A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências da Natureza (Química)Enem 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências da Natureza (Química)Enem 2012"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza (Química)Enem 2012
Aula 2 Samara de Araújo Dantas

2 Obtenção de substâncias puras a partir de misturas
Como os materiais encontrados na natureza, na sua maioria, são constituídos de misturas de substâncias puras, por isso, para obtê-las, é necessário separá-las. Os processos mais utilizados para separação de misturas são: 1) Catação, Ventilação, Levigação, Peneiração, Separação Magnética e Flotação, usados na separação de misturas heterogêneas constituídas de dois componentes sólidos. 2) Decantação; 3) Centrifugação; 4) Filtração; 5) Evaporação; 6) Destilação simples; 7) Destilação Fracionada:

3 Usada quando a filtração é demorada
Métodos de Separação Misturas Heterogêneas Filtração: separa misturas de sólido em líquido. A vácuo Usada quando a filtração é demorada Simples

4 Métodos de Separação Misturas Heterogêneas Decantação: separa mistura de sólido em líquido ou mistura de líquidos não miscíveis. Existem ainda: - Flotação, e - Centrifugação Sifonação: sólido depositado no fundo é retirado por aspiração.

5 Métodos de Separação Misturas Heterogêneas Dissolução fracionada: mistura de sólido em sólido – pelo menos um dos sólidos deve ser miscível em água: Ex: sal e areia. O sal é dissolvido em água e separado por filtração restando apenas a água.

6 Métodos de Separação Misturas Heterogêneas Separação magnética: um dos sólidos deve ser metal. Catação: Mistura de sólido em sólido – os grãos devem ter tamanho considerável.

7 Métodos de Separação Misturas Homogêneas Destilação simples: mistura homogênea de sólido em líquido.

8 Métodos de Separação Misturas Homogêneas Destilação fracionada: mistura homogênea de líquido em líquido – separação por diferença de PF.

9 Destilação do petróleo

10 EXERCICIOS

11

12 Resposta Resposta: a) A destilação simples tem por base uma grande diferença nos pontos de ebulição dos componentes: um é sólido enquanto que o outro é líquido nas condições ambientes. A destilação fracionada tem por base pequenas diferenças nos pontos de ebulição entre os componentes. b) Não, pois água e óleo formam um sistema heterogênio. Podem ser separados por decantação.

13 O que é RECICLAGEM? Conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.

14 Porque RECICLAR?    * A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg.   * Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. * Só o Brasil produz toneladas de lixo por dia. Se não nos preocuparmos com o nosso lixo, dentro de pouco tempo teremos de disputar espaço com ele.

15 Porque RECICLAR? NEM TUDO QUE É DESCARTADO, JOGADO NO LIXO, ENTRA FACILMENTE EM DECOMPOSIÇÃO (Reação Química)

16 Reação de Decomposição é muito demorada

17 Como é feita COLETA E SEPARAÇÃO : Triagem por tipos de materiais (papel, metal, plásticos, madeiras, etc.). REVALORIZAÇÃO: etapa que prepara os materiais separados para serem transformados em novos produtos. TRANSFORMAÇÃO: Processamento dos materiais para geração de novos produtos a partir dos materiais revalorizados.

18 Vantagens Cada tonelada (1000 Kg) de papel fabricado com sobras de papel evita a derrubada de 40 a 60 árvores de eucalipto com 6 anos de idade. Além disso, o método consome apenas metade da energia gasta no processo tradicional e utiliza uma quantidade de água 50 vezes menor. Uma tonelada (1000 kg) de plástico reciclado economiza 130 quilos de petróleo, que é uma fonte esgotável. Uma tonelada (1000 Kg) de aço reciclado pode significar uma economia de 1140 quilos de minério de ferro, 454 quilos de carvão e 18 quilos de cal. A reciclagem de uma tonelada de latas de alumínio economiza 95% de energia, dispensando a extração de 5 toneladas de bauxita e elimina a geração da lama vermelha altamente poluente. A energia gasta para reciclar uma tonelada (1000 Kg) de vidro é 70% menor do que a fabricação do mesmo produto.

