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PARCEIROS: ANTECEDENTES Pontos fortes da Cadeia Produtiva da Música do RJ:  Forte identidade musical do povo brasileiro  Quantidade e diversidade de.

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2 PARCEIROS:

3 ANTECEDENTES Pontos fortes da Cadeia Produtiva da Música do RJ:  Forte identidade musical do povo brasileiro  Quantidade e diversidade de oferta  Importância do Rio de Janeiro no cenário da música  Infra-estrutura com proliferação de espaços e equipamentos culturais  Acesso à tecnologia facilitado

4 ANTECEDENTES Pontos fracos da Cadeia Produtiva da música do RJ:  Falta de visão empresarial  Informalidade  Dificuldades para o profissional independente  Ausência de políticas públicas  Desarticulação da classe

5 SOBRE A REDE RIO MÚSICA A Rede Rio Música (RRM) é uma rede associativa que reúne profissionais do segmento musical como compositores, produtores, distribuidores, DJs, designers, programadores visuais, advogados, bandas, músicos e jornalistas. O objetivo é promover a ampliação das oportunidades de trabalho e o aumento da renda dos micro e pequenos empreendedores da cadeia produtiva da música, por meio de ações que possibilitem produzir, distribuir e apresentar o produto musical com qualidade e eficiência, gerando visibilidade e ampliação do mercado.

6 SOBRE A REDE RIO MÚSICA Desde sua fundação em 2007 e de sua constituição em janeiro de 2008, a RRM conta com o apoio do Sebrae/RJ, através da Área de Economia Criativa. A partir de 2009, o grupo passou a contar também com a parceria de diversas outras instituições e empresas, como Fundação Getúlio Vargas, Universidade Veiga de Almeida, Faculdades PUC-Rio, Instituto Overmundo, iMúsica, Rede Tecnologia, ABRAFIN, Secretaria Municipal de Cultura e Circo Voador.

7 RESULTADOS DO PROJETO Finalístico - Aumentar a receita média anual dos participantes da RRM em 5% até dez / 2009, 10% até dez / 2010 e 15% até dez / 2011 Intermediários - Aumentar o número médio de apresentações / produções dos participantes da Rede Rio Música em 5% até dez / 2009, 10% até dez / 2010 e 15% até dez / 2011 - Aumentar o número de participantes da Rede Rio Música em 10% até dez / 2009, 15% até dez / 2010 e 20% até dez / 2011

8 PÚBLICO ALVO Empreendedores da cadeia produtiva da música, com foco em produtores, músicos, profissionais da comunicação e selos de distribuição de discos independentes, localizados no Estado do Rio de Janeiro, com ênfase na Região Metropolitana

9 FOCOS ESTRATÉGICOS  1 - Informação e Capacitação  2 - Marketing  3 - Novas Mídias e Formas de Divulgação  4 - Formação de Redes Sociais  5 - Empreendimentos Inovadores

10 NÚCLEOS RRM Conforme as ações começaram a ser desenvolvidas, os participantes da RRM começaram a se organizar em grupos, levando em consideração as afinidades de suas atividades. Ao final, foram criados quatro núcleos de trabalho, descritos a seguir.

11 NÚCLEOS RRM Núcleo de Capacitação: seminários, workshops, ciclos de palestras e debates, Estúdio RRM Núcleo de Eventos: produção de eventos de música, elaboração de turnês, produção de festival de música Núcleo de Mídia: produção de portal virtual para comercialização e divulgação de produtos e serviços, apoio à produção de revista de música, criação de ferramenta de comercialização online Núcleo de Negócios: participação em Feiras e Rodadas de Negócios do setor, realização de viagens de prospecção de mercado e missão técnica, stand RRM

12 NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO Participantes: Leonardo De Marchi, Luiza Bittencourt, Paula Martini, Paulo Rego Atribuições: pesquisar principais temas de interesse da Rede, sugerir palestrantes, desenhar a agenda de palestras e workshops, cadastrar interessados em participar do Estúdio RRM, desenhar a agenda do Estúdio RRM Resultados: realização de um ciclo de palestras, três workshops, seis estúdios RRM, feedback para os participantes do Estúdio RRM

