A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dúvidas Arquivo DIA - GCP 2002.ppt Site Dúvidas Arquivo DIA - GCP 2002.ppt Site

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dúvidas Arquivo DIA - GCP 2002.ppt Site Dúvidas Arquivo DIA - GCP 2002.ppt Site"— Transcrição da apresentação:

1 Dúvidas Arquivo DIA - GCP 2002.ppt Site Dúvidas Arquivo DIA - GCP 2002.ppt Site

2

3 Produto Genérico I Um produto farmacêutico, geralmente designado para ser competitivo com o produto inovador.

4 Porquê Genéricos? Reduzem os custos!!

5 Assunção Fundamental de Bioequivalência Quando duas drogas são equivalentes na velocidade e extensão em que o ingrediente da droga ativa ou sua porção terapêutica é absorvido e torna-se disponível em seu sítio de ação, assume-se que estas serão equivalentes terapeuticamente.

6 Bioequivalência Duas formulações da mesma droga apresentam perfis de biodisponibilidade equivalentes

7 Equivalência 3Estudos comparativos de biodisponibilidade (bioequivalência) em humanos 3Estudos comparativos de farmacodinâmica em humanos 3Triagens clínicas comparativas 3Testes de dissolução in vitro (em certas circunstâncias limitadas)

8 A Biodisponibilidade Pode ser determinada pelas medidas de: 3Concentração da droga ativa ou metabólito(s) em fluidos biológicos em função do tempo. 3Excreção urinária da droga ativa ou metabólito(s) em função do tempo. 3Qualquer efeito farmacológico agudo apropriado.

9 Parâmetros para estabelecimento de bioequivalência Variáveis primárias: AUC ( or AUC(0-t) ) e C max Variáveis secundárias: t max e t 1/2

10 Parâmetros farmacocinéticos ConcentrationConcentration HoursHours AUC 0-12h

11 Parâmetros farmacocinéticos ConcentrationConcentration HoursHours C max t max

12 Título do estudo Estudo de Biodisponibilidade de uma Formulação de Pantoprazol comprimido de 40 mg da Medley S.A. Indústria Farmacêutica versus uma Formulação de Pantoprazol do Produto de Referência do Laboratório Byk (Pantozol ) em Voluntários Sadios de Ambos os Sexos

13 TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Você está sendo convidado a participar de um projeto de pesquisa. Sua participação é importante, porém, você não deve participar contra a sua vontade. Leia atentamente as informações abaixo e faça qualquer pergunta que desejar, para que todos os procedimentos desta pesquisa sejam esclarecidos. Responsáveis: Drs Gilberto de Nucci – Dra Miriam Prado Galuppo, Dr Celso H. de Oliveira, O abaixo-assinado, __________________________________________________, ______ anos, RG nº________________ declara que é de livre e espontânea vontade que está participando como voluntário do projeto de pesquisa supracitado, de responsabilidade dos médicos Gilberto de Nucci, Miriam Prado Galuppo, Celso Henrique de Oliveira, da Unidade Analítica Cartesius- ICB.-USP. O abaixo-assinado está ciente que: Você está sendo convidado a participar de um projeto de pesquisa. Sua participação é importante, porém, você não deve participar contra a sua vontade. Leia atentamente as informações abaixo e faça qualquer pergunta que desejar, para que todos os procedimentos desta pesquisa sejam esclarecidos. Responsáveis: Drs Gilberto de Nucci – Dra Miriam Prado Galuppo, Dr Celso H. de Oliveira, O abaixo-assinado, __________________________________________________, ______ anos, RG nº________________ declara que é de livre e espontânea vontade que está participando como voluntário do projeto de pesquisa supracitado, de responsabilidade dos médicos Gilberto de Nucci, Miriam Prado Galuppo, Celso Henrique de Oliveira, da Unidade Analítica Cartesius- ICB.-USP. O abaixo-assinado está ciente que:

14 NATUREZA E PROPÓSITO DO ESTUDO O objetivo da pesquisa é verificar se 40 mg de Pantoprazol produzido pela Medley S.A. Indústria Farmacêutica Formulação Teste atingem níveis no sangue equivalentes a 40 mg de Pantoprazol (Pantozol ) do Laboratório Byk Formulação Referência. Você receberá as duas medicações, cada uma em uma ocasião diferente. A ordem que você tomará cada medicação obedecerá um sorteio.