19 O QUE PODE SER RECICLADO?
VÁRIAS COISAS PODEM SER RECICLADAS OU REAPROVEITADAS, COMO: PAPEL PLÁSTICO METAL – LATAS VIDROS

20 PAPEL CAIXAS, PAPEL SULFITE, CARTOLINA, PAPELÃO...

21 PLÁSTICO GARRAFAS PET, SACOS PLÁSTICOS, COPOS DESCARTÁVEIS...

22 METAL LATAS E LACRES...

23 VIDROS COPOS, GARRAFAS, TAÇAS, JARROS...

24 ORGÂNICOS FRUTAS, VERDURAS, LEGUMES, GRÃOS...

25 LIXEIRAS PARA COLETA SELETIVA DO LIXO

26 O QUE PODE SER FEITO COM MATERIAL RECICLADO?
SOFÁ COM GARRAFAS PET CESTA COM JORNAIS

27 O QUE PODE SER FEITO COM MATERIAL RECICLADO?
BLUSA E BOLSAS COM LACRES DE LATAS OBJETOS COM GARRAFA PET

28 E COM O LIXO ORGÂNICO? Pode ser usado na compostagem!!

29 RECICLAGEM DE MATERIAIS ESPECIAIS
BATERIAS E PILHAS: contém produtos nocivos (Hg, Pb, Cd, Mn, Cu, Ni, Zn e Li ) e, por isso, devem ser reciclados. Baterias de celular, de relógio, baterias em geral e pilhas alcalinas devem ser enviadas à locais que farão a separação adequada.

30 Reações Químicas

31 Oxigênio + etanol gás carbônico + água
Reação Química Transformação em que são formadas novas substâncias a partir de outras. Ex: Combustão do etanol Oxigênio + etanol gás carbônico + água calor Regentes Produtos Para combustão é necessário: Combustível (material a ser queimado), Comburente (oxigênio sempre) e fonte de calor

32 Reação Química Decomposição do carbonato de cálcio Óxido de cálcio
calor Carbonato de cálcio Gás carbônico Regentes Produtos Leis da conservação das massas de Lavoisier água Gás hidrogênio Gás oxigênio 18g 2g 16g 36 4 Soma das massas dos reagentes deve ser igual a soma das massas dos produtos

33 Reação Química Leis das proporções definidas ou lei de Proust água
Gás hidrogênio Gás oxigênio 18g 2g 16g 100% 11,1% 88,9% Em uma reação química a proporção de reagentes e produtos é sempre a mesma por mais que varie a massa total. Elementos, fórmulas e equações de reações Elemento – representa o átomo – cada um tem um nome e uma sigla de acordo com seu nome em latin. Ex: Na = sódio (Natiun) Cu = cobre (cuprum)

34

35 Reação Química Fórmulas Fórmulas – representam as moléculas – nelas devem estar Indicadas a quantidade de cada elemento por meio de um índice. Ex: H2O, CO2, O3, C6H11O6. Representam as reações químicas entre moléculas – apresentam as formulas das moléculas, reagente e produtos além da quantidade de cada molécula. Equações de reações químicas água Gás hidrogênio Gás oxigênio H2O H2 O2

36 Óxido de cálcio Carbonato de cálcio + Gás carbônico CaCO3 CaO + CO2
calor Carbonato de cálcio Gás carbônico calor CaCO3 CaO CO2 CaO Al2O3 Fe2O3 Gás hidrogênio Gás oxigênio água +

37 Resposta 2 H2 (g) + O2 (g) 2 H2O (l) ____Gás hidrogênio
___Gás oxigênio ___água + Resposta 2 H2 (g) + O2 (g) H2O (l)

38 HbCO = carboxiemoglobina HbO2 = oxiemoglobina CO: moléculas orgânicas;
Exemplo do que causa o monóxido de carbono e nosso organismo. CO: moléculas orgânicas; inutiliza a hemoglobina. HbCO = carboxiemoglobina HbO2 = oxiemoglobina % HbCO Sintomas 10 – 20 Cefaléia 20 – 30 Tontura, vômito 30 – 40 Alterações visuais 40 – 50 Confusão, desmaio > 50 Coma, morte

39 POLUIÇÃO do AR SO2 – H2S – NO2: produzidos pela queima de petróleo, carvão e uso de fertilizantes agrícolas; causam

40 produzidos pela queima de petróleo, carvão e uso de
POLUIÇÃO do AR SO2 – H2S – NO2: produzidos pela queima de petróleo, carvão e uso de fertilizantes agrícolas; causam bronquite, enfisema, etc alvéolos com enfisema brônquio normal alvéolos normais

41 POLUIÇÃO do AR SO2 – H2S – NO2: produzidos pela queima de petróleo, carvão e uso de fertilizantes agrícolas; causam bronquite, enfisema, chuva ácida.

