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Educação Especial: Libras e Braile

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Apresentação em tema: "Educação Especial: Libras e Braile"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Especial: Libras e Braile
Esta página é a capa Edson Ricardo Fuckner; Ione Clemer, Júlia Bittencourt, Juliana Pereira

2 Conceitos Simbologia Braille
Simbologia Braille Foi criada por Louis Braille, em 1825 na França. O sistema Braille é conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas, sendo este uma combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números, e outros símbolos gráficos. A combinação dos pontos é obtida pela disposição de 6 pontos básicos, organizados espacialmente em duas colunas verticais com 3 pontos a direita e 3 a esquerda, de uma cela básica denominada cela Braille. Baixa Visão É considerada uma pessoa com baixa visão quando esta tem um grau de visão podendo variar desde a percepção luminosa e a percepção de objetos, até a acuidade visual correspondente a 30%. A pessoa com baixa visão tem uma alteração no funcionamento visual, mesmo depois do tratamento, e ou, correção de refração padrão, tendo uma A.V.P de 0,3 até percepção de luz ou campo visual de 10° a partir do ponto de fixação, mas que usa,ou é, potencialmente capaz de usar a visão para planejamento e execução de tarefas. Cegueira Uma pessoa é considerada cega, quando a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com melhor correção óptica. Nos casos onde a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for menor ou igual a 60°. É uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão, que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em campo mais ou menos abrangente (Sá Campos, Silva, 2007).

3 Dicas Simbologia Braille
Utilizar naturalmente o termo “cego”, “ver”, “olhar”. Os cegos também os utilizam. Ao conduzir uma pessoa cega, ofereça seu braço para que ela segure. Não agarre-a, nem puxe-a pelo braço ou pela bengala. Ao explicar a direção para um cego, indique a distância e pontos de referência com clareza: “tantos metros à direita, à esquerda. Evite termos “por aqui, por ali” Informe sobre os obstáculos existentes, exemplos: degraus, desníveis. Quando houver a necessidade de passar por lugares estreitos, a exemplo de portas e corredores, posicione seu braço para trás, de modo que a pessoa cega possa seguÍ-lo. Sempre que se ausentar de uma sala, informe a pessoa, caso contrário, ela ficará falando sozinha.

4 LIBRAS Conceitos Língua Brasileira de Sinais Ela é utilizada pela comunidade surda para se comunicar em todos os espaços e situações. Libras é uma língua, e não uma linguagem. Ela é utilizado por deficientes auditivos para comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes. Libras não é apenas uma medida paliativa para se estabelecer algum tipo de comunicação com os deficientes auditivos, mas é uma língua natural como qualquer outra, com estrutura sintática, semântica, morfológica, etc. Com uma diferença básica: Ela utiliza a imagem para expressar-se. Surdez Surdez ou Hipoacusia, é um termo genérico que serve para definir a perda auditiva. As causas de surdez devidas a lesão central (cerebral) são muito raras, de forma que a grande maioria estão relacionadas com a alteração do ouvido. Existem dois tipos de surdez, a surdez de transmissão, que origina-se no ouvido externo ou médio. E a surdez neurossensorial, origina-se essencialmente no ouvido interno. Em ambas as categorias, é necessario distinguir causas genéricas e adquiridas. Dependendo da gravidade, classificam-se em surdez ligeira, moderada, severa e profunda. A surdez total denomina-se cofose. Bilingüismo O bilingüismo, em um sentido escrito, é uma proposta de ensino utilizada pelas escolas, que se propõem a tornar acessível a criança duas línguas no contexto escolar. Estudos mostram que esta proposta tem sido a mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que se considera a língua de sinais como língua natural, partindo deste pressuposto, para o ensino da língua escrita. O bilingüismo é mais do que o uso de duas línguas, a educação bilingüe consiste em primeiro lugar, na aquisição da língua de sinais, sua língua materna. A língua de sinais propicia o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança surda, facilitando o processo de aprendizagem servindo de apoio para leitura e compreensão.

5 Dicas de relacionamento com pessoas com deficiência surdez....
LIBRAS Dicas Dicas de relacionamento com pessoas com deficiência surdez.... Fale pausadamente, mantendo contato visual, pois se desviar o olhar, ela poderá entender que a conversa acabou. Fale articulademente, movimentando bem os labios, evitando colocar objetos ou a propria mao na boca, para não atrapalhar a leitura labial. Fale num tom de voz normal, a não ser que lhe pelas para falar mais alto. Se tiver dificuldade pare endento-lo, não tenha receio de pedir que repita. Quando o surdo estiver acompanhado de interprete, fale diretamente com a pessoa surda, não com o interprete.

6 REFERÊNCIAS BOCK, Geisa Letícia Kempfer. Simbologia Braile. Florianópolis: DIOESC:UDESC/CEAD/UAB, 2013. ›PORTAL, Educação. O Bilinguismo: O que é?. Portal da Educação Disponível em: < Acessado em: 21 de ago ›SÁ, Elizabet Dias de. Deficiência Visual. Portal Mec, Disponível em: < Acessado em: 21 de ago ›São PAULO, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Dicas de Relacionamento com pessoas com deficiência Disponível em: < Acessado em: 21 de ago ›VELLAVERDE, Adão. Dicas de Convivência com pessoas com deficiência. Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande Do SUl, Disponível em: < Acessado em: 21 de ago O bilingüismo aplicado a educação especial de surdos. Disponível em < Acessado em: 14 de set


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