15 Antes de sua participação no estudo e após a sua participação você será convidado a ir na Unidade Analitica Cartesius para verificação da sua condição de saúde. Você será examinado por um médico que lhe fará um exame completo, medindo o seu pulso, sua temperatura, sua pressão arterial. Também será feito um exame do coração (eletrocardiograma). O médico lhe perguntará se você teve ou tem alguma doença e se você faz uso de algum medicamento. Durante a visita serão coletadas amostras de sangue, urina e fezes para exames laboratoriais. Procedimentos a serem realizados - I

16 Procedimentos a serem realizados - II Os exames laboratoriais incluem exame de sangue completo como hemograma completo, bioquímica sangüínea (glicose no sangue, proteínas totais, albumina, transaminases oxalacética e pirúvica, gamaglutamil trasnferase, creatinina, uréia, ácido úrico, colesterol e triglicerídeos); exame sumário de urina (Urina I). Exames para a hepatite B e C e para AIDS (HIV1 e HIV2), no sangue, e exame de fezes (protoparasitológico), serão feitos somente no pré estudo.

17 Procedimentos a serem realizados - III Durante o estudo, será internado duas vezes por aproximadamente 26 horas cada período, com intervalo mínimo de 07 dias. Em cada internamento: a)será colhida uma amostra de sangue para dosagem de creatinina, hemoglobina, hematócrito, transaminases, e HCG; b)serão administrados 40 mg de Pantoprazol na forma de comprimido, acompanhada de 200mL de água sem gás; c)serão coletadas 18 amostras de sangue de 6 mL, cada, através de agulha introduzida em veia superficial para a dosagem do medicamento e mais uma amostra de 25 mL antes da administração da medicação para o controle do método;

18 Procedimentos a serem realizados - IV d)em intervalos regulares, será verificada sua pressão, pulso e temperatura; e) serão também servidas refeições padronizadas (jantar, na noite da internação; almoço, lanche da tarde e jantar, ceia no dia de administração do medicamento) ou bebidas em horários preestabelecidos. Após a coleta de 12 horas você receberá alta do hospital. Um total de 300 mL de sangue será colhido durante todo o estudo. A duração total de sua participação na pesquisa está estimada em 30 dias, a contar da primeira internação, após o processo de seleção.

19 Responsabilidades - I É condição indispensável, para participação no ensaio clínico, que esteja em boa saúde e, portanto, não esteja no momento sob tratamento médico ou fazendo uso de quaisquer drogas ou medicações. Algumas regras deverão ser seguidas para sua participação no estudo: a)não pode ser dependente de drogas ou álcool e caso o investigador tenha alguma suspeita, poderá solicitar exame de urina para detecção do uso de drogas;

20 Responsabilidades - II b)não pode ter doado sangue ou plasma dentro dos três meses que antecedem o estudo ou ter doado 1500 mL (um litro e meio) no período de um ano antecedendo o estudo; c)não pode tomar bebidas contendo cafeína e xantinas (café, chá, coca-cola, etc.) nas 12 horas que antecedem as internações até a última coleta.

21 Responsabilidades - III É ainda de responsabilidade do voluntário em relação a sua participação no ensaio clínico: a)comparecer às internações na data e horários informados; b)permanecer em jejum pelo tempo previsto (pelo menos 08 horas) em cada internação; c)tomar toda a medicação prevista; d)Ingerir toda a alimentação e líquidos que tenham sido previstos;

22 Responsabilidades – IV d)retornar à Unidade na data, horário e local combinados, para realização da consulta e exames de alta, independentemente de haver sido interrompida sua participação no estudo ou de sua desistência.

