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Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Gestão da Informação Recomendações para o desenvolvimento.

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1 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Gestão da Informação Recomendações para o desenvolvimento de uma taxonomia em portais corporativos Equipe: Bruno M. Trajano - Marcela Lino - Mitsuo André - Rogério Lima - Vaneide Terezinha

2 Taxonomia: o que é e para que serve?
Aquele que registra o conhecimento em forma de informação Aquele que busca e recebe a informação procurada TAXONOMIA Instrumento mediador Conceitos e relações que formam o mapa completo de qualquer área do conhecimento.

3 Estabelecimento das categorias gerais
Construção da taxonomia Estabelecimento das categorias gerais Abordagem dedutiva Abordagem indutiva + Categorias de acordo com as diferentes fontes da área Categorias gerais Classificação facetada (Ranganathan) PMEST + CRG Literatura especializada: dicionários, tesauros, artigos, relatórios técnicos etc.

4 Construção da taxonomia
Estabelecimento das categorias gerais Abordagem dedutiva Abordagem indutiva + Partes Materiais Propriedades Processos Operações Agentes Espaço Tempo Forma de apresentação Que categorias são importantes para o grupo? Quais as formas preferenciais de classificação? Quais as maneiras pessoais de organização de cada integrante do grupo?

5 Construção da taxonomia
Exemplo Indústria automobilística Partes – pneu, porta, motor e demais peças Materiais – metal, couro Propriedades - transporte Processos – locomoção de pessoas e/ou produtos Operações – viajar, passear, transportar, trabalhar Agentes – Engenheiro Mecânico Espaço – fábricas, concessionárias Tempo Forma de apresentação – catálogos online

6 Construção da taxonomia
Coleta dos Termos Escolha de Termos Garantia Literária Garantia de Uso Literatura especializada do domínio Usuários dentro do contexto alvo conflito Frequência Necessidade contexto do usuário (conhecimento) especialista

7 Análise dos Termos Seleciona
Construção da taxonomia Análise dos Termos Seleciona PADRONIZAÇÃO É A ORDEM diretrizes indicadas Singular e Plural Nomes Populares ou Nomes Científicos Abreviaturas e Siglas Gíria ou Jargão Empréstimos Linguísticos

8 Controle da diversidade de significação
Construção da taxonomia Controle da diversidade de significação Neutralizar ambiguidade Contextualizar Estabelecer redes relacionais Definir notas de escopo Companhia = Companhia =

9 Construção dos relacionamentos semânticos
Construção da taxonomia Construção dos relacionamentos semânticos Classificar /Relacionar os termos de acordo com o seu significado Relações Semânticas 1. Equivalência 2. Hierárquica 3. Não-hierárquica ou Sequencial 4. Polihierarquia

10 Construção da taxonomia
Relações de Equivalência Termos sinônimos ou quase sinônimos; Ex. Empresa / Organização Deve corresponder às necessidades do usuário; USE - Termo preferencial; UP - Termo proibido. 2. Relações Hierárquicas Gênero/Espécie TG - Termo genérico TE - Termo Específico Todo/Parte

11 Construção da taxonomia
3. Relação Polihierárquica Um mesmo termo específico pode estar subordinado a mais de um termo genérico. 4. Relações não-hierárquicas ou sequencias Frequente em ambiente organizacional; Diversidade de relacionamentos semânticos; Apresentam entre si contiguidade espacial ou temporal (CINTRA et al. 2002).

12 Aplicação da taxonomia
Recuperação da informação Representação da informação Classificação e indexação Organização da informação Categorização e relação entre os assuntos

13 Recuperação da informação
Aplicação da taxonomia Recuperação da informação especificidade precisão revocação exaustividade precisão revocação especificidade precisão revocação exaustividade precisão revocação

14 Referência VITAL, Luciane Paula. Recomendações para o desenvolvimento de uma taxonomia em portais corporativos. In: Taxonomia como ferramenta para a representação do conhecimento em portais corporativos. Recife: Editora Universitária, 2010.


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