudo;  É crucial para viabilização dos projetos de PPP a constituição de Fundos Garantidores pelos entes Contratantes, fundos estes que geram segurança ao empreendedor e seus financiadores. Sem este recurso bem definido em fase de edital, dificilmente aparecerão interessados em investir nos projetos. A constituição dos Fundos poderão se dar por ativos do Contratante ou mesmo por contas vinculadas. No caso das Parcerias Público Privadas

12 Prospecção do Empreendimento Analisar:  Setor e área de implantação:  Geração de valor para o cliente;  Local de implantação;  Motivação e justificativa do empreendimento;  Possíveis clientes:  Condições de contratação pelo Poder Concedente;  Pontos positivos do projeto, seus riscos e mitigações;  Informações básicas de receitas, custos e fluxo de caixa;  Estudo preliminar de viabilidade, considerando a fase de construção, demais investimentos e financiamentos.

13 Estruturação dos trabalhos  Definir, dentro do grupo, o coordenador ou líder do projeto  Elaborar o cronograma tentativo de implantação do projeto desde a fase de prospecção até a data prevista para licitação, indicando forma clara :  Cada atividade necessária ao desenvolvimento dos trabalhos;  Os responsáveis por cada atividade;  Os consultores a serem contratados ( jurídico, técnico e financeiro );  Os custos de cada atividade e etapa  As datas marco de cada atividade

14 Sugestão de Modelo de Pauta para as reuniões do grupo 1.Deixar claros os objetivos de cada reunião: Ex.: (1) Definir os responsáveis por cada atividade do estudo; (2) Contratação dos consultores jurídicos; etc 2.Definir o resultado desejado: Ex.: (1) cada empresa do grupo deverá ser responsável por ao menos 01 atividade; (2) obter ao menos 03 propostas de consultores de cada área; 3.Identificar o raio de influência: até onde cada empresa do grupo pode colaborar considerando seus conhecimentos técnicos, comerciais, jurídicos, financeiros etc.

15 Sugestão de Modelo de Pauta para as reuniões do grupo 4.Identificação dos recursos necessários: o que temos mão de obra própria, de contratados, quais outros consultores devemos contratar etc ? O que é necessário de recursos para cada completar cada atividade? 5.Acompanhamento dos trabalhos: fundamental definir a agenda de reuniões da equipe até final dos trabalhos, objetivando feedbacks, cobranças mútuas de responsabilidades e discussões de terceiras alternativas. No caso, a cada reunião já deixar agendada a próxima. 6.Deixar claro as consequências: Ex.: “Se não contratarmos o jurídico até tal data, atrasaremos o projeto em x dias. Se conseguirmos finalizar os estudos técnicos conforme cronograma, poderemos definir os investimentos e buscar os parceiros de xxxx”.

16 O Papel da APEOP  A APEOP dará todo o apoio institucional aos grupos de trabalho, dentro das suas atribuições e limitações;  As reuniões dos grupos de trabalho poderão ser realizadas na sede da APEOP, desde que agendadas previamente;  A APEOP não atuará e nem participará dos trabalhos e estudos pretendidos. Caberá a cada grupo o desenvolvimento pleno de suas atividades;  A APEOP fará o acompanhamento regular sobre o andamento dos trabalhos de cada grupo, seja reunindo periodicamente suas empresas ou através do líder de cada grupo.

17 Indicação de Consultores Área JurídicaÁrea FinanceiraÁrea Técnica ABCDEFGHI ABCDEFGHI ABCDEFGHI ABCDEFGHI ABCDEFGHI ABCDEFGHI


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