23 Possíveis riscos e desconfortos A administração por boca de Pantoprazol de maneira continuada pode causar reações como náuseas (enjôo), tonturas, dor de cabeça, diarréia, dor abdominal, flatulência (excesso de gases), lesões de pele, prurido (coceira), depressão, visão embaçada, febre, e inchaço. Entretanto o aparecimento de efeitos indesejáveis após administração de dose única de Pantoprazol tem menor probabilidade de aparecer. Além dos efeitos citados, a administração de qualquer medicamento pode causar reações imprevisíveis. A retirada de sangue é um procedimento seguro e pode causar um leve desconforto, além de uma mancha roxa pequena no local da picada que freqüentemente resolve sem maiores problemas. A administração por boca de Pantoprazol de maneira continuada pode causar reações como náuseas (enjôo), tonturas, dor de cabeça, diarréia, dor abdominal, flatulência (excesso de gases), lesões de pele, prurido (coceira), depressão, visão embaçada, febre, e inchaço. Entretanto o aparecimento de efeitos indesejáveis após administração de dose única de Pantoprazol tem menor probabilidade de aparecer. Além dos efeitos citados, a administração de qualquer medicamento pode causar reações imprevisíveis. A retirada de sangue é um procedimento seguro e pode causar um leve desconforto, além de uma mancha roxa pequena no local da picada que freqüentemente resolve sem maiores problemas.

24 Benefícios ou compensações A participação neste estudo, não tem objetivo de submetê-lo a um tratamento terapêutico. Conseqüentemente, não se espera que a participação no estudo traga qualquer benefício em função do tratamento.

25 Intercorrências Se você sofrer algum malefício em decorrência direta de sua participação no estudo, você receberá tratamento nesta Instituição, sem qualquer custo. Não haverá no entanto qualquer compensação de ordem financeira em função do ocorrido, a não ser que a condição faça jus da indenização prevista no Seguro de Vida em Grupo mencionado abaixo. Contudo, ao assinar este termo, você não está renunciando qualquer direito legal que você possui. Durante o período de 180 dias a partir da data da assinatura deste termo, o voluntário estará assegurado (Seguro de Vida em Grupo) pela empresa Executivos Seguros (Sul America Aetna). Se você sofrer algum malefício em decorrência direta de sua participação no estudo, você receberá tratamento nesta Instituição, sem qualquer custo. Não haverá no entanto qualquer compensação de ordem financeira em função do ocorrido, a não ser que a condição faça jus da indenização prevista no Seguro de Vida em Grupo mencionado abaixo. Contudo, ao assinar este termo, você não está renunciando qualquer direito legal que você possui. Durante o período de 180 dias a partir da data da assinatura deste termo, o voluntário estará assegurado (Seguro de Vida em Grupo) pela empresa Executivos Seguros (Sul America Aetna).

26 Ressarcimento - I De acordo com valores previamente estabelecidos (R$ ), os voluntários serão ressarcidos das despesas e tempo despendidos na realização do supracitado estudo clínico após a consulta de alta. Caso desista ou seja dispensado antes do estudo ser finalizado o voluntário receberá proporcionalmente ao tempo despendido, no final do estudo. Entende também que a desistência ou dispensa antes do comparecimento para a primeira internação não dá direito a ressarcimento.

27 Ressarcimento - II Estima-se que durante o período de sua participação no Estudo você terá como despesa apenas os gastos de deslocamento da residência ou trabalho até a Casa de Saúde Santa Rita para internação ou realização dos exames e consultas, bem como coletas de amostras após a alta. Ainda deve ser previsto eventuais visitas posteriores para acompanhamento dos eventos adversos. O ressarcimento destas despesas já está incluído no valor estabelecido no item acima.

28 Participação voluntária - I Sua participação é voluntária e você tem a liberdade de desistir ou interromper a participação neste estudo no momento que desejar. Neste caso, você deve informar imediatamente sua decisão ao pesquisador ou a um membro de sua equipe, sem necessidade de qualquer explicação e sem que isto venha interferir no seu atendimento médico deste Hospital. Obteve todas as informações e esclarecimentos necessários para poder decidir conscientemente sobre a participação no referido ensaio clínico. Sua participação é voluntária e você tem a liberdade de desistir ou interromper a participação neste estudo no momento que desejar. Neste caso, você deve informar imediatamente sua decisão ao pesquisador ou a um membro de sua equipe, sem necessidade de qualquer explicação e sem que isto venha interferir no seu atendimento médico deste Hospital. Obteve todas as informações e esclarecimentos necessários para poder decidir conscientemente sobre a participação no referido ensaio clínico.

