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ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Professoras: Tássia Lorenna e Rozenira da Costa.

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1 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Professoras: Tássia Lorenna e Rozenira da Costa

2 Segundo a resolução nº 4, de 2 de Outubro de Art. 2º O AEE tem como função complementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para a sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

3 Art. 3º A Educação especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como parte integrante do processo educacional. Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Superior Ed. de Jovens e Adultos Educação Indígena Educação do Campo Educação Quilombola

4 A Educação Especial se destina a alunos com deficiência física, deficiência mental, alunos com surdez, cegueira, baixa visão, surdocegueira, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

5 O professor da sala de recursos multifuncionais tem como atribuições: Atuar, como docente, nas atividades de complementação ou suplementação curricular específica que constituem o atendimento educacional especializado dos alunos com necessidades educacionais especiais; Atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno com necessidades educacionais especiais ao currículo e a sua interação no grupo; Promover as condições para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em todas as atividades da escola; Orientar as famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educacional;

6 Informar a comunidade escolar acerca da legislação e normas educacionais vigentes que asseguram a inclusão educacional; Participar do processo de identificação e tomada de decisões acerca do atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos; Preparar material específico para uso dos alunos na sala de recursos; Orientar a elaboração de materiais didático- pedagógicos que possam ser utilizados pelos alunos nas classes comuns do ensino regular; Indicar e orientar o uso de equipamentos e materiais específicos e de outros recursos existentes na família e na comunidade; Articular, com gestores e professores, para que o projeto pedagógico da instituição de ensino se organize coletivamente numa perspectiva de educação inclusiva.

7 O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo ás classes comuns. O estudante tem direito a dois atendimentos semanais sendo cada atendimento com 1h de duração de acordo com suas necessidades.

8 O cronograma de atendimento deverá ser elaborado pelo professor da Sala Multifuncional, junto com o professor da classe comum e equipe pedagógica da escola, em consonância com a indicação dos procedimentos de intervenção pedagógica que constam no relatório da avaliação psico- educacional realizada no contexto escolar.

9 Contato periódico com o professor da classe comum, com a equipe pedagógica da escola, com a família e com os profissionais dos atendimentos complementares (psicológicos, psiquiatras, neurologistas, e outros) para orientação e acompanhamento do desenvolvimento do aluno, no entanto na ausência do estudante, desenvolvemos a produção de materiais conforme a necessidade de cada estudante.

10 Promover palestras, formação e informações tanto para equipe escolar quanto para comunidade abordando temas direcionados a inclusão de estudantes atendidos pelo AEE.

11 Professor Especialista na Área de Educação Especial; Cursos na área de Educação Especial; Curso de Atendimento Educacional Especializado.

12 LIBRAS Língua Portuguesa para alunos com surdez Sistema Braille Informática aplicada à produção braille Recursos tecnológicos e informática aplicada à deficiência visual(sintetizadores de voz,lupas eletrônicas, magnificadores de tela para baixa visão) Produção braille e adaptação de material impresso em tinta Recursos ópticos e não ópticos para baixa visão. Técnica de uso do sorobã Adaptação de livros didáticos e de literatura para pessoas cegas Avaliação funcional da visão Orientação e mobilidade para pessoas cegas Escrita cursiva, grafia do nome e assinatura em tinta para pessoas cegas Tecnologia Assistiva: comunicação alternativa, informática acessível, materiais pedagógicos adaptados, mobiliário acessível. Instrutor de LIBRAS Desenho universal Comunicação para o aluno surdo-cego Outras

13 O AEE expressa-se por meio de serviços de intervenção precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem, em interface com os serviços de saúde e assistência social

14 É um espaço organizado preferencialmente em escolas comuns das redes de ensino. Pode atender às escolas próximas. É um espaço organizado preferencialmente em escolas comuns das redes de ensino. Pode atender às escolas próximas.

15 JOGO DA MEMÓRIA COM CORPO HUMANO Livros didáticos e de literatura adaptados Material pedagógico para o ensino da Libras

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17 Professoras: Tássia e Rozenira


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