13 NÚCLEO DE EVENTOS Participantes: Roberto Moura, Karla Oldane, Francine Almeida, Paulo Rego, Ana Paula Araujo, Lu Sales Atribuições: cadastrar bandas, fazer a curadoria com base em critérios pré-definidos (participação, qualidade técnica, público), desenhar agenda de shows dos eventos da RRM, fazer o contato com os espaços, atuar na produção dos eventos Resultados: realização de dois eventos no Cinemateque, dois no Espaço Sérgio Porto e um no Centro de Referência da Música Carioca, totalizando 10 bandas

14 NÚCLEO DE MÍDIA Participantes: Adilson Pereira, Rodrigo Lariú, Mariana Bahia, Ana Paula Araujo Atribuições: formatação do portal RRM, formatação da revista RRM, elaboração de artigos e textos jornalísticos, diagramação da revista, elaboração de um plano de distribuição da revista Resultados: portal e revista em andamento, com previsão de finalização em setembro

15 NÚCLEO DE NEGÓCIOS Participantes: Gustavo Leão, Lu Sales, Luiza Bittencourt, Rodrigo Lariú Atribuições: levantar feiras de interesse do setor, pesquisar melhor forma de participação, reunir material das bandas, organizar agenda de participação em rodadas de negócios, viabilizar o stand RRM Resultados: levantadas e definidas feiras pela RRM, participação nas mesmas programada, realização do stand no Circo Voador

16 AÇÕES 1 - Estruturação do projeto Descrição: Estruturação do projeto Andamento: o projeto foi contratualizado e a ação está encerrada

17 AÇÕES 2 - Gestão e Monitoramento do projeto Descrição: Atividades relacionadas à gestão e monitoramento do projeto, à mobilização e arregimentação do público-alvo e de parceiros, visando o envolvimento e o comprometimento no projeto Andamento: o projeto tem acompanhamento constante através do SGE, reuniões quinzenais com o público-alvo e está prevista uma reunião de acompanhamento ao fim do ano

18 AÇÕES 3 - Acompanhamento da execução das Mensurações Descrição: Levantamentos periódicos e demais procedimentos necessários à mensuração dos resultados do projeto à luz dos seus objetivos e ações; análise e interpretação dos relatórios de pesquisa Andamento: a pesquisa T0 foi concluída com êxito – ainda que com atraso – somando um total de 69 respondentes.

19 AÇÕES 4 - Acompanhamento da execução das Avaliações Descrição: Avaliação do projeto e sua revisão com vistas à melhoria de desempenho e aumento da efetividade. Andamento: A reunião semestral de avaliação do projeto, incialmente prevista para junho, ocorrerá dia 3 de agosto, com a presença do Comitê Gestor, formado por entidades parceiras, coordenadores de ação e participantes do público-alvo do projeto.

20 AÇÕES 5 - Realização de ciclos de palestras (parceiros: curso de Produção Fonográfica da Estácio de Sá, Universidade Veiga de Almeida) Descrição: Identificar demandas e necessidades do setor e programar uma agenda de palestras Andamento: A edição de 2009 foi realizada em maio nos auditórios das universidades Estácio de Sá e Veiga de Almeida, com bom resultado de público na Estácio e baixa procura de público na UVA

21 AÇÕES 6 - Promoção de cursos, consultorias e oficinas (parceiros: Overmundo) Descrição: Identificar demandas e necessidades do público-alvo do projeto e programar uma agenda de cursos, consultorias e oficinas Andamento: desde maio estão sendo realizadas oficinas mensais no auditório do Sebrae/RJ, sobre temas como dicas de produção (Lariú), networking (Gustavo), podcast (Mariana) e, em agosto, formatação de projetos (Eddie)

22 AÇÕES 7 - Apoio a projetos inovadores (parceiros: FGV, PUC, UVA) Descrição: Apoiar institucionalmente projetos culturais dos participantes da Rede, de forma a estimular a profissionalização e gerar modelos/boas práticas de disseminação e comercialização. Andamento: A ação está prevista para acontecer até dezembro de 2009. Uma proposta levantada é a realização de um Festival de Música, com modelo inovador e criativo