29 Participação voluntária - II Independente de seu desejo e consentimento, sua participação no ensaio clínico poderá ser interrompida, em função a) da ocorrência de eventos adversos; b) da ocorrência de qualquer doença que, a critério médico, prejudique a continuação de sua participação no estudo; c) do não cumprimento das normas estabelecidas; d) de qualquer outro motivo que, a critério médico, seja do interesse de seu próprio bem estar ou dos demais participantes; e) da suspensão do Estudo como um todo. A Unidade Analitica Cartesius o manterá informado, em tempo oportuno, sempre que houver alguma informação adicional que possa influenciar seu desejo de continuar participando no estudo e prestará qualquer tipo de esclarecimento em relação ao progresso da pesquisa, conforme sua solicitação. A interrupção não causará prejuízo ao seu atendimento, cuidado e tratamento pela equipe da Unidade Analítica Cartesius. Independente de seu desejo e consentimento, sua participação no ensaio clínico poderá ser interrompida, em função a) da ocorrência de eventos adversos; b) da ocorrência de qualquer doença que, a critério médico, prejudique a continuação de sua participação no estudo; c) do não cumprimento das normas estabelecidas; d) de qualquer outro motivo que, a critério médico, seja do interesse de seu próprio bem estar ou dos demais participantes; e) da suspensão do Estudo como um todo. A Unidade Analitica Cartesius o manterá informado, em tempo oportuno, sempre que houver alguma informação adicional que possa influenciar seu desejo de continuar participando no estudo e prestará qualquer tipo de esclarecimento em relação ao progresso da pesquisa, conforme sua solicitação. A interrupção não causará prejuízo ao seu atendimento, cuidado e tratamento pela equipe da Unidade Analítica Cartesius.

30 Divulgação de informações quanto a participação no estudo Os registros que possam identificar sua identidade serão mantidos em sigilo, a não ser que haja obrigação legal de divulgação. A Unidade Analitica Cartesius não identificará o voluntário por ocasião da publicação dos resultados obtidos. Contudo, o(s) monitor(es) do Estudo, auditor(es), membros do Comitê de Ética e Pesquisa Clínica, ou autoridades do(s) órgão(s) governamentais envolvido(s) na fiscalização e acompanhamento do estudo terão direito de ter acesso aos registros originais de dados clínicos de sua pessoa, coletados durante a pesquisa, na extensão em que for permitido pela Lei e regulamentações aplicáveis, com o propósito de verificar os procedimentos e dados do ensaio, sem no entanto violar a condição de que tais informações são confidenciais. Ao assinar este Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, você está também autorizando tal acesso, mesmo se você se retirar do Estudo. Os registros que possam identificar sua identidade serão mantidos em sigilo, a não ser que haja obrigação legal de divulgação. A Unidade Analitica Cartesius não identificará o voluntário por ocasião da publicação dos resultados obtidos. Contudo, o(s) monitor(es) do Estudo, auditor(es), membros do Comitê de Ética e Pesquisa Clínica, ou autoridades do(s) órgão(s) governamentais envolvido(s) na fiscalização e acompanhamento do estudo terão direito de ter acesso aos registros originais de dados clínicos de sua pessoa, coletados durante a pesquisa, na extensão em que for permitido pela Lei e regulamentações aplicáveis, com o propósito de verificar os procedimentos e dados do ensaio, sem no entanto violar a condição de que tais informações são confidenciais. Ao assinar este Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, você está também autorizando tal acesso, mesmo se você se retirar do Estudo.