42 produzidos pela queima de petróleo, carvão e uso de
SO2 – H2S – NO2: produzidos pela queima de petróleo, carvão e uso de fertilizantes agrícolas; causam bronquite, enfisema, chuva ácida. vapor d’água + NO2 e SO2 HNO3 + H2SO4

43 produzidos pela queima de petróleo, carvão e uso de
POLUIÇÃO do AR SO2 – H2S – NO2: produzidos pela queima de petróleo, carvão e uso de fertilizantes agrícolas; causam bronquite, enfisema, chuva ácida. vapor d’água + NO2 e SO2 HNO3 + H2SO4 CHUVA ÁCIDA

44 Tipos de reações Reações de Síntese ou adição: Originam a um novo produto da união de dois ou mais reagentes. Exemplos:

45 Tipos de reações Reações de Decomposição: A partir de um único composto são gerados dois ou mais. Exemplos:

46 Tipos de reações Reações de simples troca: ocorrem quando uma substância simples reage com uma substância composta para formar outra substância simples e outra composta. Estas reações são também conhecidas como reações de deslocamento ou reações de substituição.

47 Tipos de reações Reações de dupla troca: ocorrem quando duas substâncias compostas fazem uma troca e formam-se duas novas substâncias compostas.

48 Exercícios 1-) Quantos átomos de cada elemento existem na fórmula: Fe2O3 2-) Quantos átomos de cada elemento existem na fórmula: 6SiO2 3-) Quantos átomos de cada elemento existem na fórmula: 3Ca(NO3)2 4-) Quantos átomos de cada elemento existem na fórmula: Al2(SO4)3 

49 Balanceamento de Equações
H2O H2 O2 Sem balancear H2O H2 ½ O2 Balanceadas 2H2O 2H2 O2

50 Balanceamento de Equações
Sem balancear! Vamos balancear essas equações Sem balancear!

51 Exercícios 1-) 2 ZnS + 3 O2 ==> 2 ZnO + 2 SO2 A equação não está balanceada ZnS e SO2 são os reagentes desta reação A equação está balanceada. O2 e ZnO são os produtos desta reação 2-) MnO2 + HCl ==> MnCl2 + Cl2 a) A equação não está balanceada b) MnCl2 e HCl são os reagentes desta reação c) A equação está balanceada d) MnO2 e Cl2 são os produtos desta reação

52 3-) 2 KClO3 ==> 2 KCl + 3 O2 a) A equação não está balanceada b) KCl e O2 são os reagentes desta reação c) A equação está balanceada e KClO3 é o reagente desta reação d) KClO3 e O2 e são os produtos desta reação 4) Balanceie as equações químicas abaixo: a) b)

53 c) d) 5) Classifique as equações abaixo:

54 Teoria atômica Leucipo e Demócrito – introduziram a idéia do átomo.
Dalton criou modelo bola de bilhar – esfera maciça, homogênea e indestrutível. Junção de átomos forma toda espécie de matéria segundo o modelo de Dalton. Depois de Daltam vieram outros cientistas que estudaram os átomos e criaram novas teorias.

55 Evolução das Teorias atômicas
1897 – J. J. Thomson – modelo pudim de passas – esfera pastosa positiva com elétrons. por meio de experimentos com uma ampola com gas e descarga elétrica.

56 Evolução das Teorias atômicas
1904 – Rutherford: realizou experimentos com partículas alfa do polônio (radioativo) e película fina de outro e descobriu que toda massa está no centro do átomo, pequeno e denso – com prótons, e a existencia da eletrosfera.

57 Característica dos átomos
Z = Número atômico Z X Elemento Químico A = Numero de massa A Z = p (número prótons) P = e ou seja número de prótons é o mesmo que o número de elétron, n é o número de nêutrons. A = p + n Ex: Ca Z = 20 e A = 40 quanto vale p? Cl Z = 17 e A = 35 quanto vale p? íons Ânions (íons negativos) ganham elétrons Cátions (íons positivos) doam elétrons

58 Semelhanças atômicas - Isótopos -Isóbaros -Isótonos Próxima Aula


Carregar ppt "Ciências da Natureza (Química)Enem 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google