23 AÇÕES 8 - Missão técnica Descrição: Realizar visitas a grupos de experiências bem sucedidas para intercâmbio, atualização, troca de informações e o estabelecimento de redes de relacionamentos. Andamento: a proposta do grupo é realizar a missão técnica na Brasil Central Music / Goiania Noise - respectivamente, feira de negócios e festival de música que acontecem em Novembro, em Goiânia, e possuem grande expressividade nacional

24 AÇÕES 9 - Produção de uma revista de música Descrição: Produção de uma revista de música na internet, com edições impressas especiais bimestrais Andamento: a primeira edição, originalmente prevista para agosto, já está sendo escrita e diagramada e deverá sair em setembro

25 AÇÕES 10 - Participação em feiras e eventos Descrição: Programar participação em feiras e eventos de interesse do setor (prevista participação em duas feiras em 2009) Andamento: O grupo prepara-se para participar da Feira da Música de Fortaleza em agosto. Também está prevista participação na Feira Música Brasil, de Recife, em dezembro

26 AÇÕES 11 - Produção de eventos da Rede Rio Música (parceiros: Grupo Matriz, Secretaria Municipal de Cultura, Overmundo) Descrição: Criação de um calendário de eventos musicais com produção e apresentações dos participantes da Rede Rio Música Andamento: Desde junho vêm sendo realizados eventos mensais em três espaços da cidade: Cinémateque (Botafogo), Espaço Sérgio Porto (Humaitá) e Centro de Referência da música Carioca (Tijuca)

27 AÇÕES 12 - Produção da Turnê Rede Rio Música Descrição: Realização de apresentações de grupos musicais (participantes e não-participantes da Rede) em diferentes municípios do Estado Andamento: a ação encontra-se estagnada. Motivos levantados são a dificuldade de mapeamento e a falta de parceria para realização de circuitos musicais (possibilidades: SESC, FIRJAN)

28 AÇÕES 13 - Criação de um Portal da Rede Rio Música Descrição: Criação de um portal na internet voltado para a divulgação e comercialização dos produtos e serviços da Rede Rio Música, tais como vendas de conteúdo fonográfico digital e serviços de produção fonográfica, produção de shows e videoclipes, diagramação de website e outros Andamento: o lançamento do portal, originalmente previsto para junho, deverá ocorrer em setembro

29 AÇÕES 14 - Apoio à comercialização digital (parceiro: iMúsica) Descrição: Apoiar a comercialização de músicas dos participantes da Rede Rio Música pela internet Andamento: a realização desta ação depende da finalização do portal. A previsão é disponibilizar a ferramenta de comercialização online até o fim do ano

30 AÇÕES 15 - Fomento de redes sociais Descrição: animação e organização das redes culturais locais, em diferentes regiões do estado, através de oficinas de sensibilização, com consultoria especializada, para produção, criação e inteligência colaborativa Andamento: A ação prevê a realização de duas consultorias em duas diferentes cidades do estado até o fim do ano. Por enquanto, as mesmas ainda não foram realizadas

31 AÇÕES NOVAS Stand RRM (parceiro: Circo Voador) Descrição: montagem de um stand para comercialização dos produtos da RRM Andamento: Os stands são montados em quase todos os eventos realizados no Circo Voador. Para isso, contam com a colaboração de voluntários da RRM

32 AÇÕES NOVAS Estúdio RRM (parceiro: Estúdio Arena) Descrição: realização de pequenas apresentações das bandas que compõem a RRM para um grupo de representantes da RRM, para que os representantes do Núcleo de Eventos possam conhecer as bandas associadas, facilitando a sua inclusão em eventos Andamento: Já foram realizadas seis edições do Estúdio RRM, contabilizando um total de 24 bandas (das quais 11 já foram escaladas para eventos da Rede)

33 AGENDA DE EVENTOS – SET / OUT

34 rederiomusica@yahoo.com.brrederiomusica.blogspot.com


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