31 Contatos e perguntas Caso surja alguma intercorrência, deverá procurar a Unidade Analítica Cartesius (Fone ) e solicitar que a mesma contacte os médicos responsáveis pelo ensaio clínico ou então entrar em contato diretamente com os mesmos nos telefones indicados no final deste Termo de Consentimento. Poderá contactar o Dr. Gilberto de Nucci para receber informações adicionais, relacionadas à pesquisa ou quanto aos seus direitos como voluntário. Poderá contactar a Secretaria do Comitê em Pesquisas com Seres Humanos da USP fone ou para apresentar recursos ou reclamações em relação ao ensaio clínico. Caso surja alguma intercorrência, deverá procurar a Unidade Analítica Cartesius (Fone ) e solicitar que a mesma contacte os médicos responsáveis pelo ensaio clínico ou então entrar em contato diretamente com os mesmos nos telefones indicados no final deste Termo de Consentimento. Poderá contactar o Dr. Gilberto de Nucci para receber informações adicionais, relacionadas à pesquisa ou quanto aos seus direitos como voluntário. Poderá contactar a Secretaria do Comitê em Pesquisas com Seres Humanos da USP fone ou para apresentar recursos ou reclamações em relação ao ensaio clínico.

32 Se você concorda com o exposto acima leia e assine o documento abaixo

33 Eu declaro que li cuidadosamente todo este documento denominado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e que, após, tive nova oportunidade de fazer perguntas sobre o conteúdo do mesmo o também sobre o Estudo e recebi explicações que responderam por completo minhas dúvidas. E reafirmo estar livre e espontaneamente decidindo participar do Estudo.

34 Ao assinar este Termo de Consentimento eu também estou certificando que toda a informação que eu prestei, incluindo minha história médica, é verdadeira e correta até onde é de meu conhecimento, e declaro estar recebendo uma cópia assinada deste documento. Ao assinar este Termo de Consentimento estou autorizando o acesso às minhas informações conforme explicitado anteriormente. Ao assinar este Termo de Consentimento eu não renunciei qualquer direito legal que eu venha a ter ao participar deste Estudo. Ao assinar este Termo de Consentimento eu também estou certificando que toda a informação que eu prestei, incluindo minha história médica, é verdadeira e correta até onde é de meu conhecimento, e declaro estar recebendo uma cópia assinada deste documento. Ao assinar este Termo de Consentimento estou autorizando o acesso às minhas informações conforme explicitado anteriormente. Ao assinar este Termo de Consentimento eu não renunciei qualquer direito legal que eu venha a ter ao participar deste Estudo.

35 São Paulo, _____/_____/______ Nome do voluntárioDataAssinatura Pessoa que está obtendo o termo de consentimentoDataAssinatura TESTEMUNHA (Somente necessário se o voluntário não souber ler)DataAssinatura

36 Controle InternoNº do Estudo: ___/____Nº do Voluntário: ________ TELEFONES PARA CONTATO UNIDADE ANALÍTICA CARTESIUS(11) Dr. GILBERTO DE NUCCI(19) , (19) , (11) Dra. MIRIAM PRADO GALUPPO(19) , (11) , (11) Dr. CELSO H. DE OLIVEIRA(19) , (11) ( 11) Controle InternoNº do Estudo: ___/____Nº do Voluntário: ________ TELEFONES PARA CONTATO UNIDADE ANALÍTICA CARTESIUS(11) Dr. GILBERTO DE NUCCI(19) , (19) , (11) Dra. MIRIAM PRADO GALUPPO(19) , (11) , (11) Dr. CELSO H. DE OLIVEIRA(19) , (11) ( 11)

37 Problem The use of healthy human volunteers poses major ethical and medical dilemmas. Medicine and Law (2000) 19:

38 Ethical Dilemma Without some form of payment most volunteers will not volunteer Medicine and Law (2000) 19:

39 Medical Dilemma Animal experiments performed prior to the clinical trial are not predictive with any degree of confidence for human beings. Medicine and Law (2000) 19:

40 The Recruitment of Normal Healthy Volunteers: A Review of The Literature on the Use of Financial Incentives Journal of Clinical Pharmacology, 2002 Tishler & Bartholomae

41 Hypothetical participation in clinical trial (n=80 NHV) 95% of NHH reported financial reward as the main reason for participation. Bigorra & Banos, 1990

42 Hypothetical participation in clinical trial (n=239 medical students) <5% financial reward 30% scientific reason and financial reward 25-35% purely scientific reasons. <5% financial reward 30% scientific reason and financial reward 25-35% purely scientific reasons. Bigorra & Banos, 1990

43 Volunteers for a Hallucinogen study (n=56 NHV) Motivation: financial needs Scientific interest and curiosity Indirect seeking of psychiatric help Employing the study as a vehicle for the expression of socially unacceptable impulses Hope of stimulating creativity through drug-induced perceptions Motivation: financial needs Scientific interest and curiosity Indirect seeking of psychiatric help Employing the study as a vehicle for the expression of socially unacceptable impulses Hope of stimulating creativity through drug-induced perceptions Escover et al., 1961

44 Phase I study (n=79 NHV, university students, pharma employees) 90% financial remuneration as the major reason for participating in the study. Hassar et al., 1977

45 Volunteers that participated in clinical trials (n=144) 93% chose financial compensation as the most important reason (younger volunteers motivated by money, older volunteers wanted medical examination). Van Gelderen et al., 1993

46 Volunteers that participated in Phase III and Phase IV trials (n=97) 75% chose financial reward. Vrhovac et al., 1990

47 Ethical Issues Undue inducement (difficult since inducement is both subjective and relative). Taking advantage of economically vulnerable volunteers. Undue inducement (difficult since inducement is both subjective and relative). Taking advantage of economically vulnerable volunteers.

48 Guidelines regarding payment of normal healthy volunteers 1 – Market model 2 – Wage payment model 3 – Reimbursement model 4 – Fair share model 1 – Market model 2 – Wage payment model 3 – Reimbursement model 4 – Fair share model

49 Market Model Payment be determined by what the market will bear. When direct benefits from participation are absent from a study, this model allows money to be the incentive. Payment be determined by what the market will bear. When direct benefits from participation are absent from a study, this model allows money to be the incentive.

50 Wage Model Relies on a scale of payment equal to a standardized hourly wage, with inconvenience and discomfort as a result of the study dictating some supplemental amount.

51 Reimbursement Model Compensates research subjects for any expenses incurred as a result of participating in the study.

52 Fair Share Model Payment is based on a percentage of the per-patient compensation to the investigator or institution.

53 What about NHV´s opinion? Virtually overlooked in the guidelines is the opinion of the healthy volunteer.

54 Conclusions - I The use of monetary incentives to obtain human research subjects is often a necessary condition for the successful completion of research.

55 Conclusions - II To protect NHVs from undue inducement, researchers should not overlook this topic.

56 Conclusions - III Future studies are needed that examine financial payment and volunteers, such as the relationship between incentives and socioeconomic status, occupation, personality characteristics, risk taking, and the threshold of due and undue enticement.

57 Meu muito, mas muito mesmo obrigado

58 Profs Drs Maria Helena C. de Carvalho Sérgio Henrique Ferreira Oswaldo Ramos (in memoriam) Eduardo Moacyr Krieger Carlos Ramirez Francisco Laurindo Maria Elena Guariento Maria Helena C. de Carvalho Sérgio Henrique Ferreira Oswaldo Ramos (in memoriam) Eduardo Moacyr Krieger Carlos Ramirez Francisco Laurindo Maria Elena Guariento Elisaldo Carlini Adib Jatene Renato Cordeiro Edson Antunes Zuleica Bruno Fortes Roberto Soares de Moura Giles Rae Elisaldo Carlini Adib Jatene Renato Cordeiro Edson Antunes Zuleica Bruno Fortes Roberto Soares de Moura Giles Rae

59 Sociedades e Departamentos SBIC SBFTE FESBE SBH Academia Nacional de Medicina Farmacologia do ICB-USP Farmacologia da Unicamp Farmacologia de UFCE Farmacologia da UFES Comissão de Ética-FCM-Unicamp SBIC SBFTE FESBE SBH Academia Nacional de Medicina Farmacologia do ICB-USP Farmacologia da Unicamp Farmacologia de UFCE Farmacologia da UFES Comissão de Ética-FCM-Unicamp


Carregar ppt "Dúvidas Arquivo DIA - GCP 2002.ppt Site Dúvidas Arquivo DIA - GCP 2002.ppt Site"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google